109ª Edição - Ano III
De 29 de novembro a 5 de dezembro/2010
 

  MEC/Inep avalia cursos da Univap

 
 
 
Biomedicina - Laboratório de Parasitologia e Urinálise
O Ministério da Educação (MEC) por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enviou este ano, cinco comissões para avaliar e reconhecer os cursos de graduação de: Biomedicina, Farmácia e Nutrição no Campus Urbanova, em São José dos Campos, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Química (Licenciatura) e Química (Bacharelado), Campus Villa Branca, em Jacareí, da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
Cada comissão composta por dois avaliadores realizou visita in loco para verificar a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
A atribuição de pontuação, segundo padrões de referência (ou critérios) relativos aos conceitos de 1 a 5 previstos em Lei, é feita de modo direto, em três estágios: a) atribuição de conceito a cada um dos indicadores; b) atribuição de conceito a cada uma das categorias; c) atribuição de conceito final do curso (conceito máximo igual a 5).

 
 
 

  I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho e I Curso sobre o Impacto SAT/FAP/NTEP

 
 
 
Abertura oficial do evento no Ceplade
A Univap sediou o I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho e o I Curso sobre o Impacto SAT/FAP/NTEP, realizado dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Organizado pela Cenacon – Centro Nacional de Congressos – em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o Congresso reuniu nos dois dias de eventos, dezenas de especialistas que ministraram palestras científicas nas áreas de Fisioterapia; Enfermagem; Medicina e Saúde Ocupacional; Engenharia e Técnicas de Segurança do Trabalho – Engenharia e Técnicas Ambientais; Gestão sobre FAP, SAT e NTEP.
Fizeram parte da abertura oficial do evento, Rafael de Souza Oliveira, Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho da Tecnoseg Higiene e Segurança do Trabalho Ltda., o Dr. José Maurício Borba Gonçalves, Presidente do Congresso, Marcus Barbosa Almeida, Fisioterapeuta Ergonomista, da Ergo Quality, Lívia Rezende Dias, Fisioterapeuta Coordenadora, da Equilibrare Evolua SJC e Andréa Peralva, Representante da Segmed, em São José dos Campos.

 
 
 

  Resultado da Campanha On-Line do Processo Seletivo 2011

 
 
 
A Univap, a fim de melhor divulgar o Processo Seletivo 2011, firmou no mês de setembro passado, uma parceria com a empresa RedeAlumni para realizar a campanha publicitária via Internet para alunos e ex-alunos da Universidade, sob o slogan: “Quem é da Univap divulga o vestibular para seus amigos”.
O aluno ou ex-aluno que recomendasse a participação no Processo Seletivo 2011 da Univap, estava inscrito para concorrer a sorteios de prêmios.
A empresa divulga por intermédio do Informativo Diálogo, os nomes dos premiados e que receberão dois Notebooks HP e um Smartphone.
Os ganhadores da promoção foram: Déborah Cristina Ribeiro (1 Notebook HP); Claudinei Dias de Araújo (1 Notebook HP) e Lília Raquel de Souza (1 Smartphone).
A RedeAlumuni e a Comissão do Processo Seletivo da Univap agradecem a participação de todos os alunos e ex-alunos da Universidade e parabenizam os ganhadores dos equipamentos eletrônicos.

Informações detalhadas: http://vestibular.univap.net ou pelo e-mail: vestibular@univap.net

 
 
 

  Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise

 
 
 
MEV – Microscopia Eletrônica de Varredura -
Laboratório de Caracterização de Materiais. (IP&D)
A Univap inicia em 2011 o Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise. No total serão 15 vagas disponíveis e destinadas a profissionais de nível superior que queiram atuar no setor produtivo e/ou desenvolvimento tecnológico na área de materiais e catálise.
O curso de mestrado profissional está constituído por um conjunto de disciplinas, atividades didáticas e de pesquisa que possibilitam o estudo, o desenvolvimento, o processamento e a caracterização de materiais metálicos, cerâmicos, compósitos e poliméricos, bem como o aprofundamento do estudo da relação de microestrutura e propriedades mecânicas desses materiais que poderão apontar diversas aplicações.

 
 
 

  Alunos da Escola Estadual Major Miguel Naked visitam a Univap

 
 
A Univap recebeu dia 1º de dezembro, no período da manhã, a visita de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Major Miguel Naked, localizada no Jardim Morumbi, em São José dos Campos, acompanhados da Diretora da Escola, Profª Lucínia de Oliveira Cimaschi.


 

O objetivo da visita foi conhecer as instalações do Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, e os cursos de: Educação Física (Faculdade de Educação e Artes), Odontologia (Faculdade de Ciências da Saúde), Engenharias (Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo, a TV Univap e o Borboletário (Centro de Estudos da Natureza).


 

Na Universidade, os visitantes foram recepcionados pelo Prof. MSc. Osvaldo Enrique Cimaschi, docente do curso de Educação Física (FEA).


 
 
 

  Processo Seletivo – Nova Etapa: Prova Agendada

 
 
   

O Processo Seletivo Univap por meio de prova agendada é um dos mecanismos pelo qual estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter acesso aos cursos da Educação Superior em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, onde a Universidade possui seus Campi e oferece cursos de Graduação e cursos Superiores de Tecnologia.
Para participar da prova, o interessado deverá efetuar a sua inscrição por intermédio do preenchimento da Ficha de Inscrição e imprimir o boleto para pagamento da taxa (ambos os documentos disponíveis no site: www.univap.br/seletivo2011). Dois dias úteis após ter efetuado o pagamento o candidato poderá agendar o dia e hora da prova, por telefone, no local escolhido para frequentar o curso.

 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e no Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (15), cujo Edital completo será publicado em breve no site da Univap. No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (10 vagas).

 
 
 

  1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

 
 
O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o 1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade, com objetivo de promover a interação entre profissionais da área e o meio acadêmico.


A equipe de alunos e professores
 
Vista parcial da apresentação dos
trabalhos
 
Avaliação dos trabalhos pelo
Comitê Científico

O Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade é resultado de um esforço contínuo do curso por intermédio da turma do 8º período semestral (4º ano) e da Universidade que busca manter na Instituição um espaço aberto para a discussão e produção científica, de interação e de avanços nas diversas áreas do conhecimento.


As autoras com o professor
orientador do trabalho que obteve
a primeira colocação, sob o título:
O Papel da Controladoria em
Empresas de Grande Porte
 
Os patrocinadores do Evento com
o Coordenador do Curso de
Ciências Contábeis, Prof. Esp.
Robernei Aparecido Lima
 
O coquetel servido aos presentes

Tanto a apresentação de trabalhos como a premiação dos primeiros colocados foram contabilizados pela coordenadoria do curso como atividades complementares do projeto pedagógico que segue instruções do MEC/Inep, de acordo com as diretrizes curriculares estabelecidas a partir de 2008.

 
 
 

  Equipe da Univap participa do Projeto Rondon em janeiro de 2011

 
 
 
Uma equipe de oito alunos acompanhados pelas professoras Maria Auxiliadora Antunes, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e Liv Almeida, da Faculdade de Ciências da Saúde irão participar das Operações do Projeto Rondon, no período de 22 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011, no município de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte.
Os trabalhos que serão desenvolvidos no município envolvem os temas: Trabalho, comércio, meio ambiente e tecnologias alternativas.
De acordo com o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, coordenador geral do Projeto Rondon pela Univap, 464 propostas de trabalhos foram apresentadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo Projeto Rondon, pelas Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas e Privadas, das quais somente 151 foram selecionadas para participar das ações em janeiro de 2011.
A Universidade começou a receber a partir do dia 3 de dezembro de 2010, por intermédio do site: www.univap.br as inscrições dos alunos interessados em participar do Projeto Rondon no mês de JULHO de 2011, nas Operações: Peixe-boi (AM), Oiapoque (AP), Arara Azul (MS) e Tuiuiú (MT).

Informações: (12) 3947-1082

 
 
 

  Mutirão de Serviços na LBV

 
 
Os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Rafael Gustavo Domingos, do 8º período semestral (4º ano) e Rodrigo Machado, do 4º período semestral (2º ano), sob a supervisão da Enfermeira Idália Siqueira, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Engenharia Biomédica na Univap, realizaram testes de dosagem da glicemia e o controle de pressão arterial, durante a realização do Mutirão de Serviços promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), dia 20 de novembro, no Centro Comunitário Educacional de São José dos Campos.


 
 

O Mutirão de Serviços que atendeu inúmeras pessoas, entre crianças e adultos, contou com a participação de vários voluntários em diferentes áreas do conhecimento que contribuíram com o evento ministrando palestras sobre a prevenção de doenças; qualidade de vida; atendimento à saúde; orientações nutricionais e atendimento jurídico.

 
 
 

  Cúpula Mundial de Inovação para a Educação
Diretor da TV Univap participa pela segunda vez


 
 
 
O World Innovation Summit for Education – WISE,
realizado em 2009
O Diretor da TV Univap, Prof.MSc. Fernando Moreira, participa de 7 a 9 de dezembro, da segunda edição da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (World Innovation Summit for Education - WISE),que será realizada em Doha, no Qatar, promovido pela Fundação Qatar para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário.
Como em 2009, a Cúpula este ano vai reunir mais de 1.000 participantes de vários setores oriundos de 120 países, sendo apenas 20 brasileiros.
O Encontro terá foco na melhoria das estruturas existentes e como explorar as tendências educacionais inovadoras, com sessões plenárias e temáticas e uma adicional destinada especificamente à questão crucial de como a educação do século 21 deve ser financiada.
Para o diretor da TV Univap, trata-se de um evento muito interessante. “Em 2009 pudemos assistir diversas palestras com especialistas, como por exemplo, o criador do Twitter e de outras grandes personalidades mundiais da área da Educação. Mas em minha opinião, o que vale e é extremamente importante é o intercâmbio que o evento permite. Percebe-se neste ambiente que a questão da Educação é hoje uma preocupação global. Para ele, um fato interessante foi encontrar no meio deste ambiente globalizado, uma ex-aluna do curso de Letras da Univap, que participou conosco do Virtual Educa Miami, em 2003, e que hoje, é Diretora de uma ONG na Inglaterra”, enfatiza.
Durante o evento o Prof. Fernando fará gravações para um programa Educacional que será veiculado no Brasil.

 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde
O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.

A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.





Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Missa de Agradecimento – Final de Ano

Horário: 10 horas

Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Celebração: Padre João Carlos Almeida

10 de dezembro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h