36ª Edição - Ano I
De 23 a 29 de março/2009
 
 

  De papo pro céu

 
 
“Quando o Sol e a Lua estão no céu? Qual o planeta mais quente do Sistema Solar?” Estas foram algumas das várias perguntas que os alunos de 1ª a 4ª séries da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho”, da Univap, em São José dos Campos, fizeram ao Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, um dos integrantes do projeto “Astronomia na Cidade das Estrelas” da Universidade que comemora o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009).
A atividade batizada "De papo pro céu", foi realizada dia 20 de março, nas dependências da Escola e faz parte da programação do AIA 2009, que tem a finalidade de despertar e estimular o interesse pela astronomia e ciências, de maneira geral.
 
 
O encontro foi dividido em dois “bate-papos” de cerca de uma hora cada. O primeiro, com cerca de 45 alunos da 1ª e 2ª séries, e o outro com cerca de 85 alunos da 3ª e 4ª séries. Os alunos, sob orientação e supervisão das professoras Priscila Freitas Lemes, Márcia Gonçalves de Carvalho Marello, Maria Tereza Bianchi Florindo, Cláudia Renata Santos Vilela, Érica de Angelis Gomes Pimentel, Renata da Silva César e Rosângela Cristina Renno Brogliato, elaboraram previamente perguntas e questões ligadas à Astronomia e o professor convidado tentou, numa linguagem descontraída, responder a todas. Além disso, foram também apresentadas curiosidades, imagens e fotografias dos planetas, do Sol e da Lua e animações comparando as dimensões destes astros.
A proposta que deverá ser realizada também em outras escolas, foi desenvolvida de maneira lúdica, descontraída e participativa, pois o objetivo é estimular a curiosidade dos alunos para que eles possam ter uma visão mais crítica da ciência desde as séries iniciais, objetivando instigar a busca e o gosto pela assimilação de novos conhecimentos.
Além desta atividade, o projeto “Astronomia na Cidade das Estrelas”, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa e com o apoio financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Univap, vai realizar, no decorrer do ano, palestras, minicursos, observações astronômicas e a distribuição de material didático, nos municípios de São José dos Campos e região.
A programação completa do AIA 2009 pode ser consultada no endereço: www.univap.br/astronomia2009.

   
 

<< Voltar