86ª Edição - Ano II
De 17 a 23 de maio/2010
 

  8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Durante o Congresso também será realizada, por alunos dos diversos cursos que compõem a FCS, ações para a melhoria da saúde da comunidade por intermédio de atividades programadas, divulgação de informações e de atitudes preventivas.

 
 
 

  Visita ao TRT – 15ª Região

 
 
 
A Faculdade de Direito realiza no decorrer do ano uma série de atividades a fim de ampliar o conhecimento dos alunos. São palestras, seminários, julgamentos simulados, visitas, fóruns e debates.
Entre os trabalhos em andamento este ano, foi programado para o dia 12 de maio, a visita ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 15ª Região, localizado no município de Campinas, interior de São Paulo.
Participaram desta atividade, aproximadamente 30 estudantes da Univap, acompanhados pela Profª Drª Márcia Duarte Spina, orientadora do estádio do curso.
A visita teve início no Plenário Ministro Coqueijo Costa, onde os futuros bacharéis foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior e pelo diretor-geral de Coordenação Judiciária do Tribunal, Edmilson Santos de Miranda que explicou a abrangência e variedade de temas que acabam sendo tratados nos processos ajuizados no TRT da 15ª Região.
Os alunos assistiram ao vídeo institucional do Tribunal, visitaram a Biblioteca, presenciaram uma sessão de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e foram recebidos no final do dia, pelo presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, em seu gabinete.

 
 
 

  VII Semana de Geografia
Exposição Itinerante da Marinha do Brasil


 
 
   

A Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio da coordenadoria e de alunos do curso de Geografia, realizam de 24 a 29 de maio, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a VII Semana de Geografia.
Palestras, debates, oficinas, apresentações musicais e exposições de trabalhos das saídas de campo, fazem parte da programação que também apresentará a exposição itinerante do Promar “Mentalidade Marinha” organizada pela Marinha do Brasil.

 
 
 

  Homenagem

 
 
 
O Prof. Dr. Baptista Gargione Filho e o Sr. Mário
Scarpel, o homenageado
A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e a Reitoria da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), homenagearam no dia 18 de maio, o contabilista Mário Scarpel, pelos 30 anos de participação como membro do Conselho Curador da FVE/Univap.
Estiveram presentes à cerimônia: Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, Presidente da FVE e Reitor da Univap; Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, Vice-Reitor da Univap; Sr. Ailton Teixeira, Diretor de Administração, Planejamento e Finanças da FVE/Univap; Osvaldo do Nascimento Brogliato, Gerente de Contabilidade da FVE/Univap; Sr. Domingos Orestes Chiomento, Presidente do Conselho Regional de Contabilistas de São Paulo; Sr. Irineu de Mula, sócio da PriceWaterhouseCoopers; Sr. Fábio Akio, Gerente da PriceWaterhouseCoopers; Sr. Antônio Aparecido Curan, atual Presidente do Conselho Curador da FVE/Univap e os membros, Maurício Benedito Mendonça, João Carlos Schimidt Machado e José Inácio da Rosa.
O homenageado Mário Scarpel, compareceu à cerimônia, acompanhado de seus familiares.


Sr. Domingos O. Chiomento, Presidente
do Conselho Regional de Contabilistas
de São Paulo, Sr. Ailton Teixeira,
Diretor de Administração, Planejamento
e Finanças da FVE/Univap, Sr. Irineu
de Mula, sócio da
PriceWaterhouseCoopers e o Sr.
Osvaldo do Nascimento Brogliato,
Gerente de Contabilidade da
FVE/Univap, durante a cerimônia
 
O Sr. Mário Scarpel (ao centro), com os
membros do atual Conselho Curador da
FVE/Univap, Sr. João Carlos Schimidt
Machado, Sr. Maurício Benedito
Mendonça, Sr. Antônio Aparecido
Curan e Sr. José Inácio da Rosa

 
 
 

  Alunas da Univap realizam desfile de moda
Maria Antonieta


 
 
 
Alunas do 3° ano do curso de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), da Universidade do Vale do Paraíba, irão realizar dia 25 de maio, às 19 horas, no Pavilhão de Eventos da Univap, no Campus Urbanova, um desfile inspirado no ícone da moda - Maria Antonieta.
Maria Antonieta se tornou rainha da França no Século XVIII e fez da moda um instrumento político como forma de ostentação e poder. Austríaca e conhecida por sua transgressão dos valores culturais de época, Maria Antonieta revolucionou a sociedade através da gastronomia e do vestuário. Tornou-se inspiração da moda por seu estilo arrojado.
Já no século XX a rainha continuou como referência no mundo da moda, sendo alvo de inúmeras campanhas publicitárias e de inspiração na mídia. A cantora Madonna (1990) fez uma apresentação no MTV Music Awards, vestida de Maria Antonieta, usando trajes e penteado inspirados na rainha.
Em 2000, o estilo Maria Antonieta subiu nas passarelas, sendo a inspiração de um dos estilistas mais famosos do mundo da moda, John Galliano.
Também inspirado nas facetas da Rainha, o curso de graduação em Moda da Univap, pioneiro e único no Vale do Paraíba, irá trazer para as passarelas a moda de exageros requintados e de sonho. As alunas, inspiradas no comportamento e estilo de vida desta personalidade marcante, trarão em suas criações releituras da Rainha que inventava moda e inovou de maneira ousada o vestuário real.


Desfile: Maria Antonieta – Imperatriz da Moda
Data: 25 de maio (terça-feira)
Hora: 19h30
Local: Pavilhão de Eventos da Univap - Campus Urbanova Av. Shishima Hifumi, 2.911
Público: lojistas, fashionistas, profissionais da moda, estudantes, mídia e convidados

Confira no site: www.univap.br - a programação completa da Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação/2010

 
 
 

  Semana de Educação Física

 
 

 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realiza de 24 a 28 de maio, a Semana da Educação Física, que visa ampliar o conhecimento dos alunos e proporcionar uma maior integração com profissionais do esporte.
A abertura da Semana será realizada dia 24, às 9 horas, Auditório B, do Bloco 3, do Campus Urbanova, pela coordenadora do curso, Profª Drª Silvia Regina Ribeiro e participação de professores e alunos.
As atividades que serão realizadas em São José dos Campos, no Campus Urbanova, e em Jacareí, no Campus Villa Branca.

 
 
 

  Semana de Enfermagem
Hospital Antoninho da Rocha Marmo


 
 
Alunos e professores do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram das atividades programadas no Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos, para celebrar a Semana de Enfermagem, que este ano teve como tema central: A Segurança do Paciente.


 
 

O evento foi realizado de 17 a 19 de maio, com varias atividades de integração, entre elas: manhã da Beleza, Gincana da Univap, palestra com a Profª Drª Anatália Lopes de Oliveira Basile, que abordou o tema: “Atitudes de Enfermagem para Garantir a Assistência Humanizada e Segura no Período Perinatal”, coffe break e uma missa de agradecimento e encerramento do evento.

 
 
 

  Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
A arte de barganhar


 
 
 
Dando continuidade ao penúltimo módulo do curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira, que está sendo ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, importante pesquisador de Antropologia Rural do Brasil, foi realizado no último dia 15 de maio uma aula sobre a “cultura da barganha”.
A proposta sugerida na aula anterior propôs que alunos e professor fizessem troca de todo tipo de material que puderam trazer para barganhar.
De maneira despojada, como acontece nas feiras da barganha de todo país, o material foi colocado no chão e todos, numa aula descontraída, puderam negociar seus pertences.

 
 
 

  IV Repensando o 13 de Maio

 
 
Alunos e professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória e do Hotel Urupema realizaram dia 13 de maio, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o IV Repensando o 13 de Maio.
O tema central do evento: Educação e Diversidade - caminhos para uma integração, foi proposta pela coordenadoria e alunos do curso.


O Prof. Antônio Ravanelli, a
secretária da FEA, Marilene Lima, a
autora convidada, Dra. Kiusam, Profª
Drª Maria José Toledo e a Profª Drª
Maria Aparecida Papali
 
A apresentação musical pelos
alunos Allan Douglas e Suzanne
Pereira, do 3º período semestral

A palestra com a autora do livro infantil “Omo-Oba”: Histórias de Princesas, Drª Kiusam Regina de Oliveira, doutora pela Faculdade de Educação da USP, abriu os trabalhos da noite. Além da palestra, fez parte da programação apresentação musical e a exposição intitulada: “Olhares: O Brasil de Rugendas Revisitado”, desenvolvido pelo curso em parceria com a Escola Estadual Sônia Maria Alexandre Pereira.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 29 de maio de 2010.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Victor Molev

Molev nasceu em Nizhniy Novgorod (Rússia), em 1955, e se formou em arquitetura, porém é mais conhecido atualmente por seu trabalho como artista gráfico.
Participou de inúmeras exposições e suas obras estão nas mãos de colecionadores particulares na Europa, Estados Unidos, Rússia e Canadá.
Em agosto de 2006 ele se mudou para o Canadá. Agora ele vive em Richmond Hill, Ontario.
Com um trabalho peculiar e inusitado, Victor, ilustra personalidades muito conhecidas e brinca com elas dando um duplo sentido às imagens e caprichando na ilusão de ótica.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Os 50 edifícios mais bizarros do mundo
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Botero
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Cow Parade-Madrid
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Jim Warren
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
A ilusão de Octávio Ocampo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Victor Molev
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Fotos surrealistas e fotos de ângulos inusitados


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  VIII Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento
“Vínculos Familiares e a Longevidade”


 
 

 

A Faculdade da Terceira Idade da Univap realiza no próximo dia 31 de maio, o “VIII Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento”.
O evento que propõe discutir e debater temas relativos à realidade do idoso no País, acontece no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a partir das 14 horas.
Faz parte da programação atividades como mesa redonda, palestras, apresentação de mini-documentário, música e dança.
A Palestra “Vínculos Familiares e a Longevidade” que será ministrada pela Profª MSc. Ivone Bertin Placoná, às 16 horas, possibilitará o encontro entre os alunos da Faculdade e familiares para a realização de atividades em conjunto, com o intuito de refletir sobre os vínculos e o processo de envelhecimento.

Confira aqui a programação completa do evento.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mestrado em Ciências Biológicas – Inscrições Abertas

(Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D)

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Informações e formulários poderão ser obtidos:
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Secretaria da Pós-Graduação ou no site: www.univap.br

E-mail: ivone@univap.br

Telefone: (12) 3947-1129

Início das Aulas: 9 de agosto

Até 18 de junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 19h

Padre Eduardo Fraga e Silva

Todas as quartas-feiras
Audiência Pública – Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF-SP

Discussões com a sociedade civil organizada sobre a elaboração de um Anteprojeto de Lei sobre a necessidade de Farmacêuticos nos Dispensários de Medicamentos da Rede Pública

Local: Auditório Azul – Bloco 9 – Faculdade de Ciências da Saúde da Univap – Campus Urbanova

Horário: das 10h às 12h

Participação: Diretoria do CRF-SP; Vereadora Dra. Ângela Guadagnin e demais autoridades

Informações: (12) 3947-1044 – Coordenadoria do Curso de Farmácia da FCS

24 de maio
IV Mostra de Vídeo 1 Minuto Univap

Tema Livre

Apresentação: 28 de maio (A Mostra faz parte da programação da Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação que será realizada de 25 a 28 de maio)

Inscrições e Regulamento: www.univap.br

Até 24 de maio
(entrega de vídeos)
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Organização: Coordenação e alunos do curso

Programação: Palestras, debates, oficinas e a exposição Itinerante “Mentalidade da Marinha” (PROMAR)

Evento Gratuito

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
III Semana de Educação Física

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Programação completa

Informações: (12) 3947-1246

De 24 a 28 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

Programação completa no site: www.univap.br/qualivitae

Informações: (12) 3947-1015

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Palestras na Faculdade de Direito da Univap em parceria com o curso Preparatório FMB

O Exercício da Cidadania como Instrumento de Afirmação Democrática
Prof. MSc. Marcus Vasconcellos

Inclusão Social e Cidadania
Profª Especializada Ana Paula Junqueira

Horário: 9 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Obs.: Atividade aberta e gratuita para todos os alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap.

29 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Dia do Meio Ambiente

5 de junho
Festa Junina do Colégio Univap Aquarius – Campus Aquarius

Informações em breve

11 de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Biólogo

3 de setembro
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro