40ª Edição - Ano I
De 27 de abril a 3 de maio/2009
 
 

  Ampliação e Consolidação da Cidadania
Curso de Serviço Social – 40 Anos


 
 
O Prefeito Eduardo Cury cumprimenta o Reitor

Num ambiente descontraído e de muita alegria, foi realizada, na noite de 29 de abril, a sessão solene comemorativa ao 40º aniversário de instalação do curso de Serviço Social e comemoração ao Dia do Assistente Social, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, em São José dos Campos.
Fizeram parte da composição da mesa, o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino e Reitor da Universidade, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho; o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Prof. Dr. Patrus Ananias; o Prefeito Municipal de São José dos Campos, Eng. Eduardo Pedrosa Cury; o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Alexandre José da Cunha; o Deputado Estadual, Carlinhos de Almeida; o
 
 
O Ministro Patrus Ananias, o Reitor Prof. Baptista, o Prof. MSc. Geraldo Vilhena, coordenador do Curso de Serviço Social e o Prefeito Eduardo Cury
Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; o Presidente do Banco do Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais, Dr. Paulo Paiva; a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. MSc. Luiz Carlos Andrade de Aquino; e o idealizador e coordenador do curso de Serviço Social da Universidade, Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva.
Prestigiaram também a sessão solene o Vereador João das Mércias (Tampão), a Vereadora Amélia Naomi, a Vereadora Ângela Guadagnin, o Profesessor e Desembargador Paulo Celso Ayrosa Monteiro de Andrade, o Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São José dos Campos, Sr. João Francisco Sawaya de Lima; o Juiz do Trabalho da 15ª Região, Prof. Dr. Adhemar Prisco da Cunha Neto; o Vereador em Jacareí,
 
 
Alexandre de Oliveira; e representantes da Centro Técnico Aeroespacial, Polícia Militar, entre outros.
A equipe do Projeto Social Vale a Pena Viver da Universidade apresentou o vídeo institucional dos diversos programas desenvolvidos e que beneficiam milhares de pessoas na região, e uma placa comemorativa de boas-vindas ao Ministro.
 
Após a execução do hino nacional e a fim de homenagear os presentes e ao mesmo tempo celebrar o aniversário do curso de Serviço Social, a Faculdade da 3ª Idade apresentou seu coral, que executou duas músicas sob a regência da maestrina Verediana Santos P. Araújo.
A Universidade, por intermédio da Faculdade, também a fim de agradecer os bons serviços prestados pelos professores: Alessandra Garcia Emerick Moreira, Ana Maria do Espírito Santo, Antonio Celso Escada, Claudia Regina Marcondes de Oliveira, Debora Wilza De Oliveira Guedes, Denise Cristina Guelfi, Edo Paiotti, Elizabeth Liberato de Moraes, João Benício de Almeida, José Roberto Reis, Margareth Melo Silva Hayashida, Maria Enilce Teixeira
Autoridades presentes

 
 
Garcia, Mariângela Faggionato dos Santos, Mateus Marcos Ribeiro, Nancy Julieta Inocente e Vera Lucia Ignácio Molina - entregou a eles um Certificado de Reconhecimento e Gratidão.
Na história da Univap, onde o curso de Serviço Social formou inúmeros profissionais que hoje contribuem para a melhoria das condições de vida das pessoas em diversas localidades do país, o discurso por parte do coordenador do curso, Prof. Geraldo Vilhena, foi emocionante:

"Fidens quaerens intellectum” – a fé procurando entender esse privilégio, é o que nos ensina o maior pensador do século XI, Santo Anselmo, o maior filósofo de Cantuária, e é o que está sendo agora: o privilégio em saudar e
Apresentação do Coral da Faculdade da 3ª Idade

 
 
apresentar Sua Excelência, o Senhor Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Prof. Dr. Patrus Ananias; agora: a comemoração, os agradecimentos por uma história iniciada há 40 anos, neste mesmo prédio, na sala 3, quando iniciávamos a primeira aula em nosso curso de Serviço Social; foi o início do existir de nosso curso de Serviço Social , o estar existindo de nosso curso, com os mesmos princípios e os mesmos postulados ético-filosóficos que marcaram essa trajetória, par-a-par, formação técnico-científica e formação integral, fundamentada nos mais sólidos princípios da retidão, do SER, em sua essência, e do SER, enquanto humano, e em sua existência, pela Razão, em uma visão tomista.
A composição da mesa
 
 
Essa história, Senhor Ministro, foi desde seu início e continua sendo, como ainda; escreverá muitas páginas, um caminho difícil, árduo, cheio de espinhos e de incompreensões, onde encontramos e encontraremos as lágrimas e o sangue dos que sofrem e dos que tombam pela miséria, pela fome, pela fraqueza; dos que sofrem e tombam e são discriminados, são excluídos, pela omissão e pela soberba, pela vaidade e pelo orgulho; dos que sofrem e tombam pela indiferença e pela intolerância; tombam pelos erros e pelos crimes; dos que tombam pelo abuso da força que oprime e que mata e que os braços exploram e as vozes sufoca e separa os irmãos; dos que tombam pela força do ouro que dita o destino; pelo gosto do ouro que anula a vontade; pelo brilho do ouro que a alma esvazia; pelo peso do ouro que esmaga a consciência!
Senhor Ministro PATRUS ANANIAS, essa formação constitui o privilégio que DEUS me concedeu, em poder estar aqui, estar existindo, como sujeito, 40 anos de uma história, um filme presente em minhas lembranças,
 
Entrega de Certificado ao Prof. Edo Paotti

para saudar e apresentar Vossa Excelência, HOJE, esteio para o Serviço Social.
Vossa Excelência - que TRAZ, de suas raízes, em Bocaiúva, no Norte de nosso Estado de Minas Gerais, o idealismo, as lutas e os exemplos de um HERBERT DE SOUZA, o imortal BETINHO - merece de todos nós, como escreveu o grande jurista IVES GANDRA MARTINS FILHO, “uma grande admiração pelo trabalho que vem realizando, e que, talvez, seja Vossa Excelência, aquele que possui as melhores condições para conduzir esse Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, homem de bem, de trato simples e fidalgo, de firmes convicções éticas"...
 
