38ª Edição - Ano I
De 6 a 19 de abril/2009
 
 

  Finalistas do XNA Challenge Brasil são alunos da Univap

 
 
Os alunos José Luís Lourenço e Reginaldo de Oliveira, do 5º ano do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Campus Urbanova, em São José dos Campos, e os colegas de equipe, Francisco dos Santos (Universidade Federal de São Paulo) e Julio César Cosmo (Universidade Salesiana de São Paulo), sob a orientação do Prof. Dr. Prof. Luiz Alberto Rebelo Correia, da Univap, foram classificados finalistas da III Microsoft XNA Challenge, com o jogo "Billy the Gates - Adventures in Africa".
O XNA Challenge Brasil está em sua terceira edição e busca incentivar estudantes a criarem jogos inovadores na plataforma Microsoft XNA.
 
 
O jogo desenvolvido pelos alunos é uma coleção de oito jogos casuais, em que cada jogo é uma meta da ONU para o milênio que deve ser cumprida como missão pela personagem principal Billy the Gates. Todo o jogo foi desenvolvido com estudos da cultura e ambiente de cada localidade africana, como no caso do game da imagem que representa o país africano Burkina Faso e seus vilarejos, reproduzindo o ambiente como na vida real.
Somente cidadãos brasileiros, a partir dos 18 anos e residentes no território nacional puderam participar, e as equipes foram constituídas de 1 a 4 participantes. O concurso foi aberto exclusivamente a estudantes matriculados em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
A competição foi realizada em três fases: na primeira, todos os jogos criados foram submetidos à apreciação de uma comissão julgadora composta por funcionários da Microsoft, imprensa especializada e convidados (professores, profissionais da Indústria, etc.). Foram classificadas as dez melhores implementações, levando-se em conta o seguinte critério: Fator Diversão: intensidade, excitação e entretenimento; Fator Inovação: criatividade, originalidade e distinção técnica do jogo; Fator Aderência ao tema: o jogo incorpora o tema do III XNA Challenge Brasil; Fator Qualidade da produção: design completo e redondo, funcionalidades e execução temática do jogo.

A segunda fase, cujo resultado foi divulgado dia 24 de março, teve como critério de seleção: Fator Diversão: intensidade, excitação e entretenimento; Inovação: criatividade, originalidade e distinção técnica do jogo; Aderência ao tema: o jogo incorpora o tema do III XNA Challenge Brasil; Qualidade da produção: design completo e redondo, funcionalidades e execução temática do jogo.
Na terceira e última fase, os cinco finalistas apresentarão seus jogos pessoalmente para a comissão julgadora dia 24 de abril (sexta-feira), no Pavilhão Bienal Ibirapuera, em São Paulo.
As três primeiras equipes no concurso serão contempladas com os seguintes prêmios: 1º lugar: Uma Viagem Internacional + Xbox 360; 2º lugar: Kit Microsoft - um mouse SideWinder e um Lifechat VX 3000 para cada integrante da equipe; 3º lugar: Kit Microsoft - um Lifechat VX 3000 e um Jogo Microsoft para PC para cada integrante da equipe; Prêmio Júri Popular: um controle Xbox 360 sem fio com um Jogo Microsoft para PC para cada participante da equipe.
Os alunos ainda concorrem a outro torneio internacional de estudantes, denominado Imagine Cup, cuja final ocorrerá no Cairo, Egito, de 3 a 9 de julho.

A Univap parabeniza a equipe por mais esta conquista!

   
 

<< Voltar