72ª Edição - Ano II
De 1º a 7 de fevereiro/2010
 

  Semana de Integração

 
 
   

As Faculdades a fim de recepcionar calouros e veteranos prepararam programações específicas para integrar, principalmente, os novos estudantes ao ambiente acadêmico. As atividades foram realizadas de 1º a 5 de fevereiro, nos diversos espaços da Universidade.

 
 
 

  Faculdade de Ciências da Saúde

 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde que oferece os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional no Campus Urbanova e Serviço Social no Campus Centro, preparou uma programação específica para os estudantes de cada Campus.
No Campus Urbanova, os alunos foram recepcionados com um café da manhã que foi servido nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade). Já no Campus Centro, os alunos participaram de um coffe-break, no período da noite e assistiram à palestras. Nos dois locais foram realizadas atividades de integração e com palestra de boas-vindas proferida pela diretora, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa.
Além das apresentações de coordenadores de curso e visita em parte das instalações da Universidade, os alunos assistiram palestra de convidados.
Nos dias 4 e 5, a fim de encerrar a Semana de integração, a Faculdade realizou no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova, o Programa Integra-Saúde, com a participação de professores e veteranos que realizaram nos calouros, os exames de: verificação de peso e circunferência abdominal; controle da pressão arterial; glicemia capilar; avaliação ergonômica; teste de memória e rapidez no raciocínio.

 
 
 

  Faculdade de Direito

 
 
A Faculdade de Direito, no Campus Centro, uma das mais tradicionais da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, que completou o seu 56º aniversário, no último dia 2 de janeiro, organizou a Semana de Integração com apresentação do projeto pedagógico, currículo do curso, palestras, exibições de vídeos e, ainda, aula inaugural do semestre.


 
 

Sob a direção do Prof. MSc. Luiz Carlos Andrade de Aquino, a Faculdade procura oferecer aos alunos espaços, dentro e fora da sala de aula, que possibilitem o desenvolvimento de atividades práticas. No decorrer do ano são realizados Julgamentos Simulados, o Júri Penal Simulado, bem como o atendimento e assistência jurídica gratuita à população de baixa renda do município e da região, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica, onde os alunos vivenciam situações jurídicas reais.

 
 
 

  Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

 
 
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação que oferece atualmente nove cursos de graduação (Administração, Ciências Contábeis, Moda, Secretariado Executivo, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Turismo e Ciência da Computação), estabeleceu várias programações a fim de recepcionar os novos alunos. O diretor, Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, ministrou uma palestra no primeiro dia de aula para os novos ingressantes, no Auditório da Faculdade e os coordenadores de curso foram se apresentando no decorrer da semana.


 
 

Dentro da programação, o debate: O futuro da comunicação e a convergência das mídias, foi realizado no Auditório da Reitoria, dias 2 e 3 de fevereiro, a partir das 19h30, com a presença dos convidados: Areta Braga (Diretora - Agência de Imprensa – Grupo Mestra), Elói Moreno, Diretor Artístico - Stéreo Vale FM); Sandro Sereno (Gerente de Engenharia - Rede Vanguarda); Simone Menocchi (Chefe de Reportagem - Rede Vanguarda); Júlio Ottoboni (Jornalista Especializado em Ciência e Tecnologia); Henrique Macedo (Editor de Conteúdo do portal Vnews) e Renato Baccaro de Candia (Diretor da GPM Imagens Especiais).
O debate foi participativo pelo twitter, transmitido ao vivo pela Internet e pelo Canal 14 da TV a cabo da Net.
Na quinta-feira, dia 4, a coordenadora do curso de Secretariado Executivo, Profª MSc. Evanize Visigalli, proferiu uma palestra sobre o tema: Ética nas relações profissionais e acadêmicas. O objetivo foi motivar os alunos para a promoção de um ambiente de maior interação e convivência na Faculdade.

 
 
 

  Retorno às Aulas
Curso de Cultura Popular Brasileira
Pós-Graduação Lato Sensu


 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada iniciou dia 30 de janeiro as aulas do Curso de Cultura Popular Brasileira, do ano letivo de 2010.
Os alunos após discussão teórica, fizeram trabalho de campo no município de Taubaté, na Casa do Figureiro e na Rua da Imaculada.
O módulo Artesanato e Cultura Popular foi ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima, professor adjunto do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é colaborador do Museu de Folclore Edison Carneiro, do então Instituto Nacional do Folclore/Funarte, atual Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan.
No próximo sábado, o Prof. Dr. Alberto Ikeda, iniciará as atividades de uma nova turma, discutindo Políticas Públicas e Cultura Popular.

