91ª Edição - Ano III
De 21 a 27 de junho/2010
 

  Projeto Rondon
Equipe atuará em Presidente Vargas no Maranhão


 
 
 
Parte da equipe que atuará em julho de 2010 no
município de Presidente Vargas
A Coordenação-Geral do Projeto Rondon, após analisar 277 propostas de trabalho, divulgou a lista com aproximadamente 120 Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar das operações, que serão realizadas no período de 9 de julho a 1 de agosto de 2010, nos Estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia.
Os trabalhos realizados nas comunidades são executados em parceria entre duas Universidades denominadas Equipes A e B, selecionadas pelo Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa.
A viagem precursora e de caráter obrigatório do representante de cada Universidade participante foi realizada de 23 a 29 de maio. A Univap enviou como representante da Instituição e colaborador da parceria, o Prof. Glauco Putomati, a fim de conhecer o local e acertar detalhes com as lideranças onde serão realizados os trabalhos.
A Univap (Equipe B) realizará os trabalhos na Operação Catirina (Maranhão) em parceria com a equipe da Universidade Federal da Paraíba (Equipe A), entre os dias 10 e 26 de julho de 2010.

 
 
 

  Arraiás da Univap

 
 

Arraiá do Colégio Univap Aquarius
 
O mês de junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
Na Univap foram realizadas três festas juninas: no dia 11 de junho, no Colégio Univap Aquarius,; dia 19, no Colégio Técnico Univap Villa Branca, e no dia 23, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde, no Campus Urbanova, organizada para os pacientes que recebem tratamento nas clínicas de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

 
 
 

  Projeto de Integração Direito e Sociedade I
Direitos Humanos e Acesso à Justiça no Brasil


 
 
Os alunos do 1º período semestral do curso de Direito, do Campus Centro, em São José dos Campos, realizaram no último dia 19 de junho, no salão nobre da Faculdade, uma exposição (ensaios) por intermédio de painéis sobre o tema: Direitos Humanos e Acesso à Justiça no Brasil.
A atividade faz parte do encerramento semestral do programa curricular da disciplina Projeto de Integração Direito e Sociedade I, que dará suporte para a realização dos Julgamentos Simulados no final do ano, dentro da sequência da disciplina no segundo semestre deste ano.


Vista parcial do salão nobre da
Faculdade de Direito
 
O coordenador do curso de Direito da
Univap, Prof. Dr. Maurício Martins
Alves, o diretor da Faculdade, Prof.
MSc Luiz Carlos Andrade de Aquino e
um dos coordenadores do Projeto,
Prof. Dr. Antônio Carlos Machado
Guimarães e alunos 1º período
semestral

A avaliação dos trabalhos foi realizada pelos docentes e coordenadores do projeto: Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. MSc Luiz Carlos Andrade de Aquino.
Muitos dos trabalhos serão convertidos em artigos de iniciação científica e deverão ser apresentados dias 21 e 22 de outubro, durante a realização dos Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica da Univap (XIV INIC, X EPG e IV INIC – Júnior).

 
 
 

  Univap é selecionada pela Capes
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência


 
 
 
A Univap está entre as vinte e oito instituições de ensino superior que tiveram seus projetos aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Edital 018/2010, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), cujo resultado foi publicado no último dia 4 de junho, no Diário Oficial da União.
Os projetos aprovados envolvem 128 licenciaturas, totalizando 394 bolsas de professor supervisor para docentes da rede pública de ensino e 2.286 bolsas para estudantes de licenciaturas, cujas atividades estão previstas para ter início no mês de agosto.
Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

 
 
 

  Aluno da Univap participa do Congresso Estadual dos Jornalistas

 
 

 
O aluno Márcio Rodrigues, do 4º ano de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, participou do XIII Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado entre 18 e 20 de junho, no município de Mongaguá, no litoral paulista.
Estiveram reunidos no Congresso 60 delegados e cerca de 200 participantes, onde foram debatidas questões fundamentais do exercício da profissão, como o mercado de trabalho, o fim da exigência do diploma em nível superior em jornalismo para o desempenho das funções, a sindicalização ou não de não diplomados, entre outros temas de relevância para a carreira profissional.
Com o tema “Jornalistas: em legítima defesa da profissão!”, os participantes do Congresso debateram os assuntos importantes que serão discutidos nacionalmente durante o 34º Congresso Nacional, que acontece entre os dias 18 e 21 de agosto em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Márcio que participou como convidado pela Regional Vale do Paraíba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, disse que foi de extrema importância participar deste Congresso. “É sempre relevante participar de um evento como este e que permite contato com os profissionais da área. Mostra a real situação que nós, os formandos, iremos enfrentar. No meu entender é muito importante o envolvimento dos estudantes nessas discussões.”


Conheça a íntegra das resoluções aprovadas no Congresso Estadual, pelo site: www.sjsp.org.br

 
 
 

  Semana da Biodiversidade

 
 

 
A EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho, Campus Centro, promove de 24 a 30 de junho e 1º e 2 de julho, a Semana da Biodiversidade, que este ano tem como tema principal, “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade: Compromisso de Todos”.
A Semana busca conscientizar a comunidade escolar em geral sobre a importância da biodiversidade na vida e para as futuras gerações. Além da VII Caminhada Ecológica, realizada no último dia 24 de junho, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, estão programadas a realização de palestras, exposição de trabalhos, oficinas, seminários, jogos e apresentação de música e dança.

Informações: (12) 3928-9805 - EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 8 de julho de 2010.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Victor Molev

Victor Molev nasceu em Nizhniy Novgorod (Rússia), em 1955, e se formou em arquitetura, porém é mais conhecido atualmente por seu trabalho como artista gráfico.
Ele já participou de exposições na Europa, Rússia e Israel, e suas obras podem ser encontradas em coleções particulares da Europa, Estados Unidos, Rússia e Canadá.
Em agosto de 2006 ele se mudou para o Canadá. Agora ele vive em Richmond Hill, Ontario.
Com um trabalho peculiar e inusitado, Victor, ilustra personalidades muito conhecidas e brinca com elas dando um duplo sentido às imagens e caprichando na ilusão de ótica/Gestalt.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Almuerzo en el Rascacielos, Caricaturas II e Melhores imagens que circularam pela internet
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Fotos Surrealistas e Fotos de Ângulos Inusitados
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Joan Miró
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Iman Maleki e Rafal Olbinski
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Victor Molev
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Musée du Louvre
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
2008 - Detroit Auto Show


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  Colônia Univap de Férias
De 12 a 17 de julho


 
 
   

A coordenadoria do curso de Educação Física da Univap, com apoio da Academia Luiz Assunção, realiza de 12 a 17 de julho, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a 1ª Colônia Univap de Férias.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
Prova Agendada para o 2º Semestre


 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo Univap – Provas Agendadas

São José dos Campos

Jacareí

Campos do Jordão

Informações: www.univap.br

Inscrições Abertas
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor (Suspensa*)

Campus Urbanova

(*Período de Férias Acadêmicas)

De 30 de junho a 30 de julho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro