63ª Edição - Ano II
De 9 a 15 de novembro/2009
 

  Ação Comunitária de Saúde
Bairro do Pinheirinho - Urbanova


 
 
A fim de avaliar as condições de saúde das pessoas da terceira idade, moradores no bairro do Pinheirinho, localizado ao lado do Campus Urbanova da Universidade, os alunos do 8º período (4º ano), do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelo Prof. MSc. João Benício de Almeida, coordenador do curso, realizaram durante o mês de outubro, o estágio da disciplina: Saúde do Idoso.


Aluna realiza curativo em uma
das moradoras do bairro
 
O coordenador do curso, Prof.
Benício, com alunas e um
morador
 
Acadêmicos verificam a pressão
arterial e dosagem de glicemia
capilar

As atividades consistiram num primeiro momento no levantamento de dados quanto à verificação da carteira de vacinação, a freqüência de exames preventivos e a qualidade de vida deles junto à comunidade. Após este trabalho preliminar, os alunos realizaram uma visita à comunidade com atendimento aos que precisavam de curativos, exames de glicemia capilar e medição da pressão arterial.
Os mais jovens residentes na comunidade e acompanhados dos idosos, também receberam orientações por meio de palestras, sobre os temas relativos à gestação; cuidados com recém-nascidos; aleitamento materno; o exame papanicolau e do autoexame de mama.

 
 
 

  Processo Seletivo em Campos do Jordão
 
 


 
 
 

  I Congresso de Tecnologia

 
 
O Colégio Univap Aquarius, realizou dias 3 e 4 de novembro, o I Congresso de Tecnologia, com objetivo de apresentar aos alunos dos cursos de Informática, Administração e do Ensino Médio, o que acontece hoje no mercado de trabalho e a necessidade de se dedicarem aos estudos em busca de um diferencial para a futura ascensão profissional.
Participaram do Congresso como conferencistas, o Prof. Benedito Telles, Coordenador da Área de Informática da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), que possui mais de vinte anos de experiência na área tecnologia e desenvolvimento de softwares; o aluno do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap, João Kleber Indena Martins, que apresentou um projeto de simulador para auto-escolas. Em sua palestra ele apresentou detalhes da idéia inicial, manufatura e programação do sistema; o representante da People, renomada empresa no mundo das novas tecnologias, apresentou informações sobre como o mercado de trabalho exige qualidade e termos de certificações da Microsoft, Linux, Cisco, entre outros.


Os alunos em um dos Auditórios do
Campus Aquarius
 
O Prof. Cláudio, o palestrante Prof.
Benedito Telles da Fundhas e a
diretora do Colégio Univap
Aquarius, Prof. MSc. Jandira Aligieri

A realização do Congresso foi uma iniciativa do coordenador do curso Técnico de Informática, Prof. Cláudio Luiz Coutinho Rodrigues Costa com apoio da direção do Colégio que tomou todas as providências necessárias para o sucesso do evento.

 
 
 

  III Simpósio: "Estou graduando, e agora?"

 
 
O Instituto Casa da Mulher e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizaram no último dia 7, no Campus Centro da Univap, o III Simpósio "Estou graduando, e agora?". Estiveram presentes 160 universitários e profissionais para, juntos, discutirem sobre as competências e habilidades exigidas pelas empresas.
De acordo com a Profª Drª Vera Lúcia Ignácio Molina, docente da Univap e membro da comissão organizadora do evento, estiveram presentes universitários e profissionais para, juntos, discutirem sobre as competências e habilidades exigidas pelas empresas.


Interessados nas palestras
agendadas lotam o Auditório do
Campus Centro
 
O diretor da FCSAC, Prof. Dr.
Manoel Otelino da Cunha Peixoto e
a Profª Drª Vera Molina, dão
boas-vindas aos presentes

“Todos que estiverem interessados em ingressar no novo mercado de trabalho precisam resignificar sua vida e entender que o conhecimento técnico é necessário, mas são as competências pessoais, os valores cultuados, as habilidades para enfrentar e superar crises organizacionais de diferentes naturezas que os inserem e os mantêm no mercado de trabalho. Elas são tão ou mais importantes quanto às competências técnicas", enfatiza.
ósio receberam informações atualizadas sobre o comprometimento do profissional e as exigências corporativas.

 
 
 

  XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

 
 
 
A aluna Juliana e a Profª Naya
A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde, Prof. MSc. Naya Prado F. Francisco, a Prof. MSc. Maria Aparecida Ramires Zulian e a aluna Juliana Aurichio Coutinho, participaram do XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, realizado de 13 a 16 de outubro, em Fortaleza/CE.
As docentes e a aluna participaram de diversas conferências sobre temas diversificados durante o Congresso e apresentaram o trabalho científico, sob a orientação da Profª Naya, intitulado: Reabilitação Pulmonar: a Terapia Ocupacional na DPOC.
O evento realizado no Hotel Praia-Centro, foi organizado pela Associação Cearense dos Terapeutas Ocupacionais (ACTO), que reuniu mais de 1.200 pessoas, entre profissionais e estudantes da área.

 
 
 

  Apresentações de Maracatu, Coco e Jongo

 
 

 
O Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira, sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Educação Superior e Educação Continuada da Univap, encerrou no último dia 7 de novembro, o módulo: Linguagens: corpo e voz, literaturas e brincadeiras folclóricas, ministrado pelo Prof, MSc. Robson Alves dos Santos, com apresentações de Maracatu, Coco e Jongo, capitaneados pelos alunos Flávio Augusto de Faria (Itajubá) e José Augusto Gomes Júnior (BA), integrantes do Maracatu Baque do Vale, de Taubaté.
O Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII e foi criado de forma a criticar as cortes portuguesas.

 
 
 

  IV Feira do Estudante
Colégio Univap Aquarius


 
 
A direção do Colégio Univap Aquarius, a fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do ano e integrar estudantes, pais e a comunidade, realizou dias 6 e 7 de novembro, a IV Feira do Estudante.
A Feira envolveu a exposição de projetos nas áreas de matemática (Quiz); Geografia; História; Desenvolvimento Vegetal; Plano de Negócio; Delícias de Química; Experimentos de Física; Informática e Gestão ambiental.


 
 


 
 

No último dia, a diversidade cultural de vários países foi representada por intermédio de um desfile temático, show de talentos, apresentações de bandas de música e danças típicas.
O evento contou também com o apoio dos pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade que concederam para exposição, durante o evento, de painéis ilustrativos sobre o tema: Universo em Evolução.

 
 
 

  Direitos Humanos e Fundamentais

 
 
 
A Faculdade de Direito tem realizado uma série de atividades a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos em relação às práticas jurídicas.
Além do Júri Penal Simulado; Simulado do Exame da OAB e do Enade; Julgamentos Simulados, a realização de palestras também faz parte do currículo do curso.
A fim de debater sobre Os Direitos Humanos e Fundamentais, o coordenador do curso, Prof. MSc. Moacyr da Costa Neto, ministrou no último dia 7 de novembro, no período da manhã, uma palestra aos alunos. A idéia foi no sentido de analisar, procurar interpretar os conteúdos da área jurídica e entender as ferramentas que o sistema disponibiliza, essenciais à defesa da pessoa humana.
O tema continuará a ser debatido em outras datas com a finalidade de aprofundar o assunto, para que dessa forma, os estudantes possam trazer à sala de aula novas interpretações de leis e artigos que regem a sociedade.

 
 
 

  Mestre Curió

 
 

A coordenadora do curso de História, Profª Valéria
Zanetti, um praticante de capoeira presente no evento
e o Mestre Curió
 
Os alunos da Faculdade de Educação e Artes (FEA) receberam no último dia 5 de novembro, a visita do Mestre Curió, popularmente conhecido por seus trabalhos realizados no Brasil e em diversos outros países, levando suas vivências sobre a Capoeira de Angola.
Jaime Martins dos Santos, o Mestre Curió, nasceu em 1937, no interior da Bahia e desde os oito anos de idade, pratica a Capoeira de Angola. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do México; Mestre dos Saberes (recebe e transmite o conhecimento de forma oral) reconhecido pelo Ministério da Cultura e da Educação (MEC); e recebeu em 2006, o título de Embaixador da Cultura Brasileira, pela ONU.
O convite para esta visita à Univap partiu da coordenadoria e dos alunos do curso de História.

 
 
 

  Marechal Rondon
Vida e Obra


 
 
 
A fim de dar conhecimentos aos alunos participantes do Projeto Rondon, a coordenadoria do Projeto junto à Univap, Prof. Dr. Alberto Resendo Monteiro, convidou o Coronel Mateus Ribeiro da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel de Caçapava, Bacharel em História, para ministrar uma palestra dia 7 de novembro, sobre a vida e obra do Marechal Rondon - Mentor do Projeto Rondon.
Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, nasceu no distrito de Mimoso, Santo Antônio do Leverger, 5 de maio de 1865, no Estado do Mato Grosso.
Foi designado pelo governo republicano para abrir caminhos para a construção da linha telegráfica que ligaria Mato Grosso e Goiás, pois o governo tinha grande preocupação com a região Oeste do Brasil, muito isolada dos grandes centros e em regiões de fronteira. Foi nesta ocaisão que Rondon desbravou terras, fez mapeamentos de terrenos e, principalmente, estabeleceu cordiais relações com os índios.
Em 1952, Rondon apresenta ao presidente da República o projeto de criação do Parque Indígena do Xingu; Sob a inspiração direta de Rondon, o antropólogo Darcy Ribeiro, funda o Museu Nacional do Índio, em 1953. Em 1955, o Congresso Nacional Brasileiro promove-o a Marechal do Exército Brasileiro. Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia, em 1981 elevado a Estado. Em 1957 é indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo Explorer's Club, de Nova York. Morre, aos 92 anos, em 1958, no Rio de Janeiro.

Fonte: palestrante e wikipédia

 
 
 

  Palestra: Envelhecer Sem Ficar Velho

 
 
Atendendo o convite da Faculdade da 3ª Idade da Univap - Núcleo Campos do Jordão, o médico-cardiologista, Dr. Lair Ribeiro, ministrou, gratuitamente, no dia 29 de outubro, a palestra Envelhecer Sem Ficar Velho.
Realizada no Auditório do Campus Platanus da Univap, no período da tarde, a palestra contou com a participação de, aproximadamente, cem pessoas, entre alunos, professores e convidados.


 

Com uma dinâmica particular, atribuída tanto ao seu poder de comunicação quanto ao compromisso de fazer a diferença na vida de quem lê seus livros ou assiste suas palestras, Dr. Lair Ribeiro é autor de mais de trinta livros, alguns que se tornaram best sellers no Brasil, em países da América Latina e na Europa.
Dr. Lair viveu por mais de dezessete anos nos Estados Unidos, onde realizou treinamentos e pesquisas na Harvard Unversity, no Baylor College of Medicine e na Thomas Jefferson University. Também foi diretor da Merck Sharp & Dohme e da Ciba-Geigy Corporation.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2009
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Julgamentos Simulados

Campus Centro (SJCampos)
(Períodos: manhã e noite)
Informações: www.univap.br

Até 17 de novembro
Verificação da Dosagem de Colesterol

Local: Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova
Horário: das 8h15 às 11h40
Responsável: Profª MSc.Ivany Machado de Carvalho Baptista (Curso de Enfermagem da Univap)
Apoio: Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP – Vale do Paraíba)

De 17 a 19 de novembro
Palestra: A Evolução Química do Universo: da formação dos primeiros átomos à química pré-biótica e a origem da vida - (AIA2009)

Prof. Dr. Sérgio Pilling

Local: Faculdade de Educação e Artes – Campus Aquarius
A partir das 19 horas (Após a palestra haverá observação do céu com telescópio da Univap)
Informações e inscrições: www.univap.br/astronomia2009

23 de novembro
Prova do Processo Seletivo 2010-3

(Cursos de Campos do Jordão)

Horário: das 9 às 12 horas
Informações: www.univap.br

29 de novembro
Festa de Natal

Pacientes da Faculdade de Ciências da Saúde em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – Bloco 7 – Campus Urbanova

(Cuidadores e acompanhantes de pacientes participam de oficinas na confecção de enfeites para a decoração natalina)

Dia 1º - das 17h20 às 21h
Dia 2 – das 8h30 às 11h30

1 e 2 de dezembro
 
 
 

  Agenda de Eventos Culturais - 2009
 
 
Data
Espetáculo
Local
Horário
21 e 22 de novembro
Show – São José Folia - Micareta do Vale
Link flyer 1
Link flyer 2

www.saojosefolia.com.br
www.atrasdotrio.com.br

Promoção: MKR Eventos

Campus Urbanova
Informações:
(12) 3911-7776
(12) 3913-1365
Nextel ID 45*1981
Abertura dos portões
a partir das 16 horas
do dia 21 e às 15 horas do dia 22
10 de dezembro
Apresentação da Orquestra de Câmara do Vale do Paraíba

Teatro Univap - Centro
Informações:
(12) 3943-4277
20h

Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3928-9800

Campus Urbanova – Avenida Shishima Hifumi, 2.911
São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3947-1000