89ª Edição - Ano II
De 7 a 13 de junho/2010
 

  8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista

 
 
 
A apresentação de trabalhos científicos na forma de
painéis
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promoveu de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano teve como tema principal: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
A diretora da Faculdade e presidente do Congresso, Profª Drª Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa, fez a abertura oficial do evento na Capela Nossa Senhora do Amor, ocasião que os presentes tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação musical das alunas Cláudia Magalhães (Violoncelo), Cristiane Magalhães (Violino) e Sendi Gomes (Teclado).
No mesmo local, o Prof. Dr. Luiz Sergio Ósorio Valentim, a convite dos organizadores do Congresso, ministrou a palestra: Influência das mudanças ambientais na saúde e qualidade de vida da população de risco. Em seguida deu-se continuidade às atividades do evento com a realização da mesa redonda: Reflexões sobre o ato médico, com a participação do Dr. Wilson de Almeida Siqueira do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM); Drª Andréa Porto da Cruz, do Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Dr. Marcos Machado do Conselho Regional de Farmácia (CRF); Dr. Benedito de Sousa Filho, do Conselho Regional de Odontologia (CROSP) e, como mediadora das discussões, a Profª Drª Vera Lúcia Ignácio Molina (FCS/Univap).

 
 
 

  Laboratório de Biomodulação Tecidual
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Univap


 
 

Análise termográfica para o desenvolvimento de
produtos
 
O Laboratório de Biomodulação Tecidual ligado ao Centro de Pesquisa de Engenharia Biomédica do IP&D se dedica ao estudo e desenvolvimento de protocolos terapêuticos para o reparo de tecidos lesionados, ou seja, biomodulação (excitatório e depressor) de sinais (histologia, eletrofisiogia, imageologia) mediante interação de laseres e LEDs de baixa intensidade em sistemas biológicos.
Os estudos em andamento neste laboratório pesquisam especificamente os tecidos: nervoso, ósseo, cutâneo e tendíneo, e propõe terapias para a diminuição do desconforto de pacientes com o emprego da terapia com laseres e LEDs. A investigação de protocolos terapêuticos visando à melhoria do reparo tecidual na presença de comprometimento sistêmico ou local (diabete, idade avançada, queimaduras de grande vulto, imunossupressão, etc), é o principal objetivo dos estudos neste laboratório. A busca por qualidade de vida por meio do emprego de tecnologia de ponta (luz) pode gerar avanços tecnológicos que viabilizem redução de custo de equipamentos e maior disseminação do conhecimento nesta área. Assim, o uso de fototerapia no atendimento público ou privado poderá se tornar uma realidade.

 
 
 

  Semana de Educação Física

 
 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou de 24 a 28 de maio, a Semana da Educação Física, com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos e de proporcionar ao mesmo tempo, maior integração com profissionais do esporte.


Os Cordas Bambas – Espetáculo
Circense
 
O Prof. MSc. Osvaldo Enrique
Cimaschi, a Profª Drª Silvia
Regina Ribeiro e o Prof. Dirceu
Brizola da Fundação Casa
 
Atividades na quadra de esporte
no Campus Urbanova – Yfitness

A abertura da Semana foi realizada dia 24, às 9 horas, Auditório B, do Bloco 3, no Campus Urbanova, pela coordenadora do curso, Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, com a participação de professores e de alunos.
As atividades da Semana de Educação Física foram realizadas no Campus Urbanova, em São José dos Campos e no Campus Villa Branca, em Jacareí.

 
 
 

  Visitas ao Aquário Temático e Parque Zoológico

 
 
 
Alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), acompanhados pelas Profª MSc. Nádia de Campos Velho e Profª MSc. Karla Lopes visitaram no dia 29 de maio, em São Paulo, o Aquário Temático e a Fundação Parque Zoológico.
A viagem de estudos teve por objetivo conhecer a grande diversidade da fauna aquática e as centenas de animais, representados por espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, em recintos terrários que são recipientes de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permitem observar o funcionamento do mundo natural e semelhante ao habitat natural.
Os ambientes visitados visam a promover a conscientização do público quanto à variedade e a diversidade das formas de vida existentes na Natureza.

 
 
 

  VIII Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento

 
 

 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap realizou no Teatro Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 31 de maio, o VIII Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento. O evento que reuniu aproximadamente 500 pessoas discutiu e debateu temas relativos à realidade do idoso em relação à melhoria da qualidade de vida e à inclusão social junto à sociedade, no município e região.
Na abertura oficial do Fórum estiveram presentes membros da Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social da Univap; Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal; Associação dos Aposentados e Pensionistas de São José dos Campos; Grupo Atívia; Casa do Idoso; SESC/SJC; SESI/SJC; Conselho Municipal do Idoso; Fórum Permanente do Idoso; Delegacia do Idoso, Cativa; Faculdade da Terceira Idade Univap de Caçapava Campos do Jordão e São José dos Campos.
Dentro da programação estabelecida pela comissão organizadora foi realizada a Mesa Redonda que tratou da avaliação da Moção de 2009 e da Elaboração da Moção para 2010, tendo como participantes alunos da Faculdade da Terceira Idade (Caçapava e São José dos Campos) e membros da comunidade regional. Na seqüência, a palestra: Vínculos Familiares e a Longevidade, proferida pela Profª MSc. Ivone Bertin.

 
 
 

  Palestra sobre saúde e higiene na LBV

 
 
Alunos do 5º período semestral do curso de Odontologia e dos 3º e 5º períodos do curso de Enfermagem, acompanhados pelo Prof. MSc. João Benício de Almeida, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realizaram dia 22 de maio, na Legião da Boa Vontade – Centro Comunitário Educacional de São José dos Campos - atividades educacionais quanto à preservação da saúde e de instrução de higiene bucal, para crianças de 6 a 11 anos, atendidas no programa da instituição denominado: Criança do Futuro no Presente.


Apresentação sobre a Higiene oral
 
As alunas Carla, Selize e Danila com
Missae Mokikawa Batisteti, Gerente
Municipal e Márcia de Aquino, do
Setor de Comunicação e Marketing da
LBV

Os alunos de Odontologia fizeram uma apresentação teatral utilizando fantoches sobre a importância de se realizar diariamente a higiene bucal, que evita doenças futuras e preserva a saúde. Já a equipe de Enfermagem realizou aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar (verificação da quantidade de açúcar no sangue) e ministrou uma palestra sobre a importância da higiene no dia-a-dia.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
Prova Agendada para o 2º Semestre


 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia
Processo de Seleção


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), com aulas iniciais em 9 de agosto.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no período de 21 de maio a 18 de junho, na secretaria do IP&D, no Campus Urbanova ou no site da Universidade: www.univap.br.

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Mestrado em Ciências Biológicas
Processo de Seleção


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap abre as inscrições para o processo de seleção e admissão no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas (Mestrado), com aulas iniciais em 9 de agosto.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no período de 21 de maio a 18 de junho, na secretaria do IP&D, no Campus Urbanova ou no site da Universidade: www.univap.br.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2010.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia
Inscrições Abertas


(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

Número de vagas: 20, sendo 10 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado.
Os critérios detalhados poderão ser averiguados nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.ppgfa.univap.br/mestrado_fis_astr/
http://www.ppgfa.univap.br/doutorado_fis_astr/

As entrevistas serão realizadas no período de 21 a 25 de junho de 2010, no Laboratório de Física e Astronomia, no IP&D, Campus Urbanova.

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Mestrado em Ciências Biológicas
Inscrições Abertas


(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

A partir das 8h30

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 19h

Padre Eduardo Fraga e Silva

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro