101ª Edição - Ano III
De 20 a 26 de setembro/2010
 

  Processo Seletivo Univap 2011-1

 
 
   

A Univap oferece atualmente 39 cursos superiores e abre as inscrições para o Processo Seletivo 2011. A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.
O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet no período de 15 de setembro a 17 de outubro de 2010. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e o boleto bancário será gerado automaticamente e poderá ser pago nos bancos ou pela Internet. Esta taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.

 
 
 

  VI Congresso Ibérico de Espectroscopía
XXII Reunión Nacional de Espectroscopía
(VI CIE - XXII RNE)


 
 
 
O doutorando Luiz Eduardo Cardoso e a mestranda
Patrícia Marcondes dos Santos
A Universidade do Porto, por intermédio da Faculdade de Farmácia e da Rede de Química e Tecnologia (Requimte), organizaram entre os dias 8 e 10 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal, o VI Congresso Ibérico de Espectroscopía e a XXII Reunión Nacional de Espectroscopía (VI CIE - XXII RNE).
Durante os três dias de evento estiveram reunidos pesquisadores acadêmicos, profissionais da área da indústria, estudantes, docentes e técnicos e outros interessados nas diversas e diferentes aplicações da espectroscopia.
Participaram dos eventos os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica da Univap, o Prof. MSc. Luiz Eduardo Cardoso (Doutorado), docente da Faculdade de Ciências da Saúde e Patrícia Marcondes dos Santos (Mestrado), monitora de docência da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo.
Na ocasião, o Prof. Luiz Eduardo, apresentou o trabalho "Characterization of Crotoxin by FT-IR Spectroscopy" que representa uma parte dos resultados da Tese de Doutorado em desenvolvimento que analisa a atuação do veneno fracionado de Cascavel em tecidos biológicos utilizando as técnicas espectroscópicas no Infravermelho. Patrícia fez uma apresentação oral do trabalho "FT-IR Spectroscopy in Biological Tissue with B. jararaca venom" que mostra através dos espectros no Infravermelho, efeitos dos venenos em diversos órgãos.
Os trabalhos científicos apresentados no Congresso estão sendo orientados pelos professores Dr. José Carlos Cogo, Drª Kumiko K. Sakane e Dr. Mituo Uehara.
As reuniões realizadas, paralelamente ao Congresso Ibérico de Espectroscopia, são bianuais, e contam com a colaboração da Sociedad de Espectroscopía Aplicada (SEA), Sociedad Española de Química Analítica (SEQA), Comité de Espectroscopía de la Sociedad Española de Óptica (SEDOptica) e a Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB).

 
 
 

  Alunos do Colégio Univap Villa Branca
Semifinalistas da 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil


 
 

Os alunos semifinalistas e a orientadora, Profª Fabiana
Zambadi
 
Duas das sete equipes do Colégio Univap Villa Branca, de Jacareí, inscritas na 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, estão na quinta e penúltima fase do evento, organizado pelo Museu Exploratório de Ciência da Unicamp.
Esta Olimpíada é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.
São cinco fases on-line e uma fase final com premiação, disputada por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.
Se as duas equipes forem bem sucedidas estarão classificadas para a fase final, presencial, que ocorrerá no próximo dia 23 de outubro, na Universidade de Campinas.
Os alunos do Colégio estão empenhando esforços desde 19 de agosto sob a orientação da Profª Fabiana Zambadi. As reuniões para o esclarecimentos de dúvidas e discussões das questões propostas estão sendo realizadas no Laboratório de Informática do Colégio. Importante frisar que das 30 mil equipes inscritas, apenas 4 mil chegaram à semifinal da Olimpíada, entre elas duas equipes que são do Colégio da Univap de Jacareí.

 
 
 

  Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Minicurso


 
 
 
Em cumprimento as diretrizes traçadas no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap que visa o desenvolvimento de investigações científicas, a coordenadoria promove no decorrer do curso de Mestrado, minicursos, simpósios, debates, intercâmbio e outras atividades.
Tendo em vista que o Programa busca oferecer aos futuros mestres um conhecimento multidisciplinar e de reflexão crítica sobre o processo de produção do espaço urbano da sociedade contemporânea, foi realizado dias 14 e 16 de setembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), setor responsável por todos os Programas Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade o minicurso: Dimensões históricas do ambiente natural e construído na França – Séculos XIX e XX.
Ministrado pelo Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, a primeira conferência (14) abordou a história do urbanismo social e higienístico de Paris, da segunda metade ao final do século XIX, e na segunda (16), sobre a água e a sociedade francesa ao longo dos Séculos XIX e XX.
O conferencista é graduado em Licence d'Histoire et Géographie pela Faculté des Lettres et Sciences Humaines de l'Université de Rennes (1963); Especialização em DES d' Histoire Ancienne et d' Histoire Moderne pela Universite de Rennes I (1964), doutorado em Doctorat de 3e. cycle en Histoire Moderne pela Universite de Rennes I (1972) e doutorado em Doctorat d ' Etat en Histoire Contemporaine pela Universite de Paris VII (1984).
Atualmente é titulaire da École des Hautes Études en Sciences Sociales e Professeur chargé de cours da Faculté de Médecine Lariboisière-Saint-Louis e professor associado da Universidade de São Paulo (USP).
Participaram do minicurso, mestrandos, mestres, doutorandos e professores envolvidos no tema do Planejamento Urbano e Regional. Ao final do curso, renovaram-se as expectativas para a realização de um novo módulo nos mesmos moldes a ser desenvolvido em 2011, conforme acordado com o Prof. Goubert.

 
 
 

  Inscrições abertas e gratuitas para os Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba – Univap, a fim de valorizar, integrar as pessoas e dar oportunidade a novos talentos, realiza todos os anos, os concursos de Poesias, Contos e Fotografia.
O objetivo é incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que estudantes e a comunidade possam divulgar seus trabalhos.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Faculdade de Educação e Artes, os concursos da Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografia, 1997.
A participação nos concursos é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Categoria Comunidade: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Outros (a partir de 18 anos, já formados e não estudantes); Categoria Univap: Estudantes do Ensino Superior; Pós-Graduação e Funcionários.
Cada participante poderá apresentar até três contos; três poesias e três fotografias, que serão avaliadas por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
As inscrições podem ser feitas até 19 de novembro de 2010 e os regulamentos já estão disponíveis para consulta no site: http://www.univap.br/univap/pro_reitorias/cultura_divulgacao/concursos.php
Todos os selecionados receberão, como prêmio, exemplares das Antologias em que participou, sendo a melhor fotografia, para ser a capa da Antologia de Contos.

Concursos da Univap 2010
Poesias, Contos e Fotografias

Informações: (12) 3947-1009 - 3947-1081
E-mail: cultura@univap.br

 
 
 

  Univap participará da 8ª Feira do Empreendedor Joseense

 
 

 
A Prefeitura de São José dos Campos com apoio de várias instituições promove de 19 e 23 de outubro, a oitava edição da Feira do Jovem Empreendedor Joseense. Trata-se de uma das maiores feiras de empreendedorismo realizadas no País por intermédio da educação.
Com mais de 300 estandes, apresentação de projetos, palestras, mesas redondas, atividades culturais e esportivas, a Feira que este ano tem como tema central: “Astros que brilham na Terra”, será realizada no Centro de Exposições do Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos.
O evento que ocupará uma área de 20 mil metros quadrados reúne nos cinco dias de atividades, estudantes, professores, cientistas, empresários e outros interessados.

 
 
 

  Recital de Violão com Acácio Oliveira

 
 
 
Acácio Oliveira apresentou dia 22 de setembro um recital de violão interpretando as músicas de Heitor Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro.
O evento realizado na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova da Univap, foi promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica em parceria com a Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVcolesp) e apoio da Rossi Instrumentos Musicais.
Acácio iniciou seus estudos de violão com Henrique Pinto e, posteriormente, com Turíbio Santos, Alexandre Lagoya, Miguel Angel Girollet e Álvaro Pierri. Recebeu em 1982, o prêmio de melhor instrumentista de violão no Festival Internacional de Música Clássica de Campos do Jordão. Realizou também uma série de concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, em 1987, além de gravações exclusivas para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras do País.
Para saber mais sobre o músico, acesse: http://www.classical-guitar-player.com

 
 
 

  Ex-aluno da Univap é o Novo Diretor Comercial da TV Record
Litoral e Vale do Paraíba


 
 

 
Mário Fernando Gori de Toledo, graduado em Ciências Econômicas pela Univap, Especialização em Marketing e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas foi contratado no início deste ano, para assumir a Direção Comercial da TV Record Litoral e Vale do Paraíba.
Ele esteve no último dia 17 de setembro, na Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap, a fim de estreitar relacionamentos e propor eventuais parcerias.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, Mário Toledo fala um pouco da sua experiência e do seu crescimento profissional.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 
Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 2 de outubro. Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.


Aldo Bonadei

Aldo Cláudio Felipe Bonadei, mais conhecido por Aldo Bonadei (São Paulo, 17 de junho de 1906 — São Paulo, 16 de janeiro de 1974), foi um pintor brasileiro, e destacado integrante do Grupo Santa Helena por sua formação mais erudita. O interesse por diferentes áreas levou-o a desenvolver atividades em poesia, moda e teatro. O artista teve importante atuação, entre os anos 1930 e 1940, na consolidação da arte moderna paulista e foi um dos pioneiros no desenvolvimento da arte abstrata no Brasil.
No fim da década de 50 atuou como figurinista na Companhia Nydia Lícia - Sérgio Cardoso e em dois filmes de Walter Hugo Khoury.


Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
O Vale Paulista do Rio Paraíba
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Museu do Louvre
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Fotos Surrealistas
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Curso de Educação Física
Bloco 3
Aviões da 2ª Guerra Mundial
Melhores Imagens que Circulam na Internet
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Entrada Principal
2008 Detroit Auto Show
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Almuerzo en el Rascacielos
Carros Antigos
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Francisco Rebolo
Aldo Bonadei


Informações: (12) 3947-1009 – Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 – Inscrições Abertas

Taxa de Inscrição: R$ 25,00 (O valor pago será descontado na efetivação da matrícula).

Inscrição somente pela Internet (www.univap.br/seletivo2011) até 17 de outubro

Manual do candidato está disponível gratuitamente para download, no site

Data da Prova: 24 de outubro de 2010 (domingo) – Todos os Cursos

Horário: das 9h às 12h

Obs.: O candidato (a) prestará a prova no local (Campus) escolhido no ato da inscrição

De 15 de setembro a 17 de outubro
UV Radiation on Agriculture

Programação completa disponível no site da Universidade

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 19 a 23 de outubro
Processo Seletivo 2011 (Vestibular) Prova

Todos os Cursos – Vários Campi

Horário: das 9h às 12h

A Univap orienta que o candidato identifique com a devida antecedência o local onde fará a prova, esteja no local com uma (1) hora de antecedência e munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Os documentos exigidos para realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição mais o comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original e na ausência dele, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou Carteira de Órgão de Classe.

Informações detalhadas: www.univap.br/seletivo2011

24 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: www.univap.br

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
Faculdade de Direito

Projeto de Integração – Direito e Sociedade II

Tribunal Popular Pedagógico

Direitos Humanos e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Universitário Público

Horários: Alternados (Ver programação)

De 9 a 17 de novembro
10º Encontro Anual de História da Univap

Debate sobre preconceito e diversidade baseado nas experiências de vida das pessoas comuns, mas com muita história pra contar...
Negros, Indígenas e Mulheres: Memórias do Preconceito
Inscrições Abertas
Local: Campus Aquarius da Univap
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos – SP

Horário: das 19h às 22h

Informações pelo telefone: (12) 3947-1105 ou e-mail: historia@univap.br
Realização: Univap/Faculdade de Educação e Artes/Curso de História
Apoio: Projeto Pró-Memória São José dos Campos

22 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h