84ª Edição - Ano II
De 3 a 9 de maio/2010
 

  Laboratório de Física e Astronomia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap


 
 
 
Prof. Dr. Paulo Fagundes com equipamentos
que fazem uso de técnicas em rádio
sondagem (ionossonda digital e GPS)

O Laboratório de Física e Astronomia (LFA) localizado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) no Campus Urbanova, é dividido em dois grupos de pesquisa: o grupo de Física Espacial e o grupo de Astronomia. Atualmente, dezesseis pesquisadores desenvolvem seus estudos nesses grupos.

O Informativo Diálogo nesta edição descreve um pouco o trabalho desenvolvido pelo grupo de Física Espacial e na próxima edição, pelo grupo de Astronomia.

 
 
 

  Iniciação ao Reiki

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou dia 30 de abril, no Auditório Azul – Bloco 9, no Campus Urbanova, das 14h às 16h, um minicurso de iniciação ao Reiki, ministrado pela Profª MSc. Josne Carla Paterno.
O objetivo foi ampliar o conhecimento dos alunos das diversas áreas da saúde interessados em aprender a técnica japonesa.
O Reiki trabalha a questão da energia do indivíduo, por intermédio de uma técnica simples e de fácil aprendizado.


 

Os componentes “Rei” e “Ki” são definidos no alfabeto japonês como espírito universal, transcendental, poder misterioso e de essência.
O Reiki acalma as tensões, alivia dores, limpa o organismo, cura doenças agudas e crônicas, além de equilibrar as emoções.
De acordo com os organizadores do evento, 10 participantes do curso foram convidados a fazer parte de um grupo de estudo, sob a coordenação da palestrante, Profª Josne, a fim de avaliar as melhorias na qualidade de vida e do equilíbrio emocional de pacientes que serão submetidos a este tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS.

 
 
 

  Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
Metodologia de Pesquisa: Trabalho de Campo


 
 
 
O Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão e Ismael
Tsidoriwapei´wa Tsadamnhã - Indígena da Tribo
Xavante – MT, em visita à Universidade
Para cumprir o penúltimo módulo do curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira, a primeira turma terá a oportunidade de conhecer e adquirir conhecimentos com o renomado Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, um dos mais importantes pesquisadores de Antropologia Rural do Brasil.
O módulo será ministrado nos dias 8, 15, 22 e 23 de maio, a partir das 9 horas, no prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos, onde são ministrados os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Extensão e Atualização), cujo módulo requer, inclusive, saídas a campo para a realização de trabalhos.
Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1965. Mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UNB) em 1974, Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1980 e livre docência em Antropologia do Simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aposentou-se da Unicamp em 1997, após 23 anos de trabalhos no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Foi também integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, onde permanece como docente do Doutorado em Antropologia e em Ciências Sociais da mesma Universidade.

 
 
 

  Revista Univap

 
 

 
A Pró-Reitoria de Integração Universidade e Sociedade, responsável pelas edições da Revista Univap, que reúne artigos científicos de autoria de pesquisadores da Universidade e da comunidade em geral, publicou em março deste ano a Edição nº 28.
O objetivo é divulgar conhecimentos, ideias e resultados de pesquisas, frutos de trabalhos desenvolvidos na própria Universidade, ou em outras instituições que puderam também contar com a contribuição das equipes da Univap, ou de membros externos da comunidade científica.
Os artigos assinados, já disponíveis no site da Universidade (www.univap.br/revistas), são de responsabilidade exclusiva de seus autores. A publicação total ou parcial dos artigos é permitida, desde que seja feita referência completa à fonte.
A Universidade, seguindo a tendência das atuais publicações, inicia a partir do próximo número a versão on-line que permitirá maior inserção de artigos e com a periodicidade mensal.
Os interessados em receber aviso das próximas edições na versão on-line da Revista Univap, deverão fazer seu cadastro pelo e-mail prius@univap.br
Para saber como publicar na Revista Univap, acesse: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/normas.php

 
 
 

  Semana do Serviço Social

 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde realiza de 17 a 21 de maio, a Semana do Serviço Social que este ano terá como tema principal: 74 anos de Serviço Social no Brasil: Avanços e desafios no cotidiano da atuação profissional.
O evento aberto à participação pública será realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, a partir das 19 horas.
Sob a coordenação do Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, o curso de Serviço Social da Univap completa este ano, 41 anos de criação.
O evento reunirá renomados profissionais, professores, alunos, ex-alunos, empresários de empresas privadas, do terceiro setor, além de convidados.

 
 
 

  Lançamento de Livro
A Cor da Vida


 
 

 
O autor George Jonas lança no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), às 19 horas, no Campus Urbanova, dia 11 de maio, o livro de sua autoria, intitulado: A Cor da Vida, que narra parte de sua história vivida em seu país de origem (Hungria) e na pátria que escolheu para viver (Brasil).
Criador de duas empresas importantíssimas e de sucesso no Brasil: a Líder, o primeiro laboratório cinematográfico do País, e a Espiral - produtora de filmes e audiovisuais, um marco no mercado publicitário brasileiro, o autor e cineasta foi também o produtor do filme “A Compadecida”, baseado na obra de Ariano Suassuna, com a participação de Regina Duarte e Zózimo Bulbul.
George Jonas conseguiu na época do regime militar que proibiu a veiculação do filme, desagradar a todos os membros pertencentes ao regime militar e boa parte da ala da Igreja Católica.
Quem estiver presente no dia do lançamento do livro na Univap e adquirir um exemplar, leva como brinde uma cópia em DVD do filme, A Compadecida.
O evento está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap.

Campus Urbanova da Univap – Av. Shishima Hifumi, 2911
Bairro Urbanova – São José dos Campos

 
 
 

  Lançamento de Livro
São José dos Campos: de Aldeia a Cidade


 
 

 
A Univap e a Petrobras/Revap realizam a partir das 19 horas, no dia 11 de maio, no Campus Aquarius, o lançamento do 3º volume da série “São José dos Campos – História e Cidade”, sob o título: São José dos Campos: de Aldeia a Cidade, organizado pela pesquisadora do Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da Univap, Profª Drª Maria Aparecida Papali.
Ao todo serão publicados sete volumes, todos sob o patrocínio da Petrobras – Refinaria Henrique Lage (Revap).
A coordenação geral dos trabalhos está a cargo das professoras doutoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, pesquisadoras da Universidade com colaboração de alunos do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA).

 
 
 

  Seminário Internacional em Planejamento Urbano e Regional

 
 
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Regional e Urbano, realizou no último dia 5 de maio, a partir das 14 horas, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, no Campus Urbanova, o Seminário Internacional: A Amazônia – Assentamentos Humanos: Sustentabilidade Sócio Ambiental, cujo objetivo foi apresentar as pesquisas desenvolvidas e debater sobre as diversidades das regiões limítrofes entre o Brasil e a Colômbia.


O Prof. Dr. Mário Valério Filho,
coordenador do Mestrado em
Planejamento Urbano e
Regional do IP&D da Univap,
faz a abertura oficial do
Seminário
 
O Prof. MSc. Rene Carrasco Rey,
da Universidade Nacional da
Colômbia, durante a sua
explanação
 
Prof. Dr. Diógenes Salas Alves,
do Inpe

Participam do evento, por intermédio de mesas redondas e conferências: Dr. Mário Valério Filho, coordenador do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do IP&D da Univap; o MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL); Dra. Yara Vicentini – Universidade de São Paulo (USP); Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap); Dr. Diógenes Salas Alves – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Dr. Emmanuel Antonio dos Santos (Univap/ITA) e o MSc. Geol. Paulo Roberto Martini - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 
 
 

  Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas
Alunos do Colégio Futura Geração visitam o Campus Urbanova


 
 
A fim de despertar a percepção de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares quanto ao uso primordial da areia como matéria-prima, a consequência da degradação do meio ambiente durante o processo de extração, bem como a importância de restabelecer o equilíbrio desse ecossistema, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, coloca em prática o projeto: Educação Ambiental X Recuperação de Áreas Degradadas – Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável, aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos em 2006.


