33ª Edição - Ano I
De 26 de fevereiro a 8 de março/2009
 
 

  Palestra aos alunos do Colégio Univap Aquarius
Ano Internacional de Astronomia


 
 
A fim de aprofundar o conhecimento e apresentar o cronograma das atividades da Univap programadas para as comemorações do Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009), o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, um dos integrantes do projeto “Astronomia na Cidade das Estrelas”, realizou, dia 2 de março, no período da manhã, uma palestra a todos os alunos do Ensino Médio e Técnico do Colégio Aquarius, em São José dos Campos.
O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em conjunto com a União Astronômica Internacional (UAI), que declarou o ano de 2009 o Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009). O evento celebra os 400 anos da utilização de um telescópio para observações astronômicas por
O Prof. Francisco durante a palestra
 
 
Galileu Galilei, que revolucionou a história da ciência e que desencadeou uma série de importantes descobertas astronômicas.
 
 
Alunos e professores observam as estrelas pelo telescópio, no Campus Aquarius, na noite de 19 de fevereiro
A Univap participa das comemorações oficiais celebradas no Brasil com o projeto "Astronomia na Cidade das Estrelas", sob a coordenação geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa e participação de pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que concederá à Universidade três novos telescópios.
O AIA 2009 tem por objetivo promover divulgação mais ampla e acessível da Astronomia e das ciências correlatas. Para isso estão agendadas palestras, minicursos e observações astronômicas, por meio de telescópios da Universidade. Com os alunos do Ensino Médio e Técnico será desenvolvida a atividade "De papo pro céu", em que eles elaborarão previamente perguntas e questões ligadas à
 
 
Astronomia e numa uma data a ser agendada posteriormente, haverá um "bate-papo" entre alunos e astrônomos da Universidade, sobre as questões levantadas e outros temas relevantes.

Saiba mais sobre as atividades do AIA 2009, no site: www.univap.br/astronomia2009 - E-mail: astro2009@univap.br
 
 

<< Voltar