87ª Edição - Ano II
De 24 a 30 de maio/2010
 

  Audiência Pública
Programa Municipal de Assistência Farmacêutica


 
 

Início dos trabalhos da audiência pública na Univap
 
A Câmara Municipal, por intermédio da Comissão de Legislação Participativa, promoveu dias 17 e 24 de maio, audiências públicas nas universidades de São José dos Campos, para discutir a criação do Programa Municipal de Assistência Farmacêutica.
Essas audiências abertas à participação pública tiveram por objetivo esclarecer a sociedade sobre os principais aspectos do referido Programa de forma a obter subsídios adicionais e aprimorar o anteprojeto de lei.
A audiência pública na Univap foi realizada dia 24, com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre alunos, professores e a comunidade.
Fizeram parte da mesa de trabalhos, o Dr. Juan Carlos Bezerra, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo; a Profª Drª Maria Angélica G. Cardoso, coordenadora do curso de Farmácia da FCS/Univap; a Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde/Univap; a vereadora, Drª Angela Guadagnin, Presidente da Comissão de Legislação Participativa; o vereador, Eng. Wagner Balieiro, Relator da Comissão de Legislação Participativa; o Dr. André Luis dos Santos, diretor da Seccional do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de São José dos Campos; o Dr. Paulo José Teixeira, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos e o Mestre de Cerimônia e Chefe de Gabinete da Drª Angela, José Oliveira.

 
 
 

  Semana do Serviço Social

 
 
 
O Prof. Geraldo Vilhena e o Prof. Marcos Valdir,
Delegado do Conselho Regional de Serviço Social no
Vale do Paraíba
A Faculdade de Ciências da Saúde realizou de 17 a 21 de maio, a Semana do Serviço Social que este ano teve como tema principal: 74 anos de Serviço Social no Brasil: Avanços e desafios no cotidiano da atuação profissional.
O evento realizado nas instalações do Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre profissionais da área, alunos e convidados.
A abertura oficial no dia 17, contou com a participação do Prof. Dr. Maurílio Castro de Matos – Assistente Social da Secretaria Municipal de Duque de Caxias/RJ e docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que ministrou a palestra: A intervenção profissional e o cotidiano da prática.
No encerramento, dia 21, a palestra: A intervenção profissional e sua relação com a arte, foi proferida pelo Prof. MSc. Rodrigo Teixeira – Assistente Social e docente do Curso de Serviço Social da FMU e da Unicastelo.

 
 
 

  Ex-aluno do curso de Jornalismo da Univap publica o livro:
P.L.1 – Nas ondas da imaginação


 
 

 
O ex-aluno do curso de Jornalismo da Univap, Ricardo D. Santos, atual assessor de imprensa da Embraer, onde trabalha desde 2003, lançou no último dia 28 de maio, às 20 horas, durante o 3º Festival Literário da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura – 2010, em São Francisco Xavier, o livro “P.L.1 – Nas ondas da imaginação”, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A obra convida o leitor a fazer uma viagem pelas décadas de 1930 e 1940, período de grande influência do rádio no cotidiano dos brasileiros.
Misturando realidade e ficção, o autor conta a história da primeira estação retransmissora de São José dos Campos do ponto de vista de personagens da época, incrementando a narrativa com outros imaginários.
O cenário descreve encontros e desencontros de pessoas que deixavam a imaginação fluir com as canções e radionovelas apresentadas pela emissora durante a tradicional caminhada dos moradores pelas ruas da região central ao cair da noite.
Idealizado por Paulo Lebrão, após o carnaval de 1937, a P.L.1 era um serviço de alto-falantes instalado em um sobrado em frente à uma das esquinas das ruas XV de Novembro e Sebastião Hummel, antigo Hotel dos Viajantes.

 
 
 

  Mestrado em Ciências Biológicas
Processo de Seleção


 
 
   

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap abre as inscrições para o processo de seleção e admissão no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas (Mestrado), com aulas iniciais em 9 de agosto.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no período de 21 de maio a 18 de junho, na secretaria do IP&D, no Campus Urbanova ou no site da Universidade: www.univap.br.

 
 
 

  Workshop aos Alunos do Colégio Juarez Wanderley

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que agrega os cursos de Biomedicina, Curso Superior em Tecnologia em Gastronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, recebeu no dia 21 de maio, no período da manhã, a visita de 406 estudantes do Ensino Médio do Colégio Eng. Juarez Wanderley, acompanhados de 20 professores.


Visita ao Laboratório de
Ciências Farmacêuticas
 
Parte dos alunos da Univap -
comissão organizadora de
recepção
 
Visita ao Laboratório de
Parasitologia e Urinálise

Por intermédio de workshops direcionados, os estudantes escolheram a área de interesse, visitaram as instalações e receberam informações sobre o projeto pedagógico do curso, a profissão e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
O Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Britto Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi criado em 2002, com objetivo de proporcionar o Ensino Médio a alunos provindos da rede pública de São José dos Campos, Taubaté, Caçapava e de Jacareí.
Oferece o ensino gratuito, educação de alta qualidade, transporte, alimentação, uniforme, material pedagógico, seguro de saúde/vida.
O Colégio Juarez Wanderley mantém atualmente 600 alunos, sendo 200 em cada série.

 
 
 

  Virada Cultural Paulista

 
 
A TV Univap participou da rede de emissoras de televisão que fez a cobertura jornalística da Virada Cultural Paulista, dias 22 e 23 de maio, em São José dos Campos.
Em sua quarta edição, a Virada Cultural Paulista, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura foi realizada em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Foram mais de 30 atrações distribuídas em seis espaços diferentes da cidade, entre shows musicais, apresentações teatrais e exposições.


 

A equipe da Univap enviou quinze boletins jornalísticos para a TV Cultura, incluindo a entrevista com o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman.
Os professores Celso Menegueti, Vânia Braz, Filipe Coutinho e Fernando Moreira coordenaram os trabalhos durante todo o final de semana, preparando os boletins enviados via satélite para a emissora de TV. Para realizar esses trabalhos a equipe utilizou a Unidade de Transmissão via Satélite da Univap.
Participaram desta atividade alunos dos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo que fizeram um excelente trabalho e que resultou em novos convites para coberturas jornalísticas de próximos eventos, entre eles, a copa do mundo, eleições presidenciais e o dia-a-dia da Universidade.

 
 
 

  Campanha de Vacinação contra a Influenza A H1N1

 
 
As alunas do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), em parceria com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, por intermédio da Vigilância Epidemiológica Central, realizaram no Campus Urbanova, de 5 a 19 de maio, a campanha de vacinação contra a Influenza A H1N1, em idosos, adultos e crianças portadoras de doenças crônicas (com comprovação); pessoas entre 30 a 39 anos; gestantes e profissionais que atuam na área da saúde.


 
 

A vacinação foi realizada no Centro de Práticas Supervisionadas FCS – Bloco 7 - Campus Urbanova, nos períodos da manhã, tarde e noite.

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável


 
 
 
O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2010.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.
Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010, tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia da Imprensa

1º de junho
Mestrado em Ciências Biológicas – Inscrições Abertas

(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Dia do Meio Ambiente

5 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Festa Junina do Colégio Univap Aquarius – Campus Aquarius

Informações em breve

11 de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 19h

Padre Eduardo Fraga e Silva

Todas as quartas-feiras
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Dia do Administrador

9 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
IP&D/Univap
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro