94ª Edição - Ano III
De 2 a 8 de agosto/2010
 

  1ª Colônia Univap de Férias

 
 
A coordenadoria do curso de Educação Física da Univap, com apoio da Academia Luiz Assunção, realizou de 12 a 17 de julho, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a 1ª Colônia Univap de Férias.
Participaram do evento aproximadamente 20 crianças, entre 6 e 12 anos, que se aventuraram em várias atividades, entre elas, esportes radicais, trilha ecológica, hípica, ginástica olímpica, futebol, queimada, trabalhos artístico-culturais, entre outras.


 

 

Mesmo diante das baixas temperaturas e das chuvas durante a semana do evento, as crianças aproveitaram cada minuto, enquanto permaneceram no Campus Urbanova.
Educadores físicos, pedagogos, enfermeira e pessoal da segurança foram os profissionais que fizeram parte da equipe da 1ª Colônia Univap de Férias, realizada diariamente das 12h30 às 17h30, e no penúltimo dia (16), um acampamento foi realizado, a partir das 21h, com a participação de colonos e de seus familiares.
Os participantes no primeiro dia ganharam camisetas, foram devidamente identificados com crachás e, receberam no final do evento, um CD com a cobertura fotográfica completa de todas as atividades.

 
 
 

  Paixão pela Música

 
 
 
O aluno do 2º período semestral (1º ano) do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Paulo César de Moraes Filho, 25 anos, descobriu na música fonte de diversão e inspiração do dia-a-dia.
Tocar um instrumento musical é um dom que poucos têm. Executar músicas ao piano ou no teclado não é uma tarefa nada fácil. Diante das dificuldades iniciais e mesmo sem saber ler partituras, Paulo “toca de ouvido”, belíssimas melodias, algumas de sua autoria, outras de compositores reconhecidos. O Violão e a Bateria são instrumentos que também fazem parte do cotidiano do estudante.
Nasceu em Passa Quatro (MG), estuda e reside perto do Campus Urbanova em São José dos Campos e para não perder a sua habilidade musical, solicitou à Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica, autorização para utilizar o piano para treinar, pelo menos duas vezes por semana.
Tem sorte quem passa próximo aos corredores do subsolo do bloco 5, ou Auditório da Reitoria, porque pode ouvir os compassos harmônicos de um autodidata que entende ser a música uma de suas maiores paixões.

 
 
 

  Antologias de Poesias e Contos Univap

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap disponibilizou a partir de 24 de junho no site da Universidade os textos selecionados e publicados nas Antologias de Poesias e Contos, edição de 2008, para impressão de cópias.
Fizeram a inscrição no Concurso de Poesias, 94 pessoas que apresentaram 247 textos, dos quais 39 foram selecionados. No Concurso de Contos, 65 inscritos apresentaram 135 contos, sendo selecionados 23.


 

No Concurso de Fotografia, 31 pessoas participaram com 61 fotos, dessas, dez foram selecionadas pela comissão como as melhores apresentadas e, entre elas, escolhida a melhor delas, de autoria de Francisco Carlos Rocha Fernandes, intitulada “Céu em Pedaços”, capa da Antologia de Contos.
A capa da Antologia Poética é uma homenagem ao artista plástico Orlando Citrangulo, filho de imigrantes italianos.
Intitulada “Cena de Tremembé”, o autor utiliza-se da técnica de óleo sobre tela, retratando um aspecto dessa cidade do Vale do Paraíba, na década de 1960. As obras que pintava ou esculpia nunca foram comercializadas, eram doadas para amigos, familiares, em cujas residências se encontram até hoje.
De acordo com a Pró-Reitora de Cultura e Divulgação Acadêmica, Profª Fátima Manfredini, a comissão organizadora das Antologias da Univap, já estão definindo os regulamentos para as próximas edições dos concursos da Universidade.

Informações: (12) 3947-1009 – 3947-1081
Antologias

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 14 de agosto.
Já a Exposição de Fotografias dos participantes dos Concursos da Univap 2008/2010, permanecerá até o dia 27 de agosto, na Biblioteca Central.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Céu em Pedaços

A fotografia intitulada: Céu em Pedaços, selecionada a melhor do Concurso, de autoria de Francisco Carlos Rocha Fernandes, é a capa da Antologia de Contos da Univap.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Até 27 de agosto
Exposição de Fotografias
Concurso Univap 2008/2010
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Jim Warren
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Vladimir Kush
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Orquídeas e Flores de Cactus
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Índia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Matisse/ Da Vinci e Van Gogh
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Caricaturas


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Espetáculos celebram 20 anos da Cia Teatro da Cidade
Maria Peregrina
Um Dia Ouvi a Lua
De 19 a 21 de agosto


 
 
 
A Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, realiza de 19 a 21 de agosto, dois espetáculos com textos de Luís Alberto de Abreu, para celebrar 20 anos de existência do grupo.
Neste período, às 19 horas, no Centro de Estudos Teatrais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o grupo apresenta o espetáculo: Maria Peregrina, conhecida como a Nega do Saco ou Maria do Saco, que viveu mais de 20 anos nas ruas de Santana, um dos mais antigos bairros de São José dos Campos. Após a sua morte, ocorrida em 1964, passou a ser considerada santa popular e, atualmente, faz parte do universo folclórico da região do Vale do Paraíba. Na mesma noite, às 21 horas, no Teatro Municipal, o espetáculo: Um Dia Ouvi a Lua, que retrata o universo caipira e narra histórias de amor sob o ponto de vista de três mulheres.

Espetáculos
Maria Peregrina
19 horas

(Recomendado para maiores de 12 anos)
Centro de Estudos Teatrais (CET)
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olívio Gomes, 100 – Parque da Cidade
São José dos Campos - SP

Um Dia Ouvi a Lua
21 horas

(Recomendado para maiores de 14 anos)
Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º Piso – Centro
São José dos Campos - SP

Para estudantes e professores da Univap, preços promocionais
Informações na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica – Campus Urbanova – Telefone: (12) 3947-1009 – E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
2º Semestre


 
 
   

A Univap possui vários mecanismos para quem quiser estudar ainda este ano. O Processo Seletivo 2010, com início no segundo semestre disponibiliza as seguintes formas de ingresso:

• Prova Agendada
• Para quem já tem Curso Superior
• Por intermédio do ENEM
• Pedido de Transferência

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas

São José dos Campos

Jacareí

Campos do Jordão

Informações: www.univap.br

Inscrições Abertas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Programação completa disponível no site da Universidade

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
22 de setembro
Música na Univap

Acácio Oliveira
interpreta Villa-Lobos
(Recital de Violão)


Entrada Franca

Capela Nossa Senhora do Amor
(Campus Urbanova)

Realização: Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVColesp)
www.villalobos.mus.br

Informações: (12) 3206-6639

Colaboração: Rossi Instrumentos Musicais

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009
19h30

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP