104ª Edição - Ano III
De 11 a 24 de outubro/2010
 

  CIUS da Univap concede pela primeira vez o título “Doutor – Notório Saber”

 
 

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Prof. Teixeira
Júnior, Prof. Lencioni, Prof. Baptista e o Prof. Samuel
 
O Presidente do Conselho de Integração Universidade-Sociedade (CIUS) da Universidade do Vale do Paraíba e Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, em sessão solene, dia 15 de outubro, outorgou o título de “Doutor – Notório Saber”, ao Prof. Frederico Lencioni Neto, Biólogo, docente da Univap desde a criação da Universidade, em 1992.
A expressão “Notório Saber” é utilizada pelas universidades brasileiras para qualificar o professor que não fez curso de doutorado, mas possui conhecimentos equivalentes. Pode ser concedido a docentes e pesquisadores que tenham experiência e desempenho que os coloquem entre as lideranças do país em suas respectivas áreas de conhecimento.
A solenidade foi realizada no Auditório do Parque Tecnológico Univap, com a presença de Pró-Reitores, Diretores, Coordenadores de curso, professores, alunos, ex-alunos, familiares e convidados.
Participaram da mesa dos trabalhos o Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, o Prof. Frederico Lencioni Neto, o Presidente do CIUS e Reitor da Universidade, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho e o Vice-Presidente da FVE e Pró-Reitor de Educação Superior e Educação Continuada, Prof. MSc. Samuel Roberto Ximenes Costa.

 
 
 

  Cerimônia de Lançamento
IV volume do livro da série: São José dos Campos: História & Cidade
Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença


 
 
A Univap e a Petrobras realizaram dia 14 de outubro, no Campus Aquarius, a partir das 19 horas, a cerimônia de lançamento do IV volume do livro da Série: São José dos Campos: História & Cidade, que trata da fase sanatorial do município.


A abertura da cerimônia foi feita
pela Profª Valéria Zanetti e o Prof.
Nelson Pesciotta, Presidente do
IEV
 
O Sr. Aislan Greca, a Profª
Valdelis e a Profª Fátima
Manfredini durante a cerimônia
 
Aluna do curso de História, Nara
Rubia Martins, membro da equipe
que desenvolveu o capitulo 11

Sob o título: Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença, o livro organizado pela Profª Drª Valéria Zanetti, reúne histórias de muitas pessoas, entre moradores da cidade, médicos e especialistas em pneumologia que vivenciaram este período e colaboraram com depoimentos descritos em cada capítulo.

 
 
 

  17º Recreança

 
 
O SESI – CAT “Ozires Silva” e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com o apoio da TV Vanguarda, realizaram dia 12 de outubro, das 9 às 16 horas, o 17º Recreança.
O evento que acontece todos os anos no espaço do SESI em São José dos Campos objetiva comemorar o Dia das Crianças com atividades recreativas por intermédio do lazer, da educação, da cultura e da música.


 
 

Participaram do evento representando a Univap, o Prof. Dr. Luis Eduardo Silva Soares (disciplina de Dentística), a Profª Drª Renata Amadei Nicolau (Coordenadora do curso e responsável pela disciplina de Odontologia Preventiva), o aluno graduado em Odontologia e atual mestrando da Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, Geraldo Magno de Abreu, e mais 22 alunos do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
No total 935 crianças receberam orientações individuais quanto à escovação correta dos dentes e instruções para manter a saúde bucal.
Na ocasião os presentes também puderam assistir a peça teatral encenada pelos alunos do curso de Odontologia da Univap, sobre a importância de escovar os dentes após a alimentação.

 
 
 

  Premiadas em Congressos as Alunas do Curso de Serviço Social

 
 
 
Ana Maria, Juliana, a Profª Vera Molina e Luciana, no
Campus Centro da Univap
As alunas do 6º período semestral (3º ano - matutino), do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Ana Maria Gama de Siqueira, Juliana Santos Brito, Luciana Pereira Melo Martins, sob a orientação da Profª Drª Vera Lúcia Ignácio Molina, foram premiadas em 2º lugar pela Comissão Avaliadora do VIII Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista (Qualivitae), realizado em 25 de maio, com a apresentação do trabalho: “Devolução silenciosa de crianças adotadas de fato ou de direito”.
Participaram também do 3º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (Conadi), em 16 de setembro de 2010, com a pesquisa: “Crianças devolvidas: Inclusão social, rejeição e exclusão social”, classificando-se em 1º lugar na categoria: Diversidade Étnico-Racial e Cultural.
Estes temas despertaram o interesse das alunas durante a revisão de literatura para o projeto de pesquisa realizado no período de três semestres, na disciplina de Pesquisa em Serviço Social.

