64ª Edição - Ano II
De 16 a 22 de novembro/2009
 

  VI Semana de Biologia

 
 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, de 10 a 13 de novembro, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a VI Semana de Biologia (VI SEBIO).
A Semana teve por objetivo reunir estudantes, profissionais e a comunidade externa, para que, juntos, pudessem discutir e trocar idéias sobre as atuais temáticas e especificidades da Biologia.
O evento, implantado na Univap em 1998, é realizado a cada dois anos, e este ano trouxe como tema central: “Biologia - Repensando a Vida”.
Participaram da Semana, aproximadamente 250 pessoas, entre estudantes, pessoas da comunidade e convidados.


Exposição de fotografias e
trabalhos científicos fizeram
parte da programação da Semana
 
A abertura da Semana contou
com a presença da Bióloga
Andréa Sundfeld Penido, da
empresa Conexão Ambiental, do
Biólogo e Diretor Geral do
Campus Villa Branca, Prof.
Frederico Lencioni Neto, da
coordenadora do curso, Profª
MSc. Nádia Campos Velho e da
Botânica, Profª Drª Walderez
Moreira Joaquim
 
Alunos e convidados assistem a
abertura em um dos Auditórios
do Campus Aquarius


Dr. Antonio Brescovit, do
Instituto Butantã, durante a
palestra “Diversidade de Aranhas”
 
A estudante Tabatha Benitz e a
Bióloga Andréa Sundfeld
Penido, homenageada por ter
feito parte como aluna da 1ª
turma do curso de Ciências
Biológicas da Univap
 
Alunos apreciam a exposição de
espécies da Polícia Ambiental

Durante os quatro dias de evento, foram realizados minicursos, palestras, exposição, concurso fotográfico, sorteio de brindes e, no final das atividades, uma confraternização entre os participantes.
Entre as palestras proferidas, a Semana de Biologia contou com a presença do Dr. Antonio Brescovit, do Instituto Butantã, que falou sobre “Diversidade de Aranhas”; com a Doutoranda Catia Dejuste da USP, com a palestra: “Diversidade de Anfibios Anuros”; o Biólogo Marcelo Godoy, do Instituto Ecológico de Proteção aos Animais; e com o Dr. Carlos Alexandre Wuesche, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com a palestra “Astrobiologia: a vida no contexto cósmico”.
Para os organizadores, a VI Semana de Biologia foi mais uma vez um sucesso, tendo a colaboração efetiva de alunos, professores e funcionários da Faculdade, que não mediram esforços para abrilhantar o evento.

 
 
 

  Alunos e professoras do curso de Farmácia visitam o Espaço Natura

 
 
 
Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos (do 4º ao 8º período) do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelas professoras Maria Angélica G. Cardoso e Janice Arakawa, visitaram, dia 12 de novembro, as instalações do Espaço Natura, no município de Cajamar, interior de São Paulo.
A Natura é uma marca de origem brasileira presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, a indústria é líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal.
Os alunos puderam visitar as instalações da empresa, que fica no quilômetro 30 na Rodovia Anhanguera. A visita à fábrica durou cerca de duas horas e foi possível conhecer de perto várias linhas de produção de cosméticos.
A Natura acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.
A empresa possui atualmente 3.500 funcionários, entre eles farmacêuticos, que atuam na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
A Natura é uma empresa socialmente responsável e preocupada com o meio ambiente. Faz uso diário da energia solar, reutiliza toda a água, que após tratamento serve para limpeza de ambientes de higiene, pátios e outras áreas da fábrica, evita desperdícios e conscientiza seus funcionários sobre a importância de atitudes que possam colaborar para uma sociedade mais próspera, justa e solidária.

 
 
 

  V Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde
Parceria da Cooperativa Médica com a Faculdade de Ciências da Saúde


 
 

Drª Mônica Santoro Brito, 1ª secretária da Cooperativa
Médica, a Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa,
diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da
Univap, Dr. Joaquim Ferreira Neto, presidente da CM e
Dr. Gilberto Antônio Dumalakos, 1º tesoureiro CM,
durante a abertura do Seminário
 
Foi realizado dia 12 de novembro, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, o V Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde – uma parceria da Cooperativa Médica com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
Na abertura, o presidente da Cooperativa, Dr. Joaquim Ferreira Neto, falou sobre a velocidade das mudanças na sociedade e sobre a reflexão que cada um deve fazer a respeito do que acontece em sua vida.
O evento reuniu renomados palestrantes - como o psicólogo Eustáquio Andreotti, o professor de Comunicação Social Humberto Massareto, o advogado Dr. José Luiz Toro da Silva e a doutora em Saúde Pública, Claudia Soar, coordenadora do curso de Nutrição da FCS. Além disso, o público – cerca de 400 pessoas – demonstrou muito interesse e empolgação.

 
 
 

  Processo Seletivo Univap 2010-2
Cursos de Graduação em Jacareí


 
 
 
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou, domingo, dia 15 de novembro, das 9 às 12 horas, as provas do Processo Seletivo 2010-2, para os cursos oferecidos em Jacareí, cujas provas foram realizadas no Campus Villa Branca.
A lista de distribuição dos candidatos por sala, constando o número de inscrição, foi divulgada com antecedência pela Internet, e afixada na entrada principal do prédio, no dia da prova.
Alguns funcionários auxiliaram os candidatos na localização da sala e outros como fiscais de prova.
A Univap ofereceu em Jacareí dez cursos de graduação e a lista da primeira chamada já está disponível no site.
O Processo Seletivo foi tranquilo e os candidatos chegaram com uma hora de antecedência para evitar tumultos.

O próximo Processo Seletivo da Univap acontece no próximo dia 29 de novembro, no município de Campos do Jordão, (para cursos do Campus Platanus).
Informações quanto à inscrição, data e local das provas poderão ser averiguadas no site: www.univap.br/seletivo2010/inicial_cj.php

 
 
 

  Aluna do Colégio Univap Aquarius recebe medalha
XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


 
 

O Prof. Alan, Aline e a Diretora do Colégio, Prof. MSc.
Jandira Aligieri
 
A aluna Aline de Oliveira, do curso técnico de Administração do Colégio Univap Aquarius, foi contemplada com uma medalha de bronze na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A direção do Colégio teve conhecimento dos resultados da Olimpíada no início do mês, durante a realização da IV Feira do Estudante. A estudante esteve sob a orientação do professor de Física, Alan Rodrigo Marretto, e recebeu, pela boa colocação, a medalha de bronze e o certificado de participação, e o Colégio Univap Aquarius: um telescópio.
Além de Aline, a direção do Colégio inscreveu também alguns alunos para participarem das atividades da Olimpíada, realizada dia 15 de maio, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Furnas Centrais Elétricas S/A.
A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens estudantes (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) pela Astronomia, Astronáutica e ciências correlatas, de forma a promover a difusão de conhecimentos básicos e imprescindíveis para a formação acadêmica.
De forma lúdica e cooperativa, a OBA mobiliza alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas e outras instituições voltadas às atividades aeroespaciais numa grande competição nacional.
Receberam medalhas (ouro, prata e bronze) os alunos que obtiveram as maiores notas em cada um dos quatro níveis disputados (Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), todos os participantes: um certificado.

 
 
 

  IEV Homenageia Historiadoras da Univap

 
 
 
O Presidente do IEV, Prof. Nelson Pesciotta e a Profª
Maria Aparecida Papali
O Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) promoveu, dia 14 de novembro, na Casa de Cultura de Lorena, uma sessão de premiações às instituições e integrantes do Instituto pelas publicações e conquistas realizadas ao longo deste ano. Intitulada “Sessão de Homenagens do IEV 2009”, o evento contou com a presença do presidente do IEV, Nelson Pesciotta, autoridades do município e convidados, que puderam apreciar a apresentação musical do Coral Maria de Nazaré, em comemoração aos 221 anos de Emancipação Política de Lorena.
As pesquisadoras e professoras do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, foram homenageadas durante o evento, Modalidade História Local, pela coordenação da série: São José dos Campos – História e Cidade, publicada pela Universidade sob o patrocínio da Petrobras.
A série: São José dos Campos - História & Cidade, envolve a realização de várias pesquisas, duas delas já publicadas e outras que estão sendo organizadas.

 
 
 

  Alfabetizar por Intermédio da Arte

 
 

A interação com o público presente
 
A aluna Daniela Cristina de Alcântara Garelha, do 6º período do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, inserida no “Programa Ler e Escrever/Universidade na Alfabetização”, realizou um trabalho pedagógico, cujo foco foi alfabetizar alunos do Ciclo I da Escola Estadual Francisco Lopes de Azevedo, Jardim Satélite, em São José dos Campos, que apresentavam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessas constatações, a aluna agrupou os estudantes em turmas, segundo as suas dificuldades.
Os alunos com problemas disciplinares foram selecionados para as aulas de ballet e jazz; já os alunos com dificuldades relativas à leitura e à escrita, foram direcionados para as aulas de musicalização infantil, visando a associar os sons dos instrumentos aos sons da escrita. A melhora dos alunos foi significativa e o resultado do trabalho desenvolvido, parte integrante de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi apresentado à comunidade, dia 18 de novembro, no período da noite no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, com a participação dos alunos da Escola Estadual envolvidos nesse processo de aprendizagem.

 
 
 

  Faça a sua inscrição nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

 
 
 
A Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap recebe, a partir de novembro, as inscrições dos candidatos interessados em aprimorar seus estudos nos cursos de especialização e extensão (Pós-Graduação Lato Sensu).
A Univap oferece cursos nas áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Saúde e a Distância; e as matrículas deverão ser efetivadas no período de 4 a 25 de janeiro de 2010.

Conheça os cursos oferecidos, acesse: www.posgrau.univap.br
Informações: pelos telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: A Evolução Química do Universo: da formação dos primeiros átomos à química pré-biótica e a origem da vida - (AIA2009)

Prof. Dr. Sérgio Pilling

Local: Faculdade de Educação e Artes Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
Palestra: A presença negro-africana na Cultura Popular Brasileira – Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (celebrada em 20 de novembro)

Conferencista: Alberto T. Ikeda
(Professor/pesquisador do Instituto de Artes - Unesp - Universidade Estadual Paulista - Campus de São Paulo)

Local: Museu do Folclore – Parque da Cidade (Imediações da Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
Horário: 14h30
Entrada franca

24 de novembro
Faculdade da Terceira Idade - Missa de Formatura

Horário: 19 horas
Local: Catedral São Dimas
Participação: Grupo de Canto Movimento do Cursilho
Informações: (12) 3928-9850 – Das 14h às 16h30

24 de novembro
Faculdade da Terceira Idade - Solenidade de Formatura (Entrega de Certificados)

Horário: 19 horas
Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Das 14h às 16h30

25 de novembro
Faculdade da Terceira Idade - Show de Encerramento das Atividades de 2009

Tema: “A Faculdade da Terceira Idade e o Ano da França no Brasil”

Horário: 19 horas
Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza - Campus Centro
Informações: (12) 3928-9850 – Das 14h às 16h30

26 de novembro
Prova do Processo Seletivo 2010-3

(Cursos de Campos do Jordão)

Horário: das 9 às 12 horas
Informações: www.univap.br

29 de novembro
Festa de Natal

Pacientes da Faculdade de Ciências da Saúde em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

(Cuidadores e acompanhantes de pacientes participam de oficinas na confecção de enfeites para a decoração natalina)

Dia 1º - das 17h20 às 21h
Dia 2 – das 8h30 às 11h30

1 e 2 de dezembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
10 de dezembro
Apresentação da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3943-4277
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800