 
Entrega de Certificado a Profª Drª Vera Ignácio Molina

Duas vezes Prefeito de Belo Horizonte, com expressiva votação; o Deputado mais votado na história política de Minas Gerais; Ministro de Estado que deu vida e alma à implementação de Programas e Projetos na área social, tornando a Assistência Social uma Política Pública, de fato e de direito, como está escrito em nossa Constituição; professor da Faculdade de Serviço Social da respeitável Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Vossa Excelência afirma que as políticas sociais implantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, criado em fevereiro de 2004, vieram para ficar, e temos uma dívida com a nossa população mais pobre. Vossa Excelência, com suas firmes convicções, declara, em seu magnífico artigo, publicado em 16 de março último, pela
 
 
O Prof. Geraldo Vilhena durante o discurso
Folha de São Paulo, que o Ministério tem de ter caráter permanente, porém, as políticas sociais, AGORA, assumem status de política pública, têem de ter continuidade com a determinação constitucional que a coloca, junto com a saúde e a previdência social, como tripé constitutivo da Seguridade Social e, para tanto, expressa ainda, Vossa Excelência, “ se definimos que é importante trabalhar com os pobres, com vistas à promoção social de nossa gente, temos de ter pessoas qualificadas para esse trabalho, até mesmo para que estejam preparadas para qualificar os beneficiários de nossas políticas...".
 
 
Nosso curso de Serviço Social deseja, Sr. Ministro, justamente, atender esse clamor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, formando profissionais eficientes e competentes, para atender as demandas sociais de nosso País, com eficácia em seus resultados, profissionalismo e um verdadeiro sentimento de humanismo.
 
É essa sua posição, Senhor Ministro, que lhe confere a autoridade para falar, a nós, Professores de Serviço Social, Assistentes Sociais e Acadêmicos do curso de Serviço Social, mostrando-nos a necessidade de se manterem acessas as chamas de nosso idealismo, de nossa vocação e de nossa tenacidade em busca de caminhos novos, a cada mudança, a cada nova questão social e, nesta hora, em tempos de crise.
Em nome de nosso Corpo Docente, de nossos ex-alunos e de nossos alunos, manifesto-lhe nossa eterna gratidão. SINTA-SE, Prof. Dr. Patrus Ananias, em uma sala de aulas de um curso de Serviço Social, somos seus humildes alunos, ávidos, sôfregos, aguardando-o para nos alimentar com sua experiência e sua sabedoria, a práxis e o saber do MESTRE. Receba nossa antecipada gratidão!..."
O Prefeito entrega o Decreto Hóspede do Município ao Ministro Patrus Ananias

 
 

O prefeito do município, Eng. Eduardo Cury, também cumprimentou a Universidade pelo papel fundamental que o curso de Serviço Social teve e ainda tem para o desenvolvimento social da cidade. Na ocasião, entregou ao Ministro Patrus Ananias um Decreto de Hóspede Oficial do Município.
Dando continuidade à solenidade, o anfitrião do evento e Reitor da Univap entregou também ao Ministro a Placa Comemorativa dos 40 Anos do Curso de Serviço Social e agradeceu a presença dele neste momento histórico da Universidade.
O Ministro sentiu-se à vontade durante toda a solenidade, e após receber as homenagens, disse: “Achei que fosse falar para um número menor de alunos do curso de Serviço Social e confesso que estou surpreso com este
O Reitor entrega ao Ministro a Placa Comemorativa – 40 Anos do Curso de Serviço Social
 
 
auditório lotado e animado. Estou emocionado, e as palavras do Prof. Geraldo que aquecem o coração e aumentam a responsabilidade”. Muito obrigado, mesmo.
Em sua palestra Desenvolvimento Social: Desafios ao Serviço Social e às Políticas Sociais, o Ministro falou sobre as políticas de assistência social e fez uma explanação geral sobre os programas que o governo implantou para tentar amenizar a imensa dívida que o País tem para com o seu povo. Apresentou o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome em números e detalhou o funcionamento de alguns programas, entre eles: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de
O Ministro durante a palestra
 
 
Assistência Social (CREAS); e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
 
Os aplausos à excelente explanação por parte do Ministro
O Ministro ainda enfatizou que as políticas sociais são permanentes e crescentes e que devem ser prioridades. Sobre o município de São José dos Campos, ele informou que 15,5 mil famílias são inscritas no Bolsa Família e 250 crianças no PETI . Este ano, o Município receberá do Ministério R$ 54,5 milhões para beneficiar 61,2 mil pessoas com programas de Transferência de Renda, Segurança Alimentar e Nutricional e Assistência Social.
 

   
 

<< Voltar