106ª Edição - Ano III
De 03 a 14 de novembro/2010
 

  Alunos da Univap Premiados no Concurso de Moda Inclusiva

 
 
 
Alunos do Curso de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap participaram do Concurso de Moda Inclusiva que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Prefeitura promoveram em São José dos Campos.
O desfile foi realizado dia 7 de novembro, no Pavilhão Gaivotas do Parque da Cidade e contou com a participação de cinco mil pessoas.
Foram premiados seis profissionais (costureiras e estilistas) que desenvolveram looks comuns e inclusivos.
Participaram do evento representando a Univap oito (8) alunos como estilistas que receberam quatro (4) prêmios. Para criação dos looks inclusivos e dicas sobre as necessidades de vestuários próprios aos deficientes, os alunos da Universidade foram orientados pela coordenadora do curso, Profª Vanessa C. Mangialardo e por Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, Responsável Técnica do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde que atende pessoas com necessidades especiais nas áreas da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Nutrição.

 
 
 

  III Jornada de Farmácia da Univap

 
 
   

O Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realiza de 18 a 20 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, a III Jornada de Farmácia da Univap.
Organizado pela coordenadoria do curso em parceria com os alunos, o evento técnico-científico deverá reunir profissionais de sólida formação.
A inscrição para participar da III Jornada de Farmácia da Univap deverá ser feita no site: www.univap.br, onde consta a programação completa do evento.

Informações: (12) 3947-1044 ou E-mail: jofau@univap.br

 
 
 

  III Jornada de Biomedicina da Univap

 
 
   

O Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizará um evento técnico científico direcionado aos alunos e profissionais, tendo como tema: “Biomedicina: profissão emergente na área da saúde”. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2010, no Campus Urbanova, Bloco 9, no período matutino e vespertino.
O objetivo deste evento é propiciar o aprimoramento e atualização dos participantes, por intermédio de palestras e minicursos com profissionais de sólida formação técnico-científica, que estarão partilhando suas experiências e socializando o conhecimento adquirido sobre o tema proposto.
A inscrição deverá ser feita no site: www.univap.br onde consta a programação completa do evento.

Informações:
(12) 3947-1000 – Ramal 2056: Ana Carla ou
(12) 3947-1044 – Profª Drª Sônia Khouri
E-mail: jobiu@univap.br

 
 
 

  Palestra: Aspectos Éticos em Pesquisa com Animais e Seres Humanos

 
 
O Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Cogo, convidou o Dr. Gilberto de Nucci, médico, cientista e professor universitário, no campo da farmacologia, para ministrar aos alunos de graduação e de pós-graduação, uma palestra sobre os aspectos éticos em pesquisa com animais e seres humanos.


 

O Dr. Nucci é professor adjunto do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e professor titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
A palestra foi realizada no período da manhã do dia 5 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

 
 
 

  Inscrições abertas e gratuitas para os Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia.
O objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia, 1997.
A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (a partir de 18 anos, já formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários.
Cada participante poderá apresentar até três contos; três poesias e três fotografias, que serão avaliadas por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
As inscrições podem ser feitas até 19 de novembro de 2010 e os regulamentos já estão disponíveis para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias em que participou, sendo a melhor fotografia, para ser a capa da Antologia de Contos.

Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias

Informações: (12) 3947-1009 - 3947-1081
E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Atividades na Área da Saúde na Leroy Merlin

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) atendendo o convite da Leroy Merlin, em São José dos Campos, um dos maiores varejistas no ramo de construção do Brasil, realiza pela segunda vez neste ano, aos clientes e aos funcionários da empresa, uma série de atividades na área da saúde.


 
 

Os atendimentos e orientações nas áreas de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, foram realizados nos dias 4 e 6 de novembro, no período da manhã. A FCS e a empresa acertam para os próximos dias outras ações nas áreas do Serviço Social, Odontologia, Terapia Ocupacional e Gastronomia.

Se a sua empresa tiver interesse de realizar atividades semelhantes entre em contato com a direção da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, pelos telefones: (12) 3947-1015 ou 3947-1087 ou por intermédio do e-mail: fcs@univap.br

 
 
 

  5º Encontro de Terapia Ocupacional

 
 

 
Com objetivo de aproximar os alunos da realidade profissional por intermédio da realização de palestras, a coordenadoria do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promoveu dias 25 e 26 de outubro, o 5º Encontro de Terapia Ocupacional.
O evento realizado no prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, contou com a participação dos palestrantes: Drª Flávia Artacho, que versou sobre o tema: O Papel do Terapeuta Ocupacional no Tratamento da Síndrome de Down; Dr. Carlos Onodera - Tecnologias Terapêuticas; Drª Carolina Sanches Amery – A Terapia Ocupacional na Reabilitação Profissional; Drª Iracema Silva – Orientações Acerca da Fiscalização Profissional.

 
 
 

  VI Campeonato Interno de Educação Física

 
 
 
Realizado de 25 a 29 de outubro, o VI Campeonato Interno de Educação Física (VI CIEF), da Faculdade de Educação e Artes da Univap, contou com a participação de 400 alunos que disputaram as modalidades de Basquete, Futsal, Futebol de Campo, Handebol e Voleibol.
O objetivo do campeonato é estimular a realização do esporte dentro da Universidade e ao mesmo tempo integrar os alunos do curso nos Campi (Urbanova/São José dos Campos e Villa Branca/Jacareí) onde são oferecidos.
A entrega das medalhas foi realizada dia 3 de novembro em dois horários, tendo em vista que o curso é oferecido nos períodos da manhã e noite. Este ano, a comissão organizadora, além de entregar as medalhas de ouro, prata e bronze aos primeiros, segundos e terceiros colocados também distribuiu medalhas de honra ao mérito para 30 alunos que melhor se destacaram nas modalidades desportivas que participaram.

 
 
 

  Seminário
Atuação Profissional do Assistente Social e a Qualidade dos Serviços
Desafios e conquistas


 
 
O curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a fim de discutir os trabalhos realizados na área de assistência e aprofundar o conhecimento dos alunos, realizou dia 5 de novembro, a partir das 13h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o Seminário: Atuação Profissional do Assistente Social e a Qualidade dos Serviços – Desafios e conquistas.


As palestrantes Drª Maria Carmelita e Drª
Maria Lúcia com o Prof. Geraldo Vilhena,
um pouco antes do início dos trabalhos
 
Alunos e convidados presentes no
Seminário

Sob a coordenação geral do Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, o seminário foi realizado com patrocínio do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SP) e contou com a presença das docentes dos cursos de Pós-Graduação da PUC/SP, Profª Drª Maria Carmelita Yazbek e Profª Drª Maria Lúcia Martinelli.

 
 
 

  7ª Jornada Odontológica Univap

 
 

Palestras realizadas dia 10 de novembro pelos
profissionais: Drª Maria Eli Leonelli de Moraes, Drª
Camila Porto de Deco e pelo Dr. Raphael Sá dos
Santos Gomes
 
O curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou de 8 a 12 de novembro, no período da manhã, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a 7ª Jornada Odontológica Univap.
O objetivo do evento é aprofundar o conhecimento dos alunos por intermédio de palestras com especialistas e as diversas especificidades da área odontológica.
Os temas da 7ª Jornada Odontológica Univap foram: Odontologia estética: facetas cerâmicas, pino intrarradiculares e cimentos resinosos (Dr. Jansen Ozaki); Aspectos psicológicos envolvidos no tratamento odontológico (Drª Rosemeire Facioli); Repercussão sistêmica da doença periodontal (Drª Elaine Cristina Escobar); Relação da doença periodontal com a osteoporose (Drª Cássia Tiemi Fokuda Nakashima); Tratamento periodontal não cirúrgico: fundamentos científicos e principais conceitos (Drª Ana Cristina de Oliveira Solis); Expectativa e satisfação em prótese parcial removível (Drª Camila Porto de Deco); Radiologia nas especialidades (Drª Maria Eli Leonelli de Moraes); Dor orafacial (Dr. Raphael Sá dos Santos Gomes); Disfunção tempomandibulares em idosos (Drª Miriane Carneiro Machado); Perícias criminais na área da Medicina e Odontologia (Dr. José Odir Romero); Atendimento a pacientes especiais (Drª Maria Aparecida Ramires Zulian); Uso de articuladores na clínica odontológica (Dr. Mateus Bertolini Fernandes dos Santos); A contribuição da genética no câncer de cavidade oral (Drª Fabíola Encinas Rosa) e Controle químico do biofilme dentário: novas perspectivas ( Dr. Daniel Freitas Alves Pereira).


 

 
 
 

  XXII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação

 
 

A Profª Fernanda e a coordenadora da Sessão
Plenária do Congresso, Profª MSc. Maria Cecília dos
Santos Moreira
 
A Profª Drª Fernanda Pupio Silva Lima, docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, foi convidada pela comissão científica do XXII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, para ministrar uma palestra dia 23 de outubro, sobre a temática: Terapia Robótica.
O Congresso promovido pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, foi realizado no Sheraton Hotel, WCT Convention Center, entre os dias 21 e 24 de outubro, em São Paulo e reuniu renomados especialistas para discutirem as pesquisas em andamento e temas atuais de grande relevância para a prática clínica nas áreas de Dor, Neurofisiologia Clínica em Reabilitação e Engenharia de Reabilitação.

 
 
 

  ExpoCom Arte

 
 
   

 
 
 

  IX Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

 
 
 
Os docentes pesquisadores da Univap, Profª Drª Andréa Santos Liu e o Prof. Dr. Liu Yao Cho, que atuam na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), participaram do IX Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizado de 24 a 28 de outubro, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto/MG.
Este Encontro tradicional que reuniu pesquisadores em Ciência e Engenharia de Materiais do Brasil e do Exterior, manteve formato das reuniões anuais da SBPMat e foi realizado na forma de simpósios temáticos com a apresentação de trabalhos orais e sessões de pôsteres, além de conferências proferidas por renomados especialistas.
Durante o IX SBPMat, os docentes pesquisadores da Univap, apresentaram o trabalho científico: Electrodeposition of Polypyrrole on Aluminum Surfaces from Dodecyl Benzene Sulfonic Acid, de autoria das alunas de Graduação em Engenharia Química, Fabiana Passos Martins e Karyn de Mancilha Ferreira.

 
 
 

  Palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

 
 

 
Em continuidade as atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), o Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, da disciplina de Micologia, convidou a Dra. Marina Capelari, pesquisadora na Seção de Micologia e Liquenologia do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, para ministrar uma palestra aos alunos de mestrado, dia 9 de novembro, no Auditório do IP&D, sobre o tema: Identificação de Fungos Basidiomicetos.
Além de pesquisadora, a Drª Marina pertence ao quadro de docentes da Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, do Instituto de Botânica de São Paulo.

 
 
 

  IX Jornada de Terapia da Mão

 
 
 
A Profª Naya com a Drª Silmara Nicolau Pedro da Silva,
Secretária Geral da SBTM, durante o evento
A Profª MSc. Naya Prado Fernandes Francisco, Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou dias 8 e 9 de outubro em Joinville/SC, da IX Jornada de Terapia da Mão, organizada pela Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e do Membro Superior (SBTM).
A Jornada teve por objetivo proporcionar maior intercâmbio entre os terapeutas de outros Estados para a troca de experiências clínicas; rever novas estratégias de avaliação e tratamento e identificar as novas tendências da terapia no tratamento das lesões que acometem nervos, tendões e ossos da extremidade superior.
O evento que contou com o apoio do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) de Joinville, tratou de temas em mesas redondas e workshops, como: Lesão tendinosa; fraturas de punho e dedos; fraturas intra-articulares de cotovelo; lesão do plexo braquial; síndromes compressivas, entre outros.

 
 
 

  V Feira Técnica - Colégio Univap Aquarius

 
 
   

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 20 de novembro. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Edvard Munch (1863 —1944)

Edvard Munch foi pintor norueguês, um dos precursores do expressionismo alemão. Frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. No campo das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e bjornson marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e Puberdade de 1886. As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.

Dica de filme: Edvard Munch
Sinopse: Produção norueguesa sobre a história do grande pintor expressionista norueguês realizador de obras como "o grito", "a menina doente" entre outras obras.
Ficha Técnica:
Título Original: Edvard Munch
Gênero: Biografia, Drama, História
Direção: Peter Watkins
Roteiro: Peter Watkins
Elenco: Gro Jarto (Laura Catherine Munch - 1884)Johan Halsborg (Dr. Christian Munch - 1884)Anne-Marie Daehli (Inger Munch - 1875 (as Anne Marie Dæhli))Erik Kristiansen (Peter Andreas Munch - 1875)Camilla Falk (Laura Munch - 1875)Amund Berge (Edvard Munch - 1875)Inger-Berit Oland (Sophie Munch - 1875)Hjordis Ulriksen (Housemaid - 1868)Katja Pedersen (Inger Munch - 1868)Ragnvald Caspari (Peter Andreas Munch - 1868)Susan Troldmyr (Laura Munch - 1868)Eric Allum (Edvard Munch - 1868)Kerstii Allum (Sophie Munch - 1868)Gro Fraas (Fru Heiberg)Geir Westby (Edvard Munch)
Estreia no Brasil: 12 de Novembro de 1974


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Missão Cruls
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Paul Cézanne
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
O Vale Paulista do Rio Paraíba
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Edvard Munch
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Cassiano Ricardo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Joan Miró
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Automóveis: Período Pré-Guerra
Os Divertidos Microcarros do Pós-Guerra


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Faculdade de Direito

Projeto de Integração – Direito e Sociedade II

Tribunal Popular Pedagógico

Direitos Humanos e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público

Horários: Alternados (Ver programação)

16 e 17 de novembro
ExpoComArte

Exposição e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Moda

Realização: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Horário: 19h

Local: Pavihão de Eventos – Campus Urbanova

Informações: (12) 3947-1029 ou 3947-1083

De 16 a 18 de novembro
II Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz

Tema: “Cultura de Paz: O Caminho do Cuidar Essencial”

Conferências e Mesas Redondas

Local: Univap – Campus Centro (Praça Cândido Dias Castejon, 116 – Centro – São José dos Campos)

Inscrições: gvesjc.fichainscricao@gmail.com

Informações: 3922-8227 – Débora/Maria Helena/Fátima Ribeiro ou Luciana

18 e 19 de novembro
III Jornada de Farmácia da Univap (III Jofau)

Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 9 – Auditório Verde – Campus Urbanova

Horário: 8h às 17h

Informações: (12) 3947-1044 – Prof. Dr. Nilton

E-mail: jofau@univap.br

18 e 20 de novembro
V Feira Técnica – Colégio Univap Aquarius – Biodiversidade 2010
Tecnologia – Cultura – Artes


(Informática – Administração – Química – Física – Literatura – Espanhol – Artes – Educação Física – Biologia)

Horário: das 8h às 12h

Local: Campus Aquarius (Imediações do Carrefour/Dutra) Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius – São José dos Campos

Para visita monitorada: Secretaria do Colégio pelo telefone (12) 3923-9090

19 e 20 de novembro
III Jornada de Biomedicina da Univap (III Jobiu)

Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 9 – Auditório Azul – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 17h30

Informações:
(12) 3947-1000 – Ramal 2056 - Ana Carla ou
(12) 3947-1044 - Profª Drª Sônia Khouri

E-mail: jobiu@univap.br

19 e 20 de novembro
VII Festival de Atletismo

Participação de 120 alunos do Curso de Ed. Física (FEA)

Local: Pista de Atletismo – Campus Urbanova

Horário: A partir das 8h

20 de novembro
Prova do Processo de Seleção para o Ensino Médio Integral e Gratuito 2011

Colégio Univap-Urbanova

Horário: 9h ás 12h30

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova
São José dos Campos - SP

Informações detalhadas no site: www.univap.br

21 de novembro
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho

Realização: Centro Nacional de Congressos (Cenacon) e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Horário: Período integral

Alunos e professores da Univap terão 50% de desconto na inscrição para participação do Congresso

26 e 27 de novembro
1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

Local: Auditório do prédio do CEPLADE – Secretaria Geral (Tudo Aqui) 2º andar (Campus Urbanova/São José dos Campos)

Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Bairro Urbanova

Horário: 19h às 21h30

Informações: (12) 3947-1029

Inscrições e Informações no site: www.univap.br

29 e 30 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h