81ª Edição - Ano II
De 12 a 18 de abril/2010
 

  Especialização em Jornalismo Científico a Distância
Início das aulas para a segunda turma


 
 
A segunda turma de alunos que inicia este ano o curso de Especialização em Jornalismo Científico a Distância, sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap, participou dia 10 de abril, da aula presencial, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, no Campus Urbanova.


A coordenadora do curso, Profª MSc.
Vânia de Oliveira Braz, dá boas
vindas aos novos estudantes e fala
do modelo adotado pela
Universidade ao disponibilizar a
educação a distância
 
O Pró-Reitor de Educação Superior
e Educação Continuada, Prof. MSc.
Samuel Roberto Ximenes Costa,
cumprimenta ex-alunos, novos
estudantes e corpo docente

Estiveram presentes, além dos alunos, o Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada da Univap, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa, o coordenador da Educação Continuada, Prof. MSc. Roque Mendes, a coordenadora do curso de Jornalismo Científico a Distância, Profª MSc. Vânia de Oliveira Braz, a coordenadora da Univap Virtual, Profª Drª Silene Fernandes Bicudo, professores que compõem o corpo docente do curso e o pessoal de apoio da Univap Virtual e da Educação Continuada.

 
 
 

  Ciclo de Seminários da Pós-Graduação em Física e Astronomia

 
 

 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap realiza dentro dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu uma série de seminários no decorrer do ano, a fim de aprofundar o conhecimento dos futuros mestres e doutores.
Entre os seminários programados, um deles foi realizado no último dia 14 de abril, às 14 horas, no Auditório do IP&D, sobre o título: A Evolução Química do Universo: uma viagem a formação dos primeiros átomos, passando pela química pré-biótica até a origem da vida.
Ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Pilling (foto), do Grupo de Física e Astronomia do IP&D/Univap, o Seminário apresenta de que forma o universo foi sendo modificado ao longo dos bilhões de anos, sobre o ponto de vista físico-químico.

 
 
 

  Visita à Feicon Batimat 2010

 
 
 
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação do Prof. Dr. Celso Dal Belo, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap, fizeram uma visita técnica à 18ª Feira Internacional da Indústria da Construção - Feicon Batimat 2010.
O evento foi realizado entre os dias 6 e 10 de abril, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, que em conjunto com a Expolux - 12ª. Feira Internacional da Indústria da Iluminação - compuseram a Semana Internacional da Indústria da construção e iluminação de São Paulo.
A Feira obteve a participação de 597 expositores de 29 países e recebeu aproximadamente 172 mil visitantes, entre estudantes, arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas, representantes de home centers e compradores do exterior, além de consumidores interessados em construir ou reformar.
Além da Feira, a apresentações e debates sobre temas pontuais de interesse do setor, foram realizados no Palácio das Convenções do Anhembi.

 
 
 

  TV Univap e a TV USP fecham parceria

 
 
A TV Univap foi convidada pela TV USP para realizar em São Luiz do Paraitinga, a gravação da apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, dia 3 de abril, no coreto da praça central da cidade.
A apresentação da Orquestra fez parte da abertura oficial de eventos que serão realizados pelo governo do Estado de São Paulo, em prol da reconstrução do município e do patrimônio histórico, destruído após as chuvas do mês de janeiro de 2010.


 

A gravação realizada no período da tarde, por meio da Unidade Móvel de Televisão da Univap, contou com a participação de 15 alunos do curso de Rádio e TV, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, como uma das atividades práticas da disciplina: Linguagem Audiovisual, ministrada pelo Prof. MSc. Fernando Moreira.
Em contrapartida à parceria, a TV USP exibirá um programa especial a ser editado por seus produtores com documentários já existentes na Univap e elaborados por alunos.
Este programa especial, posteriormente será distribuído para todas as TV’s Universitárias e Educativas do País.

 
 
 

  Conheça o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais da Univap

 
 

 
Agende uma visita gratuita de sua Escola ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), pelo telefone: (12) 3947-1019, segundas e terças-feiras, das 9h às 11h30min ou via email: nvelho@univap.br.
O Borboletário, o Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais fazem parte do Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

 
 
 

  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap
Grupos e Linhas de Pesquisas


 
 
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), encarregado de executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de caráter institucional. Fornece também assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.


 
 

As atividades de pesquisas estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.

 
 
 

  Seminários: Videoconferência e Educação a Distância

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), por intermédio do Curso de Enfermagem, a fim de ampliar o conhecimento de seus alunos, realiza no decorrer do semestre, seminários relativos à videoconferência e educação a distância.


Enfermeira Especializada Renata de
Oliveira Rorato (ao centro)
 
A Nutricionista Martha Nicoly
(ao centro)

Os seminários são organizados pelos alunos sob a orientação da coordenadoria do curso em conjunto com professores responsáveis que convidam renomados profissionais da área da saúde para ministrarem palestras.

 
 
 

  Univap e o Programa Decolar da Prefeitura

 
 
 
Os alunos inscritos no Programa Decolar sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), reiniciaram em abril deste ano as atividades junto ao Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Univap, no Campus Urbanova que agrega entre outros trabalhos, o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais.
As atividades dentro da Universidade são realizadas todas as segundas-feiras, das 14 às 16 horas, sob a coordenação dos docentes/pesquisadores do Borboletário, Profª MSc. Nádia Campos Velho e Profª MSc. Karla Lopes; do Serpentário, Prof. Dr. José Carlos Cogo e pela Bióloga Edvana Toledo e do Viveiro de Plantas Medicinais, Profª Drª Walderez Moreira Joaquim, com a participação dos facilitadores da SME.
As coordenadorias dos trabalhos realizados dentro da Universidade também contam com o apoio dos alunos monitores/estagiários que realizam estudos nos laboratórios dos cursos de Ciências Biológicas.
O programa Decolar, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, identifica os alunos talentosos da Rede de Ensino Municipal e dá a eles a oportunidade de desenvolverem seus talentos naturais por meio de atividades realizadas fora do horário escolar.

 
 
 

  Um Dia Ouvi a Lua
Peça Teatral


 
 
   

A Profª Adriana Marques Barja, do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), integra o elenco da peça teatral “Um Dia Ouvi a Lua”, de autoria de Luís Alberto de Abreu.
Encenada pelo grupo de atores da Cia Teatro da Cidade sob a direção de Eduardo Moreira (Grupo Galpão) e co-direção de Cláudio Mendel, responsável também pela iluminação, o espetáculo tem a direção musical de Beto Quadros, do grupo Trem da Viração.

 
 
 

  Encontros Interdisciplinares da Faculdade de Direito

 
 

O Prof. Moacyr em palestra na Faculdade de Direito em
novembro de 2009
 
A Faculdade de Direito realiza no decorrer do ano uma série de Encontros Interdisciplinares, a fim de aprofundar e ampliar temas discutidos em sala de aula. Os trabalhos são realizados fora do horário normal de aula, como uma atividade complementar, onde alunos e ex-alunos do curso podem se inscrever e participar.
No último dia 10 de abril, o Prof. MSc. Moacyr da Costa Neto, docente da disciplina de Direito Civil, ministrou a palestra: Direitos Fundamentais e Conteúdo Essencial da Dignidade da Pessoa Humana, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, para aproximadamente 250 pessoas, entre alunos e ex-alunos da Univap.

 
 
 

  Cursos Profissionalizantes Gratuitos
Parceria: Univap, Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro
2ª Turma


 
 
 
O Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap oferece o total de 360 vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos de: Informática Básica (160 vagas); Eletricidade Básica (80 vagas); Eletricidade Residencial (40 vagas) e Eletrônica Básica (80 vagas).
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente, até o dia 30 de abril, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Eng. Francisco José Longo, 526 – Bairro São Dimas, em São José dos Campos, no prédio do Lions Clube Centro, onde a Univap mantém uma Unidade Fixa de Ensino Profissionalizante.
As aulas terão início dia 3 de maio, nos períodos da manhã e tarde.
A idade mínima para participar dos cursos gratuitos da Univap é de 14 anos. Aqueles com idade entre 14 e 18 anos, deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, para a assinatura dos documentos necessários à matrícula.

 
 
 

  8º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Universidade está com as inscrições abertas aos interessados em voltar aos estudos por intermédio de cursos de especialização, extensão e atualização (Pós-Graduação Lato Sensu), nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos
(Parceria: Univap, Lions Clube Centro e Diocese de São José dos Campos)


160 vagas – Curso de Informática Básica

80 vagas – Curso de Eletricidade Básica

40 vagas – Curso de Eletricidade Residencial

80 vagas – Curso de Eletrônica Básica

Local de Inscrição: Unidade Fixa do Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap - Av. Eng. Francisco José Longo, 526 - Prédio do Lions Clube São José Centro

Início das aulas: 3 de maio

Períodos: manhã e tarde

Exigências e documentos necessários:

Para participar dos cursos a idade mínima é de 14 anos.
Os que tiverem entre 14 e 18 anos haverá necessidade de autorização dos responsáveis com respectiva assinatura na matrícula.

- Curso de Informática Básica
Cópias: RG e do CPF

- Cursos: Eletricidade Básica, Residencial e de Eletrônica
Exigência: Conclusão do Ensino do Fundamental
Cópias: RG e do CPF

Obs.: A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

De 12 a 30 de abril
(Inscrições)
Reabertura para visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, as segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

A partir de 19 de abril
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Profª Drª Silvia Regina Ribeiro – Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Tema: A importância da Atividade Física

Horário: 10 horas

23 de abril
Atividade Saúde Leroy Merlin/FCS

Fisioterapia: Ergonomia
Terapia Ocupacional: Importância das Brincadeiras e Como está a sua Memória?
Nutrição: Índice de Massa Corporal (IMC); Pirâmide Alimentar
Horário: das 9h às 17h
Local: Avenida Andrômeda, 100 – Jardim Satélite – São José dos Campos - SP

24 de abril
Simulado da 1ª Fase do Exame de Ordem (OAB)

Faculdade de Direito em parceria com o Curso Êxito
Horário: das 13h30min às 16h30min
(Sorteio de Livros e Bolsas de Estudo do Curso Êxito)
(Prova Cespe)

Informações detalhadas sobre a prova e inscrições gratuitas até o dia 16 de abril na Secretaria da Faculdade de Direito – Campus Centro – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos – SP

Telefone: (12) 3928-9833

Obs.: Atividade aberta para alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Univap.

24 de abril
Dia do Contabilista

25 de abril
Apresentação do Projeto Desenvolvido no Centro Socioeducativo Tamoios - com a participação dos residentes da “Fundação Casa” que receberam aulas de elétrica residencial

Responsável: Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva (Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes – FEA)

Local: Campus Aquarius
Horário: 19 horas

28 de abril
Dia do Jornalista

29 de abril
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Profª MSc. Josne Carla Paterno – Cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Tema: Os benefícios da Acupuntura

Horário: 10 horas

30 de abril
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Semana da Enfermagem “O Poder do Cuidar”

(Em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Aben)

Promoção: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horários:
12 de maio: das 8h às 12h
13 de maio: das 8h às 12h e das 18h às 21h30min

Informações: (12) 3947-1087

12 e 13 de maio
IV Repensando o 13 de Maio

Organização: Alunos e Professores do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Participação Especial: Profª Drª Kiusam Regina de Oliveira – Autora do Livro:: Omo-Oba: Histórias de Princesas

Apoio: Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, Diretório Acadêmico Frei Caneca e Hotel Urupema

Local: FEA – Campus Aquarius

Horário: 19h

Informações: (12) 3947-1105

E-mail: historia@univap.br

13 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
21 de abril
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
(Temporada Oficial)


Promoção: Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica (PRCDA)

Entrada Franca

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h.

Os ingressos deverão ser retirados com antecedência, a partir de 19/04, das 8h às 17h, no Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 – Centro – São José dos Campos/SP (Antiga Sede da Câmara Municipal) ou na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade, (Bloco 5 – Reitoria) no Campus Urbanova

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h

Informações: (12) 3924-7346 (FCCR) ou (12) 3947-1009 (PRCDA)

Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova
20h

Univap – Universidade do Vale do Paraíba
Campus Urbanova – Avenida Shishima Hifumi, 2.911
São José dos Campos/SP