69ª Edição - Ano II
De 11 a 17 de janeiro/2010
 

  Início das Aulas na FVE/Univap

 
 
   

As aulas na Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), dos Colégios: “Antônio Teixeira Fernandes”, “Univap Aquarius”, “Villa Branca”, “Platanus” e da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho”, terão início em fevereiro.

 
 
 

  Colégio Univap Platanus
Ensino Médio – Cursos Técnicos – Educação Profissional


 
 
 
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, oferece no município de Campos do Jordão a partir de fevereiro de 2010, o Ensino Médio, Cursos Técnicos e a Educação Profissional.
O Ensino Médio com a duração de 6 semestres (3.600 horas-aula) terá aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.
Os Cursos Técnicos em: Hospedagem (1.320 horas-aula); Guia de Turismo (1.240 horas-aula) e Informática (1.280 horas-aula) terão aulas três vezes por semana, das 13h30min às 17h30min. O Valor das mensalidades do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos será de R$ 198,00 (com pagamento até o dia 10 de cada mês) ou R$ 225,00 (para pagamento após o dia 10 de cada mês).

 
 
 

  Educação e Cidadania

 
 
   

O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
As antigas brincadeiras de mau gosto perderam espaço e hoje o que vale é a solidariedade e o companheirismo.
A Universidade estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

   
Trote solidário em fevereiro de 2009

 
 
 

  Processo Seletivo Univap - Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Os candidatos que não participaram da prova tradicional realizada em outubro passado ou mesmo aqueles que participaram, mas que não foram convocados para matrícula, podem participar desta nova etapa, concorrendo a uma vaga dos cursos da Universidade fazendo a sua inscrição para prova agendada.

 
 
 

  Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.

 
 
 

  Cursos Profissionalizantes Gratuitos
Parceria: Univap, Diocese de São José dos Campos e Lions Clube Centro


 
 

 
O Projeto Social Vale a Pena Viver da Univap oferece o total de 360 vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos de: Informática Básica (160 vagas); Eletricidade Básica (80 vagas); Eletricidade Residencial (40 vagas) e Eletrônica Básica (80 vagas).
As inscrições poderão ser feitas, pessoalmente, até o dia 19 de fevereiro, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Eng. Francisco José Longo, 526 – Bairro São Dimas, em São José dos Campos, no prédio do Lions Clube Centro, onde a Univap mantém uma Unidade Fixa de Ensino Profissionalizante.
As aulas terão início dia 1º de março, nos períodos da manhã e da tarde.
A idade mínima para participar dos cursos gratuitos da Univap é de 14 anos. Aqueles com idade entre 14 e 18 anos, deverão comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis, para a assinatura dos documentos necessários à matrícula.

Curso / Documentos:

Curso de Eletricidade Básica
Curso de Eletricidade Residencial
Curso de Eletrônica
- Ter concluído o Ensino Fundamental
- Cédula de Identidade
- CPF
Curso de Informática Básica - Cédula de Identidade
- CPF

A Coordenadoria do Projeto Social não efetivará a matrícula se o interessado (a) não apresentar todos os documentos exigidos.

 
 
 

  AirMod Consulting
Uma empresa incubada especializada em projetos aeronáuticos


 
 
 
A Incubadora Tecnológica Univap possui atualmente nove empresas incubadas, entre elas, a AirMod Consulting especializada em engenharia e projetos, consultoria e serviços aeronáuticos para aviões comerciais, executivos e de defesa.
A empresa, além de prestar serviços na área de tecnologia aeronáutica, busca também colaborar com os seus clientes na redução de custos na contratação de mão-de-obra especializada.
A AirMod vem trabalhando com intensidade para tornar-se conhecida e ser uma opção de negócios no mercado de serviços aeronáuticos.



 
 
 

  Ano Internacional da Biodiversidade vai discutir extinção de espécies
Lançamento oficial do ano aconteceu dia 11 de janeiro, em Berlim, Alemanha


 
 

 
Apesar de 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade, não há muito o que comemorar.
Pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo.
Segundo o secretário da Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU, Oliver Hillel, o lançamento das atividades pelas Nações Unidas na última segunda-feira (11/1), em Berlim, na Alemanha, e no Brasil, (8/1), em Curitiba, servem para colocar o tema no foco das discussões.
Ele reforça que, junto com a questão das mudanças climáticas, a perda da biodiversidade é o maior desafio para a humanidade atualmente. Por isso, durante este ano, serão promovidas atividades em todo o mundo para conscientizar a população.
"Estamos perdendo essa biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a taxa normal na história da terra. Então, de acordo com as previsões dos cientistas, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Hoje esse número é de 36%."

 
 
 

  Jornal Univap pela Rádio Mensagem

 
 
 
A Univap mantém a população informada sobre os cursos e eventos da Universidade por intermédio do Jornal Univap, veiculado na Rádio Mensagem AM 1.470.
A montagem e locução do programa gravado no Laboratório Didático de Rádio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação no Campus Urbanova, em São José dos Campos, começaram a ser realizadas a partir do mês de agosto, pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade, sob a supervisão técnica do Prof. MSc. Celso Meneguetti e responsabilidade jornalística de Sylvia Leds, da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica.


 
Participam atualmente das gravações dos programas, os alunos do 3º ano, Felipe Melo e Tatiana Siqueira.
O Jornal Univap é um programa de rádio que dá oportunidade aos alunos de colocarem em prática as técnicas e teorias aprendidas em sala de aula.
Veiculado todos os sábados a partir das 7h30, o programa contém notícias, dicas de saúde e entretenimento.

Ouça o Jornal Univap pela Rádio Mensagem de Jacareí – AM 1470
Faça sua sugestão pelo e-mail: ouvinte@univap.br
Telefone: (12) 3947-1080

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições Abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização, Atualização e Extensão)

Informações: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

Até 25 de janeiro
Inscrições Abertas – Processo Seletivo 2010 – Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

Informações: (12) 3947-1129

Até 30 de janeiro
Início das Aulas
(Todos os Cursos Superiores – Graduação - FVE/Univap)

Todos os Campi da Universidade

1º de fevereiro
Início das Aulas – Colégio Técnico “Univap Villa Branca” – FVE/Univap – Jacareí

Informações: (12) 3958-4000 – ramais 11 e 12

1º e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” - FVE/Univap – São José dos Campos

Informações: (12) 3928-9814 – 3928-9816 ou 3928-9830

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio “Univap Aquarius” - FVE/Univap – São José dos Campos

Informações: (12) 3923-9090

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho” - FVE/Univap – São José dos Campos
(Ensino Fundamental – A partir de 5 anos de idade)

Informações: (12) 3928-9805 – 3928-9808

2 e 3 de fevereiro
Início das Aulas – Colégio “Univap Platanus” - FVE/Univap – Campos do Jordão

Informações: (12) 3668-9238

8 de fevereiro
Processo Seletivo - Prova Agendada

Cursos nos Campi: Urbanova, Centro, Aquarius, em São José dos Campos; Villa Branca, em Jacareí e Platanus, em Campos do Jordão

Informações Gerais: 0800-10-0079
Acesse: www.univap.br/seletivo2010
Horário de Atendimento no Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Campi: Urbanova, Centro e Villa Branca: das 9h às 20h
Campi: Aquarius e Platanus: das 14h às 20h

Enquanto houver vagas
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

21 e 22 de outubro