 
 
 

  Alunos de Contabilidade Participam de Tribunal de Ética Simulado

 
 

 
Estudantes do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Universidade do Vale do Paraíba, de São José dos Campos, visitaram dia 21 de setembro, as instalações da sede do Conselho Regional de Contabilidade em São Paulo (CRC/SP).
Além de conhecer o órgão responsável pelo registro e fiscalização da profissão contábil, os alunos também participaram da simulação de um tribunal de ética no plenário do CRC.
O conselheiro da casa, Niverson da Costa Garcia, disse que os estudantes demonstraram muito interesse por esse tipo de atividade. “Eles participam efetivamente da simulação, assumindo o papel de conselheiros para discutirem casos abordados”, afirmou.
De acordo com o coordenador do curso da Univap, Prof. Esp. Robernei Aparecido Lima, a visita fez parte dos preparativos para uma apresentação simulada do mesmo tribunal de ética, que a turma do 4º período semestral (2º ano) está agendando para novembro deste ano, no Campus Urbanova.
Por ocasião da visita em São Paulo, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial dos Presidentes e o Centro de Memória da Contabilidade Paulista.

 
 
 

  Ensino Médio Integral e Gratuito
Univap realiza Seleção


 
 
   

A Univap abre inscrições para o processo de seleção ao Ensino Médio Integral Gratuito que será oferecido no Colégio Univap-Urbanova, em São José dos Campos.
Estão sendo disponibilizadas 80 vagas e as inscrições poderão ser feitas até 11 de novembro pela Internet, no endereço: www.univap.br. A taxa de inscrição para participar do Processo de Seleção é de R$ 10,00 (dez reais) e o boleto poderá ser pago nos bancos ou pela Internet.

 
 
 

  Música na Perspectiva da Cultura Popular
Danças e Folguedos


 
 

 
Os alunos do Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira da Univap iniciaram no dia 16 de outubro e encerraram no dia 23, o módulo: Música Popular Brasileira I, ministrado pela Profª Esp. Eugênia Nóbrega, musicista de formação erudita e membro do Instituto Brincante.
Com bacharelado em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com Pós-Graduação em Capacitação da Música Brasileira, pela Universidade Anhembi/Morumbi, a docente ainda atua como pesquisadora em Cultura Popular e na Arte-Educação.
Depois de viver onze anos na França onde frequentou vários cursos, retornou ao Brasil em 2001, onde se dedica a formar novos músicos. Também se apresenta como artista-flautista na banda de Antônio Nóbrega, e com ela, viaja por todo país. O espetáculo mais recente em que atuou é o Marco do Meio-Dia, que esteve em cartaz no Teatro TUCA este ano.

 
 
 

  1ª Semana de Workshops – Pais & Profissões

 
 
Profissionais e alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participaram de 20 a 25 de setembro, da 1ª Semana de Workshops – Pais & Profissões, promovido pelo Instituto São José, integrante da Rede Salesiana de Escolas.


 
 

Com objetivo de promover a integração da família com a escola, os organizadores do evento convidaram vários profissionais das áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia, Marketing, Economia, Literatura Infantil, entre outras, para que pudessem aprofundar um pouco o conhecimento dos estudantes e ao mesmo tempo orientá-los sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Palestras, oficinas, mesas redondas, exposições das profissões em estandes também fizeram parte da programação.
O curso de Odontologia da Univap foi representado pela Profª MSc. Elaine Aparecida Félix de Araújo, Profª MSc. Tatiana Mendez e pelo aluno Rodrigo da Silva Primiceri (10º período).

 
 
 

  13 de outubro – Dia do Terapeuta Ocupacional

 
 

 
O curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap foi criado em 1997, e é o único na região, formando profissionais que trabalham nas diversas áreas de atuação que a profissão possibilita.
A Terapia Ocupacional promove a prevenção, o tratamento e a reabilitação de pessoas que necessitam de atenção em relação a problemas físicos, sensoriais, mentais, psiquiátricos e sociais, que acabam por limitar sua participação, com independência e autonomia, em suas atividades diárias.
Para trabalhar o terapeuta ocupacional dispõe de técnicas que utilizam as atividades como ferramenta principal (autocuidado, lazer e trabalho). Também utiliza recursos para auxiliar e facilitar a movimentação, o entendimento, a comunicação e o desempenho do indivíduo nas diversas atividades. Portanto, o terapeuta ocupacional busca tornar a vida das pessoas mais participativa e acessível ao facilitar o seu desempenho nas atividades diárias e ao ampliar as suas capacidades.

 
 
 

  Exposição: Vanguardas Europeias

 
 
Os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio do Colégio Univap Aquarius, realizaram dia 7 de outubro uma exposição feita em Mosaico de Espelhos. Essa atividade teve por finalidade apresentar aos alunos de graduação da Faculdade de Educação e Artes (FEA) os trabalhos, sob a orientação da Profª Esp. Rúbia Vieira, desenvolvidos durante o segundo semestre, na disciplina de Literatura.


Vista parcial da exposição no
Campus Aquarius
 
Profª MSc. Jandira Aligieri, a Profª
MSc. Maria Valdelis Nunes Pereira
e a Profª Esp. Rúbia Vieira,
orientadora dos trabalhos
 
As alunas Heloísa, Aline e Jéssica
com as professoras Jandira e
Rúbia

A exposição retratou o manifesto da sociedade no século XIX em uma época em que os artistas eram as verdadeiras expressões de um povo sofrido e descrente. Essa manifestação veio se tornar realidade no Brasil no ano de 1922 com a Semana de Arte Moderna. Os alunos puderam retratar por meio de seus trabalhos, as obras de grandes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, entre outros.

 
 
 

  Dia do Fisioterapeuta
13 de outubro


 
 
 
Os alunos que concluem este ano o curso de
Fisioterapia
A Fisioterapia é um exemplo de carreira que se adaptou rapidamente às mudanças da vida moderna. Há uma década, sua função era primordialmente ajudar na reabilitação de idosos e crianças que apresentavam alterações neurológicas. Hoje, com o avanço nas pesquisas e suas respectivas publicações, caminha cada vez mais para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
O profissional fisioterapeuta vem atuando em todos os níveis de assistência na saúde, adaptado aos diferentes modelos de serviços, sempre comprometido com a ética e capacitado para reconhecer o direito que todo ser humano tem à uma assistência de saúde adequada e de qualidade. Esse profissional é capaz de prestar assistência ao ser humano como um ser total, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos das ciências básicas e da saúde, das ciências sociais e humanas e dos conhecimentos biotecnológicos que embasam sua formação.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 30 de outubro. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Vincent Van Gogh
(1853-1890)


Pintor holandês é reconhecido como precursor do expressionismo. Vincent Willem van Gogh nasceu em Groot Zundert.
Em contato com pintores como Cézanne, Gauguin, Pisarro e Seraut, entre outros, começa a consolidar um estilo próprio de pintar, marcado pelas largas pinceladas e pela combinação de tons vivos, como o amarelo, verde e azul. Em 1888 mora em Arles, no sul da França, com Paul Gauguin. Apresenta distúrbios mentais que o levam a ter crises e alucinações frequentes, e seu estado se agrava no decorrer desse ano. Vende uma única tela em vida, La Vigne Rouge, por 400 francos. Suicida-se com um tiro no peito em Auvers-sur-Oise, dois dias depois de terminar a tela Campo de Trigo com Corvos.

Assista ao Filme: Sede de Viver
Direção: Vincente Minnelli
Ano: 1956
País: Estados Unidos
Gênero: Drama
Duração: 122 Minutos/Colorido
Título Original: Lust for Life
Elenco: Kirk Douglas, Anthony Quinn, James Donald, Pamela Brown, Everett Sloane, Jill Bennett, Noel Purcell, Niall MacGinnis, Henry Daniell, Madge Kennedy
Sinopse: Vincent Van Gogh é o arquétipo do artista torturado pela sua genialidade. Sua obsessão por pintar, combinada a problemas mentais, o leva a uma vida de tristeza e frustração. A grande luz em sua vida é o irmão que o sustenta e ajuda.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Procissão de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Beira-Rio
Orquídeas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Rafal Olbinski, Rodin e Canaletto
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Fotos de Ângulos Inusitados
Melhores Imagens que Circulam pela Internet
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Memória Fotográfica
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Jerusalém: O Santo Sepulcro
Museu do Vaticano
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Van Gogh, Velásquez e Schiele
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Gaudi


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Representante do Comitê de São Paulo - Copa do Mundo/2014 - Visita São José

 
 

 
Com objetivo de conhecer e avaliar a infraestrutura de equipamento e rede hoteleira da cidade, a representante do Comitê de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014 (Coesp), Andrea Ferrazoli Mittelstaedt , esteve em São José dos Campos, no último dia 13 de outubro.
Em reunião no Paço Municipal, a representante do Comitê apresentou os pontos mais importantes para que a cidade esteja apta para receber uma das 32 seleções que participarão da Copa do Mundo. Além da infraestrutura da rede hoteleira, foram discutidos temas como aeroporto, centro de treinamento, estádio para treinos abertos, jogos amistosos, turismo e gastronomia.
A visita técnica aconteceu nas instalações do Estádio Martins Pereira, dos hotéis Caesar Business e Blue Tree, dos pontos turísticos dos Parques Vicentina Aranha e Santos Dumont e a infraestrutura do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, no Campus Urbanova.
Após a vistoria, os assessores do Coesp irão elaborar um relatório com informações sobre o município e outras 52 cidades do Estado de São Paulo, candidatas a receber as delegações.
As informações gerais serão entregues à FIFA no final do mês de novembro, e servirá de base para o relatório oficial, que será encaminhado às delegações das seleções participantes da próxima Copa.

Fontes: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos e VNews

 
 
 

  Dia do Nutricionista
Evento Comemorativo


 
 
A fim de comemorar o Dia do Nutricionista, celebrado no Brasil em 31 de agosto, os alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com apoio da coordenadoria, realizaram dia 14 de outubro, no Auditório Verde – do Bloco 9, no Campus Urbanova, um evento comemorativo.


 
 

Foram convidadas as nutricionistas Dra. Carina Loureiro Targueta que ministrou a palestra: Atuação do Nutricionista na Estratégia Saúde da Família e Dra. Helen Pereira da Silva, que falou sobre o tema: Educar para Nutrir – Importância do Nutricionista na Alimentação Infantil.


 
 

O representante do Conselho de Nutricionistas, Dr. Odisael Vieira de Siqueira e a Nutricionista Andréa Vanzan, responsável pelo Projeto Mesa Brasil – SESC São José dos Campos, também prestigiaram o evento.
De acordo com os organizadores como inscrição do evento, os interessados doaram 1 Kg de Alimento – Não perecível (Leite em pó; Óleo ou Pó de Café), que foram doados ao Projeto Mesa Farta - Instituição Assistencial de Jacareí/SP.
Alunos e convidados participaram de um coffe break e de sorteio de brindes que foram cedidos pelas empresas parceiras do evento: Via Roma; Néctar; Dietpro; PowerFit; Carbonic – Saúde e Nutrição; Angelina – Café e Doceria; De Gucemm – Estação Gourmet e Mundo Verde.

 
 
 

  Festa para as Crianças
Hospital São Francisco


 
 
 
As alunas Bruna Alvarenga Gonçalves e Larissa de Souza Guimarães Gaia, do 8º período semestral (4º ano), do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que cumprem estágio no Hospital São Francisco, em Jacareí, sob a supervisão da coordenadoria do curso, realizaram no dia 8 de outubro, brincadeiras envolvendo música e distribuíram alguns bichinhos coloridos feitos de balões, em comemoração ao Dia das Crianças.
As alunas que realizam estágio na Instituição visitaram as alas da Clínica Pediátrica, UTI Pediátrica e Maternidade.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inscrições Abertas – Seleção para o Ensino Médio Integral e Gratuito 2011

Colégio Univap-Urbanova
Renovado para um novo tempo

Taxa de Inscrição ao Processo de Seleção: R$ 10,00 – O boleto poderá ser pago nos bancos ou pela Internet

Data da Prova: 21 de novembro 2010 (domingo)

Horário: 9h ás 12h30

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova
São José dos Campos - SP

Informações detalhadas/Inscrição no site: www.univap.br

Até 11 de novembro
Campeonato Interno de Educação Física 2010 (CIEF/2010)

Local: Quadras Poliesportivas dos Campi: Urbanova (São José dos Campos) e Villa Branca (Jacareí)

Horário: Abertura Oficial do Evento – Campus Urbanova – 9 horas

Informações: (12) 3947-1246 ou 3947-1218

25 a 29 de outubro
5º Encontro de Terapia Ocupacional

Realização: Terapia Ocupacional – Apoio: Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova
(Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova)

Horário: das 19h às 20h30


Inscrições: eto_univap@yahoo.com.br

25 e 26 de outubro
IX Encontro Intergeracional “Desafios e Possibilidades no Século XXI”

Participantes: Faculdade da Terceira Idade – Univap – São José dos Campos, Campos do Jordão e Caçapava/Colégio Técnico Univap Villa Branca – Jacareí (Profª Adriana Vilela de Oliveira) e Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Theodoro Correa Cintra – Campos do Jordão (Profª Áurea Maria M. Gomes)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação – Ceplade – Campus Urbanova – Avenida Shishima Hifumi, 2.911

Horário: das 9h às 14h

Realização: Univap – Projeto Social Vale a Pena Viver

Organização: Faculdade da Terceira Idade – Univap

Parcerias: Drogasil e Ellos – Gestão Social Estratégica

Informações: (12) 3928-9850 das 13h30 às 17h (de segunda a sexta-feira)

28 de outubro
Semana Cassiano Ricardo

Organização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Lançamento do documentário Cassiano Ricardo, Poesia e História
Produção: TV Univap

Após a exibição do documentário haverá o debate: O Futuro da Literatura em São José dos Campos

(Participação dos docentes da Univap e de outras instituições)

Local: Auditório da Reitoria - Campus Urbanova - Bloco 5
(Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Bairro Urbanova)

Horário: 19h

Evento aberto ao público externo - Entrada gratuita

Saiba mais sobre a Semana Cassiano Ricardo pelo site: http://poetacassianoricardo.wordpress.com

29 de outubro
Palestra: “Aspectos Éticos em Pesquisa com Animais e Seres Humanos”

Dr. Gilberto de Nucci

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horário: das 10h às 12h

Informações: (12) 3947-1106

Responsável pela palestra: Prof. Dr. José Carlos Cogo – Laboratório de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap

5 de novembro
Dia do Radialista

7 de novembro
VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

“Na onda da informação”

Realização: Ativia Saúde

Patrocínio: Sade – Consultoria em Seguros/Tomovale – Centro de Diagnóstico por Imagem/Laboratório São José/Exata Contabilidade/Taino Advogacia/4CA – Soluções em Tecnologia/Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos

Apoio: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e Fullcase

Horário: 8h às 17h

Inscrições: cooperado2@ativia.com.br

Telefone: (11) 3954-3954 – ramal 224

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – São José dos Campos - SP

11 de novembro
Faculdade de Direito

Projeto de Integração – Direito e Sociedade II

Tribunal Popular Pedagógico

Direitos Humanos e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público

Horários: Alternados (Ver programação)

De 9 a 17 de novembro
II Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz

Tema: “Cultura de Paz: O Caminho do Cuidar Essencial”

Conferências e Mesas Redondas

Local: Univap – Campus Centro (Praça Cândido Dias Castejon, 116 – Centro – São José dos Campos)

Inscrições: gvesjc.fichainscricao@gmail.com

Informações: 3922-8227 – Débora/Maria Helena/Fátima Ribeiro ou Luciana

18 e 19 de novembro
III Jornada de Farmácia e Biomedicina

Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 9 – Auditório Verde – Campus Urbanova

Horário: 8h às 17h

Informações: (12) 3947-1044

E-mail: nilton@univap.br (Curso de Farmácia)

E-mail: janirafael@yahoo.com.br (Curso de Biomedicina)

Obs.: (Em breve programação completa)

19 e 20 de novembro
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
I Congresso Multidisciplinar de Seguranša e Medicina do Trabalho

Realização: Centro Nacional de Congressos (Cenacon) e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Horário: Período integral

Alunos e professores da Univap terão 50% de desconto na inscrição para participação do Congresso

26 e 27 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h