44ª Edição - Ano I
De 25 a 31 de maio/2009
 
 

  Congresso traz para a Universidade mais de mil pessoas

 
 
Participaram do 7º Congresso Saúde e Qualidade de Vida Cone Leste Paulista e da 9ª Semana da Saúde realizados de 19 a 21 de maio, no Campus Urbanova: 27 palestrantes e 472 alunos inscritos em workshops, minicursos, mesas-redondas.
Foram também apresentados 185 trabalhos científicos relativos à qualidade de vida.
No último dia do evento, que envolveu a atividade de saúde no Pavilhão de Eventos, estiveram presentes 680 pessoas de 11 escolas do município, nos períodos da manhã e da noite.
Na organização do Congresso e da Semana da Saúde, estiveram envolvidos: 300 universitários,
 
 
professores e coordenadores dos nove cursos que compõem a Faculdade de Ciências da Saúde e do curso de Educação Física, da Faculdade de Educação e Artes.
Para a diretora, Profª Drª Emília Angela Lo Schiavo Arisawa, a participação de membros externos nas atividades do Congresso este ano superou as expectativas e estimulou a ampliação das atividades e do número de participantes para o próximo ano. Alunos dos últimos anos de ensino médio demonstraram interesse na Atividade Saúde, declarando que era possível vivenciar quais atividades são desenvolvidas pelos profissionais das diversas áreas da saúde, ajudando a escolha da profissão.
Os temas: Direitos da Mulher com Câncer; O Impacto da Violência no Serviço de Saúde; As Máscaras da Violência; Qualidade de Vida – Indicadores Antropométricos em Idosos; Como a Nutrição pode Melhorar e Auxiliar a Qualidade de Vida de Pacientes; Ética em Questão; o Farmacêutico e a Vigilância Sanitária - debatidos durante o Congresso, despertou o interesse dos alunos e alertou a população sobre a importância da aquisição de hábitos saudáveis, que determinam melhor qualidade de vida.

 
 
A palestra de abertura do Congresso: O Impacto da Violência na Saúde e Qualidade de Vida, proferida pela Dra. Juliana Puccini Vianna, Delegada Titular em São José dos Campos da Delegacia de Defesa da Mulher
 
A palestra da área de Nutrição: Características anátomo-fisiológicas e nutricionais em idosos, ministrada pelo Prof. Dr. Valdemiro Carlos Sgarbieri
 
A palestra na área da Fisioterapia: Estimulação sensorial como recurso de tratamento na fisioterapia aquática, ministrada por Karina Souza Marinho

Parte das atividades realizadas no Pavilhão de Eventos, na Semana da Saúde
   

   
 
 

<< Voltar