90ª Edição - Ano II
De 14 a 20 de junho/2010
 

  Audiências Públicas discutem a criação da Região Metropolitana
Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira


 
 
 
O vereador Marino Faria (Jacareí); o deputado estadual
Afonso Lobato (PV); o deputado estadual Carlinhos de
Almeida (PT); o reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista
Gargione Filho e o vereador Alex da Fanuel (Jacareí)
A Univap foi a sede para o lançamento da cartilha sobre a proposta de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que a Frente Parlamentar, em apoio aos municípios desta região, apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo sob a forma do Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 64/2007.
A primeira audiência pública foi realizada dia 10 de junho, a partir das 19 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Compareceram ao evento aproximadamente 250 pessoas, entre alunos dos cursos de graduação em Engenharias e Arquitetura, de pós-graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional, além de professores, vereadores e membros da comunidade.
A criação da Região Metropolitana, englobando os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, é objeto de projeto de lei complementar apresentado pela primeira vez em 2001. Segundo o deputado autor do projeto original, Carlinhos, do PT, para que seja criada uma região metropolitana é necessário que se reconheça a existência de um desenvolvimento integrado das cidades. A conurbação entre alguns municípios é uma realidade e a concentração está localizada principalmente na Via Dutra, envolvendo Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Lorena, e, também, no Litoral Norte, os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 

 
A Pós-Graduação aprofunda o conhecimento adquirido na graduação e pode ser um passo importante para o ingresso em uma nova área de atuação.
A vida profissional requer atualização constante e investimento em educação continuada.
Para falar um pouco sobre novas possibilidades do mercado de trabalho, do aumento dos campos de atuação e impregabilidade, entrevistamos o economista e coordenador da Educação Continuada da Univap, Prof. MSc. Roque Mendes, docente em tempo integral na Universidade, desde 1983, que também apresenta os cursos de Especialização e Extensão que a Universidade oferece para o segundo semestre de 2010.

 
 
 

  Colônia Univap de Férias
De 12 a 17 de julho


 
 
   

A coordenadoria do curso de Educação Física da Univap, com apoio da Academia Luiz Assunção, realiza de 12 a 17 de julho, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a 1ª Colônia Univap de Férias.

 
 
 

  1ª Arena das Profissões no Colégio Univap Aquarius

 
 
 
Da esquerda para a direita: Geldartes, Alexandra, Caio,
Heloisa; Fernando e a aluna do 3º ano, Aline Dalacqua
A direção do Colégio Univap Aquarius e os alunos do 3º ano do curso Técnico em Administração, realizaram dia 28 de maio, a 1ª Arena das Profissões com objetivo de proporcionar aos estudantes informações técnicas sobre as diferentes profissões.
Participaram do evento, a arquiteta, Heloisa Domiciano Diretora da HD - Projetos, o Engenheiro Químico, Caio Santos, da empresa Rhon and Haas, do Diretor Executivo da Tallent, Sr Geldartes Wilson, do Diretor da TV Univap, Prof. MSc. Fernando José Garcia Moreira e da Psicóloga, Alexandra Fernanda Soares.
Sob a coordenação das professoras Solange Batelli e Ivani Ana, a 1ª Arena de Profissões foi realizada de forma interativa e chamou a atenção dos estudantes que puderam esclarecer dúvidas e ampliar a visão do atual mercado de trabalho.

 
 
 

  Ação Educativa e Prevenção de Doenças Bucais

 
 

 
Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a orientação da coordenadora do curso, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, a fim de orientar a população quanto à higiene bucal, realizaram dia 6 de maio, no Bairro Pinheirinho (Bairrinho), localizado nas imediações do Campus Urbanova, em São José dos Campos, uma ação educativa.
O trabalho consistiu em orientar os moradores sobre a necessidade e a importância de realizar o autoexame na região bucal e procurar a cada seis meses um cirurgião dentista para providenciar exames e diagnósticos. Além do trabalho de conscientização quanto ao câncer na boca, os alunos orientaram a forma correta para prevenir o aparecimento de cáries e doenças na gengiva.
A ação educativa faz parte do programa de orientação a comunidades de São José dos Campos, constante na disciplina de Odontologia Preventiva, que completa em 2010, cinco anos de atividades.

 
 
 

  Superando o Câncer

 
 
 
O Instituto de Oncologia do Vale (IOV) realizou no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova, dia 9 de junho, um trabalho de conscientização sobre o câncer para acompanhantes e pacientes em atendimento nas clínicas de Fisioterapia, Enfermagem e Terapia Ocupacional da Universidade.
A realização de debate, exibição de vídeo e apresentação de teatro teve apoio da FCS, da Rede Social de São José dos Campos, da Casa de Apoio ao Paciente com Câncer e Senac do município.
Na ocasião foram tratados temas a respeito da superação da doença, preconceito e da reinserção do portador da doença após o tratamento ao mercado de trabalho.
O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, formando tumores (benignos e malignos).

 
 
 

  Ex-aluna relembra sua época de Faculdade

 
 

 
A ex-aluna do curso de Arquitetura, da turma de 1991, Lenira Ferreira Ruiz, que reside atualmente em Florianópolis/SC, enviou uma carta datada de 13 de maio de 2010 e endereçada ao Prof. MSc João Luiz Teixeira Pinto (foto), a qual extraímos parte dela para registro no Informativo Diálogo da Universidade e que relembra os ensinamentos e a dedicação do docente durante a sua formação acadêmica.

"... Outro dia, arrumando alguns arquivos, tive a grata surpresa de encontrar os exercícios que resolvi sobre Resistência dos Materiais, quando fui sua aluna no curso de Arquitetura da Univap, em 1992.
Vendo aquelas equações e gráficos, não pude deixar de pensar, embevecida: Um dia eu realmente entendi e soube como resolver estas questões.
Foi muito bom lembrar da sua disposição em ensinar, em preparar uma boa aula, em pensar em exercícios e corrigi-los.
Durante as suas aulas, nós podíamos sentir que, apesar de todas as suas responsabilidades, a docência era exercida por um professor comprometido. A sua postura e ética têm sido para mim, uma inspiração constante...”


O Prof. João Luiz é Engenheiro Civil, docente parcial da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e colaborador do Programa Prime da Finep, coordenado pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (PRIUS).

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
Prova Agendada para o 2º Semestre


 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

A partir das 8h30

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 19h

Padre Eduardo Fraga e Silva

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro