103ª Edição - Ano III
De 4 a 10 de outubro/2010
 

  Parceria entre o Inpa, Inpe, Univap e Ceulm/Ulbra

 
 

Vista parcial da Reserva do Inpa (ZF2)
 
Uma parceria firmada entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) vai possibilitar o estudo da atmosfera superior (mesosfera, termosfera e ionosfera) na região Amazônica.
O objetivo é investigar a dinâmica da mesosfera e termosfera terrestre e a eletrodinâmica da ionosfera na região Amazônica. O estudo é importante para avançarmos no conhecimento da região tropical brasileira, afirmou o Prof. Dr. Paulo Fagundes, do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa (IP&D) da Univap. De acordo com ele, Manaus fica em uma região equatorial muito particular, visto que se localiza entre o equador geográfico e o equador geomagnético.

 
 
 

  Programa Antártico Brasileiro
Pesquisador da Univap é integrante do Grupo de Avaliação Ambiental


 
 
 
O Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, docente da Univap e pesquisador junto ao Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), foi designado por intermédio da Portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial da União, em 20 de agosto de 2010, como membro integrante do Grupo de Avaliação Ambiental (GAAm) do Programa Antártico Brasileiro, no cargo de Relator de Ciências Atmosféricas.
A primeira reunião do grupo está prevista para o próximo dia 24 de novembro, em Brasília, com titulares e suplentes designados e representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e representantes das comunidade científica das áreas de pesquisas (Ciências Atmosféricas; Ciências Geológicas e Ciências da Vida) envolvidas com o Programa Antártico Brasileiro.

 
 
 

  Inscrições abertas e gratuitas para os Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia.
O objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia, 1997.
A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (a partir de 18 anos, já formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários.
Cada participante poderá apresentar até três contos; três poesias e três fotografias, que serão avaliadas por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
As inscrições podem ser feitas até 19 de novembro de 2010 e os regulamentos já estão disponíveis para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias em que participou, sendo a melhor fotografia, para ser a capa da Antologia de Contos.

Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias

Informações: (12) 3947-1009 - 3947-1081
E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Campanha: Prevenção do Diabetes

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza no decorrer do ano uma série de atividades em parceria com empresas, envolvendo coordenadores, professores e alunos dos cursos de Biomedicina, Superior de Tecnologia em Gastronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.


 
 

Entre os trabalhos realizados dias 14 e 15 de setembro, aproximadamente 670 pessoas, entre funcionários e clientes das empresas Aussel e Medsel – Clínica Médica - foram atendidos por alunos do curso de Enfermagem (turmas: matutino e vespertino) que estão cursando o 7º ou 8º período semestral (4º ano), sob a supervisão das professoras Aline Llanos de Oliveira e Vanessa de Brito Poveda, e receberam orientações quanto ao diabetes.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso pode trazer várias complicações à saúde.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2011-1

 
 
   

A Univap oferece atualmente 39 cursos superiores e abre as inscrições para o Processo Seletivo 2011. A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.
O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet no período de 15 de setembro a 17 de outubro de 2010. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e o boleto bancário será gerado automaticamente e poderá ser pago nos bancos ou pela Internet. Esta taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.

 
 
 

  Festa no Centro de Práticas Supervisionadas
Crianças, Adultos, Cuidadores e Familiares


 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) em comemoração ao Dia da Criança, celebrado em todo País no próximo dia 12 de outubro, realizou no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova, dia 6 de outubro, uma festa para as crianças e adultos em atendimento gratuito nas Clínicas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Nutrição.


 
 

Sob a animação da Palhaçinha Pudim, idealizado pela Profª Adriana Marques Barja, do curso de Terapia Ocupacional, a diversão foi geral entre os atendidos nas clínicas, os cuidadores, familiares, funcionários, alunos e professores.

 
 

Participaram do evento aproximadamente 80 pessoas que também puderam saborear algodão doce, pipoca, bolo, doces e sucos.
A festa contagiante e interativa possibilitou que muitos adultos presentes pudessem relembrar os bons tempos de criança.

 
 
 

  Univap participará da 8ª Feira do Empreendedor Joseense

 
 

 
A Prefeitura de São José dos Campos com apoio de várias instituições promove de 19 e 23 de outubro, a oitava edição da Feira do Jovem Empreendedor Joseense. Trata-se de uma das maiores feiras de empreendedorismo realizadas no País por intermédio da educação.
Com mais de 300 estandes, apresentação de projetos, palestras, mesas redondas, atividades culturais e esportivas, a Feira que este ano tem como tema central: “Astros que brilham na Terra”, será realizada no Centro de Exposições do Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos.
O evento que ocupará uma área de 20 mil metros quadrados reúne nos cinco dias de atividades, estudantes, professores, cientistas, empresários e outros interessados.

 
 
 

  A Caminho da Universidade

 
 
 
Professores e alunos que participaram do evento em
Caraguatatuba
Docentes e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) com objetivo de divulgar os cursos oferecidos no Processo Seletivo Univap 2011, participaram dia 17 de setembro, em Caraguatatuba, do evento organizado pela Escola Nova Geração: A Caminho da Universidade.
Participaram representantes dos cursos de: Odontologia (Profª Drª Iris Maria Fróis); Farmácia (Prof. Dr. Nilton Syogo Arakawa); Terapia Ocupacional (Profª Esp. Adriana Marques Barja) que ministraram mini-palestras aos futuros estudantes universitários; já os alunos da Univap, dos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Terapia Ocupacional, deram depoimento sobre o ensino, as possibilidades de estágio e a infraestrutura oferecida pela Universidade.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 16 de outubro.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Johannes Vermeer
(1632-1675), Delft – Holanda


Johannes Vermeer - nasceu e morreu em Delft – Holanda. Atribui-se à sua autoria menos de 35 pinturas que não puderam com segurança ser datadas até hoje. A escassa produção deve-se à meticulosidade e lentidão com que pintava seus quadros que, apesar de bem valorizados, foram insuficientes para quitar suas dívidas e garantir o sustento de seus 15 filhos.
A representação da vida doméstica era o tema básico da escola de Delft, onde Vermeer estudou e as imagens criadas por ele costumavam apresentar um momento íntimo de uma ou duas figuras no interior de suas habitações em um momento iluminado do dia.
O reconhecimento da qualidade artística de sua obra por historiadores ocorreu na década de 1860, quase dois séculos depois de sua morte.

Assista ao Filme: Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring - Inglaterra - 2003 - 95 min)
Direção: Peter Webber
Roteiro: Olivia Hetreed, baseado no livro homônimo de Tracy Chevalier
Fotografia: Eduardo Serra
Figurino: Dien van Straalen
Elenco: Scarlett Johansson (Griet), Colin Firth (Johannes Vermeer), Tom Wilkinson (Van Ruijven), Judy Parfitt (Maria Thins), Cillian Murphy (Pieter), Essie Davis (Catharina).


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
China
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Victor Molev e Vermeer
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Jim Warren
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Gauguim, Schiele, Velásquez, Matisse e Renoir
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
Grécia
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
As 20 Melhores Cidades do Mundo Para Viver
O Intrigante Iraque
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Fusca


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  Feira de Profissões
Colégio Fênix – Guaratinguetá


 
 

O Prof. Nilton explica as diversas possibilidades de
atuação no mercado de trabalho
 
Com objetivo de transmitir informações adequadas aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de Cursos Técnicos e Pré-Vestibulandos, sobre as diversas profissões existentes, áreas de atuação dos profissionais, universidades e mercado de trabalho, o Colégio Fênix - Guaratinguetá, dentro do Projeto de Orientação Profissional, realizou dia 16 de setembro, a Feira de Profissões.
O evento contou com a participação de competentes e qualificados profissionais para esclarecer dúvidas dos jovens nas salas de atendimento do Colégio.
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap foi representada pelo Prof. Dr. Nilton Syogo Arakawa, coordenador do curso de Farmácia.
Além de alunos, a Feira de Profissões recebeu a visitação de pais, de ex-alunos e outros interessados.

 
 
 

  Começam no próximo dia 21 de outubro na Univap
Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica e Pós-Graduação


 
 
   

O comitê organizador dos Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica e Pós-Graduação (XIV INIC, X EPG e IV INIC – Júnior) da Univap já disponibilizou no site da Universidade a programação completa dos eventos que este ano tem como tema central: A Biodiversidade – Conservação e Recuperação.
Os Encontros de Iniciação Científica e de Pós-Graduação da Univap são resultados de esforços contínuos da instituição que procura manter um espaço acadêmico aberto para a discussão e produção científica de alunos e visitantes de outras instituições de ensino.

 
 
 

  Exposição Fotográfica – Prof. Paulo Barja

 
 
 
Desde sua vinda para a Univap, em 2002, o prof. Barja vem fazendo registros fotográficos de São José dos Campos.
A partir de 2007, esse olhar fotográfico passou a incluir também outras localidades.
Com o tempo, surgiu a fusão entre Poesia e Artes Visuais, com a criação de poemas curtos a partir dos registros fotográficos.
Boa parte dessa produção se encontra na exposição "Fotopoemas: de São José para o Mundo", aberta à visitação pública de 2 a 30 de outubro na Biblioteca Municipal de São José dos Campos.

