38ª Edição - Ano I
De 6 a 19 de abril/2009
 
 

  Exibição na TV Cultura de programas produzidos na Univap

 
 
A TV Cultura exibe mensalmente programas desenvolvidos por alunos da Univap. Os documentários: Tropeirismo no Vale do Paraíba; Café; e Monteiro Lobato, entram no ar dia 25 de abril, sábado, às 9 horas, com reprise na segunda-feira, dia 27, 1 hora (madrugada), no Programa Campus.
Tropeirismo no Vale do Paraíba: mostra a história do tropeirismo na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, e os traços deixados por esse importante período. A produção é do Prof. Filipe Coutinho Soriano.
Café: Conheça o processo que os grãos de café percorrem – como colheita, beneficiamento, ensacamento e preparo – até chegar ao seu destino final: a mesa do consumidor. Métodos industriais e
 
 
as revelações curiosas do processo artesanal. Especialistas falam dos males e benefícios do tão cheiroso cafezinho. Produção de Carla Guimarães.
Monteiro Lobato: a pacata cidade de Monteiro Lobato, próximo da Serra da Mantiqueira (SP), traz em sua história lendas e contos curiosos. É conhecida por ter abrigado a fazenda do escritor Monteiro Lobato, local
 
onde existiu o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, homônima da obra. Aspectos da vida simples do interior são abordados neste programa. Produção de Natália Prince.
A emissora já exibiu outros documentários da Univap, entre eles: Casa da Farinha; Música na Univap, e Anselmo Duarte.
A TV Cultura faz parte da Fundação Padre Anchieta, Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, instituída pelo governo do Estado de São Paulo em 1967. É uma entidade de direito privado que goza de autonomia intelectual, política e administrativa. Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à
 
 
iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.
 
Por inspiração de seus fundadores, as emissoras de sinal aberto da Fundação Padre Anchieta não são nem entidades governamentais, nem comerciais. São emissoras públicas cujo principal objetivo é oferecer à sociedade brasileira uma informação de interesse público e promover o aprimoramento educativo e cultural de telespectadores e ouvintes, visando à transformação qualitativa da sociedade.
O Programa Campus é uma atração da inovadora TV Cultura que cria espaço na mídia televisiva para a divulgação e exibição da produção acadêmica de alunos e professores das universidades brasileiras. Entre seus objetivos principais está o incentivo à formação para a produção televisiva e à busca de novas linguagens e estéticas para o meio.
 
 
As próximas produções da Univap a serem exibidas no mês de maio serão: Mercado Municipal São José (dia 2, às 9 horas, com reprise, dia 4, à 1 hora da madrugada); Folclore (dia 16, às 9 horas, com reprise, dia 18, à 1 hora); Linha Turística (dia 23, às 9 horas, com reprise, dia 25, à 1 hora da madrugada) e Artistas de rua (dia 30, às 9 horas, com reprise, dia 1º de junho, à 1 hora da madrugada).

   
 

<< Voltar