105ª Edição - Ano III
De 25 a 31 de outubro/2010
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 

Apresentação dos trabalhos no Pavilhão de Eventos,
Campus Urbanova
 
A Univap realizou dias 21 e 22 de outubro, os Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós Graduação e Júnior (XIV INIC, X EPG e IV INIC – Júnior).
A abertura foi realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), com a presença do Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa, da Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, do Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e pela coordenadora geral do comitê científico, Profª Drª Cláudia Barbosa Ladeira de Campos.
Os Encontros de Iniciação Científica na Univap são resultados de esforços contínuos da instituição que procura manter um espaço acadêmico aberto para a discussão e produção científica de alunos e visitantes de outras instituições de ensino.

 
 
 

  Alunas Graduadas em 2009: 2ª Colocação no Prêmio Alfredo Reis Viegas

 
 
 
Graziele, Miriane, o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente
do CROSP e o Prof. Dr. Leonardo Marchini, orientador
do trabalho
As alunas graduadas no curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap em 2009, Miriane Carneiro Machado Salgado e Graziele Honório Lopes, inscreveram o trabalho de conclusão de curso (TCC), intitulado: Avaliação da saúde oral de indivíduos com Alzheimer na cidade de São José dos Campos, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Marchini, no Prêmio Alfredo Reis Viegas - edição 2009/2010, que avaliou os trabalhos desenvolvidos sob o tema: "Saúde Bucal Coletiva no Brasil Atual".
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) realizou dia 25 de outubro, uma solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo, por ocasião das comemorações ao Dia do Cirurgião-Dentista e entrega dos prêmios aos selecionados.
Foram 52 inscritos, de todas as regiões do Brasil, sendo que as ex-alunas da Univap conquistaram a 2ª colocação e receberam como prêmio o valor de R$ 20 mil reais.

 
 
 

  Primeiro Simpósio Brasileiro Sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura

 
 

Dr. Drauzio E. N. Rangel na abertura do Simpósio
 
A Universidade do Vale do Paraíba e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna) realizaram de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos, o First Brazilian Symposium about the Effects of Increased UV Radiation on Agriculture.
O evento sob a coordenação do Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel e Alene Estelle Alder Rangel, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, recebeu quatorze palestrantes, sendo nove estrangeiros (Argentina, Chile, Dinamarca, Nova Zelândia, Escócia e Estados Unidos) e cinco brasileiros, representantes da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As palestras incluíram diversos tópicos sobre a importância do aumento da radiação ultravioleta na agricultura devido à redução da camada de ozônio. O Simpósio teve aproximadamente cinquenta participantes, entre alunos e professores, provenientes de 22 universidades ou instituições de pesquisa, que apresentaram trabalhos científicos por meio de pôsteres.
A página do Simpósio, desenvolvida pela equipe da Univap Virtual na internet http://www.univap.br/uvrag/ recebeu aproximadamente 1300 acessos por visitantes de 25 países.

 
 
 

  Ensino Médio Integral e Gratuito
Univap realiza Seleção


 
 
   

A Univap abre inscrições para o processo de seleção ao Ensino Médio Integral Gratuito que será oferecido no Colégio Univap-Urbanova, em São José dos Campos.
Estão sendo disponibilizadas 80 vagas e as inscrições poderão ser feitas até 11 de novembro pela Internet, no endereço: www.univap.br. A taxa de inscrição para participar do Processo de Seleção é de R$ 10,00 (dez reais) e o boleto poderá ser pago nos bancos ou pela Internet.

 
 
 

  Pesquisador da Univap Realiza Experimentos no Norte da França

 
 

Prof. Sergio Pilling no hall experimental onde foram
simuladas as interações de raios cósmicos com gelos
astrofísicos. No detalhe, o processo de irradiação das
amostras e sua análise in-situ por espectroscopia
infravermelho FTIR
 
O pesquisador do IP&D da Univap, Prof. Dr. Sergio Pilling, que atua como docente dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Engenharia Química), da Faculdade de Educação e Artes (Química/Bacharelado) e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), realizou experimentos científicos no Grand Acéllérateur National d´Ions Lourds (GANIL), na cidade de Caen, norte da França, no período de 27 de setembro a 19 de outubro de 2010.
O projeto de pesquisa realizado no acelerador francês (de autoria do próprio Prof. Sergio) possibilitou a aquisição de dados importantes para a descrição das interações envolvendo raios cósmicos e gelos astrofísicos como cometas, superfícies de satélites de planetas gigantes e grãos interestelares.
Parte dos dados obtidos será analisada em parceria com a Profª Drª Diana P. P. Andrade, que atua na mesma área, e pelo aluno de Mestrado em Física e Astronomia, Alexandre Bergantini, que está em fase de desenvolvimento de sua dissertação mestrado.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra.
Por ocasião de sua estadia na França, o Prof. Sergio aproveitou a oportunidade para estreitar vínculos de colaboração científica com pesquisadores das áreas de Física Nuclear e Astrofísica.


Prof. Sergio junto aos dispositivos
de controle dos experimentos
 
Sala de controle do acelerador de
partículas GANIL

Visite os endereços eletrônicos para conhecer as pesquisas da área:
http://www.ganil-spiral2.eu
http://bit.ly/aiHfXH
http://www1.univap.br/spilling
http://www.scholarpedia.org/article/The_GANIL_facility
http://www.sab-astro.org.br/cea/white_papers/WP-Astroquimica.pdf

 
 
 

  II Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública
I Congresso Latino Americano de Nutrição Comunitária


 
 
 
A Profª Msc. Valéria M. Caselato de Sousa, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participou do II Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública realizado em conjunto com o I Congresso Latino Americano de Nutrição Comunitária, de 23 a 25 de Setembro de 2010, na Alfândega Congress Center, na cidade do Porto, em Portugal.
Na ocasião a Profª Valéria apresentou o trabalho científico: “Relação entre a Imagem Corporal com Medidas Antropométricas em Modelos de Passarela”, de autoria das alunas: Izabela Aparecida Rodrigues Ferraz; Patrícia Cristiane Caetano Jorge; Luana Cristina Faria da Silva, sob a sua orientação.
Os dois Congressos reuniram especialistas da comunidade mundial, pesquisadores e profissionais da América do Sul, que discutiram os últimos avanços da nutrição humana e sua íntima relação com a saúde e o bem estar das populações.

 
 
 

  Alunos vão ao Teatro em São Paulo

 
 

O Diretor do Colégio, Prof. Sávio, a Profª Rúbia, os
alunos e o elenco da peça: Auto da Barca do Inferno
 
Os alunos do Colégio Técnico Univap Villa Branca de Jacareí estiveram dia 2 de outubro no Teatro Lucas Pardo Filho, em São Paulo, para assistir a duas peças teatrais encenadas pelo Grupo RIA: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
O Grupo Ria que nasceu em 1993 desenvolve um trabalho de pesquisa literária e apresenta de forma lúdica obras previstas em vestibulares, o que acaba por auxiliar o trabalho dos professores de Literatura pelas boas apresentações que faz. Já foram encenadas as peças: Dom Casmurro, Quincas Borba, O Alienista e Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis); Memórias de Um Sargento de Milícias ( Manuel Antonio de Almeida,); O Guarani (José de Alencar); O Cortiço (Aluisio Azevedo) A Hora da Estrela (Clarice Lispector); Primeiras Estórias e Sagarana (Guimarães Rosa), entre outras.
Acompanhados pelo Diretor do Colégio, Prof. MSc. Domingos Sávio de Amorim e da Profª Esp. Rúbia Vieira, o objetivo da excursão é ampliar o conhecimento dos alunos e prepará-los para futuros vestibulares.

 
 
 

  Dia da Tecnologia

 
 
Para comemorar “O Dia da Tecnologia”, celebrado em todo país em 16 de outubro, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, Campus Centro, realizou dia 20 de outubro, uma série de atividades desenvolvidas pelos alunos, entre exposições e apresentações de dança.
Os trabalhos estiveram sob a coordenação dos professores Alexandre Zicardi (Informática), Sônia Cristina Coelho de Alcântara (Música), Cristianne Inês de Oliveira Ribeiro (Dança), além de contar com o apoio de todos os professores, diretora e funcionários da secretaria da Escola.


 
 

As atividades desenvolvidas na Escola foram realizadas em atendimento ao chamado do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) que instituiu no país, a partir de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, este ano celebrada de 18 a 24 de outubro, sob o tema central: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental apresentaram um espetáculo de dança no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, com a música “Pique Esconde na Internet” de Moacyr Luz – Luiz Carlos da Vila. Em seguida, neste mesmo espaço, foi apresentado um clipe multimídia “Fica Tão Tedioso Caminhar Quando Aprendemos a Voar” que aprofunda o assunto sobre a influência da tecnologia na vida das pessoas.
Coube aos alunos do 2º ao 4º ano, a criação de relógios de parede que utilizaram como matéria prima CD´s usados e considerados como lixo tecnológico.
Outra atração bastante importante e que envolveu os alunos do 5º e 6º anos (A e B) foi o Quiz da Tecnologia formulado por um game de perguntas e respostas, embasado na disciplina de informática educativa e de consulta ao site: www.inovacaotecnologica.com.br A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
A cada ano a Semana tem tido maior êxito e com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2009, foram realizadas cerca de 25.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiros. Em 2010, as atividades estão sendo agrupadas pelos organizadores, mas com certeza deverão triplicar.

