44ª Edição - Ano I
De 25 a 31 de maio/2009
 
 

  VI Encontro Virtual Educa Brasil

 
 
A Univap foi a sede, dias 21 e 22 de maio, do VI Encontro Virtual Educa Brasil, um dos mais importantes eventos na área de Inovação em Educação realizados no Brasil. A temática deste ano abordou as Tecnologias da Informação e Comunicação para uma Educação de Excelência.
A sessão solene de abertura do evento contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas e foi realizada no Auditório do Parque Tecnológico Univap, às 9 horas.
Fizeram parte da solenidade: o Presidente do Virtual Educa Brasil e Secretário Geral da International Association Of University Presidents, Prof. Dr. Heitor Gurgulino de Souza; o Reitor em Exercício da Univap,
 
 
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior; o representante do Programa da Universidade Aberta do Brasil da Capes/MEC, Dr. Celso Costa; do Coordenador do Programa de Comunicação e Informação da Unesco, Prof. Dr. Guilherme Canela; e o Secretário de Educação de São José dos Campos, Prof. Alberto Alves Marques Filho.
Durante o evento, um convênio foi firmado com a Organização dos Estados Americanos (OEA), que fornecerá cursos de capacitação a distância para aproximadamente trezentos professores da rede de educação de São José dos Campos. Outro assunto de extrema importância foi a inauguração do Canal IP Virtual Educa (televisão on-line voltada à discussão da ciência e da educação na América Latina), que transmitirá mais de trezentas horas de conteúdos educacionais.
 
 
De acordo com o Diretor Executivo do Virtual Educa Brasil, a idéia de habilitar um canal para essa finalidade surgiu da dificuldade de difusão da ciência e da comunicação por intermédio das emissoras existentes. A alternativa da TV Web vem para solucionar a problemática, enfatiza.
Os temas abordados durante o evento trataram do Uso das Tecnologias Digitais para Difusão Científica e Educativa e a sua Contribuição para a Formação do Professor; Experiências de Uso de TV e Áudio na Educação a Distância; Difusão da Ciência e Educação pelos Meios de Comunicação; Televisão Web como Ferramenta de Difusão Científica e Educativa; Portais Educativos como Apoio à Formação; Tecnologias para Inclusão Social e Digital.
 
 

<< Voltar