Nova turma com aulas às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h30min
Inscrições abertas - Informações pelos telefones: (12) 3947-1233 ou 3949-2292
Site: www.posgrau.univap.br

 
 
 

  Núcleo de Atendimento ao Estudante
Tudo Aqui!


 
 

Tudo Aqui - Campus Urbanova, em São José dos Campos
 
Com o início das aulas a procura pelos Núcleos de Atendimento aos Estudantes – Tudo Aqui, dos diversos Campi da Universidade tiveram um aumento considerável de prestação de serviços. Muitos para regulamentar sua situação acadêmica, outros para efetivar matrícula ou mesmo para agendar provas.
Subordinados ao Secretário Geral da Universidade, Eng. Alberto Eugênio Canhoto, os funcionários dos Núcleos estão aptos a atender à comunidade em geral e aos alunos, fornecendo informações, protocolando pedidos, agilizando processos e atendendo aos demais setores da Universidade.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap - Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Os candidatos que não participaram da prova tradicional realizada em outubro passado ou mesmo aqueles que participaram, mas que não foram convocados para matrícula, podem participar desta nova etapa, concorrendo a uma vaga dos cursos da Universidade fazendo a sua inscrição para prova agendada.

 
 
 

  Cursos de Especialização, Extensão e Atualização

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap está com as inscrições abertas para os cursos de Especialização, Extensão e Atualização (Pós-Graduação Lato Sensu). As matrículas deverão ser efetivadas até 26 de fevereiro de 2010.
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância.


Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Cursos Profissionalizantes Gratuitos
Parceria: Univap, Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro


 
 

 
O Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap oferece o total de 360 vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos de: Informática Básica (160 vagas); Eletricidade Básica (80 vagas); Eletricidade Residencial (40 vagas) e Eletrônica Básica (80 vagas).
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente, até o dia 19 de fevereiro, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Eng. Francisco José Longo, 526 – Bairro São Dimas, em São José dos Campos, no prédio do Lions Clube Centro, onde a Univap mantém uma Unidade Fixa de Ensino Profissionalizante.
As aulas terão início dia 1º de março, nos períodos da manhã e da tarde.
A idade mínima para participar dos cursos gratuitos da Univap é de 14 anos. Aqueles com idade entre 14 e 18 anos, deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, para a assinatura dos documentos necessários à matrícula.

Curso / Documentos:

Curso de Eletricidade Básica
Curso de Eletricidade Residencial
Curso de Eletrônica
- Ter concluído o Ensino Fundamental
- Cédula de Identidade
- CPF
Curso de Informática Básica - Cédula de Identidade
- CPF

A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Início das Aulas – Colégio “Univap Platanus” - FVE/Univap – Campos do Jordão

Informações: (12) 3668-9238

8 de fevereiro
Retiro de Carnaval 2010 – Universidades Renovadas

Local: Campus Urbanova – Univap
Av. Shishima Hifumi, 2911

Informações e Reservas:
Rodrigo – Celular: (12) 9719-0385
E-mail: rfumis@yahoo.com.br
Senna – Celular: (12) 8838-1725
E-mail: andersonsene@yahoo.com.br

De 13 a 16 de fevereiro
Inscrições para Cursos Profissionalizantes (Gratuitos)

Curso de Eletricidade Básica
Curso de Eletricidade Residencial
Curso de Eletrônica
Curso de Informática Básica

Informações detalhadas no local de inscrição:
Av. Eng. Francisco José Longo, 526 – São Dimas – São José dos Campos

Até 19 de fevereiro
Faculdade da Terceira Idade – Núcleo de São José dos Campos – Campus Centro

Inscrições: Novos Alunos - Vagas limitadas
Documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência e 1 foto 3x4

As inscrições serão feitas, a partir das 14 horas, por ordem de chegada no seguinte endereço: Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Prédio da Faculdade de Direito do Campus Centro

Início das Aulas: 8 de março (previsão)

26 de fevereiro
Inscrições Abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Atualização e Extensão)

Informações: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

Até 26 de fevereiro
Processo Seletivo - Prova Agendada

Cursos nos Campi: Urbanova, Centro, Aquarius, em São José dos Campos; Villa Branca, em Jacareí e Platanus, em Campos do Jordão

Informações Gerais: 0800-10-0079
Acesse: www.univap.br/seletivo2010
Horário de Atendimento no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Campi: Urbanova, Centro e Villa Branca: das 9h às 20h
Campi: Aquarius e Platanus: das 14h às 20h

Enquanto houver vagas
18º Aniversário da Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

1º de abril
Dia do Enfermeiro

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
VIII Congresso de Saúde e Qualidade de Vida – Cone Leste Paulista

De 25 a 27 de maio
Festa Junina – Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde – Bloco 7

23 de junho
47º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro