92ª Edição - Ano III
De 28 de junho a 4 de julho/2010
 

  11ª Edição - Festival Interno Univap de Dança
África - Brasil: Um elo de identidade cultural


 
 
 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou dia 27 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a 11ª Edição do Festival Interno Univap de Dança, que este ano trabalhou o tema: África - Brasil: Um elo de identidade cultural
Os alunos que participaram do Festival foram separados em grupos para as apresentações, totalizando 134 estudantes. Dois grupos foram compostos por alunos do Campus Urbanova de São José dos Campos, que estudam nos períodos: noturno e matutino, e um grupo composto por alunos do Campus Villa Branca, de Jacareí.
O objetivo do evento anual é propiciar aos estudantes do curso, um espaço para vivência, socialização e apreciação da arte da dança, enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento e ao mesmo tempo ser objeto de estudo na área da educação física.
Por ocasião do Festival, a coordenadoria aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem ao pai da aluna Adriana Danielle da Silva, Joaquim Arsênio da Silva, que acreditava no potencial criativo e terapêutico da dança.

 
 
 

  1º Encontro da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova
Políticas Públicas e o Desenvolvimento Social


 
 
As professoras Margareth Hayashida e Maria Enilce Teixeira Garcia e mais 80 alunos do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participaram dia 18 de junho, em Cachoeira Paulista, do 1º encontro da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, que teve como tema principal: “Políticas Públicas e o Desenvolvimento Social”.


A Profª MSc Margareth (Univap), a
Ministra Márcia Lopes, a aluna do 4º
ano, Nazareth de Melo Vasconcelos,
a Profª Maria Enilce Garcia (Univap) e
o ex-aluno, graduado em 2009,
Mateus Delgado
 
Alunas do curso de Serviço Social da
Univap e a Profª Margareth

O encontro contou com a presença da Ministra Márcia Helena Carvalho Lopes, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Vereador Gabriel Chalita, além de lideranças da rede pública e privada do estado de São Paulo.

 
 
 

  XI Encuentro Virtual Educa 2010

 
 

O Presidente da República Dominicana, D. Leonel
Reyna, com o Prof. Fernando e a Profª Vanessa
 
Os professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, Vanessa Carvalho Mangialardo e Fernando Moreira, participaram da organização e coordenação do XI Encuentro Virtual Educa 2010, na Republica Dominicana, entre os dias 21 e 25 de junho.
A Univap foi uma das instituições que deu apoio ao evento que reuniu aproximadamente 1.200 pessoas, entre representantes de importantes instituições como a Organização dos Estados Americanos (OEA), Parlamento Latino-Americano, União de Universidades da América Latina, entre outros.
O Presidente da República Dominicana, Sr. Leonel Fernández Heyna, comentou o excelente trabalho realizado pela Univap de 18 a 22 de junho, por ocasião do VIII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, em 2007.

 
 
 

  Docente da Univap é premiado pelo Conselho Regional de Química

 
 
 
O Prof. MSc José Carlos Mancilha (foto), docente parcial dos cursos de Engenharia Química (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) Química (Faculdade de Educação e Artes), Farmácia e Biomedicina (Faculdade de Ciências da Saúde) da Univap, orientou um trabalho de química (nível técnico) de estudantes da Escola Senai Luiz Simon, do município de Jacareí, que foi contemplado com o Prêmio do Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV).
Este prêmio é um concurso público anual, aberto a estudantes de cursos técnicos e superiores na área química, ministrados no estado de São Paulo, cujo objetivo é estimular a pesquisa entre os futuros profissionais da área.
A entrega do prêmio ocorreu dia 17 de julho, na sede do Conselho, em São Paulo, durante a cerimônia que celebra o Dia do Profissional de Química.
O trabalho orientado pelo Prof. Mancilha, foi intitulado: “Projeto de Produção de Biodiesel em Processo Contínuo”.
Com vasta experiência profissional em atividades correlatas à química, o docente tem participação efetiva em eventos, como Feiras, Congressos, Encontros e Semanas.

 
 
 

  III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa

 
 
O presidente e a secretária do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Univap, Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e Sra. Neusa de Moraes Macias Delgado, participaram do III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (III CONEP) realizado de 17 a 19 de junho, no Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.
O Encontro que este ano tratou do tema “A rede social de proteção de sujeitos de pesquisa: desafios para o controle social” reuniu, aproximadamente, 400 membros de comitês de ética de todo País.
Estiveram presentes, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior e o Prof. Dr. Willian Saad, um dos criadores da Resolução do CNS nº 196/96, onde o sistema CEP/CONEP se firmou, ao longo da última década, como referência internacional na análise de acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas com seres humanos e na defesa dos sujeitos envolvidos nessas pesquisas.


A secretária e o presidente do Comitê
de Ética em Pesquisa (CEP) da
Univap, Sra. Neusa de Moraes Macias
Delgado e o Prof. Dr. Mário Oliveira
Lima, durante do III CONEP, em São
Paulo
 
O Presidente do Conselho Nacional
de Saúde (CNS), Francisco Batista
Júnior e o Presidente do Comitê de
Ética em Pesquisa (CEP) da Univap,
Prof. Dr. Mário Oliveira Lima

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde e composto por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários. Sua atuação está pautada na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.
O CNS é um exemplo dos novos rumos da saúde esboçados na Constituição Federal e regulamentados pela Lei n.° 8.080, de 19 de setembro de 1990 e pela Lei n.° 8.142, de 28 de dezembro de 1990. A Lei 8.080 dispôs sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Já a Lei 8.142 garantiu a participação da sociedade na definição, acompanhamento da execução e fiscalização das políticas de saúde.
O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, prestadores de serviço, empresariais da área da saúde e instituições do governo, que têm a obrigatoriedade de respeitar e seguir as regras do Regimento Interno do CNS.

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Atendimento ao Estudante e Candidatos da Univap – Período de Férias

 
 
 
Atendimento no Tudo Aqui
(Núcleo de Atendimento ao Estudante)

Programação de julho para atendimento a estudantes e candidatos interessados em iniciar o curso (segundo semestre) na Univap (cursos superiores).

Até o dia 7 de julho e após o dia 28, o funcionamento do Tudo Aqui será normal.

Entre os dias 8 e 23 de julho (período de férias), o Tudo Aqui funcionará em regime de plantão:
» Horário do período de plantão: das 9h às 21h – De segunda a sexta-feira

Locais de Plantão:
Campus Centro – Castejón – São José dos Campos/SP
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro
Telefone: (12) 3928-9858

Campus Villa Branca – Jacareí/SP
Estrada Municipal do Limoeiro, 250 - Jardim Dora
Telefone: (12) 3958-7333

 
 
 

  Colônia Univap de Férias
De 12 a 17 de julho


 
 
   

A coordenadoria do curso de Educação Física da Univap, com apoio da Academia Luiz Assunção, realiza de 12 a 17 de julho, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a 1ª Colônia Univap de Férias.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
Prova Agendada para o 2º Semestre


 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas

São José dos Campos

Jacareí

Campos do Jordão

Informações: www.univap.br

Inscrições Abertas
Atendimento ao Estudante e Candidatos da Univap
(Período de Férias)


Horário do período de plantão
das 9h às 21h – de segunda a sexta-feira

Locais de Plantão:

Campus Centro – Castejón – São José dos Campos/SP
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro
Telefone: (12) 3928-9858

Campus Villa Branca – Jacareí/SP
Estrada Municipal do Limoeiro, 250 - Jardim Dora
Telefone: (12) 3958-7333

Obs.: Até o dia 7 de julho e após o dia 28, o funcionamento do Tudo Aqui será normal.

Entre os dias 8 e 23 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor (Suspensa*)

Campus Urbanova

(*Período de Férias Acadêmicas)

De 30 de junho a 30 de julho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro