65ª Edição - Ano II
De 23 a 29 de novembro/2009
 

  Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” faz parte da Rede de Escolas Solidárias

 
 
 
O Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” da Univap foi reconhecido como integrante da Rede de Escolas Solidárias, pelo Instituto Faça Parte – em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED), e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) - e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este reconhecimento é devido ao desenvolvimento de um Projeto de Voluntariado Educativo por meio de ações realizadas por um grupo permanente do Curso Técnico de Administração, denominado “GESOL” – Grupo de Estudantes Solidários.
Idealizado e implementado em 2002 no Colégio pela Profª MSc. Érica Reis Costa Carvalho, o GESOL continua até hoje, sob a coordenação e responsabilidade da docente criadora do Grupo.
A direção do Colégio orgulha-se de fazer parte das 20.548 escolas, de todos os Estados brasileiros, reconhecidas em suas três edições anteriores. Neste ano foram quase 4 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil e apenas 9 do município de São José dos Campos, reconhecidas com o Selo Escola Solidária 2009.

 
A cada dois anos, desde 2003, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação. Segundo o Instituto Faça Parte, as experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece. Os alunos integrantes do GESOL, nesta quarta edição do Selo, desenvolveram ações de arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para asilos; arrecadação de livros para montagem de bibliotecas em regiões desprovidas de material e acesso à informação; e arrecadação de brinquedos para instituições de crianças, bem como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis que foram distribuídos em visitação ao Colégio na Feira Técnico-Científica e Cultural.

 
 

<< Voltar