67ª Edição - Ano II
De 7 a 13 de dezembro/2009
 

  Petrobras e Univap
Inauguração do laboratório de catalisadores para o refino de petróleo


 
 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale da Paraíba (Univap) inaugurou no dia 8 de dezembro, o Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo. O laboratório foi implantado com recursos da Petrobras e da própria Universidade. Esta iniciativa teve também o apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Este novo laboratório tem o objetivo de desenvolver tecnologia de catalisadores empregados no refino do petróleo como, por exemplo, aqueles destinados à produção de combustíveis limpos. A evolução das especificações de combustíveis e o processamento de petróleos pesados da Bacia de Campos demandam tecnologias de refino de alto desempenho das quais estes catalisadores são um componente crítico.


 
 

Fizeram parte da cerimônia de inauguração o Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, o Gerente Geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Abastecimento da Petrobras (Cempes), Dr. Alípio Ferreira; a Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa; o Gerente de Engenharia da Petrobras/Revap, Eng. Virgílio Calças Filho; o Representante do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) do Comitê Setorial de Abastecimento da Petrobras, Eng. Sandro Furtado e a Coordenadora do Projeto pela Univap, Profª Drª Vera Lúcia Arantes.
Estiveram também presentes ao evento, o Dr. Fernando Santiago (Petrobras), Eng. Silvio Vieira Machado (Petrobras), Dr. José Luiz Zotin (Petrobras), Eng. Luiz Antônio Gargione (Diretor Geral do Parque Tecnológico Univap), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos (Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap), entre outras autoridades e convidados.

 
 
 

  Pacientes em atendimento na Univap ganham qualidade de vida
Novos sistemas criados pela Engenharia Biomédica aceleram a reabilitação


 
 
 
A criação de novos sistemas por alunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica sob a supervisão de pesquisadores da Univap podem ser grandes aliados na área da reabilitação de pacientes com dificuldades motoras e em atendimento gratuito no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Já foram desenvolvidos quatro sistemas: o Treino de Marcha; Sistema Cicloergométrico para Reabilitação Motora; Estimulador Elétrico Aplicado ao Andador e a Plataforma Vibratória.
Dois desses equipamentos, o Treino de Marcha e o Sistema Cicloergométrico para Reabilitação Motora, já estão sendo utilizados em pacientes que apresentaram melhorias significativas, porque esses sistemas trabalham os movimentos articulares e musculares de pernas e braços.
A maioria das vezes os pacientes em tratamento na área da saúde da Universidade, são encaminhados pela rede de saúde pública e apresentam lesões provocadas por acidentes vasculares encefálicos, paralisia cerebral, traumatismo medular ou cerebral, que resultam em pacientes tetraplégicos (paralisia do pescoço para baixo), ou paraplégicos (paralisia da cintura para baixo).

 
 
 

  Incubadora Tecnológica Univap
Gradua empresas e recebe novas propostas


 
 

 
Em novembro, as microempresas PHM Software, Geopixel e Edel Medical, que permaneceram na Incubadora Tecnológica Univap pelo período de dois anos, receberam a sua graduação e começam a partir de agora a tocarem seus próprios negócios.
As Incubadoras Tecnológicas Univap e Revap são núcleos voltados para estimular a criação e o fortalecimento de empresas de base tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico da região. Elas dão suporte e preparam as empresas residente para o mercado competitivo por meio de consultorias, assessorias especializadas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial, mercadológica e financeira, possibilitando, ainda, o envolvimento com instituições financeiras (inclusive de capital de risco) e governamentais.
O Programa das Incubadoras é patrocinado pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE/Univap), Sebrae-SP, Prefeitura Municipal, Petrobras e Ciesp.
Para fazer parte de uma das Incubadoras, a empresa ou o empreendedor deverá apresentar um plano de negócios, para apreciação de um Conselho Técnico.

 
 
 

  Confraternização de Natal

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde, no encerramento das atividades do ano, organizou, dias 1 e 2 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), uma festa de confraternização entre pacientes, acompanhantes, alunos, professores e funcionários.
A decoração natalina foi confeccionada com antecedência por cuidadores, mães e acompanhantes que ficavam no aguardo do atendimento na CPS. O trabalho foi todo desenvolvido por intermédio de oficinas orientadas por professoras e alunas da Terapia Ocupacional.


 

As apresentações na confraternização ficaram por conta dos pacientes que se expressaram por meio da dança, como uma atividade terapêutica.
Nos dois dias de festa, os atendidos nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da CPS, receberam presentes doados por funcionários.

 
 
 

  I Festival de Ginástica Geral/Univap

 
 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou dia 4 de dezembro, a partir das 19 horas, no Espaço Poliesportivo Prof. MSc. Jorge Ferreira Araújo Jr. (Quadra Coberta) no Campus Urbanova, o I Festival de Ginástica Geral/Univap.
O Festival possibilita que estudantes de todos os anos do curso possam vivenciar num mesmo espaço, a socialização e apreciar a modalidade de ginástica geral enquanto estudo e desenvolvimento da cultura corporal de movimento.


 
 

A Ginástica (geral ou para todos) é um campo bastante abrangente e é expressa por intermédio de atividades livres e criativas.
Nesta modalidade, a coreografia é elemento final de um trabalho, portanto sem fins competitivos, pois o que vale é a composição de uma apresentação, levando-se em consideração os movimentos ginásticos, interligados, entre si, de forma lógica e harmoniosa, com início, meio e fim, utilizando ou não grandes ou pequenos aparelhos, convencionais ou alternativos da ginástica.

 
 
 

  Missa de Agradecimento

 
 
Estiveram reunidos na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, dia 9 de dezembro, conselheiros, professores, funcionários, alunos e convidados, para a Missa de Agradecimento, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Moacir Silva.


 

 
 
 

  Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes
Primeiro colocado: Prêmio Escola Voluntária


 
 
 
Em sua 9ª Edição, o Prêmio Escola Voluntária, elegeu o Projeto "Sementes", do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (FVE/Univap - Campus Centro) como o primeiro colocado, dentre 542 projetos inscritos, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.
O Prêmio Escola Voluntária promovido pela Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social, visa incentivar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que incentivem o trabalho voluntário entre os seus alunos.
Participaram do projeto Sementes, quarenta e seis alunos do curso técnico de Publicidade que está sob a coordenação da Profª Joseane Serpa.

 
 
 

  Jornal Univap pela Rádio Mensagem

 
 

Os alunos do 3º ano do curso de Jornalismo, Felipe
Melo e Tatiana Siqueira com o Prof. MSc. Celso
Meneguetti, durante a gravação de um dos programas
 
A Univap mantém a população informada sobre os cursos e eventos da Universidade por intermédio do Jornal Univap, veiculado na Rádio Mensagem AM 1.470.
A montagem e locução do programa gravado no Laboratório Didático de Rádio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação no Campus Urbanova, em São José dos Campos, começaram a ser realizadas a partir do mês de agosto, pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade, sob a supervisão técnica do Prof. MSc. Celso Meneguetti.
O Jornal Univap é um programa de rádio que dá oportunidade aos alunos de colocarem em prática as técnicas e teorias aprendidas em sala de aula.
Veiculado todos os sábados a partir das 7h30, o programa contém notícias, dicas de saúde e entretenimento.

Ouça o Jornal Univap pela Rádio Mensagem de Jacareí!
Faça sua sugestão pelo e-mail: ouvinte@univap.br
Telefone: (12) 3947-1080

 
 
 

  Resgate de Memórias

 
 
 
O resultado de um trabalho de reabilitação cognitiva, realizado junto aos residentes do Asilo Santo Antônio, por três alunas do curso de Terapia Ocupacional (3º ano), da Faculdade de Ciências da Saúde, Cássia Covre, Eunice de Sousa e Fernanda Araújo, sob a orientação da Profª Adriana Marques Barja foi apresentado dia 27 de novembro no próprio Asilo.
Intitulado “Resgatando Memórias”, o trabalho reuniu as atividades desenvolvidas pelos residentes do Asilo, no período de agosto a novembro, na confecção de artesanato com materiais recicláveis, confecção de bordados, crochê, fuxicos e tapetes.
As atividades propostas pelo curso de Terapia Ocupacional buscam resgatar memórias e estimular os idosos a desenvolverem trabalhos que os mantenham ativos quanto à concentração, seqüência de pensamento, atenção e a capacidade de fazer escolhas.

 
 
 

  Formatura dos alunos do Infantil IV
Escola de Educação Infantil Univap/Lions


 
 

 
A direção da Escola de Educação Infantil Univap/Lions realizou, dia 12 de dezembro, a cerimônia de formatura dos alunos que concluem a primeira etapa da Educação Básica.
Esses alunos iniciaram as atividades da Escola aos três anos de idade e complementaram os quatro estágios oferecidos pela Instituição. Hoje, aos seis anos de idade, estão prontos para ingressar no Ensino Fundamental.
A Escola de Educação Infantil é uma parceria entre a FVE/Univap, Lions Clube Centro e Lions Clubs International Foundation e faz parte do Projeto Social Vale a Pena Viver.

 
 
 

  Matrículas para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico
Escola e Colégios da FVE/Univap


 
 
   



 
 
 

  Faça a sua inscrição nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

 
 
 

  Inscrições abertas para o curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
Pós-Graduação Lato Sensu - Univap


 
 
 
Com objetivo de definir a identidade cultural do País, por intermédio de estudos das práticas culturais populares existentes na sociedade e de pesquisas das manifestações espontâneas, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre inscrições para as novas turmas do curso de Especialização de Cultura Popular Brasileira.
O curso conta com o apoio do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e é direcionado para profissionais com formação superior que atuam nos sistemas de Educação, Saúde, Comunicação e áreas afins.
Com a duração de 392 horas/aula, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as aulas são ministradas no prédio da Pós-Graduação Lato Sensu, Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Durante o curso são abordados os seguintes temas: Cultura em diversos olhares: viés histórico e antropológico; Uma problemática conceitual: fronteiras entre o erudito e o popular; Patrimônios Culturais: material, imaterial e natural; Lugares de Memória: disputas sobre o patrimônio; Carta do Folclore, elaboração e revisão; Música, Arte, Dança, Literatura, Religiosidade na perspectiva da Cultura Popular Brasileira; Territorialidade; Memória, Identidade, entre outros.

Inscrições: www.posgrau.univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1232.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.