61ª Edição - Ano II
De 26 de outubro a 1 de novembro/2009
 

  Vale Tecnologia 2009

 
 
 
Na abertura do evento as
autoridades da região
A Isonet em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba, e sob o patrocínio oficial da Sabesp, realizou de 21 a 23 de outubro, a Vale Tecnologia 2009.
O evento que aconteceu Pavilhão de Eventos e no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, em São José dos Campos, reuniu nos espaços da Universidade, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Feira com exposição de produtos e serviços com tecnologia inovadora, além de conferências, encontros, debates e outras atividades afins.
 
 

Empresas e instituições
presentes no evento
 
A abertura oficial (21) contou com a participação do Vice-Reitor da Univap, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, do Diretor da Isonet, Walter Afonso Filho, do Prefeito Municipal de Jacareí, Amilton Ribeiro Mota, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Eng. José de Mello Corrêa, do Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Felipe Cury, do Diretor de Marketing da AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, do Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura da Prefeitura Municipal de Caçapava, Antônio Luiz Julião de Almeida, do Vice-Diretor do IFI – DCTA, Ten Cel Jaime José Marques Corrêa, do Representante da Sabesp Regional de São José dos Campos, Fernando Lourenço de Oliveira, entre outras autoridades.
 
 
 
Ciências Biológicas, Saúde,
Engenharias, Física e
Astronomia apresentam os
trabalhos durante a Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia
As atividades tiveram início após a apresentação especial da Banda do Departamento do Centro Técnico Aeroespacial (DCTA), sob a regência do Mestre, Sub-Oficial Sérgio Luciano de Araújo.
A Feira recebeu a visita de aproximadamente seis mil pessoas, e foi modelada para ser referência na região. E nos três dias do evento, a Vale Tecnologia reuniu especialistas de várias áreas que discutiram temas como: tecnologias aeroespaciais inovadoras aplicáveis à indústria automotiva; transplantes de órgãos e de tecidos; e modelos educacionais inovadores. Proporcionou o encontro de prefeitos de municípios tecnopolos; debate sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV).
No recinto da Feira foram expostos, com grande sucesso de público, diferentes trabalhos realizados pelas Faculdades e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, INPE, DCTA e outras instituições de pesquisa, ensino e extensão da região.
 
 

Empresa instalada no Parque
Tecnológico da Univap
apresenta seus produtos
durante a Vale Tecnologia
 
Os equipamentos comercializados pela Proxion são impressoras térmicas, coletores de dados, leitores de código de barras (fenda, industriais, semi-fixos, fixos e de uso geral), redes wireless, softwares, entre outros. Para o Diretor Comercial, Leandro de Souza Neto, a participação da Proxion neste evento foi muito positiva. “É de extrema importância participar de eventos deste porte para divulgar nossas soluções, em especial a aplicação de RFID (Radio-Frequency Identification), para o segmento industrial e hospitalar, além, é claro, de mostrar nossa presença forte na região do Vale do Paraíba”.
 
 
 
Encontro de prefeitos do Vale
do Paraíba para a conferência
sobre municípios tecnopolos
Outra atividade, que envolveu a presença maciça de funcionários da Sabesp, foi a realização da 19ª Audiência de Inovação promovida pela empresa que tratou do tema: Monitoramento Automático no Saneamento.Direcionada aos técnicos da própria Sabesp, aos membros da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e da Associação dos Engenheiros da Sabesp, a Audiência ampliou a discussão sobre a adoção de sistemas automáticos de sensores para controlar as operações de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.
 
 

A Semana Nacional de Ciência
e Tecnologia mobilizou as
equipes das Faculdades, do
Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento da Univap,
INPE, DCTA e outras instituições
da região
 
De acordo com o organizador da Vale Tecnologia, Walter Afonso, aos poucos as empresas começam a entender a importância de participar de eventos como esse. "É preciso interagir com outras empresas e se fazer conhecer no mercado no qual atua. Essa visibilidade só é possível quando você apresenta o produto que desenvolve, fabrica ou comercializa, nas exposições ou feiras de negócios.
A Vale Tecnologia 2009 representa um divisor de águas, marcando uma nova etapa da economia brasileira, na qual as inovações tecnológicas passam a ser as grandes impulsoras do desenvolvimento econômico e da geração de renda de nosso povo.
A Univap dá sua contribuição no sentido de promover a Ciência e Tecnologia e possibilitar a transformação de idéias em negócios”.
 
 
 
Exposições de carros conceitos
Para o Vice-Reitor da Univap, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, “a Vale Tecnologia é o evento dedicado não só ao erudito ou ao empreendedor que inova, mas também ao público em geral que precisa acreditar que o domínio da ciência e das tecnologias derivadas representa o melhor caminho para que os povos desfrutem melhor qualidade de vida”.
 
 

<< Voltar