78ª Edição - Ano II
De 22 a 28 de março/2010
 

  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap
39 Laboratórios e 32 grupos de pesquisas


 
 
 
Vista aérea do IP&D no Campus Urbanova
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), encarregado de executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de caráter institucional. Fornece também assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.
A Universidade criou o IP&D em 1996, órgão responsável por todas as pesquisas dentro da Univap. Possui atualmente dois prédios no Campus Urbanova com 39 Laboratórios, onde atuam 32 grupos de pesquisadores, sendo 19 deles cadastrados no CNPq.
As atividades de pesquisas estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.

 
 
 

  Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Fungos

 
 
Este laboratório procura conhecer os mecanismos bioquímicos utilizados pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis para mudar da forma não-patogênica para a forma patogênica e, assim, causar a micose sistêmica humana mais importante no Brasil, conhecida como Pb-micose (ou paracoccidioidomicose). A partir do conhecimento de como o fungo faz para assumir a forma causadora de doença (levedura) será possível também identificar um alvo dentro deste mesmo fungo contra o qual seja produzido um medicamento para o tratamento desta ou até mesmo de outras micoses sistêmicas.


 
 

Para a execução deste estudo são usadas metodologias de biologia celular (cultura de fungos, microscopia ótica e de fluorescência), de biologia molecular (isolamento de ácidos nucléicos – RNA e DNA, clonagem molecular e sequenciamento gênico) e bioquímica (western blot, medidas de atividade de enzimas, respiração celular, atividade mitocondrial e outros).

 
 
 

  Filhos Tratados e Mães Saradas

 
 
A aluna Cássia Beatriz Sorbile Veiga Covre (ao centro da primeira foto), do 4º ano do curso de Terapia Ocupacional (TO), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), está desenvolvendo o projeto “Filhos tratados e mães saradas” com as mães ou acompanhantes cuidadoras das crianças com necessidades especiais que estão em tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Univap, no Campus Urbanova.


 
 

O projeto, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, sob o nº H217/CEP2009, no final do ano passado, consiste em desenvolver atividades de integração por meio da multidisciplinaridade das diversas áreas do conhecimento.

 
 
 

  Orquestra se apresenta nesta quarta, dia 31, na Univap

 
 

 

Na quarta-feira, dia 31 de março, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap, realizam na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, uma apresentação em comemoração à Semana Santa.
Os convites poderão ser retirados a partir do dia 29 de março, no Espaço Mário Covas (Praça Afonso Pena, 29, Centro), e na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap (Bloco 5 - Campus Urbanova), das 8h às 17h. Caso haja sobra de ingressos, os mesmos estarão disponibilizados para retirada, no local da apresentação, a partir das 18h.
A Capela Nossa Senhora do Amor - Campus Urbanova da Univap está localizada na Avenida Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos.




Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
Regente: Marcello Stasi
Spalla: Anderson Santoro


Programação

Padre José Maurício Nunes Garcia - Sinfonia Fúnebre
J. S. Bach - Concerto para Oboé, Violino e Orquestra em Ré menor
Allegro
Adagio
Allegro


Solistas:
Tatiana Mesquita - Oboé
Rodrigo de Oliveira - Violino

INTERVALO

Gabriel Fauré - Réquiem
Introit e Kyrie
Offertoire
Sanctus
Pie Jesu
Agnus Dei
Libera Me
In Paradisum


Solistas: Márcia Guimarães - soprano
Leonardo Neiva - barítono

Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos
Regente: Sérgio Wernec


Informações: (12) 3924-7319 – Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 
 
 

  Inscreva-se no Projeto Rondon

 
 
 
Os alunos que estão cursando o 3º, 4º ou 5º anos na graduação podem se inscrever até o próximo dia 9 de abril, para participar das atividades do Projeto Rondon, que serão desenvolvidas no mês de julho, durante o período de férias.
O objetivo do Projeto Rondon é formar multiplicadores locais, para que eles possam continuar a aplicar os ensinamentos recebidos pelas equipes do Projeto Rondon na melhoria da qualidade de vida das regiões onde atua. Por outro lado, os universitários têm a oportunidade de conhecer realidades diferentes e de praticarem, de alguma forma, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
De acordo como o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, Coordenador pela Universidade, da parceria institucional entre a Univap-Projeto Rondon e Ministério da Defesa, as regiões onde os alunos da Univap irão atuar em julho de 2010, serão conhecidas a partir do próximo dia 31 de março, por meio de Edital e que estará disponibilizado no site: www.defesa.gov.br/programas e projetos/projeto rondon.
Os universitários que participam do Projeto, recebem, por parte do governo federal, seguro saúde, de vida, além de um kit rondonista contendo: mochila, camisetas bloco e caneta.
As equipes são voluntárias e atuam numa atividade de extensão universitária que ocorre somente nos períodos das férias acadêmicas, ou seja, sempre nos meses de julho e janeiro.
Cabe ao Ministério da Defesa (Aeronáutica, Exército, Marinha) todo o apoio logístico quanto ao transporte às longas distâncias e às prefeituras dos municípios, o alojamento, alimentação e transporte das equipes nas comunidades.
A Univap participa como parceira do Projeto Rondon desde a sua reativação, solicitação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 2005.

Para se inscrever no Projeto Rondon da Univap, acesse: www.univap.br/rondon

 
 
 

  Trote Solidário
Creche Cantinho da Providência de Jacareí recebe as doações


 
 

Sra. Vera Lucia de Carvalho Sena (Coordenadora da
Instituição), Dr. Walter Francisco (Lions Clube de
Jacareí), Sra. Sandra Regina da Silva (Presidente da
Creche) e a Profª MSc. Naya Prado F. Francisco, do
curso de Terapia Ocupacional da Univap
 
A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) doou à Creche Cantinho da Providência de Jacareí, os alimentos, roupas, brinquedos e livros arrecadados durante o Trote Solidário realizado na Universidade no período de 1º a 5 de fevereiro de 2010.
A instituição assistencial escolhida necessitava de apoio urgente tendo em vista que sofreu ações de vandalismo durante o carnaval.
A Creche localizada no centro de Jacareí atende, gratuitamente, 110 crianças, conta com o apoio da Prefeitura daquele município e de ações voluntárias.
A entrega das doações foi realizada dia 18 de março, pela coordenadora do curso de Terapia Ocupacional Profª MSc. Naya Prado F. Francisco, que representou a direção da Faculdade.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições. Atualmente as exposições estão distribuídas em vários locais e permanecerão até 3 de abril de 2010 (Veja a tabela com os locais e obras, abaixo).
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Jacek Yerka nasceu na Polônia em 1952 e muito cedo começou a sua incursão pela área artística. Oriundo de uma família de artistas – seus pais frequentaram a Academia de Belas Artes – e em toda sua infância esteve rodeado de materiais que cativaram a sua atenção para o desenho e a pintura.
Suas primeiras memórias infantis são unicamente esboços, cheiro de pinturas, tinta, papel e pincéis.
Mesmo antes de tornar oficial o legado de seus pais e, enveredar por uma carreira na Academia, Yerka trilhou o seu caminho como um autodidata. Influenciado pelos seus pais e pelas correntes modernas da Pintura - desde o impressionista ao abstrato - foi fortemente marcado por Cézanne e Klee.
Influenciado pelos pais e pelas correntes modernas da Pintura - desde o impressionista ao abstrato - foi fortemente marcado por Cézanne e Klee.
Apesar dessas influências, as grandes fontes de inspiração de Yerka continuariam sempre a ser as lembranças de infância - os lugares, sentimentos, fragrâncias e as técnicas dos anos 50 - juntamente com uma imaginação, que cedo, mostrou-se ter uma forte personalidade.

Fonte: http://obviousmag.org



Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Rafal Olbinski – Jacek Yerka - Tamara de Lempicka
FCSAC – Cursos de Administração
Bloco 1
Os 50 Edifícios Mais Bizarros do Mundo
FCS - Curso de Odontologia
Bloco 4
2008 Detroit Auto Show
FEAU
Biblioteca
Museu do Louvre
IP&D
Bloco 2
Entrada Principal
Fotos Surrealistas e Fotos de Ângulos Inusitados
Tudo Aqui – Núcleo de Atendimento ao Estudante
Entrada Principal
Carros de Museu - 1900/1930
FEA – Curso de Educação Física
Bloco 3
Almuerzo em Rascacielos e Carros Antigos

 
 
 

  8º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista
De 25 a 27 de maio


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promove de 25 a 27 de maio, o 8º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, que este ano traz como tema central: As mudanças ambientais e sua influência na saúde e qualidade de vida.
O evento será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, em São José dos Campos.
O enfoque e a discussão do tema principal do Congresso visam fomentar o debate, fortalecendo, assim, a aquisição de conhecimento sobre o assunto durante a formação e a qualificação de profissionais da área da saúde, considerando-se o cenário sócio-político e econômico local, regional e nacional, bem como seus reflexos na saúde populacional.
Inúmeras evidências científicas demonstram que a saúde constitui um fator essencial na qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, sabe-se que as condições ambientais, que contribuem para uma vida com qualidade, são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. Sob esse aspecto, as mais preocupantes alterações climáticas impactantes na saúde humana incluem a exposição a condições térmicas extremas ou a inundações. Estas envolvem mecanismos intermediários e múltiplos como os que afetam a dinâmica da transmissão de doenças por vetores ou pela água.

 
 
 

  Jornalismo Científico a Distância
Univap inicia a nova turma em abril de 2010


 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), por intermédio da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada, cumprindo os requisitos definidos pelo MEC (Ministério da Educação) e diretrizes estabelecidas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional da Instituição - 2004/2010), oferece vagas para a segunda turma do curso de especialização em Jornalismo Científico a distância.
O Jornalismo científico nos fornece um panorama histórico dessa que é uma das áreas mais polêmicas do jornalismo. Além disso, oferece um guia referencial de órgãos de pesquisa e divulgação no Brasil, fonte imprescindível para jornalistas e divulgadores científicos iniciantes. São esses os ingredientes que fazem do Jornalismo Científico peça chave para quem pesquisa, trabalha ou mesmo reflete sobre a divulgação da ciência, seu papel na sociedade e suas perspectivas, particularmente professores e estudantes de comunicação.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: Código de Defesa do Consumidor

Dr. Sérgio Werneck - Responsável pelo Procon de São José dos Campos

Organização: Curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Local: Auditório da FCSAC – Bloco 1
Campus Urbanova
Horário: 9 horas

31 de março
18º Aniversário da Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

1º de abril
Projeto Rondon – Operações: Julho de 2010

Inscrições Abertas
Acesse: www.univap.br/rondon

Até 9 de abril
Agita São José

(Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde)

Promoção: Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos – Programa Municipal de Promoção à Atividade Física

Participação dos cursos de: Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Local: Parque da Cidade
Horário: das 8h às 12h
Informações: (12) 3947-8645

10 de abril
Dia do Contabilista

25 de abril
Dia do Jornalista

29 de abril
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
VII Semana de Geografia

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius
Em breve, programação completa do evento.
Informações: (12) 3923-9090

De 24 a 29 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
Semana de História

Faculdade de Educação e Artes (FEA)
Campus Aquarius
Em breve, programação completa do evento.
Informações: (12) 3923-9090

De 17 a 20 de agosto
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
31 de março
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
(Comemoração à Semana Santa)


Promoção: Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica (PRCDA)

Entrada Franca

Os ingressos deverão ser retirados com antecedência, a partir de 29/03, das 8h às 17h, no Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 – Centro – São José dos Campos/SP (Antiga Sede da Câmara Municipal) ou na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade (Bloco 5 – Reitoria) no Campus Urbanova

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h

Informações: (12) 3924-7346 (FCCR) ou (12) 3947-1009 (PRCDA)

Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova
20h
21 de abril
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
(Temporada Oficial)


Promoção: Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica (PRCDA)

Entrada Franca

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h.

Os ingressos deverão ser retirados com antecedência, a partir de 19/04, das 8h às 17h, no Espaço Mário Covas – Praça Afonso Pena, 29 – Centro – São José dos Campos/SP (Antiga Sede da Câmara Municipal) ou na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Universidade, (Bloco 5 – Reitoria) no Campus Urbanova

Caso haja sobra de ingressos, estes poderão ser retirados no local da apresentação, a partir das 18h

Informações: (12) 3924-7346 (FCCR) ou (12) 3947-1009 (PRCDA)

Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova
20h

Univap – Universidade do Vale do Paraíba
Campus Urbanova – Avenida Shishima Hifumi, 2.911
São José dos Campos/SP