34ª Edição - Ano I
De 9 a 15 de março/2009
 
 

  Via Láctea: Nossa cidade de estrelas

 
 
Dia 4 de março, quarta-feira, foi realizada, no Campus Aquarius, a palestra “Via Láctea: Nossa cidade de estrelas”, ministrada pela Profª Drª Luciana Pompéia Cavalcanti.
O tema faz parte da das atividades programadas no projeto "Astronomia na Cidade das Estrelas", da Univap, que celebra o Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009), cujo objetivo é divulgar e popularizar os estudos sobre a astronomia e a ciência de uma maneira geral.
O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em conjunto com a União Astronômica Internacional (UAI), que declarou o ano de 2009 o Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009).
 
 
O evento celebra os 400 anos da utilização de um telescópio para observações astronômicas por Galileu Galilei, que revolucionou a história da ciência e que desencadeou uma série de importantes descobertas astronômicas.
Durante a palestra proferida pela Profª Luciana, alunos, professores e o público presente, que lotaram o auditório da Faculdade de Educação e Artes, tiveram a oportunidade de conhecer e aprender um pouco sobre a “nossa cidade de estrelas'', que é a Via-Láctea.
A pesquisadora apresentou ainda os diversos elementos que fazem parte da nossa galáxia, como outras estrelas além do Sol e seu sistema, planetas, nuvens de poeira e gás, e também um grande buraco negro. Explicou ainda, de maneira clara e objetiva, como essa enorme e bela estrutura se formou e deu origem às diferentes coisas que vemos no céu.
Após a palestra, mais de 350 participantes puderam observar muitos deles pela primeira vez, diversos astros, pelo telescópio montado no estacionamento da Faculdade. Entre os objetos que despertaram mais curiosidade, estavam: o planeta Saturno, a Lua e a Nebulosa de Órion.

Para saber mais sobre o Ano Internacional da Astronomia, acesse: www.univap.br/astronomia2009
 

   
 

<< Voltar