83ª Edição - Ano II
De 26 de abril a 2 de maio/2010
 

  Seminário Internacional em Planejamento Urbano e Regional
(Mestrado)


 
 
 
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Regional e Urbano, realiza no próximo dia 5 de maio, a partir das 14 horas, o Seminário Internacional: A Amazônia – Assentamentos Humanos: Sustentabilidade Sócio Ambiental, cujo objetivo é apresentar as pesquisas desenvolvidas e realizar debates sobre as regiões limítrofes entre o Brasil e Colômbia.
Participam do evento, por intermédio de mesas redondas e conferências: Dr. Mário Valério Filho, coordenador do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do IP&D da Univap; o MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL); Dra. Yara Vicentini – Universidade de São Paulo (USP); Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento/Univap); Dr. Diógenes Salas Alves – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Dr. Emmanuel Antonio dos Santos (Univap/ITA) e o MSc. Geol. Paulo Roberto Martini - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Seminário será realizado no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
O Seminário faz parte do processo de cooperação internacional entre a Univap e a Universidade Nacional da Colômbia para estudar a rede de cidades amazônicas.

Inscrições pelo e-mail: pur2010@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1133
Clique e confira a programação

 
 
 

  Projeto Pró-Memória de Campos do Jordão

 
 

Parte do público presente na apresentação do projeto
 
A Prefeitura Municipal de Campos do Jordão está em fase de análise do projeto apresentado pela coordenadoria do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, para a implantação naquele município do projeto Pró-Memória, semelhante ao já implantado em São José dos Campos, e em fase de levantamento de dados, no município de Jacareí.
O projeto Pró-Memória tem por objetivo levantar toda a documentação existente sobre a cidade, digitalizar e disponibilizar em um site próprio, definido por cada município.
Em São José dos Campos o projeto é uma parceria entre a Univap, por intermédio do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica, Câmara Municipal de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, cujo endereço do site é: camarasjc.sp.gov.br/promemoria.
Para avaliação do projeto a ser implantado em Campos do Jordão, uma reunião foi realizada no último dia 15 de abril, no Campus Platanus da Universidade naquele município, com a presença de vários secretários e áreas administrativas representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.

 
 
 

  Visita à Fazenda Santa Elisa
Instituto Agronômico de Campinas


 
 
Alunos do 3º período semestral (2º ano) do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), acompanhados da Profª Drª Adriane A. Moreira de Souza, realizaram uma visita técnica, dia 14 de abril, à Fazenda Santa Elisa, localizada em Campinas, como parte das atividades previstas na disciplina “Espaço da Produção no Campo”.


Os alunos foram acompanhados
pelo pesquisador do IAC, Dr.
Adriano Tosoni da Eira Aguiar na
visita realizada ao Centro de
Estudos da Seringueira
 
Alunos e a Profª Adriane durante a
visita ao IAC

A Fazenda Santa Elisa faz parte do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, recebeu a denominação de Estação Agronômica de Campinas e, em 1892, passou para o Governo do Estado de São Paulo. A Instituição tem como missão gerar e transferir ciência e tecnologia para o negócio agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental. Sua atuação garante ainda a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos no mercado interno e externo. Para isso, conta com um patrimônio humano de 216 pesquisadores científicos e 372 funcionários de apoio, além de 1.279 hectares de terras distribuídos entre a Sede, Centro Experimental Central e 4 Centros Avançados de Pesquisa, com casas de vegetação, laboratórios, demais instalações, e infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

Fonte: curso de Geografia da FEA/Univap e www.iac.sp.gov.br

 
 
 

  71ª Semana Brasileira de Enfermagem
12 e 13 de maio


 
 

 
A Univap será a sede da 71ª Semana Brasileira de Enfermagem promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em diversos pontos no país abordando questões sobre valorização profissional, que este ano tem como tema central: Enfermagem: O Poder do Cuidar.
O evento será realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, em São José dos Campos, por intermédio da ABEn – Núcleo de São José dos Campos e apoio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
O tema central da Semana enfatiza a necessidade de desenvolver competência técnica, científica, interpessoal e ético-política necessárias à prática da Enfermagem, em benefício do próprio profissional, de seus pares e, principalmente das pessoas que são cuidadas pelos profissionais da Enfermagem.
Participam do evento alunos e professores do curso de Enfermagem da FCS que celebram o Dia Internacional da Enfermeira, em 12 de maio.

 
 
 

  1º ECETS

 
 
 

Os alunos do 5º período semestral (3º ano) do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizam no próximo dia 12 de maio, a partir das 19 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o 1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor (1º ECETS).
O objetivo do evento é desenvolver competências, habilidades e atitudes que permitam uma dar maior contribuição para as instituições do Terceiro Setor, na condução de negócios e na tomada de decisões, por intermédio da Contabilidade.
A comissão organizadora do evento conta com a participação de Instituições de São José dos Campos e de cidades vizinhas.


1º ECETS – Ceplade – 1º andar – Campus Urbanova
Av. Shishima Hifumi, 2911 – São José dos Campos
Informações: Membro da Comissão Organizadora – Natália Correa
E-mail: nath_marianemcorrea@hotmail.com

 
 
 

  IV Repensando o 13 de Maio

 
 
 
Alunos e professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória e do Hotel Urupema realizam no próximo dia 13 de maio, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o IV Repensando o 13 de Maio.
O encontro terá como tema central: Educação e Diversidade: caminhos para uma integração.
Os organizadores do evento convidaram para abertura dos trabalhos, a Drª Kiusam Regina de Oliveira, autora do livro infantil “Omo-Oba”: Histórias de Princesas, Editora Maza.
A Profª Drª Kiusan é doutora pela Faculdade de Educação da USP e atuou como chefe de Serviço da Educação Especial em Diadema, além de coordenar o Projeto Diversidade na Escola: Raça/Etnia e Gênero, entre muitas outras atividades,
Na programação ainda consta uma exposição intitulada: “Olhares: O Brasil de Rugendas Revisitado”, desenvolvido pelo curso em parceria com a Escola Estadual Sônia Maria Alexandre Pereira e a apresentação musical pelos alunos Suzanne Pereira e Allan Douglas, do 3º período.

Para saber mais sobre o evento, entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1105 ou por e-mail: historia@univap.br

 
 
 

  VII Semana de Geografia

 
 
   

A Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio da coordenadoria e de alunos do curso de Geografia, realizam de 24 a 29 de maio, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a VII Semana de Geografia.
Palestras, debates, oficinas, apresentações musicais e exposições de trabalhos das saídas de campo, fazem parte da programação que também apresentará a exposição itinerante do Promar “Mentalidade Marinha” organizada pela Marinha do Brasil.

 
 
 

  Vem Aí...
8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Central Analítica Multiusuário
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap


 
 
 
Luminex 200 - Sistema de análises - compacto
A criação da Central Analítica foi uma iniciativa do IP&D, e realização de um sonho de vários pesquisadores, entre eles o Prof. Dr. Milton Beltrame, que acredita no compartilhamento de recursos como forma de incentivar a produção acadêmica.
O Instituto disponibilizou um espaço e alocou equipamentos para um programa que se destina a apoiar grupos de docentes, alunos da Pós-Graduação, empresas incubadas e aquelas aprovadas pelo programa PRIME (totalizando 90 empresas: www.univap.br/prime), que poderão utilizar equipamentos adquiridos com verba da Universidade e da Financiadora de Projetos e Pesquisas (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O Laboratório dispõe de equipamentos de grande porte para uso coletivo. O objetivo é auxiliar na racionacionalização do uso de recursos, evitando a duplicação de equipamentos. Este laboratório dispõe de um (1) Cromatógrafo gasoso modelo Clarus 600; um (1) Espectrofotômetro modelo lambda 25 UV da marca Perkim Elmer; e um (1) Luminex 200, além de outros equipamentos como Autoclave, Estufa de Cultura e Freezer-47, os quais ficam à disposição dos usuários, desde que agendadas sessões de utilização.

 
 
 

  Curso auxilia adolescentes da Fundação Casa

 
 

 
A fim de dar conhecimento técnico aos adolescentes que estão cumprindo as medidas sócieducativas na Unidade de Internação Tamoios da Fundação Casa, em São José dos Campos, o Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, desenvolveu um projeto e apresentou ao Centro Paula Souza, parceiro da Fundação, para oferecer oficinas de iniciação profissional. O curso de auxiliar de eletricista, com a duração de três meses, foi concluído em 25 de março. O resultado do trabalho desenvolvido foi apresentado pelos adolescentes no último dia 28 de abril, às 19 horas, no Auditório do Campus Aquarius da FEA, aos estudantes de Pedagogia que poderão num futuro próximo criar projetos semelhantes e aplicá-los junto a outras comunidades carentes de recursos educacionais.
Este projeto contou com o apoio da diretora da Faculdade, Profª MSc. Maria Valdelis Nunes Pereira e dos dirigentes da Fundação Casa, por intermédio do diretor, Dr. Antônio Sérgio dos Anjos, da Psicóloga Cássia Regina Neves e da Coordenadora Pedagógica, Jusefina de Oliveira Ribeiro.

 
 
 

  11º Grupamento de Bombeiros é Avaliado em Testes

 
 
A fim de averiguar as condições físicas dos membros da Corporação do 11º Grupamento de Bombeiros, sob o comando do Tenente Antônio Carlos Bernardes, alunos do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA), realizaram de 28 a 30 de abril, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a primeira fase de testes físicos de resistência e força.


 
 

Os testes que serão repetidos em outras ocasiões, no período de três a quatro meses, foram propostos e estão sendo aplicados pelos alunos Elaine Cristina Thiago, Polyanna Cristina Moreira e Roger Wilson Simão, do 7º e 8º período semestral (4º ano), com objetivo coletar dados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação do Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi.
Os resultados obtidos na avaliação também servirão para conhecer as atuais condições físicas dos soldados que prestam serviços à comunidade.

