100ª Edição - Ano III
De 13 a 19 de setembro/2010
 

  Informativo Diálogo – 100ª Edição
Palavra do Reitor


 
 

 
O Diálogo - Informativo On-line Univap distribui esta semana a sua 100ª edição com importantes reportagens, entre elas, a comemoração dos 40 anos do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, um marco na história da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE); a entrega de certificado para mais de 100 profissionais de Educação Física; a participação de pesquisadores e alunos em congressos, simpósios, conferências; projetos de extensão universitária; aula inaugural; processo seletivo 2011, além de eventos culturais e educacionais.
Este novo formato de comunicação que divulga as atividades da FVE, da Univap, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Colégios, Incubadoras, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, do Parque Tecnológico Univap, e de outros parceiros, foi implantado no primeiro semestre de 2008, e acompanha as novas tendências das mídias eletrônicas que tornaram mais rápidas as comunicações.
Sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica e Univap Virtual, as notícias publicadas semanalmente somente são possíveis pelo apoio incondicional da comunidade acadêmica que sugere pautas e informa as atividades programadas em seus setores.
A competência dos profissionais envolvidos na periodicidade dessa publicação é de extrema importância para a Instituição, porque registra as atividades realizadas e divulga futuros eventos.
Quero nesta edição parabenizar toda a equipe pelo comprometimento e seriedade no desenvolvimento deste trabalho, salientando que, atualmente, mais de 19 mil pessoas recebem o Informativo On-line da Universidade, entre alunos, funcionários, imprensa, entidades classistas, indústrias, órgãos de fomento, prefeituras, além de outros interessados.

Baptista Gargione Filho, Prof. Dr.
Reitor da Univap

 
 
 

  Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes
40 Anos


 
 
 
Fachada do Colégio
O Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes”, conhecido popularmente como CTI, em referência ao seu antigo nome “Colégio Técnico Industrial”, celebra este ano o 40° aniversário de sua criação, integrando as instituições de ensino mantidas pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), junto com a Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, de Colégios de Ensino Médio e Técnico Profissionalizante e também da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
Autorizado a funcionar em 1969, com a denominação de Colégio Técnico Brigadeiro Paulo Victor da Silva, passou a oferecer cursos técnicos de Eletrônica e de Edificações, a partir de 1970.
Instalado no Campus Centro/Paraibuna desde a sua inauguração, o Colégio procura qualificar a mão-de-obra necessária a fim de atender a grande demanda do parque industrial que se instalou no Vale do Paraíba e, principalmente, no município de São José dos Campos.
No ano de 1972 o colégio passa a denominar-se Colégio Técnico Industrial de São José dos Campos.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2011-1

 
 
   

A Univap oferece atualmente 39 cursos superiores e abre as inscrições para o Processo Seletivo 2011. A Universidade possui cursos nos Campi de São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão.
O candidato deverá fazer a sua pré-inscrição via Internet no período de 15 de setembro a 17 de outubro de 2010. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e o boleto bancário será gerado automaticamente e poderá ser pago nos bancos ou pela Internet. Esta taxa será descontada quando o candidato efetivar a sua matrícula na Universidade.

 
 
 

  43th Annual Meeting of the Society for Invertebraye Pathology

 
 

O Prof. Drauzio na entrada principal da Universidade
de Istambul
 
O Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e professor de microbiologia de cursos de Graduação e da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Ciências Biológicas, Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, participou da 43th Annual Meeting of the Society for Invertebraye Pathology, no período de 11 a 15 de julho, na Karadeniz Technical University, em Trabzon, Turquia. Durante a reunião, o pesquisador, além de presidir uma mesa redonda, apresentou a palestra: “Metarhizium robertsii conidia produced on salicylic acid have improved thermotolerance but not UV-B tolerance” de autoria de Drauzio E. N. Rangel, Éverton K.K. Fernandes e Donald W. Roberts. Alem disto, foi eleito e nomeado secretário da Divisão de Fungos da Society for Invertebraye Pathology, neste cargo o Prof. Drauzio será avaliador da apresentação de trabalhos de alunos de graduação e de Pós-Graduação na forma de pôsteres ou orais, nas próximas duas reuniões que serão realizadas em 2011 em Halifax, Canadá e 2012 em Buenos Aires, Argentina.

