42ª Edição - Ano I
De 11 a 17 de maio/2009
 
 

  Programa Decolar
Parceria da Secretaria de Educação com a FVE facilita a identificação de talentos


 
 
O Programa Decolar – Desenvolvimento do Talento - da Prefeitura Municipal de São José dos Campos sob a coordenação da Secretaria de Educação, implantado em 2007, na rede de Ensino Municipal, procura dar oportunidade aos alunos talentosos para que aprofundem seus conhecimentos.
O processo de observação assistida que acontece em sala de aula e fora dela é realizado por professores especializados que analisam os alunos e aqueles considerados diferenciais são inscritos no referido Programa.
Este ano o Programa Decolar passou a contar também com o apoio dos profissionais da Faculdade de Educação e Artes da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale
 
 
do Paraíba.
Por meio de ações realizadas fora da sala de aula e em espaços específicos, os estudantes são inseridos em ambientes de suas áreas de interesse.
Atualmente, dezesseis alunos do Ensino Fundamental entre 10 e 12 anos, participam de atividades no Centro de Estudos da Natureza, no Campus Urbanova, que agrega o Borboletário, o Serpentário, o Viveiro de Plantas Medicinais e o Criadouro Conservacionista.
O trabalho é realizado com o monitoramento de um profissional facilitador do Programa Decolar, professores especializados da Universidade e de estagiários voluntários do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes da Univap.
A FVE/Univap começou a participar do processo de observação em abril deste ano e as atividades no Campus Urbanova são realizadas todas as quintas-feiras, das 14 às 16 horas.
A divisão dos trabalhos na FVE/Univap foi distribuída da seguinte forma: Borboletário – Profª MSc. Nádia Campos Velho, Profª MSc. Karla Andressa Ruiz Lopes e os estagiários Maiara Paparele e Tomaz Nascimento. Viveiro de Plantas Medicinais – Profª Drª Walderez Moreira Joaquim e o estagiário Ariel Loureiro. Serpentário – a Bióloga Edvana de Toledo Oliveira e o Prof. Dr. José Carlos Cogo.
 
   
 

<< Voltar