Exposição: "Fotopoemas: de São José para o Mundo"
Local: Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Rua XV de Novembro, 99 – Centro - São José dos Campos – SP
Período: de 2 a 30 de outubro de 2010
Horário: 2ª a 6ª das 8h15 às 17h, sábados das 8h15 às 12h45
Telefone: (12) 3921.6330
Informações sobre o trabalho no site: www.cartoesjoseenses.blogspot.com

 
 
 

  10º Encontro Anual de História

 
 

 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, por intermédio do curso de História, realiza dia 22 de novembro, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, o 10º Encontro Anual de História, que este ano traz como tema: Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito.
O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisas Pró-Memória de São José dos Campos e com o Diretório Acadêmico Frei Caneca, reúne professores, pesquisadores, alunos, representantes de grupos sociais distintos e interessados, a fim de debater sobre as diversas formas de preconceitos na sociedade brasileira, com objetivo de repensar as nossas relações sociais.
Além do debate, fará parte da programação a exposição intitulada “Traços da nossa História: a multiplicidade não revelada” resultado de uma parceria entre os alunos do curso de História da Univap e da Escola de Ensino Fundamental Emanuel Kant. A ideia é refletir sobre as diferentes etnias que compõe a genética do brasileiro.
O evento é gratuito, aberto a todos e para participar o interessado deverá fazer a sua inscrição antecipada por intermédio do e-mail: historia@univap.br ou diretamente na Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181- Campus Aquarius – Sala 16 – Bloco B - no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira.

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 – Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Universidade do Vale do Paraíba - Univap

 
 
 

  Educação Continuada na Univap

 
 
   

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 – Inscrições Abertas

Taxa de Inscrição: R$ 25,00 (O valor pago será descontado na efetivação da matrícula).

Inscrição somente pela Internet (www.univap.br/seletivo2011) até 17 de outubro

Manual do candidato está disponível gratuitamente para download, no site

Data da Prova: 24 de outubro de 2010 (domingo) – Todos os Cursos

Horário: das 9h às 12h

Obs.: O candidato (a) prestará a prova no local (Campus) escolhido no ato da inscrição

De 15 de setembro a 17 de outubro
Dia do Nutricionista – Evento Comemorativo

Realização: Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Inscrições até 10 de outubro: por e-mail: pathys98@hotmail.com ou janainamorais.183@gmail.com – constando o nome completo e telefone

(A inscrição somente será confirmada no dia do evento com a doação de 1 Kg de Alimento – Não perecível: Leite em pó; Óleo ou Pó de Café – que será doado ao Mesa Farta – Instituição Assistencial de Jacareí/SP)

Local: Auditório Verde – Bloco 9 – Campus Urbanova

Horário: das 8h às 11h30

14 de outubro
Lançamento do Volume IV da Série: São José dos Campos: História & Cidade

“Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença”

Organizado por: Profª Drª Valéria Zanetti – Universidade do Vale do Paraíba

Patrocínio: Petrobras

Local: Campus Aquarius – Rua Dr. Tertuliano Delphim Jr., 181 – Jardim Aquarius (Imediações do Carrefour/Dutra)

Horário: 19h

Informações: (12) 3947-1105 – 3923-9090

14 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 19 a 23 de outubro
Processo Seletivo 2011 (Vestibular) – Prova

Todos os Cursos – Vários Campi

Horário: das 9h às 12h

A Univap orienta que o candidato identifique com a devida antecedência o local onde fará a prova, esteja no local com uma (1) hora de antecedência e munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Os documentos exigidos para realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição mais o comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original e na ausência dele, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou Carteira de Órgão de Classe.

Informações detalhadas: www.univap.br/seletivo2011

24 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: www.univap.br

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
VI Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

“Na onda da informação”

Realização: Ativia Saúde

Patrocínio: Sade – Consultoria em Seguros/Tomovale – Centro de Diagnóstico por Imagem/Laboratório São José/Exata Contabilidade/Taino Advogacia/4CA – Soluções em Tecnologia/Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos

Apoio: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e Fullcase

Horário: 8h às 17h

Inscrições: cooperado2@ativia.com.br

Telefone: (11) 3954-3954 – ramal 224

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – São José dos Campos - SP

11 de novembro
Faculdade de Direito

Projeto de Integração – Direito e Sociedade II

Tribunal Popular Pedagógico

Direitos Humanos e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público

Horários: Alternados (Ver programação)

De 9 a 17 de novembro
III Jornada de Farmácia e Biomedicina

Realização: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Local: Bloco 9 – Auditório Verde – Campus Urbanova

Horário: 8h às 17h

Informações: (12) 3947-1044

E-mail: nilton@univap.br (Curso de Farmácia)

E-mail: janirafael@yahoo.com.br (Curso de Biomedicina)

Obs.: (Em breve programação completa)

19 e 20 de novembro
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
I Congresso Multidisciplinar de Segurança e Medicina do Trabalho

Realização: Centro Nacional de Congressos (Cenacon) e Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Horário: Período integral

Alunos e professores da Univap terão 50% de desconto na inscrição para participação do Congresso

26 e 27 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h