 
 
 

  Projeto Universitário Aeromóvel
Equipe Univap Cumpre a Missão


 
 
A equipe da Univap cumpriu todas as tarefas determinadas na segunda edição do Projeto Universitário Aeromóvel, dias 10 e 11 de setembro. No total 40 alunos (20 moças e 20 rapazes) de diversos cursos de graduação e campi da Univap, acompanhados dos professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Cláudia C. de Castro Pimentel e João Batista Prado Júnior, cumpriram por 36 horas ininterruptas as atividades programadas e realizadas em área de treinamento do 6º Batalhão de Infantaria Leve, sob a coordenação direta do General-de-Brigada Carlos Cesar de Araújo Lima - comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) também em Caçapava.


As equipes
 
A Profª Cláudia recebe do
Comandante Araújo Lima a
medalha de participação, em
seguida será a vez do Prof.
João Prado, de boné amarelo
 
Autoridades representantes das
Universidades, do Poder Público
de Caçapava e do Comando da
Brigada de Infantaria Leve

Além da Univap, outras três Instituições de Ensino Superior (IES) da região participaram das missões propostas, cujo objetivo principal foi executar tarefas em equipes e trabalhar o espírito de liderança e chefia por meio de desafios físicos.
Para o General Araújo Lima, a intenção foi dar um treinamento aos universitários estagiários do Projeto Universitário Aeromóvel para a "guerra" que irão enfrentar no "campo de batalha" do mercado de trabalho a cada dia mais exigente e competitivo.
Pela segunda vez consecutiva o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro representou a Univap na fase de acertos e preparação de detalhes para a realização do Aeromóvel, sendo responsável por esta atividade de extensão da Universidade, bem como da coordenação da parceria Univap e Projeto Rondon, por intermédio do Ministério da Defesa.

 
 
 

  Cerimônia de Entrega de Certificado
Especialistas em Gestão de Centros Poliesportivos


 
 
 
O Prof. MSc. Roque Mendes, Coordenador da
Educação Continuada, o Sr. Sérgio Francisco
Theodoro, Patrono do Curso e Secretário de Esportes e
Lazer de São José dos Campos, o Reitor da Univap,
Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, a Coordenadora do
Curso de Educação Física, Profª Drª Silvia Regina
Ribeiro e a Coordenadora do Curso de Especialização
em Gestão de Centros Poliesportivos, Profª MSc.
Zenaide Homem de Mello Ceballos
A Cerimônia de entrega de certificado aos 123 concluintes do curso de Especialização em Gestão de Centros Poliesportivos foi realizada dia 13 de setembro, às 14h30min, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova.
Sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Universidade, a cerimônia contou com a presença do Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, pelo Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Sérgio Francisco Theodoro, pela coordenadora do curso de Educação Física, Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, pelo coordenador da Educação Continuada e representando a Pró-Reitoria da área, Prof. MSc. Roque Mendes e pela coordenadora geral do curso de Gestão em Centros Poliesportivos, Profª MSc. Zenaide Homem de Mello Ceballos, além de professores do curso e outros convidados.

 
 
 

  Prótese Total Implantossuportada - Passo a Passo - Clínico e Laboratorial

 
 

O Dr. Henrique Cerveira Netto, Professor Emérito da
Unesp e Prefaciador do Livro, com os professores
autores Leonardo e Vicente
 
De autoria dos professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap e de outras instituições universitárias da região, o Dr.Vicente de Paula Prisco da Cunha e Dr. Leonardo Marchini, lançaram em agosto deste ano o livro: Prótese Total Implantossuportada - Passo a Passo - Clínico e Laboratorial, pela Editora Santos – do Grupo Editorial Nacional (GEN).
O livro apresenta a sequência (passo a passo) completa para a realização clínica (cirúrgica e protética) e laboratorial de próteses totais implantossuportadas, uma forma de tratamento protético que tem sido utilizada como primeira opção para o tratamento de pacientes desdentados, principalmente na mandíbula.
A obra disponível para os alunos da Univap na Biblioteca Central, no Campus Urbanova, descreve a técnica, de forma extremamente atraente, em uma leitura fácil e envolvente, enriquecida com excelentes fotografias que facilitam a visualização e o completo entendimento de cada passo. Além disso, traz conceitos importantes e atualizados sobre os aspectos básicos relacionados ao tratamento, como osseointegração e terapia medicamentosa em implantodontia.
O conteúdo, além da Introdução, traz a Osteointegração; Planejamento Protético e Cirúrgico; Cirurgia Implantodôntica; Terapêutica na Implantodontia; Ativação dos Implantes; Oclusão em Implantodontia; Fase Protética e o Acompanhamento e Cuidados Domiciliares.
Informações científicas sobre o livro, com Prof. Dr. Leonardo Marchini, pelo telefone: (12) 9128-2691, ou por intermédio dos e-mails: marchini@univap.br ou vicente@protese.net

Os interessados em adquirir o exemplar poderão entrar em contato com a Editora GEN - Grupo Editorial Nacional – Editora SANTOS
ISBN: 9788572888370
Autores: Vicente de Paula Prisco da Cunha e Leonardo Marchini

 
 
 

  XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira
Participação de Professores Pesquisadores e de Alunos da Univap


 
 
Professores pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, Prof. Dr. Caius Lucius Selhorst, Profª Drª Diana Paula Andrade Pilling, Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, Profª Drª Ângela Cristina Krabbe e Prof. Dr. Sérgio Pilling e os alunos do curso de Mestrado em Física e Astronomia, Alexandre Bergantini de Souza, Danilo Maciel Lopes Gusmão e Deise Aparecida Rosa, participaram da XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), realizada de 7 a 12 de setembro, no município de Passa Quatro, Minas Gerais.


O grupo participante da XXXV
Reunião Anual da SAB
 
Alunos de Mestrado: Alexandre,
Deise e Danilo
 
O Prof. Dr. Cássio, durante a
apresentação do painel sobre o
Ano Internacional de Astronomia
na Univap

Durante o evento, os participantes da Univap apresentaram 21 trabalhos científicos, na forma de painéis ou em comunicações orais, nas áreas de Astronomia Estelar, Meio Interestelar, Astroquímica Experimental, Astronomia Extragalática, Física Solar e Instrumentação Astronômica. Na ocasião, apresentaram também um trabalho coletivo na área de Ensino e História de Astronomia, com os resultados das atividades de divulgação científica realizadas na Univap durante o Ano Internacional da Astronomia – 2009.
A reunião anual pode ser considerada o principal foro nacional de discussão sobre as pesquisas e projetos na área de astronomia. Durante todo o evento, além da apresentação dos resultados de pesquisas científicas na área, também foram discutidas as diretrizes para o desenvolvimento de projetos, propostas e políticas para o avanço da astronomia nacional.
A participação de professores pesquisadores e de alunos da Univap em eventos deste porte, demonstra o comprometimento da Instituição com a pesquisa básica e a relevância do grupo no cenário nacional.

 
 
 

  Aula Inaugural
Especialização em Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil


 
 
A aula inaugural do Curso de Especialização em Condicionamento Físico e Desempenho Esportivo Infanto-Juvenil, realizada dia 13 de setembro no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, fez parte da programação de entrega de certificado aos alunos que concluíram o curso de Especialização em Gestão em Centros Poliesportivos.


A coordenadoria entrega a lista de
documentos exigidos para matrícula do
novo curso
 
Um rápido lanche foi preparado e servido a
todos os presentes pela equipe de alunos
do Curso Superior de Tecnologia em
Gastronomia da Faculdade de Ciências da
Saúde (FCS) da Univap

Este novo curso também sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada também direcionado para 200 profissionais de Educação Física contratados pelo Sistema Fundação Valeparaibana de Ensino/Univap que atuam nos Centros Poliesportivos e em unidades associadas do município de São José dos Campos, por intermédio de um convênio firmado entre a FVE/Univap e a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.
A supervisão acadêmica do curso que está a cargo da Profª Drª Silvia Regina Ribeiro (coordenadora do curso de graduação em Educação Física da Faculdade de Educação e Artes - FEA) terá a duração de 21 meses, totalizando 375 horas/aula.
O objetivo é instrumentalizar o profissional de Educação Física com conceitos atuais e científicos da área de treinamento esportivo para que ele possa trabalhar de maneira mais adequada com o público infanto-juvenil.

 
 
 

  ISUF Conferência de Hamburgo, Alemanha 2010
XVII Seminário Internacional sobre a Forma Urbana


 
 

A mestranda Yara Braga e o Prof. Dr. Peter Slater, da
Universidade de Birmingham/UK
 
