66ª Edição - Ano II
De 30 de novembro a 6 de dezembro/2009
 

  FVE/Univap gestora do Prime/Finep entrega recursos a empresas

 
 

A empresa Assessoria e Consultoria Simionato & Cia
Ltda (ME), durante a assinatura do contrato, na
presença do Vice-Reitor da Universidade, Prof. Teixeira
Júnior e o Advogado da FVE/Univap, Dr. Alessandro
Cardoso Faria
 
A Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap, efetivou dia 23 de novembro, a assinatura de contratos de 90 empresas inovadoras que atenderam todas as exigências do edital do Programa Prime – Primeira Empresa Inovadora, instituído pela Finep – Financiadora de Estudos e Pesquisas, na qual a FVE/Univap é gestora.
De acordo com o Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, os trabalhos realizados pela FVE/Univap permitiram, a partir de 154 empresas inscritas, detectar no Vale do Paraíba, 119 com intenção inovadora.
A FINEP mantém além da FVE/Univap, outros 16 agentes operacionais, em diferentes regiões do Brasil.
Entre as propostas apresentadas foi possível perceber o grande número de empresas de software ligadas a plataformas de gestão empresarial e de similares.
No final da avaliação dos trabalhos, 90 empresas foram contratadas, sendo 89 de São Paulo (SP) e uma do Paraná (PR). Na etapa de contratação 11 empresas foram reprovadas e 2 desistiram.
As empresas beneficiadas receberão R$ 120 mil cada uma em forma de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis. A meta do Programa é apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores de empresas emergentes.
Para saber mais sobre o Prime, acesse: www.univap.br/prime

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010-3
Cursos de Graduação em Campos do Jordão


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou, domingo, dia 29 de novembro, das 9 às 12 horas, as provas do Processo Seletivo 2010-3, para os cursos oferecidos em Campos do Jordão, cujas provas foram realizadas no Campus Platanus.
A lista de distribuição dos candidatos por sala, constando o número de inscrição, foi divulgada com antecedência pela Internet, e afixada na entrada principal do prédio, no dia da prova.
Alguns funcionários auxiliaram os candidatos na localização da sala e outros como fiscais de prova.
A Univap ofereceu em Campos do Jordão 11 cursos de graduação (Administração; Ciências Biológicas (L); Ciências Contábeis; Engenharia Civil; História (L) e Letras – Português; Pedagogia; Ciência da Computação; Engenharia da Computação; Geografia e Secretariado Executivo).
O Processo Seletivo no Campus Platanus foi tranquilo e os candidatos chegaram com antecedência e sem tumultos.
A lista com os nomes dos classificados da primeira chamada já está disponível no site da Universidade: www.univap.br/seletivo2010 e as matrículas em andamento.

 
 
 

  Biomedicina e Farmácia
Estudo de órgãos e tecidos do corpo humano


 
 

 
Os alunos dos 1ºs anos dos cursos de Biomedicina e de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) apresentaram, dia 27 de novembro, maquetes sobre o estudo de órgãos e tecidos do corpo humano em todos os seus aspectos, atendendo às exigências das disciplinas de Histologia e Embriologia Geral, sob a orientação dos Professores Doutores Emilia Ângela Lo Schiavo Arisawa e Carlos Eduardo Dias Colombo.
Os trabalhos de final de ano fazem parte dos planos das referidas disciplinas e foram avaliados pela Profª Drª Cláudia Barbosa Ladeira de Campos, docente convidada.
O objetivo principal é fazer com que os alunos realizem pesquisas e assimilem os conhecimentos obtidos durante as aulas, cuja capacitação por meio de atividades lúdicas facilitará a compreensão para as disciplinas que irão estudar, posteriormente.

 
 
 

  Desafio: “Eu que sei”

 
 
 
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), a Faculdade de Educação e Artes (FEA) e a TV Univap em parceria com a TV Band Vale e a Rádio Stéreo Vale, iniciaram, dia 27 de novembro, no Auditório da Reitoria da Univap, Campus Urbanova, as gravações do programa “Desafio: Eu que sei”, no formato de entretenimento e competição (Quiz Show).
O programa conduzido pela locutora da Stéreo Vale, Shirley Souza, tem por objetivo aproximar estudantes do Ensino Médio ao ambiente universitário.
Participam das competições três alunos representantes de cada colégio, sendo um classificado em cada programa, para a final.
Participaram do programa alunos do Colégio Cecília (Caçapava); Colégio Entec (Taubaté); Colégio Idesa (Taubaté). Colégio Univap (Campus Villa Branca de Jacareí e Aquarius de São José dos Campos); Colégio Poliedro (São José dos Campos); Colégio Cotet (Taubaté); Objetivo (Caçapava); Colégio Nossa Senhora da Aparecida (São José dos Campos) e Colégio Anglo Cassiano Ricardo (São José dos Campos).
O programa “Desafio: Eu que sei”, é o primeiro desse gênero produzido na região e será exibido aos sábados pela TV Band Vale, dias 12, 19 e 26 de dezembro, e a final, dia 2 de janeiro, sempre das 9h às 9h30min.
A produção e as gravações do programa contaram com a participação de alunos do curso de Rádio e TV, sob a supervisão de professores do curso.

 
 
 

  Concerto de Natal – Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba
Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza


 
 

 
A Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba volta ao palco do Teatro Univap, Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, dia 10 de dezembro, para apresentar um concerto composto por músicas natalinas.
Três obras relacionadas ao tema serão executadas: O Concerto por um Santíssimo Natal, de Francesco Manfredine; a Suíte de Natal, com arranjos feitos pelo compositor Americano Leroy Anderson, e a Cantata de Natal, de Alessandro Scarlatti, com participação especial da soprano Fernanda Blue.
O concerto, promovido pela Sociedade Filarmônica Joseense (SOFIJ), com entrada franca, trará também a primeira audição de uma obra escrita pelo compositor Fúlvio Ferrari, que estará presente no evento.
A SOFIJ é uma associação de pais, alunos e professores que atua na disseminação e acesso à linguagem musical desde 1999, implementando projetos que objetivam proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de formação de cidadania por intermédio da música.

 
 
 

  Matrículas para o Ensino Fundamental, Médio e Técnico
Escola e Colégios da FVE/Univap


 
 
   



 
 
 

  Faça a sua inscrição nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
   

A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

 
 
 

  Inscrições abertas para o curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira
Pós-Graduação Lato Sensu - Univap


 
 
 
Com objetivo de definir a identidade cultural do País, por intermédio de estudos das práticas culturais populares existentes na sociedade e de pesquisas das manifestações espontâneas, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre inscrições para as novas turmas do curso de Especialização de Cultura Popular Brasileira.
O curso conta com o apoio do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e é direcionado para profissionais com formação superior que atuam nos sistemas de Educação, Saúde, Comunicação e áreas afins.
Com a duração de 392 horas/aula, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as aulas são ministradas no prédio da Pós-Graduação Lato Sensu, Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Durante o curso são abordados os seguintes temas: Cultura em diversos olhares: viés histórico e antropológico; Uma problemática conceitual: fronteiras entre o erudito e o popular; Patrimônios Culturais: material, imaterial e natural; Lugares de Memória: disputas sobre o patrimônio; Carta do Folclore, elaboração e revisão; Música, Arte, Dança, Literatura, Religiosidade na perspectiva da Cultura Popular Brasileira; Territorialidade; Memória, Identidade, entre outros.

Inscrições: www.posgrau.univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1232.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Inauguração do Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo

IP&D II - Campus Urbanova
Parceria: Petrobras e Univap
Horário: das 13h às 15h

8 de dezembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
10 de dezembro
Apresentação da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3943-4277
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800