108ª Edição - Ano III
De 22 a 28 de novembro/2010
 

  Univap participa da Feira do Jovem Empreendedor

 
 
 
Entrada principal à Feira
A Univap participou da 8ª Edição da Feira do Jovem Empreendedor Joseense realizada paralelamente com o 3º Congresso Internacional de Educação, de 19 a 23 de outubro, no Parque Tecnológico Riugi Kojima.
Os eventos sob a coordenação geral da Prefeitura Municipal de São José dos Campos receberam mais de 120 mil visitantes e reuniu nos cinco dias de Feira e três de Congresso, mais de 600 atividades.
A Univap participou com estandes dos Colégios e da Faculdade de Ciências da Saúde, além de apresentar uma das Unidades Móveis de Educação Profissionalizante do Projeto Social Vale a Pena Viver e da equipe de reportagem da TV Univap composta por estudantes dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV, acompanhados por profissionais da área.
A maior representatividade se deu por intermédio da participação de 35 alunos e vários professores do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes que apresentaram seus projetos de Eletrônica e de Informática, seguidos pelo Colégio Técnico Univap Villa Branca de Jacareí, Colégio Univap Aquarius e da Faculdade de Ciências da Saúde com os cursos e as possibilidades profissionais nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

 
 
 

  ExpoComArte

 
 
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realiza há quatro anos uma grande exposição para que os alunos do 8º período semestral (4º ano), que estão concluindo os cursos de: Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, possam, de forma interativa, apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).


 

 
 
 

  Intercientífica vence o prêmio FINEP 2010 na Região Sudeste
Empresa iniciou suas atividades na Incubadora Tecnológica Univap


 
 
 
À esquerda, o diretor científico da empresa de São
José dos Campos, Cláudio Sampaio Filho, durante
a premiação em Vitória (ES)
Na última segunda-feira, dia 22 de novembro, a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, premiou 15 inovadores da região Sudeste, entre empresas, fundações e instituições de ensino e pesquisa. A premiação aconteceu no Parque de Exposições de Carapina (Pirâmide do Conhecimento), em Serra, região metropolitana de Vitória (ES). Os vencedores nas seis categorias regionais são: Micro e Pequena Empresa: Internacional Científica Ltda (São José dos Campos/SP); Média Empresa: Treetech Sistemas Digitais Ltda (SP); Instituição de Ciência e Tecnologia: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (MG); Tecnologia Social: Programa Rede Jovem/Solidaritas (RJ); Gestão da Inovação: Sadia (SP); e Inventor Inovador: Julio Abel Segalle (SP).

 
 
 

  V Feira Técnica do Colégio Univap Aquarius
Biodiversidade 2010


 
 
A direção do Colégio Univap Aquarius, a fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do ano e integrar estudantes, pais e a comunidade, realizou dias 19 e 20 de novembro, a V Feira Técnica que este ano tratou do tema Biodiversidade 2010.


 

 
 
 

  Prova para o Ensino Médio Integral e Gratuito
Campus Urbanova


 
 
 
Vista parcial de um dos prédios onde foi realizada a
prova
A Univap realizou no período da manhã do dia 21 de novembro, a prova de seleção para o Ensino Médio Integral Gratuito oferecido no Colégio Univap-Urbanova, cujas atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da FVE/Univap, em São José dos Campos.
Foram disponibilizadas 80 vagas e as inscrições foram recebidas até o dia 16 de novembro pela Internet.
Participaram do processo seletivo 223 candidatos que concluíram ou estavam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série).
A FVE/Univap concederá a Bolsa Integral de Estudos aos selecionados que na matrícula, seus pais ou responsáveis, apresentem a renda mínima per capita de até um salário mínimo e meio (1,5).
A prova de seleção envolveu conhecimentos em língua portuguesa, matemática e redação.

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde

O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.

A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.



Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

Novo programa: Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise
Informações detalhadas na próxima edição do Informativo Diálogo

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.

 
 
 

  10º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Semesp

 
 

 
O Aluno Rafael Lúcio da Silva, do 6º período semestral (3º ano) do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), sob a orientação da Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, apresentou o artigo científico: Segregação Urbana: Tipologias dos Condomínios Horizontais e Loteamentos Fechados de São José dos Campos – SP, no 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), realizado dias 19 e 20 de novembro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo.
O artigo selecionado pelo comitê científico do Congresso e apresentado oralmente pelo aluno Rafael, bolsista de Iniciação Científica pela Fapesp/Univap, ficou entre os 10 melhores trabalhos apresentados, entre os 368 classificados na área de Ciências Humanas e Sociais.
Criado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, o Conic recebeu 1.495 trabalhos, dos quais 1.212 foram aprovados para apresentação.
O evento foi prestigiado por representantes de 18 Estados, Distrito Federal e a participação de mais de três mil pessoas, entre alunos e professores.

Informações: http://www.semesp.org.br

 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  III Jornada de Farmácia da Univap

 
 
O Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou de 18 a 20 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, a III Jornada de Farmácia da Univap.
Estiveram presentes na abertura dos trabalhos o Dr. André Luis dos Santos, Diretor Regional da Seccional de São José dos Campos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, a Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap e o Dr. Wilson de Almeida Siqueira, Vice-Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região.


Alunos recebem o material da
Jornada
 
Representantes da Univap e dos
Conselhos Regionais
 
O Dr. André com o coordenador do
curso de Farmácia da Univap, Prof.
Dr. Nilton Syogo Arakawa

Organizado pela coordenadoria em parceria com os alunos, o evento técnico-científico realizou cursos e palestras durante os três dias de evento. Foram promovidos dois cursos: A Utilização de Pigmentos em Cosméticos, ministrado pela Especialista Nádia Ruscinc, da Farmácia de Manipulação Byofórmula e Controle de Qualidade de Fitoterápicos, pelo Prof. Dr. Ademar Alves da Silva Filho, da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF e as palestras: O Farmacêutico no Contexto Atual, pelo Dr. André Luiz dos Santos, Diretor Regional do CRF/SP; Processo Seletivo, por João Leopoldo Oliveira Araújo, da Empresa EMS Genéricos; Hipersensibilidade dentinária, por Guilherme Hintze, da Empresa Colgate; Garantia da Qualidade na Indústria Farmacêutica, por Marcos Raimundo Pereira da Janssen Cilag Farmacêutica e Farmácia Hospitalar por Simone de Biazzi Lapena da Universidade Paulista.

 
 
 

  10º Encontro Anual de História

 
 
 
Adão Guaja, Maria Aparecida de Olivieira, Profª Maria
Helena Baeza e Ricardo Oliveira
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, por intermédio do curso de História, realizou dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o 10º Encontro Anual de História, que este ano tratou do tema: Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito.
A discussão realizada por meio de uma mesa redonda buscou refletir sobre a permanência de práticas e modos de pensar preconceituosos no dia a dia do brasileiro. Tomando por base os três grupos étnicos e sociais, o 10º Encontro Anual de História buscou compreender como se dão as histórias desses preconceitos de forma a ressaltar a incoerência de sua continuidade. As trajetórias pessoais de indivíduos pontuaram a discussão revelando que o preconceito é muitas vezes encoberto.

 
 

  IIII Jornada de Biomedicina da Univap

 
 
O Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde realizou dias 19 e 20 de novembro, a III Jornada de Biomedicina da Univap, que este ano trabalho o tema: Biomedicina: profissão emergente na área da saúde.
O evento técnico-científico direcionado aos alunos e profissionais da área, foi realizado no Bloco 9, nos períodos matutino e vespertino no Campus Urbanova, em São José dos Campos.


Os participantes da mesa redonda
 
Parte do público presente
 
Entrega de material aos
participantes

A programação envolveu a realização de mesa redonda, palestras e minicursos. A mesa redonda: Inserção do Biomédico no Mercado de Trabalho, contou com a participação da Profª Drª Sônia Khouri, coordenadora do curso de Biomedicina da FCS; do Dr. Wilson de A. Siqueira, Vice-Presidente Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região; do Dr. André Miragaia, Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São José dos Campos; do Dr. Giovanni Sgaviolli, Diretor Geral do Laboratório Valeclin; da Drª Sandra Irene Sprogis Santos, Pesquisadora do Instituto Adolfo Lutz e Drª Maiara Schulz, Responsável pelo Laboratório Labclin, do Hospital Vivalle.


 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 4 de dezembro.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Frida Kahlo (1907-1954)

Nasceu na casa de seus pais, conhecida a casa azul, em Coyoacán, que naquela época era uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México.
Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofre ao longo de sua vida. A poliomielite deixa uma lesão no seu pé direito e, graças a isso, ganha o apelido Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). A partir disso ela começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.
Em 1925, aos 18 anos aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez, época em que sofre um grave acidente quando o bonde no qual viajava chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou suas costas. Este acidente fez a artista usar vários coletes ortopédicos de materiais diferentes, chegando inclusive a pintar alguns deles (por exemplo o colete de gesso na tela intitulada A Coluna Partida). Por causa desta tragédia, fez várias cirurgias e ficou muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescença, começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.

Dica de Filme: Frida
Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.

Ficha Técnica
Título original: Frida
Duração: 123 minutos (2 horas e 3 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Julie Taymor
Ano: 2002
País de origem: EUA


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Jim Warren
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Wassily Kandinsky
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Museu do Louvre
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Frida Kahlo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Missão Cruls
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Edvard Munch
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
As melhores fotos segundo a Revista Time


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

 
 
   

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

Local: Auditório do prédio do CEPLADE – Secretaria Geral (Tudo Aqui) 2º andar (Campus Urbanova/São José dos Campos)

Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Bairro Urbanova

Horário: 19h às 21h30

Informações: (12) 3947-1029

Inscrições e Informações no site: www.univap.br

29 e 30 de novembro
Simulação do Tribunal da Câmara de Ética do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo

Local: Auditório do prédio do CEPLADE – Secretaria Geral (Tudo Aqui) 2º andar (Campus Urbanova/São José dos Campos)
Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Bairro Urbanova

Horário: a partir das 19h

Informações: (12) 3947-1029 – Curso de Ciências Contábeis da FCSAC – Prof. Robernei A. Lima

2 de dezembro
Missa de Agradecimento – Final de Ano

Horário: 10 horas

Capela Nossa Senhora do Amor – Campus Urbanova

Celebração: Padre João Carlos Almeida

10 de dezembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h