34ª Edição - Ano I
De 9 a 15 de março/2009
 
 

  Eng. Ozires Silva ministrará palestra na Univap

 
 
A convite da direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), o Eng. Ozires Silva realizará, no próximo dia 20 de março, a partir das 19h30, no Auditório do Ceplade, Campus Urbanova, uma palestra sobre o tema: Motivação para o empreendedorismo em tempos de crise - direcionada aos estudantes dos 3ºs e 4ºs anos, corpo docente da Faculdade e convidados.
Nascido dia 8 de janeiro de 1931, em Bauru, interior do Estado de São Paulo, Ozires Silva é oficial do Ministério da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tem reconhecimento mundial devido à sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Organizou a montagem da equipe que projetou e
 
 
construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo e deu início à produção industrial de aviões no Brasil.
Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.
Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou, em 2003, a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados - empresa focada em saúde humana, cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe.
Publicou os livros: A Decolagem de um Sonho: História da Criação da Embraer (Lemos Editorial, 1998); Cartas a um Jovem Empreendedor (Elsevier, 2006); Nas Asas da Educação: A trajetória da Embraer (Elsevier, 2008); A Decolagem de um Grande Sonho (Elsevier Editora, 2008) e Etanol: a revolução verde e amarela (2008).
 

   
 

<< Voltar