68ª Edição - Ano II
De 4 a 10 de janeiro/2010
 

  Educação e Cidadania

 
 
   

O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
As antigas brincadeiras de mau gosto perderam espaço e hoje o que vale é a solidariedade e o companheirismo.
A Universidade estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

   
Trote solidário em fevereiro de 2009

 
 
 

  MEC credencia Colégio Técnico da FVE/Univap para Educação a Distância

 
 
 
O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da Câmara de Educação Básica (CEB), publicou no Diário Oficial Estado de São Paulo, dia 17 de dezembro de 2009, o credenciamento do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes para oferecer cursos do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante a Distância.
O Colégio localizado em São José dos Campos é administrado pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
O Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Meteorologia é o primeiro curso na modalidade a distância a ser oferecido no país e pelo Colégio da FVE/Univap.
Sob a coordenação pedagógica dos Professores Mestres: Ana Catarina F. Perrella e Jojhy Sakuragi, o curso a distância será oferecido por intermédio da Univap Virtual, que já administra o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo Científico e inúmeras disciplinas dos cursos de graduação a distância.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap - Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Os candidatos que não participaram da prova tradicional realizada em outubro passado ou mesmo aqueles que participaram, mas que não foram convocados para matrícula, podem participar desta nova etapa, concorrendo a uma vaga dos cursos da Universidade fazendo a sua inscrição para prova agendada.

 
 
 

  Novo sistema de bafômetro poderá reduzir acidentes
Se a pessoa estiver alcoolizada o carro não funciona


 
 

O equipamento
 
Pesquisadores do laboratório de desenvolvimento tecnológico e de inovação – Probes, instalado no Parque Tecnológico Univap, em São José dos Campos, desenvolveram um novo aparelho que instalado em veículos poderá diminuir o índice de acidentes por embriaguez nas estradas.
O novo sistema digital é acionado automaticamente junto à ignição de partida do veículo que solicita ao motorista que faça um teste do índice alcoólico no organismo. Se não houver presença de álcool o carro liga imediatamente, se houver índice no ar exalado dos pulmões, o veículo não funciona.
Outro fator interessante é que este equipamento não exige que a pessoa coloque na boca os artefatos plásticos descartáveis. Apenas um sopro, mesmo que distante, avalia o estado de alccolemia do usuário do veículo. Se o teste der positivo, o condutor deverá aguardar pelo menos uma hora, para se submeter a um novo teste.
Após ser liberado pelo sistema bafômetro de detecção alcoólica, o carro entra em funcionamento, mas solicitará ao condutor que realize novo re-teste, e em horários aleatórios.

 
 
 

  Ex-empresa incubada participa e ganha licitação
Especializada em geoprocessamento prestará serviços ao IBGE


 
 
 
A empresa Geo Pixel que iniciou suas atividades na Incubadora Tecnológica Univap, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, em janeiro de 2008, participou de uma licitação em novembro do ano passado, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e venceu a concorrência para oferecer serviços de: mapeamentos sistemático e temático, processamento digital de imagens via satélite, cartografia e desenvolvimento de projetos GIS (Geographic Information System).
A Geo Pixel desenvolverá um projeto específico para o Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), setor responsável pelo planejamento, coordenação e execução de informações aos usuários que buscam dados no IBGE. O projeto orçado em R$ 1,5 milhão consiste basicamente na atualização cartográfica de áreas da Amazônia Legal.
Devido às exigências para a execução deste serviço a empresa graduou-se com antecedência da Incubadora e atualmente ocupa um conjunto de salas em prédio localizado na área central do município e deverá nos próximos meses contratar mão-de-obra especializada para cumprir as etapas do referido projeto.

 
 
 

  Matrículas para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico
Escola e Colégios da FVE/Univap


 
 
   



 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.

 
 
 

  Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Inscrições abertas para o curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
Pós-Graduação Lato Sensu - Univap


 
 
 
Com objetivo de definir a identidade cultural do País, por intermédio de estudos das práticas culturais populares existentes na sociedade e de pesquisas das manifestações espontâneas, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre inscrições para as novas turmas do curso de Especialização de Cultura Popular Brasileira.
O curso conta com o apoio do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e é direcionado para profissionais com formação superior que atuam nos sistemas de Educação, Saúde, Comunicação e áreas afins.
Com a duração de 392 horas/aula, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as aulas são ministradas no prédio da Pós-Graduação Lato Sensu, Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Durante o curso são abordados os seguintes temas: Cultura em diversos olhares: viés histórico e antropológico; Uma problemática conceitual: fronteiras entre o erudito e o popular; Patrimônios Culturais: material, imaterial e natural; Lugares de Memória: disputas sobre o patrimônio; Carta do Folclore, elaboração e revisão; Música, Arte, Dança, Literatura, Religiosidade na perspectiva da Cultura Popular Brasileira; Territorialidade; Memória, Identidade, entre outros.

Inscrições: www.posgrau.univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1232.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos
21 e 22 de outubro