80ª Edição - Ano II
De 5 a 11 de abril/2010
 

  Seminários da Administração

 
 
 
O Prof. MSc. Robernei Aparecido Lima e o palestrante
convidado do Procon, Sérgio Werneck
O Projeto Pedagógico do curso de Administração, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), estabelece em sua matriz curricular, a disciplina “Seminários em Administração” para os alunos do 7º. Período do curso.
O objetivo da disciplina Seminários em Administração, a qual possui a carga horária total de 60 horas é possibilitar que os estudantes tenham contato direto com empreendedores e com assuntos correlatos a empreendedorismo, por meio de convites para que esses profissionais apresentem suas experiências de trabalho – através de palestras – bem como por meio da leitura e análise de cases dessa área temática.
Para o alcance desses objetivos, essa disciplina possui uma dinâmica interessante, por meio da qual professores e alunos mobilizam-se para trazer para à academia pessoas com sólidos conhecimentos e experiências, capazes de agregar valor à formação dos alunos.

 
 
 

  Laboratório de Fisiologia e Farmacologia

 
 

 
Localizado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, no Campus Urbanova, o Laboratório de Fisiologia e Farmacologia desenvolve pesquisas na área básica, tendo várias linhas de estudos. Entre estas linhas de pesquisas destacam-se o estudo em farmacologia do processo inflamatório; fisiologia do esforço físico; fisiologia e farmacologia da junção neuromuscular além de estudar os efeitos dos venenos de serpentes e de plantas medicinais.
Um exemplo é o de verificar como ocorre o processo inflamatório induzido pelos venenos de cobras, assim como a sua ação nos músculos e nervos. Entendendo como o veneno atua no organismo, podemos procurar alternativas para o tratamento do acidentado, como por exemplo, a utilização de plantas medicinais. Isso é muito importante, pois atualmente o tratamento é realizado somente no hospital e consiste na utilização do soro antiofídico produzido por instituições do governo. Vale a pena ressaltar que o acidente promovido pelas picadas de serpentes na região de São José dos Campos é considerado caso de saúde pública.

 
 
 

  Curso Prático de Extensão em Televisão

 
 
 
A Univap disponibiliza aos seus estudantes dos cursos de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Rádio e TV) um espaço a mais para a familiarização e o aprendizado de técnicas de apresentação e de produção de programas televisivos.
A TV Univap trabalha em conjunto com a direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) no desenvolvimento deste trabalho que reúne professores e profissionais da área.
Participam atualmente do Curso Prático de Extensão em Televisão, sob a coordenação geral do Prof. MSc. Fernando Moreira, diretor da Univap TV e docente da FCSAC, 25 estudantes, que produzem atualmente cinco programas, sendo quatro transmitidos ao vivo, semanalmente, por intermédio do canal 14 da NET para as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté e Pindamonhangaba e um gravado e exibido em rede nacional, pela Rede Vida de Televisão, aos sábados.

 
 
 

  Incubadoras Univap/Revap participam do InovaBrasil

 
 

 
Doze empresas residentes nas Incubadoras Univap e Univap Revap participaram da Feira Empresarial de Incubadoras e Parques Tecnológicos – InovaBrasil, realizada de 16 a 18 de março, nas instalações do Parque Tecnológico Riugi Kogima de São José dos Campos.
Mais de 400 empresas representadas por Incubadoras e Parques do estado de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Ceará participaram do evento.
A Feira foi projetada e organizada pela Rede Paulista de Incubadoras, com o objetivo de reunir num só espaço diferentes segmentos, produtos e serviços tendo como principal característica à inovação.
De acordo com o Gerente da Incubadora Tecnológica Univap, Eng. Orlando Eugênio de Carvalho, a participação das empresas incubadas em Feiras como a InovaBrasil é uma oportunidade para o intercâmbio entre pessoas e empresas. De acordo com ele, um dos pontos mais altos da Feira foi na rodada de negócios organizada pelo Ciesp de São José dos Campos.

 
 
 

  Prof. Antônio Ravanelli
50 Anos de Magistério


 
 
A direção, professores e alunos da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Universidade prestaram homenagem ao Prof. Antônio Ravanelli, dia 5 de abril, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, pelos 50 anos de magistério, sendo 43 anos dedicados exclusivamente à FVE/Univap e em celebração a passagem de mais um aniversário, quando completou 85 anos.


 
 

Nascido em 5 de abril de 1925, na cidade de São Tomás de Aquino, em Minas Gerais, o Prof. Ravanelli, aprimorou seus conhecimentos culturais em São Paulo. O Latim e o Grego já lhe eram familiar quando iniciou o curso de Letras Clássicas na PUC-SP, onde se licenciou em Latim, Grego e em Português, após ter feito cursos na Universidade de São Paulo (USP).
Nesta mesma Universidade, iniciou o curso de Ciências Jurídicas e Sociais onde permaneceu até o quarto ano, concluindo na Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, cidade que escolheu para residir.

 
 
 

  Docente da Faculdade da Terceira Idade tem artigos publicados

 
 
 
A advogada Katya Aparecida Sene de Santis, ex-aluna do curso de Direito da Univap, graduada em 2007, que atualmente presta serviços como professora parcial na Faculdade da Terceira Idade, em continuidade à sua formação profissional em cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), recebeu o aceite da Revista Consulex, especializada em assuntos jurídicos, para publicação de seus artigos.
Entre os artigos publicados, um deles, A ressocialização do preso - responsabilidade do Poder Judiciário e da Sociedade (Publicação em 15 de fevereiro de 2010, na edição nº 314 – Revista Consulex), obteve boa repercussão e resultou numa entrevista concedida à Rádio Justiça, em Brasília, no dia 19 de março de 2010.
A Dra. Katya, já foi voluntária na Faculdade da Terceira Idade e atualmente é professora ministrando a disciplina: Direito e Cidadania.
A Faculdade da Terceira Idade é um projeto de cunho sócio-educativo da Univap que oferece às pessoas com idade acima dos 45 anos, a oportunidade para o desenvolvimento pessoal e de participação social, cuja programação envolve a realização de várias atividades, entre elas: palestras, aulas didáticas, eventos, passeios, coral, teatro e muito mais.
Outros temas desenvolvidos em artigos e publicados na referida Revista e no Jornal “O Cuidador”, pela Dra. Katya de Santis, estão: A advocacia em prol da prevenção e do passivo ambiental (Informativo da Revista Consulex, 2009); O Sistema prisional sob a ótica da reeducação do preso (Edição nº 283 - Revista Consulex, 2008) e Mal de Alzheimer: O dever do Estado no fornecimento de medicamento prescrito por médico particular e não padronizado na Secretaria de Saúde (publicado no Jornal O Cuidador, em junho/2009).

Saiba mais:
http://www.myebook.com/ebook_viewer.php?ebookId=29661)%C2%A0 - ou pelo site: www.consulex.com.br
Telefone: (12) 3943-2346
E-mail: rksantis@hotmail.com

 
 
 

  Cidade e Identidade: São José dos Campos, do peito e dos ares

 
 

 
São José dos Campos tem sido objeto de vários trabalhos acadêmicos e pesquisas que visam analisar a história do município e a preservação da memória.
Entre as pesquisas desenvolvidas, está a tese de doutorado defendida na PUC-SP em 2008, pela Profª Drª Valéria Zanetti, pesquisadora do Laboratório de Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e coordenadora do curso de História da Univap, sob o título: Cidade e Identidade: São José dos Campos, do peito e dos ares.
Aceito para publicação pelo Conselho Editorial da Annablume em regime de co-edição, o livro em breve estará disponível para aquisição na Editora e em livrarias.
A tese de doutorado elaborada pela pesquisadora procurou entender o discurso comum dos moradores de São José dos Campos quanto à falta de identidade da cidade.

 
 
 

  Saúde Bucal

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), por intermédio do curso de Odontologia, convidou a Coordenadora Técnica do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Dra. Nardy Maria de Moraes, Cirurgiã-Dentista com Especialização em Saúde Coletiva, para ministrar, dia 8 de abril, no período da manhã, uma palestra aos alunos, sobre o tema: A Saúde Bucal de São José dos Campos em Relação ao Contexto Nacional.


 
 

A palestrante foi recebida por estudantes, professores e pela Profª Drª Renata Amadei Nicolau, coordenadora do curso de Odontologia, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

 
 
 

  Dia Mundial da Saúde

 
 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap, a fim de celebrar o Dia Mundial da Saúde, realizou no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, dia 5 de abril, a partir das 14 horas, a mesa redonda: Urbanização e Saúde Coletiva: Vidas e Cidade, com a participação de três especialistas da área.


 
 

Participaram do evento ministrando palestras, a Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, Coordenadora do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, que abordou o tema: Efeitos da Poluição Urbana na Saúde Coletiva; a Nutricionista Sheila Maria Costa e Castro, Mestre em Ensino Superior, que proferiu a palestra: “Nutrigenética e Nutrigenômica: Uma abordagem dos efeitos sobre o consumo dos produtos industrializados” e a Advogada e Presidente da Associação da Mulher da Unimed, Ana Cristina de Souza Caldas, sobre: “Direitos do Paciente e do Paciente com Câncer”

 
 

 

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1949, pela Organização Mundial da Saúde, com objetivo de fomentar a consciência social sobre temas relacionados com a saúde mundial. A campanha para 2010, incide sobre a urbanização e saúde coletiva, sob o slogan: - “1000 Cidades – 1000 Vidas”.

 
 
 

  8º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Universidade está com as inscrições abertas aos interessados em voltar aos estudos por intermédio de cursos de especialização, extensão e atualização (Pós-Graduação Lato Sensu), nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos
(Parceria: Univap, Lions Clube Centro e Diocese de São José dos Campos)


160 vagas – Curso de Informática Básica

80 vagas – Curso de Eletricidade Básica

40 vagas – Curso de Eletricidade Residencial

80 vagas – Curso de Eletrônica Básica

Local de Inscrição: Unidade Fixa do Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap - Av. Eng. Francisco José Longo, 526 - Prédio do Lions Clube São José Centro

Início das aulas: 3 de maio

Períodos: manhã e tarde

Exigências e documentos necessários:

Para participar dos cursos a idade mínima é de 14 anos.
Os que tiverem entre 14 e 18 anos haverá necessidade de autorização dos responsáveis com respectiva assinatura na matrícula.

- Curso de Informática Básica
Cópias: RG e do CPF

- Cursos: Eletricidade Básica, Residencial e de Eletrônica
Exigência: Conclusão do Ensino do Fundamental
Cópias: RG e do CPF

De 12 a 30 de abril
(Inscrições)
TV Univap exibe no Programa Ponto de Vista – Canal 14 da NET (Ao vivo)

Entrevista: Clélio Marcondes Filho – Docente da Faculdade de Direito da Univap

Tema: Direito do Trabalho

Horário: 17 horas

14 de abril
TV Univap exibe no Programa Young City – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Reginaldo Fonseca

Tema: A produção e desfiles de Moda

Horário: 17 horas

15 de abril
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Viviane Hipólito – Fisioterapeuta dermato-funcional.
Ex-aluna do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Tema: Cuidados ao procurar tratamentos estéticos

Horário: 10 horas

16 de abril
Atividade Saúde Leroy Merlin/FCS

Enfermagem: Pressão Arterial; Glicemia Capilar
Odontologia: Prevenção do Câncer Bucal
Serviço Social: Teste de Qualidade de Vida
Horário: das 9h às 17h
Local: Avenida Andrômeda, 100 – Jardim Satélite – São José dos Campos - SP

17 de abril
Reabertura para visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, as segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

A partir de 19 de abril
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Profª Drª Silvia Regina Ribeiro – Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Tema: A importância da Atividade Física

Horário: 10 horas

23 de abril
Atividade Saúde Leroy Merlin/FCS

Fisioterapia: Ergonomia
Terapia Ocupacional: Importância das Brincadeiras e Como está a sua Memória?
Nutrição: Índice de Massa Corporal (IMC); Pirâmide Alimentar
Horário: das 9h às 17h
Local: Avenida Andrômeda, 100 – Jardim Satélite – São José dos Campos - SP

24 de abril
Simulado da 1ª Fase do Exame de Ordem (OAB)

Faculdade de Direito em parceria com o Curso Êxito
Horário: das 13h30min às 16h30min
(Sorteio de Livros e Bolsas de Estudo do Curso Êxito)
(Prova Cespe)
Informações detalhadas sobre a prova e inscrições gratuitas até o dia 16 de abril na Secretaria da Faculdade de Direito – Campus Centro – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos – SP
Telefone: (12) 3928-9833
Obs.: Atividade aberta para alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Univap.

24 de abril
Dia do Contabilista

25 de abril
Apresentação do Projeto Desenvolvido no Centro Socioeducativo Tamoios - com a participação dos residentes da “Fundação Casa” que receberam aulas de elétrica residencial

Responsável: Prof. MSc. Iuri Rojahn da Silva (Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes – FEA)

Local: Campus Aquarius
Horário: 19 horas

28 de abril
Dia do Jornalista

29 de abril
TV Univap exibe no Programa Manhã Mulher – Canal 14 da NET (Ao Vivo)

Entrevista: Profª MSc. Josne Carla Paterno – Cursos de Biomedicina e Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Tema: Os benefícios da Acupuntura

Horário: 10 horas

30 de abril
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Semana da Enfermagem “O Poder do Cuidar”

(Em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Aben)

Promoção: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova
Horários:
12 de maio: das 8h às 12h
13 de maio: das 8h às 12h e das 18h às 21h30min
Informações: (12) 3947-1087

12 e 13 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius

Em breve, programação completa do evento.

Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
21 de abril
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
(Temporada Oficial)


Promoção: Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica (PRCDA)

Entrada Franca

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h.

Os ingressos deverão ser retirados com antecedência, a partir de 19/04, das 8h às 17h, no Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 – Centro – São José dos Campos/SP (Antiga Sede da Câmara Municipal) ou na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade, (Bloco 5 – Reitoria) no Campus Urbanova

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h

Informações: (12) 3924-7346 (FCCR) ou (12) 3947-1009 (PRCDA)

Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova
20h

Univap – Universidade do Vale do Paraíba
Campus Urbanova – Avenida Shishima Hifumi, 2.911
São José dos Campos/SP