93ª Edição - Ano III
De 28 de julho a 1º de agosto/2010
 

  Processo Seletivo Univap 2010
2º Semestre


 
 
   

A Univap possui vários mecanismos para quem quiser estudar ainda este ano. O Processo Seletivo 2010, com início no segundo semestre disponibiliza as seguintes formas de ingresso:

• Prova Agendada
• Para quem já tem Curso Superior
• Por intermédio do ENEM
• Pedido de Transferência

 
 
 

  Embaixador da República Dominicana Visita a Univap

 
 
 
O Embaixador da República Dominicana em Brasília, Eng. Héctor Dionísio Pérez, cumprindo uma agenda em São José dos Campos, dia 24 de junho, aproveitou a ocasião para cumprimentar o Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho e propor cooperação tecnológica e comercial às empresas do Parque Tecnológico Univap.
O primeiro compromisso no município foi junto à Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José dos Campos, local onde foi realizado o seminário “Oportunidade de Negócios com a República Dominicana”.
A República Dominicana oferece negócios nas áreas de: energias renováveis, elétrica, telecomunicação, turismo, medicina, equipamentos médicos descartáveis, projetos agrícolas, têxtil, calçados, couro, tintas, plásticos e manufaturas, equipamentos mecânicos, veículos, máquinas agrícolas, fundição de ferro e aço, máquinas e equipamentos elétricos, perfumaria e cosméticos e papel.
Fizeram parte da comitiva do Embaixador, o Sr. Lorival Éttori, Presidente da Câmara de Comércio Dominico-Brasileira, Coronel Garcia Lithgow, agregado militar e a Drª Carolina Alba, Vice-Cônsul da República Dominicana.

 
 
 

  Empresários e Técnicos do Sebrae de Santos Visitam o Município

 
 

A comitiva de empresários e o Vice-reitor da Univap em
frente ao Parque Tecnológico Univap
 
Aproximadamente trinta empresários da área de Tecnologia da Informação (TI) do município de Santos, acompanhados pelos técnicos do Sebrae, Fábio Augusto (São José dos Campos) e Diego Smorigo (Santos), visitaram dia 29 de julho, as instalações do Parque Tecnológico Univap, no Campus Urbanova, o Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) e a Feira da Tecnologia Industrial de São José dos Campos (Feissecre), no Parque Tecnológico Riugi Kojima.
O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura dos Parques Tecnológicos em São José dos Campos, as empresas e negócios realizados na região.
Na Universidade, a comitiva foi recebida pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, pelo Diretor do Parque Tecnológico, Eng. Luiz Antônio Gargione, pela coordenadora da Univap Virtual, Profª Drª Silene Fernandes Bicudo e pelo Gerente de Integração e Desenvolvimento da Empresa Urmet Daruma, Eng. Claudenir Andrade, que mantém um núcleo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Parque Tecnológico da Instituição.

 
 
 

  Projeto Universitário Aeromóvel
Segunda Edição


 
 
 
As medalhistas participantes do Projeto Universitário
Aeromóvel de 2009, Maiara e Mariana com o Prof.
Alberto Resende Monteiro, no Campus Urbanova da
Univap
Os representantes da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro (Coordenador Geral das Parcerias: Univap-Projeto Rondon e Univap-Projeto Aeromóvel) e a Profª Vanessa Carvalho Mangialardo (Chefe do Escritório de Cooperação Nacional e Internacional e Coordenadora dos cursos de Turismo e de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação), participaram da reunião realizada dia 28 de julho, a convite do General-de-Brigada Araújo Lima, Comandante em Chefe do QG da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) de Caçapava, para tratar dos assuntos relativos à realização da segunda edição do Projeto Universitário Aeromóvel.
A primeira edição foi realizada dias 26 e 27 de agosto do ano passado, quando 30 alunos e dois professores da Univap participaram de 36 horas ininterruptas de atividades voltadas às temáticas: Liderança, Trabalhos em Equipe e Desafios.
O Projeto Universitário Aeromóvel, este ano será realizado no mês de setembro, entre os dias 9 e 11, nos mesmos moldes que a edição anterior.
Foram convidadas para participar deste Projeto quatro universidades da região, entre elas a Univap, que poderá inscrever até 40 alunos (20 moças e 20 rapazes). Além dos estudantes, cada instituição contará com a participação de dois professores que farão parte das equipes.
A responsabilidade pelas inscrições/seleção/orientações/instruções aos alunos e professores da Universidade ficou a cargo do Prof. Alberto, que possui vasta experiência na coordenação de trabalhos similares. A participação da Univap neste Projeto começou a ser discutida em julho de 2009, por intermédio do Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino e Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada da Univap, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa.

Informações por intermédio do site: www.univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1082, no período da manhã, com Prof. Alberto.

Notícias sobre as atividades realizadas na primeira edição do Projeto Universitário Aeromóvel, no site: www.univap.br – Informativo Diálogo On-line Univap – Edições: 51ª – De 17 a 23 de agosto de 2009 e 53ª - De 31 de agosto a 6 de setembro/2009.

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas

São José dos Campos

Jacareí

Campos do Jordão

Informações: www.univap.br

Inscrições Abertas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro