110ª Edição - Ano III
De 6 a 12 de dezembro/2010
 

  Aluna do Serviço Social é a 4ª Colocada em Concurso Público de Jacareí

 
 
 
A aluna Suzanne Maria Corrá de Oliveira, do 8° período semestral (4º ano) do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foi classificada em 4º lugar para a vaga de Assistente Social, na Prefeitura do Município de Jacareí.
A classificação dos candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Jacareí foi publicada no Boletim Oficial do Município nº 713, edição de 1º de dezembro de 2010.
Na prova com 50 questões, Suzanne obteve as seguintes pontuações: Conhecimentos Específicos (34); Língua Portuguesa (12); Conhecimentos Gerais (8) e Legislação (10), totalizando 64 pontos.
Para o coordenador do curso de Serviço Social da Univap, Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, a aluna concorreu a 12 vagas disponíveis, com aproximadamente 500 inscritos. “Esta classificação demonstra suas qualidades, sua dedicação aos estudos e o bom aproveitamento das aulas, além de afirmar e testemunhar a atualização do curso e de seu corpo docente” enfatiza o professor.
As provas foram realizadas no último dia 21 novembro em 16 escolas (públicas e particulares) da cidade.
De acordo com informações da Secretaria de Administração, o início da convocação dos aprovados está previsto para a primeira semana de janeiro.

Em e-mail destinado ao coordenador do curso, a aluna diz:

Boa tarde, Professor Geraldo!

É com muita alegria que informo que dentre 487 inscritos no concurso de Jacareí passei em "4º lugar" para o preenchimento de 12 vagas para o cargo de Assistente Social. Fui também a candidata que acertou o maior número de questões de Conhecimentos Específicos do Serviço Social.

Agradeço a todos os professores do curso que contribuíram direta e indiretamente para esta conquista!

Atenciosamente

Suzanne Maria Corrá de Oliveira
Serviço Social, 4º ano - noturno

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jacareí e curso de Serviço Social/FCS

 
 
 

  Concurso Literário da Academia Jacarehyense de Letras

 
 
 
Karla, a Profª Rúbia, Lídia e Milena, durante a
cerimônia de premiação na Câmara Municipal de
Jacareí
As alunas Karla Dias, Lídia Pereira Veras e Milena de Andrade Souto, do 3º ano do Colégio Técnico Univap Villa Branca, participaram e foram classificadas no Concurso Literário: Troféu Jacaré de Poesias, Contos e Crônicas, realizado pela Academia Jacarehyense de Letras.
As estudantes classificadas no concurso receberam orientações da Profª Rúbia Vieira, da disciplina Leitura e Produção de Texto.
A cerimônia de premiação foi realizada dia 4 de dezembro, na Câmara Municipal de Jacareí, onde a coletânea publicada com 10 classificados de cada categoria foi entregue aos participantes com medalhas de Menção Honrosa.
As alunas classificadas no concurso foram:

Karla Dias (Química)
Obra: O grande dia
Gênero: Conto

Lídia Pereira Veras (Administração de Empresas)                   Milena de Andrade Souto (Informática)
Obra: A lição da bananeira                                                              Obra: Liberte-se
Gênero: Crônica                                                                                Gênero: Crônica


 
 
 

  1º Congresso Internacional do Envelhecimento

 
 
 
A equipe da Univap presente no Congresso
A Profª MSc. Naya Prado Fernandes Francisco, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional (T.O) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou com algumas alunas, do 1º Congresso Internacional do Envelhecimento, realizado dias 19 e 20 de outubro, no Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos.
O Congresso apresentou os mais recentes estudos sobre as questões e desafios do envelhecimento global para o século XXI.
Os seminários apresentados durante o Congresso fizeram abordagem às seguintes temáticas: Desafios do Envelhecimento no Futuro; Envelhecimento e Educação: Ações para o Século XXI; Inclusão de Idosos numa Sociedade de Desigualdades; Tecnologia Assistiva para Idosos Dependentes e Cidade Amiga do Idoso.
Além dos seminários também foram realizados fóruns e palestras sobre os serviços oferecidos para a população idosa e cerimônia de lançamento da campanha: Serviço Amigo do Idoso, que consiste em uma série de ações voltadas ao melhor atendimento ao idoso no município que serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria de Imprensa da SDS/Casa do Idoso/FCS
 
 
 

  Formatura e Show da Terceira Idade

 
 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap para encerrar as atividades do ano letivo realizou dois eventos, dias 24 e 25 de novembro.
No dia 24, houve a cerimônia de formatura dos alunos concluintes do curso do Centro de Extensão e Atualização Cultural (CEAC), que aprofundaram o seu conhecimento por intermédio das disciplinas de Conhecimentos Gerais, Direito e Cidadania, Psicologia, História, Qualidade de Vida, Gerontologia, Português e Literatura, entre outros.


   
 

No dia 25, a partir das 19 horas, foi realizado um show organizado por professores e alunos das oficinas de expressões sensíveis, como apresentação de dança, música, poesia e encenação, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.


 
 

Assistiram a apresentação do show aproximadamente 500 pessoas que doaram brinquedos que serão distribuídos nas entidades assistenciais do município.


 
 
 

  Missa de Ação de Graças

 
 
A Missa de Ação de Graças, realizada dia 10 de dezembro, às 10 horas, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, contou com a presença de conselheiros, professores, funcionários, alunos, amigos e convidados.


 
A celebração da Missa
 
Parte do público presente
 
O coral

Presidida pelo Padre João Carlos Almeida, popularmente e carinhosamente conhecido por Padre Joãozinho, a celebração obteve apoio do Diácono Álvaro Vantine e dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, Roque Mendes e Rossano Marello.
Os cânticos durante a Missa foram entoados pelo coral de João Anastácio Rosa.


Padre Joãozinho
 
O café da manhã oferecido pelo
Banco Santander
 
O Reitor, Prof. Dr. Baptista
Gargione Filho, faz os
agradecimentos

Na homilia, além da explicação do evangelho, o celebrante cantou músicas de sua autoria que levaram os presentes a refletir sobre esse período natalino.
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, ao final da celebração fez os agradecimentos desejando paz e prosperidade a todos os presentes.


 
 
 

  Participação do Subprojeto de Física em Feira de Ciências

 
 
 
O Universo em Evolução foi o tema da exposição na Escola Estadual Dr. Pedro Mascarenhas em Eugênio de Melo, organizada pela equipe do subprojeto em Física do Pibid/Univap, coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes com a participação de sete alunos/bolsistas das Licenciaturas de Física e Matemática da Universidade.
A exposição com 21 painéis doados pelo Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas da Univap, foi visitada no dia 3 de dezembro, por alunos e professores da Escola e membros da comunidade.
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), sob a responsabilidade geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa com duração de dois anos (agosto de 2010 a julho de 2012), tem como objetivo principal a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores, assim como promover a integração entre educação superior e educação básica, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

 
 
 

  Resultado da Campanha On-Line do Processo Seletivo 2011

 
 
 
Claudinei indicou 1994 pessoas e foi um dos
ganhadores do Notebook HP
A Univap, a fim de melhor divulgar o Processo Seletivo 2011, firmou no mês de setembro passado, uma parceria com a empresa RedeAlumni para realizar a campanha publicitária via Internet para alunos e ex-alunos da Universidade, sob o slogan: “Quem é da Univap divulga o vestibular para seus amigos”.
O aluno ou ex-aluno que recomendasse a participação no Processo Seletivo 2011 da Univap, estava inscrito para concorrer a sorteios de prêmios.
A empresa divulga por intermédio do Informativo Diálogo, os nomes dos premiados e que receberão dois Notebooks HP e um Smartphone.
Os ganhadores da promoção foram: Déborah Cristina Ribeiro (1 Notebook HP); Claudinei Dias de Araújo (1 Notebook HP) e Lília Raquel de Souza (1 Smartphone).
A RedeAlumuni e a Comissão do Processo Seletivo da Univap agradecem a participação de todos os alunos e ex-alunos da Universidade e parabenizam os ganhadores dos equipamentos eletrônicos.

Informações detalhadas: http://vestibular.univap.net ou pelo e-mail: vestibular@univap.net

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 21 de dezembro.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564), foi pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.

Dica de Filme
Michelangelo – Agonia e Êxtase


Ficção baseada na história de vida do maior artista da Renascença Italiana, Michelangelo. Ela descreve a determinação de Michelangelo de se tornar um artista desde tenra idade, sendo discípulo do pintor de afrescos Ghirlandaio e do escultor Bertoldo di Giovanni. Sua paixão por esculturas de mármore é vista em seu êxtase quando ele está esculpindo blocos de mármore e sua agonia quando ele é incapaz de colocar suas mãos num bloco de mármore. Além de ser um grande escultor, Michelangelo também foi um pintor revolucionário. A sua agonia de ficar deitado por horas, de costas, pintando o teto, com tinta pingando na sua barba e nos seus olhos é descrita em detalhes. Era ambicioso como artista, desejando ouvir de outros que somente ele era o melhor artista. Michelangelo tinha muito ciúme do sucesso de Leonardo da Vinci, e frequentemente discutia com ele quando se encontravam em público. Ele também tinha muito ciúme de Rafael porque ele era tão famoso quanto Michelangelo durante aquele tempo. A Agonia e o Êxtase é uma agradável obra de ficção que lhe inspirará a aprender mais sobre arte e escultura.
Baseado no livro de Irving Stone, Agonia e Êxtase mostra a relação de conflito e amizade de dois homens – Michelangelo que vive para a arte e o papa para Deus – em torno de sua magnífica obra de arte. Contemplando a obra de arte finalizada, o próprio papa reconhece em Michelangelo um verdadeiro sacerdote de Deus e da arte.

Ficha Técnica do Filme
Título Original: The agony and the ecstasy
Ano: 1965
Direção: Carol Reed
País: USA
Gênero: Drama, Biografia
Duração: 138 min
Elenco:
Charlton Heston.....Michelangelo Buonarroti
Rex Harrison..........Papa Júlio II
Diane Cilento.........Condessa de Médici
Harry Andrews......Donato Bramante
Alberto Lupo.........Duque de Urbino
Adolfo Celi............Cardeal João de Médici
Tomas Milian.........Raphael
Venantino Venantini...Paris De Grassis
John Stacy..............Sangallo
Fausto Tozzi..........Contramestre

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Alsace Francia
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Tamara de Lempicka
Um Presente para Ciccillo
Norman Rockwell
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Fusca
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Astronomia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Velásquez – Schiele – Canaletto
Esculturas de Michelangelo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Francisco Rebolo
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Flores de Cactus e Orquídeas


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

Fonte: http://www.google.com/search?q=Michelangelo+di+Lodovico+Buonarroti+Simoni

 
 
 

  Inscrições Abertas Operações de Julho do Projeto Rondon

 
 
   

A Universidade começou a receber a partir do dia 3 de dezembro de 2010, por intermédio do site: www.univap.br as inscrições dos alunos interessados em participar do Projeto Rondon no mês de julho de 2011, nas Operações: Peixe-boi (AM), Oiapoque (AP), Arara Azul (MS) e Tuiuiú (MT).

Informações: (12) 3947-1082

 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e no Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (15), cujo Edital completo será publicado em breve no site da Univap. No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (10 vagas).

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde
O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.

A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.





Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 

  Cartão de Natal - Equipe do Informatívo Diálogo