107ª Edição - Ano III
De 16 a 21 de novembro/2010
 

  5ª Bienal de Gravura
Professor e Alunos da Univap Contemplados


 
 
 
O Prof. Hamilton Damas durante o processo de criação
O professor e artista plástico Hamilton Damas de Oliveira e os alunos Rovilson Garcia e Karen Moreira Prado, do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), participaram da 5ª Bienal de Gravura de Santo André, uma das mais importantes do cenário latino-americano.
A abertura da 5ª Bienal de Gravura que este ano trabalhou as categorias: Prêmio Cidade de Santo André; Prêmio-Estímulo; Prêmio Aquisição e Selecionados, foi realizada no último dia 18 de novembro, às 19h30, com a presença de artistas, autoridades do município e outros interessados.
O Prof. Hamilton, que assina suas obras como Hamilton Damas, inscrito sob o nº 138, foi contemplado com o Prêmio Aquisição Moçambique Menino, de duas obras de sua autoria, no valor de R$ 850,00 cada uma, cuja técnica empregada é a xilogravura.
Os alunos Rovilson Garcia (três obras – técnica: xilogravuras - Abandono) e Karen Moreira Prado que assina como Keyti Moore (uma obra – técnica: Isopor Gravura - Caminhos) tiveram seus trabalhos selecionados pela comissão julgadora e também fazem parte da exposição da 5ª Bienal de Gravura que permanece até janeiro de 2011.

 
 
 

  III Simpósio Cavas de Areia: Problemas e Soluções e o
1º Encontro de Recuperação Ambiental e Biodiversidade


 
 

 
A Universidade do Vale do Paraíba realizou de 18 a 20 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o III Simpósio Cavas de Areia: Problemas e Soluções e o 1º Encontro de Recuperação Ambiental e Biodiversidade.
Os eventos propuseram a avaliar as questões relativas aos temas e buscaram discutir de que forma as ações de recuperação de áreas degradadas pela extração de areia poderão contribuir com a conservação e preservação da biodiversidade no contexto do desenvolvimento sustentável.
Ministraram palestras durante os eventos, o Dr. Miguel Serediuk Miliano, diretor da Permian Brasil, sobre o tema: Exploração de recursos naturais e biodiversidade; Dr. Eduardo Luís Martins Catharino, docente da USP, sobre a exploração de recursos naturais e biodiversidade; o Eng. Fernando Mendes Valverde, presidente executivo da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil, sobre: Mineração e Desenvolvimento e o Eng. Casemiro Tercio Carvalho, secretário do Meio Ambiente, em exercício, do Estado de São Paulo, sobre o tema: Planejamento estratégico e recursos naturais.

 
 
 

  O Sistema de Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público
Julgamentos Simulados – Faculdade de Direito


 
 
 
A Faculdade de Direito da Univap realiza no segundo semestre do ano letivo uma atividade interdisciplinar com os alunos que estão cursando os primeiros e segundos períodos semestrais (1º ano). Trata-se da realização de Julgamentos Simulados de temas polêmicos. Esta atividade pedagógica faz parte do Projeto de Integração Direito e Sociedade e envolve debates, minicursos, aulas, seminários e produção de artigos científicos que são desenvolvidos desde o início do ano.
O tema proposto para os Julgamentos Simulados deste ano tratou do “Sistema de Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público” e foram realizados em duas Sessões Públicas do Tribunal de Júri Popular, dias 9, 10, 16 e 17 de novembro, nos horários da manhã e da noite (9h e 19h), no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, em São José dos Campos.

 
 
 

  Atividade Interdisciplinar da Terceira Idade

 
 

 
A Faculdade da Terceira Idade da Univap realizou no último dia 11 de novembro, a partir das 14 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, um encontro de alunos (iniciantes e veteranos) numa atividade interdisciplinar.
São considerados alunos iniciantes os alunos que estão participando do Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC) e veteranos aqueles que estão participando das aulas no Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (CEATI).
A atividade desenvolvida de maneira lúdica e com temas teóricos teve por objetivo fazer com que os estudantes da Terceira Idade pudessem fazer reflexões motivacionais sobre as expectativas futuras e dos acontecimentos da primeira década do século 21.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade da Univap, em São José dos Campos, atende pessoas com idade a partir de 45 anos e os estudantes podem optar entre dois Cursos distintos: o CEAC (Curso de Extensão e Atualização Cultural) e o CEATI (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade).
Atualmente a Universidade do Vale do Paraíba mantém a Faculdade da Terceira Idade, em Campos do Jordão no Campus Platanus, em Caçapava no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, na Praça Cândido Dias Castejón, no Prédio da Faculdade de Direito.

 
 
 

  Maior Evento de Programas de TV do Mundo
Diretor da TV Univap é convidado


 
 
 
O Prof. MSc. Fernando Moreira, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e, Diretor da TV Univap, foi selecionado com uma Bolsa de Estudos do Faculty Fellowship Program da National Association of Television Program Executives, que será realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2011, em Miami,EUA.
Este é um programa destinado aos professores de comunicação e possibilita a participação no maior evento de programas de televisão do mundo (www.natpe.org) e com um espaço especial no qual altos executivos da televisão americana se reúnem com professores convidados para a troca de informações e funcionamento de negócios da televisão nos Estados Unidos.