 
 
 

  Processo Seletivo 2011

 
 
 
Prova realizada no Campus Urbanova
A Univap realizou no domingo, dia 24 de outubro, das 9h às 12h, a prova do Processo Seletivo 2011.

As provas foram realizadas em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão e os candidatos fizeram a prova no Campus escolhido no ato da inscrição.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo foram e ainda estão disponíveis para consulta no site da Universidade: www.univap.br/seletivo2011.

 
 
 

  Faculdade da 3ª Idade da Univap realiza o IX Encontro Intergeracional
Desafios e Possibilidades no Século XXI


 
 

 
A Faculdade da 3ª Idade da Univap realizou dia 28 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e Pavilhão de Eventos, no Campus Urbanova, o IX Encontro Intergeracional que discutiu o tema: Desafios e Possibilidades no Século XXI.
O objetivo deste evento é reunir e integrar num mesmo espaço, os alunos da Faculdade da 3ª Idade, grupos do município e de cidades vizinhas com jovens de Escolas Públicas e Particulares.
As atividades envolvem além do lazer, a educação ambiental, a cultura e a apresentação de trabalhos conjuntos realizados pelos alunos da Faculdade da 3ª Idade da Univap de Campos do Jordão e da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Theodoro Correa Cintra (Campos do Jordão) e da Faculdade da 3ª Idade de São José dos Campos com o Colégio Técnico Univap Villa Branca (Jacareí).
Os trabalhos apresentados são resultados de pesquisas realizadas durante o primeiro semestre do ano e fazem parte da proposta pedagógica da Faculdade da 3ª Idade da Univap.
O Encontro Intergeracional deste ano conta com o apoio da Drogasil e da Ellos – Gestão Social Estratégica.

 
 
 

  Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes da Univap
Ensino Médio e Técnico Profissionalizante


 
 
O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, localizado no Campus Centro da Univap, oferece o Ensino Médio e Cursos Técnicos Profissionalizantes e garante uma cobertura de qualidade sob a forma de equipamentos e instalações para todas as áreas do conhecimento.


 
 

Disponibiliza Laboratórios de Biologia, Química, Física, Informática, Eletrônica, Eletricidade, Patologia Clínica, Publicidade, Fotografia, Núcleo Experimental de Ciência e Tecnologia, Salas-Ambientes, Salas de Vídeo, Biblioteca, Teatro e Anfiteatro para palestras, sessões culturais e eventos que complementam a parte prática da aprendizagem, possibilitando transformar o conhecimento conceitual em bem sucedidas práticas de “saber fazer”.

 
 
 

  Lançamento do Volume V da Série: São José dos Campos: História & Cidade
Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos


 
 

 
A Univap e a Petrobras realizaram dia 19 de outubro, durante a abertura oficial da Feira do Jovem Empreendedor Joseense, a cerimônia de lançamento do V volume da série: São José dos Campos: História e Cidade - Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos.
Os trabalhos estão sob a coordenação geral das pesquisadoras do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Profª Draª Maria Aparecida Papali e Profª Drª Valéria Zanetti.
Este volume foi organizado pela Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa e pelo Dr. Leandro Freire de Mello, do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade e retrata, em dez capítulos, as transformações que conduziram à industrialização da cidade. É possível, pela leitura desse volume, percorrer espaços e paisagens do Vale do Paraíba, e entender toda a dinâmica diversificadora que levou à instalação do CTA e ITA e consequente transformação, em algumas décadas, de uma modesta cidade sanatorial, na tecnópolis atual.

A série: São José dos Campos - História & Cidade, apresenta as seguintes pesquisas:

1º Volume: Os Campos as Cidade: São José Revisitada (Publicado)
2º volume: Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder (Publicado)
3º volume: São José dos Campos: De Aldeia a Cidade (Publicado)
4º volume: Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença (Publicado)
5º volume: Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos (Publicado)
6º volume: Escola e Educação em São José dos Campos
7º volume: São José dos Campos: cotidiano, gênero e representação


Informações e doações de exemplares pelo telefone: (12) 3947-1105 – IP&D/Univap

 
 
 

  Seminário: Adoção por Casal Homoafetivo

 
 
 
Com a finalidade de aprofundar o conhecimento dos alunos e de promover discussões sobre novos temas que envolvem as questões judiciais no país, foi realizado dia 27 de outubro, na Faculdade de Direito, o Seminário: Adoção por Casal Homoafetivo.
Por intermédio de um Julgamento Simulado dentro da disciplina: Direito de Família e Sucessões, ministrada pela Profª Esp. Denise Passos da Costa Plínio, dois (2) grupos com quatro (4) alunos do 6º período semestral (3º ano) cada um, trabalharam a “Defesa da Ação” e a “Contestação à Adoção”.
O caso fictício proposto envolveu discussões com base nas normas legais pátrias, bem como na visão dos operadores de Direito, apresentando fundamentos encontrados na doutrina e jurisprudência sobre o tema.

 
 
 

  Inscrições abertas e gratuitas para os Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia.
O objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia, 1997.
A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (a partir de 18 anos, já formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários.
Cada participante poderá apresentar até três contos; três poesias e três fotografias, que serão avaliadas por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
As inscrições podem ser feitas até 19 de novembro de 2010 e os regulamentos já estão disponíveis para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias em que participou, sendo a melhor fotografia, para ser a capa da Antologia de Contos.

Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias

Informações: (12) 3947-1009 - 3947-1081
E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
2º Encontro de Psicopedagogia: Clínica e Institucional

“Infância e Juventude e as Interferências na Educação – Um olhar sobre o ECA e a realidade da criança brasileira”

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova – São José dos Campos/SP

Horário: das 19h30 às 21h30

3 de novembro
Inscrições Abertas – Seleção para o Ensino Médio Integral e Gratuito 2011

Colégio Univap-Urbanova
Renovado para um novo tempo

Taxa de Inscrição ao Processo de Seleção: R$ 10,00 – O boleto poderá ser pago nos bancos ou pela Internet

Data da Prova: 21 de novembro 2010 (domingo)

Horário: 9h ás 12h30

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova
São José dos Campos - SP

Informações detalhadas/Inscrição no site: www.univap.br

Até 11 de novembro
Palestra: “Aspectos Éticos em Pesquisa com Animais e Seres Humanos”

Dr. Gilberto de Nucci

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horário: das 10h às 12h

Informações: (12) 3947-1106

Responsável pela palestra: Prof. Dr. José Carlos Cogo – Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

5 de novembro
Dia do Radialista

7 de novembro
VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

“Na onda da informação”

Realização: Ativia Saúde

Patrocínio: Sade – Consultoria em Seguros/Tomovale – Centro de Diagnóstico por Imagem/Laboratório São José/Exata Contabilidade/Taino Advogacia/4CA – Soluções em Tecnologia/Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos

Apoio: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e Fullcase

Horário: 8h às 17h

Inscrições: cooperado2@ativia.com.br

Telefone: (11) 3954-3954 – ramal 224

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – São José dos Campos - SP

11 de novembro
Faculdade de Direito

Projeto de Integração – Direito e Sociedade II

Tribunal Popular Pedagógico

Direitos Humanos e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público

Horários: Alternados (Ver programação)

De 9 a 17 de novembro
II Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz

Tema: “Cultura de Paz: O Caminho do Cuidar Essencial”

Conferências e Mesas Redondas

Local: Univap – Campus Centro (Praça Cândido Dias Castejon, 116 – Centro – São José dos Campos)

Inscrições: gvesjc.fichainscricao@gmail.com

Informações: 3922-8227 – Débora/Maria Helena/Fátima Ribeiro ou Luciana

18 e 19 de novembro
III Jornada de Farmácia e Biomedicina

Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 9 – Auditório Verde – Campus Urbanova

Horário: 8h às 17h

Informações: (12) 3947-1044

E-mail: nilton@univap.br (Curso de Farmácia)

E-mail: janirafael@yahoo.com.br (Curso de Biomedicina)

Obs.: (Em breve programação completa)

19 e 20 de novembro
Prova do Processo de Seleção para o Ensino Médio Integral e Gratuito 2011

Colégio Univap-Urbanova

Horário: 9h ás 12h30

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova
São José dos Campos - SP

Informações detalhadas no site: www.univap.br

21 de novembro
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho

Realização: Centro Nacional de Congressos (Cenacon) e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Horário: Período integral

Alunos e professores da Univap terão 50% de desconto na inscrição para participação do Congresso

26 e 27 de novembro
1º Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

Local: Auditório do prédio do CEPLADE – Secretaria Geral (Tudo Aqui) 2º andar (Campus Urbanova/São José dos Campos)

Avenida Shishima Hifumi, 2911 - Bairro Urbanova

Horário: 19h às 21h30

Informações: (12) 3947-1029

Inscrições e Informações no site: www.univap.br

29 e 30 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h