51ª Edição - Ano II
De 17 a 23 de agosto/2009
 

  Assembléia Geral da União Astronômica Internacional

 
 
 
Dr. Alexandre Oliveira, Dr. Cássio Leandro e Dr. Francisco
Fernandes

Docentes da Univap e pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade participaram, de 3 a 14 de agosto, no Rio de Janeiro, da XXVII Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU).
Considerado o fórum máximo da astronomia mundial, o Brasil recebeu pela primeira vez mais de dois mil astrônomos de oitenta países, que realizaram simpósios, conferências, sessões de discussão e de trabalho no Centro de Convenções Sul América.
Participaram do evento pelo IP&D/Univap, o Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, Prof. Dr. Alexandre S. de Oliveira, Prof. Dr. Francisco C. R. Fernandes, Prof. Dr. Irapuan R. de Oliveira Filho, Profª Drª Ângela C. Krabbe, além dos recém-contratados Prof. Dr. Sérgio Pilling, Profª Drª Diana P. A. Pilling. Guapyassú de Oliveira, Prof. Dr. Caius L. Selhorst e o pós-doutorando Dr. Paulo A. A. Lopes.
No total, vinte e cinco trabalhos envolvendo pesquisadores, professores e alunos da Univap foram apresentados na Assembléia.
Dentro da programação foi realizada uma Sessão Espacial sobre o Ano Internacional da Astronomia 2009, com apresentação dos principais resultados obtidos até o momento das diversas ações que estão sendo desenvolvidas no mundo com objetivo de popularizar a astronomia, a ciência e a tecnologia.
Entre os diversos programas, “100 horas de Astronomia” obteve grande destaque porque mobilizou milhares de instituições e entidades em mais de 150 países, entre os dias 2 e 5 de abril, numa rede de observação ininterrupta do céu ao redor do mundo.
A Univap também colaborou com esse programa, pois disponibilizou telescópios para que a população pudesse fazer observações astronômicas noturnas, nos Campi Aquarius, em São José dos Campos e Villa Branca, em Jacareí.

Saiba mais sobre as atividades do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) e do projeto Astronomia na Cidade das Estrelas da Univap aprovado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pelo site: http://www.univap.br/astronomia2009/

 

   
 

<< Voltar