A mestranda Yara Maria Braga e o Prof. Dr. Prof. Antonio Carlos M. Guimarães, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Urbano e Regional, sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, participaram do XVII Seminário Internacional sobre a Forma Urbana (ISUF 2010), realizado no Geomatikum em Hamburgo, entre 20 e 23 de agosto de 2010.
Durante o evento, foi apresentado o artigo: “The Displacement of Traditional Communities to Rural Villages in Northern Brazil - The Case of the “Quilombola” Population in the Municipality of Alcantara”, de autoria do Prof. Dr. Antonio Carlos M. Guimarães; Prof. Dr. Pedro Ribeiro Moreira Neto e Yara Maria Braga.
Organizado pelo Institut für Vergleichende Städtegeschichte (Institute of Comparative Urban History) da Universidade de Münster, em conjunto com o Institut für Geographie (Instituto de Geografia) da Universidade de Hamburgo, a Conferência internacional reuniu centenas de pesquisadores e doutores de vários países. Ainda durante o evento foram realizadas visitas e excursões técnicas à LUbeck e cidades históricas no norte da Alemanha.
Os temas abordados durante os três dias de conferência envolveram: A Teoria Urbana Morfológica; Passado o Planejamento e os Modelos Atuais de Cidade; Métodos de Análise e Mapeamento do Desenvolvimento de Townscapes; A Dialética Interna da Forma e Função no Desenvolvimento Urbano; Arquitetura Defensável e Condomínios Fechados no Passado e do Presente; Problemas Urbanísticos em Crescimento ou Encolhendo Cidades; O Projeto de Cidades Digitais, entre muitos outros.

 
 
 

  Debate Presidencial – 23 de setembro
Transmissão pelas TV’s Universitárias


 
 
 
Um debate entre os candidatos à presidência da república, promovido pela Universidade Católica de Brasília (UCB)e Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABUC), entre outras instituições, será realizado dia 23 de setembro, das 21h30 às 23h30.
Com apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), além da TV Univap, cinco (5) redes de TV’s e 15 emissoras universitárias já confirmaram a participação no pool de retransmissão.
O Diretor da TV Univap e Diretor Técnico da ABTU, Prof. MSc. Fernando Moreira participa da equipe de coordenação geral para viabilizar a transmissão do debate em rede nacional, sendo a Rede Vida de Televisão a central de apoio de todo trabalho (Cabeça de Rede).
O debate será transmitido com o apoio da linguagem libras para atender pessoas com deficiência auditiva e poderá também ser assistido via Internet no portal da Universidade Católica de Brasília, pelo site www.ucb.br que conta também com o apoio da ABTU, do IPTVUSP e do Canal IP Virtual Educa.

 
 
 

  Música na Univap
Recital de Violão
Acácio Oliveira interpreta Villa-Lobos


 
 

 
A Univap, a Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVcolesp) e a Rossi Instrumentos Musicais, realizam gratuitamente, no próximo dia 22 de setembro, quarta-feira, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, a partir das 19h30 minutos, o recital de violão com Acácio Oliveira.
Acácio iniciou seus estudos de violão com Henrique Pinto e, posteriormente, com Turíbio Santos, Alexandre Lagoya, Miguel Angel Girollet e Álvaro Pierri. Recebeu em 1982, o prêmio de melhor instrumentista de violão no Festival Internacional de Música Clássica de Campos do Jordão. Realizou também uma série de concertos pelo Brasil nas comemorações do centenário de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, em 1987, além de gravações exclusivas para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras do País. A biografia de Acácio é laureada de premiações e de reconhecimentos nacional e internacional pelo excelente trabalho que vem executando com o passar dos anos. (www.classical-guitar-player.com).

 
 
 

  1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação na Agricultura

 
 
   

A Universidade do Vale do Paraíba, promove de 4 a 7 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, o 1º Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV-B na Agricultura.
O evento reunirá experientes pesquisadores de reconhecimento internacional para proferir palestras sobre estratégias e metodologias de pesquisa sobre o efeito da radiação ultravioleta solar em plantas e em microrganismos de importância agrícola.
O Simpósio tem por objetivo compartilhar o estado-da-arte da pesquisa em sistemas agrícolas, despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do País e discutir soluções de forma global.
Este simpósio possibilitará ainda conscientizar a comunidade brasileira a respeito das atuais negligências e seus impactos no meio ambiente. De acordo com os organizadores do evento, apesar da relevância sobre o tema discutido no programa sobre as mudanças climáticas globais, poucos são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Brasil sobre o assunto e o Simpósio busca justamente elevar o interesse da comunidade e o desenvolvimento de projetos nesta área.

Informações Gerais
Membro do Comitê Organizador:
Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap
Inscrições e programação completa no site: www.univap.br/uvrag
Telefone: (12) 3947-1163
E-mail: drauzio@univap.br

 
 
 

  Encontros Latinos Americanos de Iniciação Científica

 
 
   

O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Univap é resultado de um esforço contínuo da Instituição para manter um espaço acadêmico de discussão da produção realizada por nossos alunos e por alunos de outras instituições, os quais aproveitam a oportunidade para interagir, trocar experiências e avançar em seus estudos com novas sugestões.
O ano de 2010 foi declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas (Unesco), como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o objetivo de “aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo”. Com esta declaração, abre-se uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância da biodiversidade para a qualidade de vida e os esforços empreendidos pela sociedade para preservar a biodiversidade.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2010
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processo Seletivo 2011 – Inscrições Abertas

Taxa de Inscrição: R$ 25,00 (O valor pago será descontado na efetivação da matrícula).

Inscrição somente pela Internet (www.univap.br/seletivo2011) até 17 de outubro

Manual do candidato está disponível gratuitamente para download, no site

Data da Prova: 24 de outubro de 2010 (domingo) – Todos os Cursos

Horário: das 9h às 12h

Obs.: O candidato (a) prestará a prova no local (Campus) escolhido no ato da inscrição

De 15 de setembro a 17 de outubro
Inscrições para o III Simpósio “Estou graduando, e agora?”

Locais de Inscrição: Secretaria das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Bloco 1) e Ciências da Saúde (Bloco 7) – Campus Urbanova ou por telefone: (12) 3431-1819 (Noemilsa)

Vagas Limitadas – R$ 10,00

Organização: Instituto Casa da Mulher e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

Data do evento: 25 de setembro

Horário: das 8h30 às 17h

Local: Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos – SP

De 13 a 24 de setembro
Feira Técnica 2010 – Colégio Univap Villa Branca Jacareí

Horário: das 8h às 12h

Exposições – Oficinas – Teatro – Palestra

Mostra de Projetos Pedagógicos nas Áreas de: Administração, Eletrônica, Informática, Publicidade, Química, Ensino Médio e Fundamental

Visita monitorada: agendar com a secretaria do Colégio – Telefone: (12) 3958-4000

24 e 25 de setembro
III Simpósio “Estou graduando, e agora?”

Organização: Instituto Casa da Mulher e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

Local: Auditório da Faculdade de Direito da Univap – Campus Centro – Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro – São José dos Campos - SP

Horário: das 8h30 às 17h

25 de setembro
Dia do Rádio

25 de setembro
UV Radiation on Agriculture

Programação completa disponível no site da Universidade

Prof. Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel
Telefone: (12) 3947-1163
www.univap.br

De 4 a 7 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
8ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema de 2010: "Astros que brilham na Terra"

Organização: Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Centro de Educação Empreendedora – Cedemp

Local: Parque Tecnológico Riugi Kojima – São José dos Campos

De 19 a 23 de outubro
Processo Seletivo 2011 (Vestibular) Prova

Todos os Cursos – Vários Campi

Horário: das 9h às 12h

A Univap orienta que o candidato identifique com a devida antecedência o local onde fará a prova, esteja no local com uma (1) hora de antecedência e munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

Os documentos exigidos para realização da prova são: comprovante de inscrição autenticado ou boleto da inscrição mais o comprovante de pagamento (se o pagamento tiver sido efetuado via Internet ou Caixa Eletrônico); documento de identidade original e na ausência dele, o original da Carteira de Motorista (novo modelo com foto), Carteira Profissional ou Carteira de Órgão de Classe.

Informações detalhadas: www.univap.br/seletivo2011

24 de outubro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

De 18 a 24 de outubro
XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Campus Urbanova – São José dos Campos

Informações: www.univap.br

21 e 22 de outubro
II Mostra Internacional de Vídeo Científico

21 e 22 de outubro
Dia do Radialista

7 de novembro
ExpocomArte

De 22 a 26 de novembro
Missa – Capela Nossa Senhora do Amor

Campus Urbanova

Padre Eduardo Fraga e Silva

Organização: Pastoral Universitária

Horário: Das 18h30 às 19h

Todas as quartas-feiras
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap – Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – Antiga Fazenda do Poço – Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio – Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 – Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Visitação ao Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova – São José dos Campos

Para agendar a visita, as Escolas Públicas e Privadas, deverão entrar em contato com a coordenadoria do projeto, segundas, terças e sextas-feiras, pelo telefone: (12) 3947-1019 – no período da manhã, das 9h às 11h30min.

E-mail: nvelho@univap.br

As visitas monitoradas são realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Visitas nas segundas e sextas-feiras
Das 14h às 16h
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2010
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
22 de setembro

Capela Nossa Senhora do Amor
(Campus Urbanova)

Realização: Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (FAVColesp)
www.villalobos.mus.br

Informações: (12) 3206-6639

Colaboração: Rossi Instrumentos Musicais

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap
Telefone: (12) 3947-1009
19h30

Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2911
Urbanova - São José dos Campos - SP