88ª Edição - Ano II
De 31 de maio a 6 de junho/2010
 

  VII Semana de Geografia
Reflexões sobre o Urbano: MultipliCidades


 
 
 
A exposição Itinerante “Mentalidade Marítima”
Alunos e a coordenadoria do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram no Campus Aquarius da Universidade, de 24 a 29 de maio, a VII Semana de Geografia, que trouxe para dentro da Univap renomados profissionais da área, além de proporcionar à comunidade joseense pela primeira vez, a visitação à exposição itinerante “Mentalidade Marítima” do PROMAR, da Marinha do Brasil.
Estiveram presentes na Univap, o Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de Presidente Prudente, que ministrou a palestra: Espaço e Tempo: Conceitos e Categorias do Pensamento Geográfico; o Prof. Dr. Manoel Lemes, da PUC de Campinas, que proferiu a palestra sobre o tema: Geografia e Urbanismo: Por que os geógrafos não desenham mais (as) cidades?
Além de palestras, a mesa redonda: Cidade Democrática, contou com a participação do Prof. MSc. José Walter Pontes, consultor do CPqD – Campinas/SP; do Presidente da Câmara Municipal de Monte Sião, Minas Gerais, Sr. João Paulo Ribeiro e do Prof. Dr. Pedro Ribeiro Moreira Neto, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia
Processo de Seleção


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), com aulas iniciais em 9 de agosto.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no período de 21 de maio a 18 de junho, na secretaria do IP&D, no Campus Urbanova ou no site da Universidade: www.univap.br.

 
 
 

  Simulados de Odontologia

 
 
 
A fim de preparar melhor os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para o Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), os professores doutores Luciana Barros Sant’Anna e Luis Eduardo Silva Soares, têm proposto a realização semanal de exames simulados, seguindo o modelo utilizado pelo MEC/Inep.
Numa atividade extracurricular, organizada pela coordenação do curso e direção da FCS, esses simulados fazem parte de um processo de avaliação e de acompanhamento do desempenho acadêmico dos alunos em relação aos conteúdos programáticos oferecidos na matriz curricular do curso.
A atividade além de avaliar o aproveitamento integral do curso, capacita o estudante para participar de concursos públicos, aprofundamento em sua formação profissional e melhor preparo para o Enade.
As provas compostas de questões objetivas e dissertativas são elaboradas de modo a abranger a especificidade de cada área tanto no domínio dos conhecimentos quanto nas habilidades esperadas no perfil do futuro profissional.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010
Prova Agendada para o 2º Semestre


 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Mestrado em Ciências Biológicas
Processo de Seleção


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap abre as inscrições para o processo de seleção e admissão no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas (Mestrado), com aulas iniciais em 9 de agosto.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no período de 21 de maio a 18 de junho, na secretaria do IP&D, no Campus Urbanova ou no site da Universidade: www.univap.br.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2010.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 19 de junho de 2010.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Eugène Henri Paul Gauguin
(Artista clássico)
1848-1903


Gauguin nasceu em Paris e trabalhou como marinheiro mercante e corretor de ações antes de abraçar a carreira de pintor. Embora ficado conhecido como um pintor pós-impressionista, seus estudos de arte começaram com o pintor impressionista Camile Pissarro. O período posterior a 1880 registra uma mudança radical na pintura do artista, que o conduziu aos estágios primordiais do pré-mpressionismo.
O artista rejeitou a teoria impressionista do efeito momentâneo que a luz produz sobre os objetos e partiu para a pesquisa de cores e simplificação das formas. Ele também desenvolveu a técnica do "sintetismo", um estilo de representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Museu do Louvre
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Gauguin, Schiele, Lasar Segall e Os quadros mais caros do mundo
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Carros de Museu
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Bruno Torfs e Jacek Yerka
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Jim Warren
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Vladimir Kush
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Botero


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia
Inscrições Abertas


(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

Número de vagas: 20, sendo 10 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado.
Os critérios detalhados poderão ser averiguados nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.ppgfa.univap.br/mestrado_fis_astr/
http://www.ppgfa.univap.br/doutorado_fis_astr/

As entrevistas serão realizadas no período de 21 a 25 de junho de 2010, no Laboratório de Física e Astronomia, no IP&D, Campus Urbanova.

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Mestrado em Ciências Biológicas – Inscrições Abertas

(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 19h

Padre Eduardo Fraga e Silva

Todas as quartas-feiras
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Dia do Administrador

9 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro