65ª Edição - Ano II
De 23 a 29 de novembro/2009
 

  Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” faz parte da Rede de Escolas Solidárias

 
 

 
O Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes” da Univap foi reconhecido como integrante da Rede de Escolas Solidárias, pelo Instituto Faça Parte – em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED), e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) - e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este reconhecimento é devido ao desenvolvimento de um Projeto de Voluntariado Educativo por meio de ações realizadas por um grupo permanente do Curso Técnico de Administração, denominado “GESOL” – Grupo de Estudantes Solidários.
Idealizado e implementado em 2002 no Colégio pela Profª MSc. Érica Reis Costa Carvalho, o GESOL continua até hoje, sob a coordenação e responsabilidade da docente criadora do Grupo.
A direção do Colégio orgulha-se de fazer parte das 20.548 escolas, de todos os Estados brasileiros, reconhecidas em suas três edições anteriores. Neste ano foram quase 4 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil e apenas 9 do município de São José dos Campos, reconhecidas com o Selo Escola Solidária 2009.

 
 
 

  Alceu
Simplesmente


 
 
 
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Baptista Gargione Filho, esteve presente no último dia 12 de novembro, no pré-lançamento do livro Alceu – Simplesmente - do poeta e escritor, Moacyr Limongi Moreira – obra que relata várias passagens da vida de uma das figuras mais importantes da literatura brasileira, Alceu Amoroso Lima.
Alceu Amoroso Lima (1893-1983), também conhecido como “Tristão de Athayde”, pelos artigos que escrevia semanalmente no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo, além de poeta, escritor, foi também um dos grandes pensadores da universidade brasileira.
A obra foi subdividida em seis partes: Memórias, Perfis, À Sombra da Cruz, Turismo Cultural, Correspondência e Entrevistas. Cada parte contém uma série de textos extraídos de livros escritos por Alceu e outros inéditos cedidos pelo seu neto, Carlos Eduardo Afonso Ferreira, conhecido como Xikito, também presente na cerimônia de pré-lançamento do livro de Moacyr Limongi.
Alceu nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1893. Ainda jovem, adorava literatura e gostava de tocar piano. Formou-se em Letras e Direito e foi crítico literário, professor, pensador e escritor.

 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade e o Ano França Brasil

 
 

 
A fim de encerrar as atividades do ano, a Faculdade da Terceira Idade, realizou no dia 26 de novembro, às 19 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, um show com a participação de todos os alunos, sobre o tema: A Faculdade da Terceira Idade e o Ano França Brasil.
A coordenadoria da Faculdade além das aulas de conhecimento sobre a cultura francesa reparou os alunos por meio de oficinas de expressões artístico-culturais. No encerramento anual, realizaram várias apresentações, entre elas: dança, desfile de moda, teatro, poesias, pinturas em tela e coral.
Anteriormente à apresentação do show de encerramento do ano letivo, a coordenadoria da Faculdade trabalhou nos preparativos da solenidade de formatura com uma missa realizada dia 24, na Catedral São Dimas e a entrega de certificados, dia 25, no Teatro da Universidade.

 
 
 

  A Evolução do Universo

 
 
 
Encerrando o ciclo de palestras programadas no Projeto Astronomia na Cidade das Estrelas, da Univap, foi realizada, no último dia 23 de novembro, a partir das 19 horas, no Campus Aquarius da Universidade, a palestra “A Evolução Química do Universo: da formação dos primeiros átomos à química pré-biótica e a origem da vida”, ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Pilling.
O pesquisador mostrou como o Universo foi sendo modificado ao longo dos bilhões de anos de existência do ponto de vista físico-químico, numa espécie de “viagem” pelo Cosmos ao longo do tempo. Apresentou os processos de formação dos primeiros átomos e moléculas e destacou a importância das estrelas e, também, da poeira interestelar, no processo de formação de moléculas complexas, como metanol, ácido acético e o mais simples dos aminoácidos, a glicina. Explicou ainda aos participantes da palestra, como essas moléculas têm sido identificadas e estudadas em laboratório.
Na ocasião foram ainda apresentadas algumas das teorias correntes sobre a entrega de a entrega de materiais orgânicos via cometas ou asteróides na Terra primitiva, a cerca de 4 bilhões de anos, que estariam associadas com o surgimento da vida em nosso planeta. E por fim, foi discutida a possibilidade de haver vida em outros mundos.
O projeto Astronomia na Cidade das Estrelas, que está chegando ao fim, representou uma bem sucedida iniciativa dos pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia da Univap que obteve apoio institucional e recursos do CNPq.
O empenho de todos deu uma valiosa contribuição para a divulgação e popularização da ciência, durante o Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009).

 
 
 

  Verificação da Dosagem de Colesterol
Fique por dentro


 
 

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, por intermédio do curso de Enfermagem, realizou este mês de novembro exame rápido de dosagem dos índices de colesterol sanguíneo tanto da equipe de funcionários como dos usuários do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS).
Esse trabalho foi realizado com apoio da professora Profª MSc. Ivany Machado de Carvalho Baptista, docente do curso e com apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP – Vale do Paraíba), que doou à Universidade as fitas reagentes “Accutrend Cholesterol” e cedeu, a título de empréstimo, o aparelho “Accutrend GCT” que permite obter os resultados de exames mais rápidos.
As coletas tiveram início dia 16, estendendo-se até o dia 27 de novembro e foram realizadas pelos alunos do 4º ano de graduação do curso de Enfermagem, supervisionados pelos professores João Benício de Almeida e Luciene Reginato Chagas. Também foram registrados o peso, a altura, a pressão arterial, medida da circunferência abdominal e o IMC (Índice de Massa Corporal). Com os resultados desses dados foram oferecidas aos participantes orientações sobre alimentação e práticas de exercícios.

 
 
 

  XIV Congresso Brasileiro do Trabalho Rural

 
 
 
Alunas acompanhadas dos professores Geraldo Villhena de Almeida Paiva (coordenador) e Margareth Hayashyda (docente) do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participaram do XIV Congresso Brasileiro do Trabalho Rural, realizado em São José dos Campos, dias 12 e 13 de novembro, no Espaço Cassiano Ricardo.
O Congresso, que discutiu os mecanismos para fiscalizar e erradicar a exploração do trabalhador rural no Brasil, foi organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e contou com a presença da senadora e ex-ministra de Estado do Meio Ambiente, Marina Silva; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Pedro Paulo Teixeira Manus; do procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes; do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannucchi; Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, desembargador vice-presidente judicial do TRT da 15ª Região; do juiz da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté, Guilherme Guimarães Feliciano, entre outras personalidades.
Foram apresentados vários painéis durante o Congresso, entre eles: “O trabalho rural a céu aberto e suas múltiplas consequências”, “Trabalho no campo e a saúde do trabalhador”, “Trabalho escravo contemporâneo no meio rural: prevenção e repressão”, “Meio Ambiente Rural: Exploração Econômica e Dignidade Humana”, entre outros.

 
 
 

  Mestrado e Doutorado

 
 
   

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) abre as inscrições para o processo de seleção e admissão nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no período de 6 de novembro de 2009 a 30 de janeiro de 2010.
Os interessados poderão se inscrever no Mestrado, que oferece os Programas de Pós-Graduação nas áreas de Bioengenharia (30 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas) e Planejamento Urbano e Regional (15 vagas). No Doutorado, nas áreas de: Engenharia Biomédica (10 vagas) e Física e Astronomia (20 vagas).
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); curriculum vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores, em envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.

 
 
 

  Faça a sua inscrição nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa de Natal

Pacientes da Faculdade de Ciências da Saúde em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

(Cuidadores e acompanhantes de pacientes participam de oficinas na confecção de enfeites para a decoração natalina)

Dia 1º - das 17h20 às 21h
Dia 2 – das 8h30 às 11h30

1 e 2 de dezembro
I Workshop em Engenharia Biomédica da Univap

Realização: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Coordenação: Prof. Dr. Newton Soares da Silva
Palestrantes: Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato - IFSC - USP, São Carlos; Prof. Dr. Jurandir Nadal - COPPE – UFRJ e Prof. Dr. Fernando Costa e Silva Filho – UFRJ.

Horário: das 9h às 18h
Local: IP&D
Informações: (12) 3947-1129

2 de dezembro
I Festival de Ginástica Geral

Realização: Faculdade de Educação e Artes - Curso de Educação Física
Local: Espaço Poliesportivo Prof. MSc. Jorge Ferreira Araújo Jr.
(Quadra Coberta) - Campus Urbanova
Horário: a partir das 19 horas
Informações: (12) 3947-1000 - ramal 2032

4 de dezembro
Inauguração do Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo

IP&D II - Campus Urbanova
Parceria: Petrobras e Univap
Horário: das 13h às 15h

8 de dezembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
10 de dezembro
Apresentação da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3943-4277
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800