 
 

Para conhecer o trabalho que vem sendo realizado pela Universidade, professores e alunos do Colégio Futura Geração, visitaram no último dia 4 de maio, terça-feira, o Campus Urbanova.
Os alunos foram recepcionados pela Profª Drª Maria Regina de Aquino Silva, coordenadora do projeto, estudantes e monitores da Universidade que acompanharam os visitantes mostrando a área degradada pela extração de areia e as diversas fases do processo de recuperação, contemplando a recomposição florestal e o monitoramento da qualidade da água das lagoas, visando sua utilização futura.
Os responsáveis técnicos do Projeto, instrutores e prestadores de serviços são: Profª MSc. Isabel C. F. Povoa (docente da área), Raquel Facina Monnerat (Gestora Ambiental), Felipe Alves de Brito Bastos (Engenheiro Ambiental) e os alunos do curso de Engenharia Ambiental, Renata Fernandes, Leonardo e Moisés da Silva G. Carvalho.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo) e permanecerão até 15 de maio de 2010.

Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Museu do Louvre
Leonardo da Vinci
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Lumière: primeiras fotos coloridas
São Paulo da Garoa
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Edvard Munch
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Melhores fotos segundo a revista Time
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Lasar Segall
Caricaturas II
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
França
Castelos franceses
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
China

 
 
 

  71ª Semana Brasileira de Enfermagem
12 e 13 de maio


 
 

 
A Univap será a sede da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em diversos pontos no país abordando questões sobre valorização profissional, que este ano tem como tema central: Enfermagem: O Poder do Cuidar.
O evento será realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, em São José dos Campos, por intermédio da ABEn – Núcleo de São José dos Campos e apoio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
O tema central da Semana enfatiza a necessidade de desenvolver competência técnica, científica, interpessoal e ético-política necessárias à prática da Enfermagem, em benefício do próprio profissional, de seus pares e, principalmente das pessoas que são cuidadas pelos profissionais da Enfermagem.
Participam do evento alunos e professores do curso de Enfermagem da FCS que celebram o Dia Internacional da Enfermeira, em 12 de maio.

 
 
 

  1º ECETS

 
 
 

Os alunos do 5º período semestral (3º ano) do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizam no próximo dia 12 de maio, a partir das 19 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o 1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor (1º ECETS).
O objetivo do evento é desenvolver competências, habilidades e atitudes que permitam uma dar maior contribuição para as instituições do Terceiro Setor, na condução de negócios e na tomada de decisões, por intermédio da Contabilidade.
A comissão organizadora do evento conta com a participação de Instituições de São José dos Campos e de cidades vizinhas.


1º ECETS – Ceplade – 1º andar – Campus Urbanova
Av. Shishima Hifumi, 2911 – São José dos Campos
Informações: Membro da Comissão Organizadora – Natália Correa
E-mail: nath_marianemcorrea@hotmail.com

 
 
 

  IV Repensando o 13 de Maio

 
 
 
Alunos e professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória e do Hotel Urupema realizam no próximo dia 13 de maio, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o IV Repensando o 13 de Maio.
O encontro terá como tema central: Educação e Diversidade: caminhos para uma integração.
Os organizadores do evento convidaram para abertura dos trabalhos, a Drª Kiusam Regina de Oliveira, autora do livro infantil “Omo-Oba”: Histórias de Princesas, Editora Maza.
A Profª Drª Kiusan é doutora pela Faculdade de Educação da USP e atuou como chefe de Serviço da Educação Especial em Diadema, além de coordenar o Projeto Diversidade na Escola: Raça/Etnia e Gênero, entre muitas outras atividades,
Na programação ainda consta uma exposição intitulada: “Olhares: O Brasil de Rugendas Revisitado”, desenvolvido pelo curso em parceria com a Escola Estadual Sônia Maria Alexandre Pereira e a apresentação musical pelos alunos Suzanne Pereira e Allan Douglas, do 3º período.

Para saber mais sobre o evento, entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1105 ou por e-mail: historia@univap.br

 
 
 

  VII Semana de Geografia

 
 
   

A Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio da coordenadoria e de alunos do curso de Geografia, realizam de 24 a 29 de maio, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a VII Semana de Geografia.
Palestras, debates, oficinas, apresentações musicais e exposições de trabalhos das saídas de campo, fazem parte da programação que também apresentará a exposição itinerante do Promar “Mentalidade Marinha” organizada pela Marinha do Brasil.