 
 
 

  VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde
Ativia em parceria com a FCS/Univap


 
 
O VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde, promovido pela Ativia, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, reuniu mais de 300 pessoas, no Campus Urbanova em São José dos Campos.
Sob o tema “Na onda da informação”, o evento gratuito contou com a participação de importantes especialistas que ministraram palestras para estudantes, profissionais da saúde e outros interessados.


A Diretora da Faculdade de
Ciências da Saúde, Profª Drª
Emília Ângela Lo Schiavo
Arisawa, dá boas-vindas aos
participantes
 
Palestras com vários especialistas
 
Parte do público presente

O primeiro palestrante do Seminário foi o professor Marco Aurélio Morsch, que falou sobre “Estratégias Profissionais para Performance Superior”. Em seguida, Sérgio Kiyoshi, diretor do IKT – Instituto Kiyoshi Training, abordou o tema “Comunicação e Relacionamentos”. A diferença entre “prevenir doenças” e “promover saúde” foi um dos pontos chaves da palestra da professora Doutora Paula Vilhena Carnevale Vianna da Univap, que ressaltou a importância da união entre técnica e afetividade para o trato com o paciente. O professor Claudir Segura falou sobre a evolução da comunicação desde a Era das Cavernas até o surgimento das redes sociais. O último palestrante foi o jornalista Carlos Abranches. Com o tema “Sou uma pessoa saudável. E agora?”
No encerramento dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Ativia, Dr. Joaquim Ferreira Neto.
O VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde foi patrocinado por Exata Contabilidade; Laboratório São José; SADE – Consultorial em Seguros; Serviço de Hematologia e Homoterapia de São José dos Campos; Taino Advocacia, Tomovale; 4CA – Soluções em Tecnologia, e contou também com o apoio da Full Case Comunicação.


 
 
 

  Inscrições Abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado na Univap

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 16 de novembro de 2010 a 31 de janeiro de 2011.

 
 
 

  Comissão da SBVAC visita a Univap

 
 

 
Membros da comissão para desenvolvimento de inovação tecnológica da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBVAC ), Profª Drª Lúcia Christina Iochida; Prof. Dr. Aldemar Araujo Castro e o Prof. Dr. Heriberto Brito de Oliveira, interessados em conhecer as instalações e a administração do Parque Tecnológico Univap, as Incubadoras de Empresas e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Univap, estiveram na Universidade no último dia 12 de novembro, às 14 horas.
Os visitantes foram recebidos na sala de reunião do Parque Tecnológico pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, pela Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; pela Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa; pelo Diretor do Parque Tecnológico, Prof. MSc. Luiz Antônio Gargione e pelo diretor da Probes, Prof. Dr. Airton Abrahão Martin.
A SBACV é uma federação de sociedades regionais, considerada de utilidade pública, sem fins lucrativos, representativa de médicos que atuam nas áreas de Angiologia e de Cirurgia Vascular e especialidades médicas afins.

 
 
 

  Escola e Colégios da FVE/Univap

 
 
   

 
 
 

  Trote na Univap... não! Somente se for solidário

 
 
 
Aluna do curso de Odontologia no início de 2010 doa
sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de
São José dos Campos durante a Semana de Integração
da Faculdade de Ciências da Saúde

O trote na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino, orientam os alunos e os calouros para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.

A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.



Faça a sua parte e receba seus colegas com o respeito que eles merecem!

 
 
 

  I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho

 
 
   

 
 
 

  10º Encontro Anual de História

 
 

 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, por intermédio do curso de História, realiza dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o 10º Encontro Anual de História, que este ano traz como tema: Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito.
O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Pró-Memória de São José dos Campos e com o Diretório Acadêmico Frei Caneca, reúne professores, pesquisadores, alunos, representantes de grupos sociais distintos e interessados, a fim de debater sobre as diversas formas de preconceitos na sociedade brasileira, com objetivo de repensar as nossas relações sociais.
Além do debate, fará parte da programação a exposição intitulada “Traços da nossa História: a multiplicidade não revelada” resultado de uma parceria entre os alunos do curso de História da Univap e da Escola de Ensino Fundamental Emanuel Kant. A ideia é refletir sobre as diferentes etnias que compõe a genética do brasileiro.
O evento é gratuito, aberto a todos e para participar o interessado deverá fazer a sua inscrição antecipada por intermédio do e-mail: historia@univap.br ou diretamente na Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181- Campus Aquarius – Sala 16 – Bloco B - no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira.

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 – Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Universidade do Vale do Paraíba - Univap

 
 
 

  1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

 
 
   

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
I Congresso Multidisciplinar de Seguranša e Medicina do Trabalho

Realização: Centro Nacional de Congressos (Cenacon) e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Horário: Período integral

Alunos e professores da Univap terão 50% de desconto na inscrição para participação do Congresso

26 e 27 de novembro
1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

Local: Auditório do prédio do CEPLADE – Secretaria Geral (Tudo Aqui) 2º andar (Campus Urbanova/São José dos Campos)

Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Bairro Urbanova

Horário: 19h às 21h30

Informações: (12) 3947-1029

Inscrições e Informações no site: www.univap.br

29 e 30 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h