64ª Edição - Ano II
De 16 a 22 de novembro/2009
 

  Alfabetizar por Intermédio da Arte

 
 
 
A equipe gestora da E.E. Francisco Lopes de Azevedo
e a aluna Daniela, ao centro, de vestido azul-claro
A aluna Daniela Cristina de Alcântara Garelha, do 6º período do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, inserida no “Programa Ler e Escrever/Universidade na Alfabetização”, realizou um trabalho pedagógico, cujo foco foi alfabetizar alunos do Ciclo I da Escola Estadual Francisco Lopes de Azevedo, Jardim Satélite, em São José dos Campos, que apresentavam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas constatações, a aluna agrupou os estudantes em turmas, segundo as suas dificuldades.
Os alunos com problemas disciplinares foram selecionados para as aulas de ballet e jazz; já os alunos com dificuldades relativas à leitura e à escrita, foram direcionados para as aulas de musicalização infantil, visando a associar os sons dos instrumentos aos sons da escrita. A melhora dos alunos foi significativa e o resultado do trabalho desenvolvido, parte integrante de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi apresentado à comunidade, dia 18 de novembro, no período da noite no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, com a participação dos alunos da Escola Estadual envolvidos nesse processo de aprendizagem.

 
 

A magia das cores e gestos envolve quem participa
 
O projeto, intitulado: Ensinando por Meio da Arte, sob a orientação da Profª Drª Ana Enedi Prince, está inserido no Programa Ler e Escrever/Universidade na Alfabetização, uma parceria entre a Univap e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), coordenado pelas professoras Maria Valdelis Nunes Pereira, Ana Enedi Prince, Anamaria Gáscon e Vera Catoto. As docentes da Universidade realizam uma pesquisa didática nas escolas públicas estaduais, com o objetivo de analisar o processo de alfabetização realizado nas 1ªs séries do Ensino Fundamental.

 
 

<< Voltar