 
 
 

  Vem Aí...
8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

(Campus Urbanova)

Público Alvo
Idosos, adultos e crianças portadoras de doenças crônicas (com comprovação)
Gestantes
Adultos (Faixa Etária: de 30 a 39 anos)
Profissionais da área da saúde

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Bloco 7 - Campus Urbanova

Horários:
das 8h às 12h (de segunda a sexta-feira)
das 17h30 às 21h50 (de segunda a quarta-feira)

Até 20 de maio
(Com exceção dias 12 e 13 de maio, tendo em vista a Semana de Enfermagem)
Lançamento do Livro: A Cor da Vida – De George Jonas

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação – Ceplade – Campus Urbanova

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova

Promoção: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

19 horas

Entrada Gratuita

11 de maio
Lançamento do Terceiro Volume da Série: História e Cidade

Título: São José dos Campos: de Aldeia a Cidade

Local: Universidade do Vale do Paraíba - Campus Aquarius
Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 - Aquarius - São José dos Campos/SP
(Imediações do Carrefour/Dutra)

19 horas

Entrada Gratuita

Patrocínio: Petrobras/Revap

Informações: (12) 3947-1105 - 3923-9090

11 de maio
1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor

(1º ECETS)

Organização: Alunos do 5º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC

Horário: A partir das 19h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – 1º andar - Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: Natália Correa – Membro da Comissão Organizadora – E-mail: nath_marianemcorrea@hotmail.com

12 de maio
Dia do Enfermeiro

12 de maio
71ª Semana Brasileira de Enfermagem
“O Poder do Cuidar”


Promoção: ABEn São José dos Campos em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horários:
12 de maio: das 8h às 12h
13 de maio: das 8h às 12h e das 18h às 21h30min

Informações: (12) 3932-4508 – ABEn - SJC

12 e 13 de maio
IV Repensando o 13 de Maio

Organização: Alunos e Professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Participação Especial: Profª Drª Kiusam Regina de Oliveira – Autora do Livro:: Omo-Oba: Histórias de Princesas

Apoio: Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, Diretório Acadêmico Frei Caneca e Hotel Urupema

Local: FEA – Campus Aquarius

Horário: 19h

Informações: (12) 3947-1105

E-mail: historia@univap.br

13 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
Projeto: Valorização da Mulher

Organização: Fundhas

Participação: Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde

Local: Bairro Parque Novo Horizonte – São José dos Campos

Horário: das 8h às 17h

15 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Workshop – Alunos da Escola Juarez Wanderley – Embraer

Local: Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h30h

21 de maio
Audiência Pública – Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRF-SP

Discussões com a sociedade civil organizada sobre a elaboração de um Anteprojeto de Lei sobre a necessidade de Farmacêuticos nos Dispensários de Medicamentos da Rede Pública

Local: Auditório Azul – Bloco 9 – Faculdade de Ciências da Saúde da Univap – Campus Urbanova

Horário: das 10h às 12h

Participação: Diretoria do CRF-SP; Vereadora Dra. Ângela Guadagnin e demais autoridades

Informações: (12) 3947-1044 – Coordenadoria do Curso de Farmácia da FCS

24 de maio
IV Mostra de Vídeo 1 Minuto Univap

Tema Livre

Apresentação: 28 de maio (A Mostra faz parte da programação da Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação que será realizada de 25 a 28 de maio)

Inscrições e Regulamento: www.univap.br

Até 24 de maio
(entrega de vídeos)
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Organização: Coordenação e alunos do curso

Programação: Palestras, debates, oficinas e a exposição Itinerante “Mentalidade da Marinha” (PROMAR)

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Palestras na Faculdade de Direito da Univap em parceria com o curso Preparatório FMB

O Exercício da Cidadania como Instrumento de Afirmação Democrática
Prof. MSc. Marcus Vasconcellos

Inclusão Social e Cidadania
Profª Especializada Ana Paula Junqueira

Horário: 9 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Obs.: Atividade aberta e gratuita para todos os alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap.

29 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro