De 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro/2009
 
 

  Projeto de Educação Ambiental
Preservação da Fauna – Uma Ação Educativa


 
 
A pesquisa e a proteção de espécies da fauna e da flora, além de imprescindíveis, podem auxiliar na preservação do meio ambiente por intermédio de ações educativas.
O Borboletário da Univap é um laboratório a céu aberto localizado no Centro de Estudos da Natureza no Campus Urbanova, em São José dos Campos, que recebe visitas de alunos de escolas públicas, particulares e da comunidade em geral.
As visitas que em geral têm uma hora de duração são agendadas com antecedência e monitoradas por estudantes do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes.
As alunas que participam do projeto como monitoras acompanham as visitas e procuram separar grupos por faixa etária para que a linguagem utilizada na
Vista parcial do Borboletário
 
 
comunicação seja específica a cada grupo. No decorrer da visita explicam a referência ao ciclo de vida das Borboletas, a postura dos ovos, o nascimento das lagartas, a formação das crisálidas, a grande importância das borboletas e mariposas no meio ambiente, as diferenças entre elas, sua diversidade de cores, formas e as espécies que habitam no Campus Urbanova.

 
Visita de alunos e professores da Escola Estadual Dorival Monteiro ao Campus Urbanova, em setembro de 2008
Criado em setembro de 1999, o Borboletário conta com uma estrutura de 171,38 m2, abrigando dois ambientes, sendo um berçário (50,66m2) e um viveiro (120,72m2 x 6m de altura).
De acordo com as responsáveis pelo projeto de Educação Ambiental no Borboletário, Profª MSc. Nádia Campos Velho e Profª MSc. Karla Lopes, essas visitas dão a oportunidade para que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos sobre as espécies, pois as Borboletas são fundamentais na natureza e sinalizam a qualidade do ambiente.
Em 2008, mais de 1.600 pessoas (crianças, adolescentes e adultos), visitaram as instalações do Borboletário e foram estimuladas a pensar na importância do desenvolvimento de trabalhos sobre a preservação do meio ambiente, educação, ecologia e levantamento de espécies de borboletas da fauna
 
 
brasileira (lepdoterofauna).
As escolas ou pessoas da comunidade interessadas em conhecer as instalaçães do Borboletário podem agendar visitas pelo telefone: (12) 3947-1019 ou pelo e-mail: nvelho@univap.br.
 
 

<< Voltar