 
 
 

  Conheça o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais da Univap

 
 

 
Agende uma visita gratuita de sua Escola ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), pelo telefone: (12) 3947-1019, segundas e terças-feiras, das 9h às 11h30min ou via email: nvelho@univap.br.
O Borboletário, o Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais fazem parte do Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

Público Alvo: Crianças, Idosos, Portadores de Doenças Crônicas, Gestantes, Profissionais e Alunos da Área da Saúde

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

A partir de 5 de maio
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D – Univap
Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional


Seminário Internacional

Mesa Redonda e Conferências

Abertura: Dr. Mário Valério Filho – Coordenador do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Univap

Mesa Redonda
A Amazônia – Assentamentos Humanos: Sustentabilidade Sócio Ambiental

Participantes:
MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL)
Dra. Yara Vicentini – Universidade de São Paulo (USP)
Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Univap)
Dr. Diógenes Salas Alves – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Dr. Emmanuel Antonio dos Santos (Univap/ITA)

Conferências
Plano Macro: “Eixos Ambientais para Cidades Amazônicas na Colômbia”
MSc. Arq. Rene Carrasco Rey – Universidade Nacional da Colômbia (UNAL)

Projeto Panamazônia: Mapeando a Cobertura Vegetal da Amazônia Sul Americana”
MSc. Geol. Paulo Roberto Martini - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Local: Auditório do IP&D – Campus Urbanova
Horário: 14 horas
Inscrições: pur2010@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1133

5 de maio
Semana Jurídica 2010 – Campus Villa Branca – Jacareí

Palestras

Análise Crítica da Nova Lei do Inquilinato
Profª MSc. Izabele Holanda Maia

A Atual Competência da Justiça no Trabalho
Prof. MSc. Adhemar Prisco da Cunha Neto

Questões Atuais do Direito Previdenciário
Prof. MSc. José Roberto Sodero Victorio

Horário: a partir das 19 horas
Endereço: Estrada Municipal do Limoeiro, 250 – Jardim Dora
Jacareí – SP
Informações:(12) 3958-4000

De 5 a 7 de maio
Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira

Palestra: Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão

Horário: a partir das 9 horas
Local: Sala de aula do Prédio da Educação Continuada – Campus Urbanova (Ceplade)

8 de maio
Campanha de Vacinação – Influenza A H1N1

Público Alvo: Adultos e Jovens na Faixa Etária: de 30 a 39 anos

Local: Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h

De 10 a 21 de maio
Lançamento do Livro: A Cor da Vida – De George Jonas

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação – Ceplade – Campus Urbanova

Promoção: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

19 horas

Entrada Gratuita

11 de maio
Lançamento do Terceiro Volume da Série: História e Cidade

Título: São José dos Campos: de Aldeia a Cidade

Local: Universidade do Vale do Paraíba - Campus Aquarius
Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 - Aquarius - São José dos Campos/SP
(Imediações do Carrefour/Dutra)

19 horas

Entrada Gratuita

Patrocínio: Petrobras/Revap

Informações: (12) 3947-1105 - 3923-9090

11 de maio
1º Encontro do Curso de Ciências Contábeis e Entidades do Terceiro Setor

(1º ECETS)

Organização: Alunos do 5º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação – FCSAC

Horário: A partir das 19h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – 1º andar - Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: Natália Correa – Membro da Comissão Organizadora – E-mail: nath_marianemcorrea@hotmail.com

12 de maio
Dia do Enfermeiro

12 de maio
71ª Semana Brasileira de Enfermagem
“O Poder do Cuidar”


Promoção: ABEn São José dos Campos em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horários:
12 de maio: das 8h às 12h
13 de maio: das 8h às 12h e das 18h às 21h30min

Informações: (12) 3932-4508 – ABEn - SJC

12 e 13 de maio
IV Repensando o 13 de Maio

Organização: Alunos e Professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Participação Especial: Profª Drª Kiusam Regina de Oliveira – Autora do Livro:: Omo-Oba: Histórias de Princesas

Apoio: Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, Diretório Acadêmico Frei Caneca e Hotel Urupema

Local: FEA – Campus Aquarius

Horário: 19h

Informações: (12) 3947-1105

E-mail: historia@univap.br

13 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h ās 16h
Projeto: Valorização da Mulher

Organização: Fundhas

Participação: Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde

Local: Bairro Parque Novo Horizonte – São José dos Campos

Horário: das 8h às 17h

15 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Workshop – Alunos da Escola Juarez Wanderley – Embraer

Local: Faculdade de Ciências da Saúde – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 12h30h

21 de maio
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Organização: Coordenação e alunos do curso

Programação: Palestras, debates, oficinas e a exposição Itinerante “Mentalidade da Marinha” (PROMAR)

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Palestras na Faculdade de Direito da Univap em parceria com o curso Preparatório FMB

O Exercício da Cidadania como Instrumento de Afirmação Democrática
Prof. MSc. Marcus Vasconcellos

Inclusão Social e Cidadania
Profª Especializada Ana Paula Junqueira

Horário: 9 horas

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Obs.: Atividade aberta e gratuita para todos os alunos e ex-alunos do curso de Direito da Univap.

29 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 18 a 23 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro