70ª Edição - Ano II
De 18 a 24 de janeiro/2010
 

  Projeto Rondon
Equipes da Univap atuarão nos Estados de Goiás e Tocantins


 
 

A equipe que trabalhou no município de Cerro Branco,
Rio Grande do Sul, em 2009
 
Duas equipes com seis alunos acompanhados de dois professores cada uma, embarcaram sexta-feira, dia 22 de janeiro para as ações do Projeto Rondon 2010 e retornam dia 8 de fevereiro, para São José dos Campos.
As equipes realizarão atividades sócioeducativas voltadas para as áreas de comunicação, meio ambiente, tecnologia de produção e trabalho, nos municípios de Paranaiguara (GO) e Itacajá (TO).
Os professores Glauco Putomatti, do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes (FEA), e Vanessa Mangialardo, do curso de Turismo, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), acompanharão os trabalhos no Estado de Goiás; já os professores Amilton Damas, do curso de Artes Visuais, e Alberto Resende Monteiro, do curso de Ciências Biológicas, ambos da Faculdade de Educação e Artes (FEA), atuarão em Itacajá (TO).
Cabe ao Ministério da Defesa (Aeronáutica, Exército, Marinha) todo o apoio logístico quanto ao transporte às longas distâncias e às prefeituras dos municípios, o alojamento, alimentação e transporte das equipes nas comunidades.

 
 
 

  Odontologia Preventiva e o Diabetes
Palestra


 
 
 
Celina D’Alessandro Mendes Barreto, Presidente do
Rotary Club de Caçapava, as alunas Danila e Selize da
Univap e Nelson Miranda Barreto, Presidente da
Associação dos Diabéticos de Caçapava
As alunas Danila Xênia de Miranda Matos e Selize Melo da Silva, do 4º semestre (2º ano), do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a convite da Associação dos Diabéticos de Caçapava, realizaram no final do ano passado (novembro), uma palestra na sede do Rotary Club Internacional, no município.
Odontologia Preventiva e o Diabetes foi o tema desenvolvido pelas alunas, cujo objetivo foi orientar e esclarecer dúvidas, para que as pessoas acometidas pela Diabete, possam ter uma melhor qualidade de vida.
Assistiram à referida palestra cerca de quarenta e cinco pessoas convidadas pela Associação.

 
 
 

  Início das Aulas na FVE/Univap

 
 
   

As aulas na Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), dos Colégios: “Antônio Teixeira Fernandes”, “Univap Aquarius”, “Villa Branca”, “Platanus” e da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho”, terão início em fevereiro.

 
 
 

  Educação e Cidadania

 
 
   

O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
As antigas brincadeiras de mau gosto perderam espaço e hoje o que vale é a solidariedade e o companheirismo.
A Universidade estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

   
Trote solidário em fevereiro de 2009

 
 
 

  Projeto Amor e Vida

 
 

 
Os alunos do 4º semestre (2º ano) do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Regina Marcondes, Léo Perale Neto, Gabriel Andrade Cequeira e Nathalia Marton, participaram no final do ano passado (novembro), das atividades realizadas pelo Projeto Amor e Vida, no bairro Campos Elíseos e no Largo Coração de Jesus, em São Paulo.
As ações solidárias foram desenvolvidas na Igreja Apostólica Batista Philadélfia, onde estudantes e profissionais de: Odontologia, Enfermagem Psicanálise, Cabeleireiros, Advogados, entre outros, ministraram atendimento e deram orientações quanto à prevenção de doenças, promoveram atividades culturais, de orientações jurídicas e espirituais.
Na ocasião foram atendidas aproximadamente 120 pessoas carentes de recursos financeiros, entre crianças, jovens e idosos.

 
 
 

  Colégio Univap Platanus
Ensino Médio – Cursos Técnicos – Educação Profissional


 
 
 
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, oferece no município de Campos do Jordão a partir de fevereiro de 2010, o Ensino Médio, Cursos Técnicos e a Educação Profissional.
O Ensino Médio com a duração de 6 semestres (3.600 horas-aula) terá aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.
Os Cursos Técnicos em: Hospedagem (1.320 horas-aula); Guia de Turismo (1.240 horas-aula) e Informática (1.280 horas-aula) terão aulas três vezes por semana, das 13h30min às 17h30min. O Valor das mensalidades do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos será de R$ 198,00 (com pagamento até o dia 10 de cada mês) ou R$ 225,00 (para pagamento após o dia 10 de cada mês).

 
 
 

  Processo Seletivo Univap - Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Os candidatos que não participaram da prova tradicional realizada em outubro passado ou mesmo aqueles que participaram, mas que não foram convocados para matrícula, podem participar desta nova etapa, concorrendo a uma vaga dos cursos da Universidade fazendo a sua inscrição para prova agendada.

 
 
 

  Cursos de Especialização, Extensão e Atualização

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap está com as inscrições abertas para os cursos de Especialização, Extensão e Atualização (Pós-Graduação Lato Sensu). As matrículas deverão ser efetivadas até 26 de fevereiro de 2010.
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância.


Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.

 
 
 

  Cursos Profissionalizantes Gratuitos
Parceria: Univap, Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro


 
 

 
O Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap oferece o total de 360 vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos de: Informática Básica (160 vagas); Eletricidade Básica (80 vagas); Eletricidade Residencial (40 vagas) e Eletrônica Básica (80 vagas).
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente, até o dia 19 de fevereiro, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Eng. Francisco José Longo, 526 – Bairro São Dimas, em São José dos Campos, no prédio do Lions Clube Centro, onde a Univap mantém uma Unidade Fixa de Ensino Profissionalizante.
As aulas terão início dia 1º de março, nos períodos da manhã e da tarde.
A idade mínima para participar dos cursos gratuitos da Univap é de 14 anos. Aqueles com idade entre 14 e 18 anos, deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, para a assinatura dos documentos necessários à matrícula.

Curso / Documentos:

Curso de Eletricidade Básica
Curso de Eletricidade Residencial
Curso de Eletrônica
- Ter concluído o Ensino Fundamental
- Cédula de Identidade
- CPF
Curso de Informática Básica - Cédula de Identidade
- CPF

A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições para Cursos Profissionalizantes (Gratuitos)

Curso de Eletricidade Básica
Curso de Eletricidade Residencial
Curso de Eletrônica
Curso de Informática Básica

Informações detalhadas no local de inscrição:
Av. Eng. Francisco José Longo, 526 – São Dimas – São José dos Campos

Até 19 de janeiro
Inscrições Abertas – Processo Seletivo 2010 – Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

Informações: (12) 3947-1129

Até 30 de janeiro
Início das Aulas
(Todos os Cursos Superiores – Graduação - FVE/Univap)

Todos os Campi da Universidade

1º de fevereiro
Início das Aulas – Colégio Técnico “Univap Villa Branca” – FVE/Univap – Jacareí

Informações: (12) 3958-4000 – ramais 11 e 12

1º e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” - FVE/Univap – São José dos Campos

Informações: (12) 3928-9814 – 3928-9816 ou 3928-9830

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio “Univap Aquarius” - FVE/Univap – São José dos Campos

Informações: (12) 3923-9090

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho” - FVE/Univap – São José dos Campos
(Ensino Fundamental – A partir de 5 anos de idade)

Informações: (12) 3928-9805 – 3928-9808

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio “Univap Platanus” - FVE/Univap – Campos do Jordão

Informações: (12) 3668-9238

8 de fevereiro
Inscrições Abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Atualização e Extensão)

Informações: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

Até 26 de fevereiro
Processo Seletivo - Prova Agendada

Cursos nos Campi: Urbanova, Centro, Aquarius, em São José dos Campos; Villa Branca, em Jacareí e Platanus, em Campos do Jordão

Informações Gerais: 0800-10-0079
Acesse: www.univap.br/seletivo2010
Horário de Atendimento no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Campi: Urbanova, Centro e Villa Branca: das 9h às 20h
Campi: Aquarius e Platanus: das 14h às 20h

Enquanto houver vagas
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro