85ª Edição - Ano II
De 10 a 16 de maio/2010
 

  Laboratório de Física e Astronomia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Grupo de Astronomia


 
 
 
Telescópio SOAR, Chile, no início do inverno
A equipe de astrônomos do Laboratório de Física e Astronomia do IP&D Univap é formada por 10 jovens doutores em dedicação integral à pesquisa científica, ensino na graduação e pós-graduação, e extensão. Suas pesquisas concentram-se em cinco áreas da astrofísica e utilizam dados obtidos nos maiores telescópios de última geração, como os telescópios SOAR e Gemini, localizados a 2.700 m de altitude no deserto do Atacama (Chile) e no topo do vulcão Mauna Kea, a 4.200 m acima do nível do mar no Havaí. Dados são também obtidos no Observatório do Pico dos Dias (LNA/MCT), no sul de Minas Gerais.
Todos os astrônomos fazem parte do programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap e orientam estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.

 
 
 

  Alunos do Colégio Univap Villa Branca são finalistas da Febrace

 
 

O Prof. Júlio e os alunos Larissa e Alessandro,
finalistas da 8ª Febrace
 
Os alunos Alessandro Oliveira de Moraes Nogueira e Larissa Fernandes de Barros, do Colégio Univap Villa Branca, localizado em Jacareí, sob a orientação do Prof. Júlio César Moreira, foram selecionados como finalistas na 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada de 9 a 12 de março, na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), com o projeto: A Utilização da Fibra de Bananeira para a Produção de Compósitos.
Este é o segundo ano consecutivo que os alunos do Colégio Univap Villa Branca se sobressaem e conquistam a classificação como finalistas neste importante evento.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
Dos 1.200 trabalhos inscritos, foram escolhidos 280 projetos das áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais, biológicas, da saúde e agrárias apresentados na Feira, por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo País.

 
 
 
  Pesquisador da Univap participa como co-autor de publicação internacional

 
 
 
O Prof. Dr. José Carlos Cogo, docente de vários cursos das Faculdades de Educação e Ciências da Saúde da Univap e pesquisador responsável pelo Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), é co-autor de um capítulo do livro: Flavonoids – Biosynthesis, Biological Effects and Dietary Sources, demoninado: Antiophidian Mechanisms of Medical Plantis, lançado em 2009, pela Editora Nova Science Publishers, Inc., em New York, pelo Editor Raymond B. Keller.
Os resultados apresentados neste capítulo fazem parte de uma série de pesquisas realizadas com plantas medicinais contra a ação dos venenos das serpentes popularmante conhecidas como cascavel (Crotalus durissus terrificus) e jararacussu (Bothrops jararacussu) nos neurônios e nos músculos.
Estas pesquisas foram realizadas em colaboração com outros pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
O Prof. Dr. José Carlos Cogo e a equipe de pesquisadores da Univap realizam no Serpentário, junto ao Centro de Estudos da Natureza, no Campus Urbanova, estudos sobre o comportamento, alimentação e reprodução de serpentes, e ainda, a retirada de venenos para análise. No Laboratório de Fisiologia e Farmacologia no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são estudados os efeitos desses venenos no músculo e nos neurônios, assim como na inflamação induzida por eles.

 
 
 

  Publicação de mais um livro da série: São José dos Campos – História e Cidade
São José dos Campos: de Aldeia a Cidade


 
 

 
A Univap e a Petrobras/Revap realizaram dia 11 de maio, a cerimônia de lançamento do 3º volume da série “São José dos Campos – História e Cidade”, sob o título: São José dos Campos: de Aldeia a Cidade, organizado pela pesquisadora do Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da Univap, Profª Drª Maria Aparecida Papali.
O evento foi realizado, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius da Universidade e contou com a presença do Gerente de Comunicação da Revap/Petrobras, Paul Edman de Almeida, da Diretora da Faculdade de Educação e Artes, Profª MSc. Maria Valdelis Nunes Pereira, da Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, das coordenadoras das pesquisas, Profª Drª Maria Aparecida Papali e Profª Drª Valéria Zanetti, alunos do curso de História envolvidos no projeto e outros convidados.

 
 
 

  A Cor da Vida

 
 
O autor George Jonas ministrou uma palestra para alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Rádio e TV e Moda, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, dia 11 de maio, ocasião em que fez também o lançamento do livro de sua autoria, intitulado: A Cor da Vida, que narra parte da história de sua vida.
O evento foi realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), às 19 horas, no Campus Urbanova,, com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre representantes da Reitoria, estudantes e professores.
O autor dirigiu a produção do filme “A Compadecida”, baseado na obra de Ariano Suassuna, com a participação de Regina Duarte e Zózimo Bulbul.


A Profª Fátima Manfredini,
Pró-Reitora de Cultura e
Divulgação Acadêmica, o Autor
George Jonas e a Profª Vanessa
Mangialardo, coordenadora dos
cursos de Moda e de Turismo da
FCSAC
 
Os alunos da FCSAC durante a
palestra no Ceplade
 
O palestrante convidado e o
Vice-Reitor da Universidade,
Prof. Dr. Antonio de Souza
Teixeira Júnior

Criador de duas empresas de grande importância no País, a Líder (primeiro laboratório cinematográfico do Brasil) e a Espiral (produtora de filmes e audiovisuais), George Jonas conseguiu na época do regime militar que proibiu inclusive a veiculação do filme “A Compadecida”, desagradar a todos os membros pertencentes ao regime militar e boa parte da ala da Igreja Católica.
O autor lutou na Hungria, como partisan, contra os nazistas. Terminada a guerra, fugiu das tropas comunistas para a Itália. Lá, estabeleceu-se e teve domicílio por algum tempo nas ruínas do Coliseu. Nas ruínas da Europa do pós-guerra, vagueou por algum tempo e estudou Química na Alemanha. Resolveu então tentar a vida na América Latina, na Bolívia. Na verdade ele se perdeu nas selvas da Bolívia no fim de um ano e foi localizado no início do outro, às margens do rio Guaporé, no Brasil.
Este é um breve perfil de George Jonas, o húngaro mais brasileiro do Brasil, judeu pela Lei judaica, filho de mãe judia e orgulhoso de sua origem.
Quem esteve presente no dia do lançamento do livro na Univap e adquiriu um exemplar, levou como brinde uma cópia em DVD do filme, “A Compadecida”.
O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica em parceria com a FCSAC da Univap.

 
 
 

  Semana do Serviço Social

 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde realiza de 17 a 21 de maio, a Semana do Serviço Social que este ano terá como tema principal: 74 anos de Serviço Social no Brasil: Avanços e desafios no cotidiano da atuação profissional.
O evento aberto à participação pública será realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, a partir das 19 horas.
Sob a coordenação do Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, o curso de Serviço Social da Univap completa este ano, 41 anos de criação.
O evento reunirá renomados profissionais, professores, alunos, ex-alunos, empresários de empresas privadas, do terceiro setor, além de convidados.

 
 
 

  Exposição dos Alunos do curso de Artes Visuais

 
 
Os alunos artistas plásticos Flávio Baldim e Rildo de Oliveira, do 5º período semestral (3º ano) do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizaram dia 4 de maio, a exposição dos trabalhos produzidos em sala de aula.
São obras artísticas criadas a partir de uma atitude coletiva denominada por eles de “Momento Espaço”, cujo objetivo de divulgar e de valorizar a produção elaborada a partir de conceitos e utilização de cores.
Adquirir conhecimentos da forma adequada e as diversas fases e processos na montagem de uma grande exposição (produção artística, montagem do projeto e curadoria), também fazem parte do processo de aprendizagem do curso.


 
 

Baldim trouxe a exposição intitulada “Zomm Colors” que nasceu como uma nova abordagem dos elementos presentes no trabalho do artista em sua série anterior Reflexo do Sol: pontos de luz. É como se as telas tivessem sofrido uma ampliação. As cores continuam em destaque junto aos pontos, que estão maiores. Tirando assim, o caráter figurativo das obras. “Tudo partiu da observação de uma paisagem com árvores. De repente o sol mudou de posição e refletiu pontos de luz no chão. Resolvi colocar esses pontos na tela.”
Oliveira apresenta a exposição “Interno Corpo” que surgiu a partir de pesquisas sobre anatomia humana. O artista buscou as cores, linhas e formas no interior do corpo. São desenhos que utiliza a caneta esferográfica, xilogravura e ponta seca. As obras contam com elementos inspirados em imagens de livros de medicina e radiografias. “Busquei usar as linhas, as texturas e as cores que estão por dentro do corpo.”
O evento realizado no Campus Aquarius da Univap, em São José dos Campos, contou com o apoio da Padaria e Confeitaria “Empório dos Pães Flor de Ypê”, que concedeu o coffe brake aos participantes e visitantes da exposição.

 
 
 

  Revista Univap

 
 

 
A Pró-Reitoria de Integração Universidade e Sociedade, responsável pelas edições da Revista Univap, que reúne artigos científicos de autoria de pesquisadores da Universidade e da comunidade em geral, publicou em março deste ano a Edição nº 28.
O objetivo é divulgar conhecimentos, ideias e resultados de pesquisas, frutos de trabalhos desenvolvidos na própria Universidade, ou em outras instituições que puderam também contar com a contribuição das equipes da Univap, ou de membros externos da comunidade científica.
Os artigos assinados, já disponíveis no site da Universidade (www.univap.br/revistas), são de responsabilidade exclusiva de seus autores. A publicação total ou parcial dos artigos é permitida, desde que seja feita referência completa à fonte.
A Universidade, seguindo a tendência das atuais publicações, inicia a partir do próximo número a versão on-line que permitirá maior inserção de artigos e com a periodicidade mensal.
Os interessados em receber aviso das próximas edições na versão on-line da Revista Univap, deverão fazer seu cadastro pelo e-mail prius@univap.br

Para saber como publicar na Revista Univap, acesse:
http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/normas.php

 
 
 

  VII Semana de Geografia
De 24 a 29 de maio – Campus Aquarius


 
 
   

A Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio da coordenadoria e de alunos do curso de Geografia, realizam de 24 a 29 de maio, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a VII Semana de Geografia.
Palestras, debates, oficinas, apresentações musicais e exposições de trabalhos das saídas de campo, fazem parte da programação que também apresentará a exposição itinerante do Promar “Mentalidade Marinha” organizada pela Marinha do Brasil.

 
 
 

  IV Mostra de Vídeo 1 Minuto Univap

 
 
   

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FSCAC) da Univap, abre as inscrições gratuitas para a IV Mostra de Vídeo 1 Minuto Univap.
Podem participar pessoas físicas residentes no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Os trabalhos, com temas livres, poderão ser realizados em qualquer tipo de câmera de vídeo digital, celular, sequências de fotos ou animação, e aceitos na inscrição gravados em CD ou DVD, em formato AVI.
Os vídeos deverão ter no máximo 60 segundos. Os créditos das pessoas que realizaram o trabalho deverão estar inclusos nos sessenta segundos e não devem ocupar mais que dez.
Os interessados poderão participar com quantos trabalhos quiserem. Para cada trabalho deverão preencher uma ficha de inscrição, já disponível no site da Universidade (www.univap.br).
A ficha de inscrição e a entrega da cópia de produção em CD ou DVD (formato AVI) deverá ser feita até o próximo dia 24 de maio, na secretaria da FCSAC – Bloco 1 - na Avenida Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova.
A apresentação dos trabalhos será realizada dia 28 de maio, dentro da programação da Semana da FCSAC, que será realizada de 25 a 28 de maio, no Campus Urbanova.

Informações detalhadas do regulamento no site: www.univap.br
E-mail: mostraumminuto@univap.br – Telefone: (12) 3947-1002

 
 
 

  71ª Semana Brasileira de Enfermagem

 
 
A Univap foi a sede da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem promovida pelo Núcleo de São José dos Campos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em parceria com o curso de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).


A abertura oficial com os
profissionais: Roberta
Zloccowick, Maria Helena
Mandelbaum, João Benicio de
Almeida, Ana Paula Guimarães
Fernandes e Daniela Sanchez
Alcaide
 
A apresentação musical pelas
alunas da Univap
 
A palestra: A reforma sanitária
e o poder de transformação da
realidade, ministrada pela Drª
Paula Carnevale Vianna

A Semana Brasileira de Enfermagem é celebrada em diversos pontos no país abordando questões sobre valorização profissional e que este ano teve como tema central: Enfermagem: O Poder do Cuidar.

 
 
 

  1º ECETS

 
 
Os alunos do 5º período semestral (3º ano) do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizaram dia 12 de maio, a partir das 19 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o 1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor (1º ECETS).


O coordenador do curso, Prof. MSc.
Robernei Aparecido Lima, durante a
abertura do evento
 
Parte do público presente

O objetivo do evento além da interação entre as duas áreas é de contribuir com as instituições do Terceiro Setor, na condução de negócios e na tomada de decisões.
O 1º ECETS contou com o apoio das empresas: Folhamatic Tecnologia em Sistemas, Konatus Inovação e Credibilidade e PriceWaterHouseCoopers (PWC).
Participaram do evento alunos do 1º, 3º e 7º períodos semestrais do curso de Ciências Contábeis e de outras Universidades da região.

 
 
 

  Senado aprova a regulamentação da profissão de Historiador

 
 

 
No dia 10 de março de 2010, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Internos (CAS) do Senado, a profissão de historiador.
O projeto de lei PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS) e que teve como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado em decisão terminativa.
Esta aprovação não significa uma proibição do exercício da atividade por aqueles que não possuem graduação ou mestrado ou doutorado em História, no entanto, garante, em concursos públicos, vagas aos indivíduos com formação na área.
Vagas para o magistério estão incluídas nesta mudança, estabelece-se bem como uma necessidade de participação do historiador na avaliação e seleção de documentos para preservação, na organização de informações para exposições, publicações e eventos, em serviços de pesquisa, e, ainda, uma elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.
Ao votar pela aprovação, Buarque destacou em seu discurso que hoje, o campo de atuação do historiador não é mais restrito às salas de aulas apontando, além de museus e centro culturais, a atuação do profissional em empresas do campo do turismo, da publicidade, do jornalismo, do cinema e da TV. Pela crescente importância deste ofício, o senador vê a regulamentação como meio legal de reconhecimento e valorização da profissão.

 
 
 

  Workshop sobre Recreação

 
 
A fim de apresentar aos alunos do curso de Educação Física a forma adequada para a realização de uma Colônia de Férias, a coordenadora Profª Drª Silvia Regina Ribeiro e Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi, convidaram o Prof. Luiz Assunção, experiente organizador de eventos desta área, para ministrar um workshop aos alunos a ser realizado em três etapas.


 
 

O workshop apresenta uma série de atividades recreativas que podem ser implantadas numa Colônia de Férias, a maneira para administrá-la com sucesso e de que forma é realizada a coordenação das equipes de monitores e de participantes.
A idéia é preparar os alunos para que estejam aptos a trabalhar em atividades semelhantes quando convocados.
O Workshop que teve início dia 12 de maio, no período da manhã, está sendo realizado no Espaço Poliesportivo Prof. MSc. Jorge Ferreira Araújo Jr., no Campus Urbanova.

 
 
 

  Vem Aí...
8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

(Campus Urbanova)

Público Alvo
Idosos, adultos e crianças portadoras de doenças crônicas (com comprovação)
Gestantes
Adultos (Faixa Etária: de 30 a 39 anos)
Profissionais da área da saúde

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Bloco 7 - Campus Urbanova

Horários:
das 8h às 12h (de segunda a sexta-feira)
das 17h30 às 21h50 (de segunda a quarta-feira)

Até 20 de maio
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Projeto: Valorização da Mulher

Organização: Fundhas

Participação: Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde

Local: Bairro Parque Novo Horizonte – São José dos Campos

Horário: das 8h às 17h

15 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Semana do Serviço Social

Organização: Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro – Praça Cândido Dias Castejón, 116

Horário: 19 horas

De 17 a 21 de maio
Workshop – Alunos da Escola Juarez Wanderley – Embraer

Local: Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h30h

21 de maio
Audiência Pública – Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF-SP

Discussões com a sociedade civil organizada sobre a elaboração de um Anteprojeto de Lei sobre a necessidade de Farmacêuticos nos Dispensários de Medicamentos da Rede Pública

Local: Auditório Azul – Bloco 9 – Faculdade de Ciências da Saúde da Univap – Campus Urbanova

Horário: das 10h às 12h

Participação: Diretoria do CRF-SP; Vereadora Dra. Ângela Guadagnin e demais autoridades

Informações: (12) 3947-1044 – Coordenadoria do Curso de Farmácia da FCS

24 de maio
IV Mostra de Vídeo 1 Minuto Univap

Tema Livre

Apresentação: 28 de maio (A Mostra faz parte da programação da Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação que será realizada de 25 a 28 de maio)

Inscrições e Regulamento: www.univap.br

Até 24 de maio
(entrega de vídeos)
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Organização: Coordenação e alunos do curso

Programação: Palestras, debates, oficinas e a exposição Itinerante “Mentalidade da Marinha” (PROMAR)

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
III Semana de Educação Física

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Programação em breve

Informações: (12) 3947-1246

De 24 a 28 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

Informações: (12) 3947-1015

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Palestras na Faculdade de Direito da Univap em parceria com o curso Preparatório FMB

O Exercício da Cidadania como Instrumento de Afirmação Democrática
Prof. MSc. Marcus Vasconcellos

Inclusão Social e Cidadania
Profª Especializada Ana Paula Junqueira

Horário: 9 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Obs.: Atividade aberta e gratuita para todos os alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap.

29 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina do Colégio Univap Aquarius – Campus Aquarius

Informações em breve

11 de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7 – Campus Urbanova

23 de junho
Manifesta2010

Projeto que procura fomentar discussões e reflexões sobre a arte e criar um marco anual na cidade de São José dos Campos

Parcerias: Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes da Univap/Sesc/Núcleo de artistas (Ana Maria Bomfin, Giancarlo Ragonese e Lindsay Ribeiro) e Associação das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Exposição das obras dos alunos do curso de Artes Visuais da FEA/Univap – De 28 de junho a 3 de julho – Sesc São José dos Campos

Palestras: Dias 1º e 2 de julho – das 19h às 22h – Sesc São José dos Campos

De 28 de junho a 3 de julho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro