75ª Edição - Ano II
De 1º a 7 de março/2010
 

  Palestra sobre a Musicoterapia

 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu dia 11 de fevereiro, a visita da Profª Márcia Malentacchi, que ministrou uma palestra aos alunos que estão cursando os últimos anos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Tecnologia em Gastronomia, sobre os benefícios da Musicoterapia.
A metodologia com abrangência multidisciplinar é uma forma de tratamento que se utiliza da música para proporcionar conforto às pessoas com problemas físicos, emocionais e mentais, que estão em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade, no Campus Urbanova.
A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir, resgatando a ‘afinação’ do indivíduo, de maneira coerente com seu ‘diapasão’ interno.
A melodia trabalha o emocional, a harmonia, o racional e a inteligência; e a força organizadora do ritmo, provoca respostas motoras, que por intermédio da pulsação, dá suporte para a improvisação de movimentos e expressão corporal.
A utilização da música na recuperação do bem estar das pessoas pode ser usada com outras técnicas terapêuticas abrindo novos canais de comunicação.
A palestra foi realizada no Auditório Azul, Bloco 9, no Campus Urbanova, com a participação de mais de cem pessoas, entre alunos, professores e funcionários.

 
 
 

  Projeto Rondon
Municípios: Paranaiguara (GO) e Itacajá (TO)


 
 

O Prof. Alberto e equipe celebram o encerramento dos
trabalhos em Palmas (TO)
 
Duas equipes com seis alunos coordenadas por professores, retornaram dia 8 de fevereiro, das ações realizadas pelo Projeto Rondon 2010, nos municípios de Paranaiguara (GO) e Itacajá (TO).
As equipes permaneceram nas localidades preestabelecidas, de 22 de janeiro a 7 de fevereiro, onde realizaram atividades sócioeducativas voltadas para as áreas de: comunicação, meio ambiente, tecnologia de produção e trabalho.
Acompanharam as equipes, o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, coordenador geral na Univap pelo Projeto Rondon, o Prof. Glauco Putomati e o Prof. MSc. Amilton Damas.
De acordo com o Prof. Alberto, os trabalhos realizados este ano foram extremamente positivos tendo em vista a integração das equipes com das Instituições de Ensino Superior (IES), Faculdade Seama (Macapá) e Anhanguera (Brasília).
Os trabalhos realizados em Itacajá tiveram um diferencial porque é o local onde vive o Povo Kraô, com mais ou menos 2.600 pessoas, distribuídas em várias aldeias, sendo que a mais próxima fica a 7 km de Itacajá, na aldeia Manoel Alves, visitada pela equipe Rondon.

 
 
 

  Central de Material e Esterilização da FCS
Referência no município


 
 
 
A fim de conhecer as normas, rotinas e procedimentos definidos pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), quanto à utilização dos materiais e equipamentos da Central de Material e Esterilização (CME), os funcionários do curso de Odontologia da Unesp de São José dos Campos, Clodoaldo Virgínio de Almeida e Janaína Kamezawa de Andrade, visitaram as instalações da Faculdade, dia 19 de fevereiro.
A indicação da Univap quanto à sua atuação e referência nesta área foi feita pela Drª Juliana Campos Junqueira, membro da Comissão de Biossegurança da Unesp.

 
 
 

  Jogadores do Vôlei de Praia Visitam a Univap
Circuito Banco do Brasil


 
 

 
Os alunos e professores do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA)do Campus Urbanova, receberam dia 25 de fevereiro, a visita de uma equipe de jogadores profissionais do vôlei de praia que estiveram em São José dos Campos, no Circuito do Banco do Brasil.
O objetivo da visita foi divulgar o evento realizado no estacionamento do Shopping Colinas, de 24 a 28 de fevereiro.
Os jogadores foram recebidos nas novas instalações do curso e contaram com a presença de aproximadamente 200 alunos, que receberam camisetas autografadas e foram sorteados com brindes (convites dos jogos e kit de caderno).
Entre os jogadores estavam: Virna e Taiana, Márcio e Fábio Luiz, Lili e Luana, da Seleção Sub 21.
As duplas Larissa/Juliana (CE/PA) e Alison/Ferramenta (ES/RJ) foram as campeãs da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, cuja organização esteve sob a responsabilidade da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), com o apoio da Prefeitura.

 
 
 

  Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira
Módulo: Museus, novas concepções e abordagens


 
 
 
A Profª Fátima Manfredini, Pró-Reitora de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap, a Profª Ângela
Savastano, Diretora Executiva de Projetos do Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de
São José dos Campos, a Profª MSc. Odalice, acompanhada de seu marido, Sr. Walter, e a Profª MSc. Zuleika
S. Sabino Roque, Coordenadora do Curso de Cultura Popular da Univap, na aula do dia 27 de fevereiro
 

A Profª MSc. Odalice Priosti, ministrou dias 27 de fevereiro e 6 de março, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira, o Módulo: Museus, novas concepções e abordagens.
Com vasta experiência em museologia, com ênfase em Ecomuseologia e Museologia Comunitária, a professora atua principalmente, nos temas: ecomuseu, museu comunitário, comunidade, patrimônio, memória social e cultura.

 
 
 

  Aluno da Educação Física é vice-campeão paulista individual de Badminton

 
 
 
O Prof. MSc. Osvaldo Cimaschi, do curso de Educação
Física da Univap, incentivador do esporte, ao lado do
aluno Carlos Henrique
O aluno do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes da Univap, Carlos Henrique de Souza Oliveira, obteve a classificação como Vice-Campeão na categoria: Simples Masculino Sênior B, na 1ª Etapa do Campeonato da Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp).
Realizado no Centro de Praticas Esportivas da USP (Cepeusp), em São Paulo, dias 27 e 28 de fevereiro, Carlos Henrique representa e é coordenador da equipe AJS-COC de Jacareí.
O Badminton é bem parecido com o do tênis. Em vez de uma bola, os atletas jogam com uma peteca para o lado adversário, sem deixar que toque o chão. Quem deixar a peteca encostar ou cair no solo perde o ponto. Do mesmo modo, quando a peteca encosta no corpo de um dos jogadores.
A partida pode ser jogada em duplas ou individualmente e é decidida em uma disputa de melhor de três sets. Vence um set quem marca 21 pontos antes. Havendo um empate por 20 a 20, o competidor que conseguir abrir dois pontos de diferença vence, ou até que alguém chegue a 30 pontos.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap - Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Os candidatos que não participaram da prova tradicional realizada em outubro passado ou mesmo aqueles que participaram, mas que não foram convocados para matrícula, podem participar desta nova etapa, concorrendo a uma vaga dos cursos da Universidade fazendo a sua inscrição para prova agendada.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap abre inscrições para monitoria nas seguintes áreas: Informática; Eletricidade; Eletrônica; Culinária e Corte & Costura

Inscrições na Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social (Propas) – Campus Urbanova – Sala 12 (Prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação - Ceplade e do Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui) – Imediações da Portaria Principal do Campus

Documentos necessários (cópia xerox):

- Cédula de Identidade (RG)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante da Matrícula
- Comprovante do Pagamento das Mensalidades
- Comprovante de Residência

Carga horária/monitoria: 4 horas/dia – De segunda a sexta-feira
Valor mensal da monitoria: R$ 340,00 + Vale Transporte

Enquanto houver vagas
Processo Seletivo - Prova Agendada

Cursos nos Campi: Urbanova, Centro, Aquarius, em São José dos Campos; Villa Branca, em Jacareí e Platanus, em Campos do Jordão

Informações Gerais: 0800-10-0079
Acesse: www.univap.br/seletivo2010
Horário de Atendimento no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Campi: Urbanova, Centro e Villa Branca: das 9h às 20h
Campi: Aquarius e Platanus: das 14h às 20h

Enquanto houver vagas
18º Aniversário da Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

1º de abril
Projeto Rondon – Operações: Julho de 2010

Inscrições Abertas
Acesse: www.univap.br/rondon

Até 9 de abril
Dia do Contabilista

25 de abril
Dia do Jornalista

29 de abril
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

De 25 a 28 de maio
Dia da Imprensa

1º de junho
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Administrador

9 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
Dia do Professor

15 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro